Ir para conteúdo

Linha de atado 5/0 alternativa


Postagens Recomendadas

  • Moderador

Senhores,

O tema da carroça de hoje é linha de atado. O conteúdo de hoje com certeza não será mistério para alguns, mas para outros com certeza será de grande valia.

Detalhes Técnicos:

A grande maioria das linhas de atado que utilizamos (Danville, UNI, etc) são feitas de filamentos de poliéster. O mesmo tipo de composto químico é utilizado para confeccionar as linhas de costura em suas mais diversas formas. Dentre elas, encontram-se as linhas TEXTURIZADAS para OVERLOCK, igual à bobina abaixo ilustrada:

Overlock-Jost-01.jpg

Interpretanto o que está escrito na etiqueta: é um fio 100% poliéster, TEXTURIZADO (isso é muito importante), peso 18 TEX e a bobina vem com 2000m (isso já deveria estar soando alto como um sino na sua cabeça!).

De que se trata esse tal de TEX? É uma unidade de medida muito similar ao DENIER. É do peso de 1000m de linha (18g nesse caso por ser uma linha 18 TEX). Para converter isso para Denier, simplesmente multiplique por 9:

DENIER = 9 X TEX

Denier = 9 X 18

Denier = 162

(Para mais detalhes sobre medidas do mundo têxtil: Clique aqui)

Ou seja, nossa linha de overlock texturizada 18 TEX é uma linha de atado 162 Denier! Para efeitos de comparação, a linha UNI 6/0 é 130 Denier e a linha UNI 3/0 é 266 Denier. Isso coloca nossa linha de overlock algo mais espessa que a linha UNI 6/0... quiçá a classifiquemos como 5/0?

Custos e formas de oferta:

Se você for em um armarinho, você provavelmente encontrará dois tipos de bobina à venda: as bobinas pequenas, que são vendidas por metragem, e as bobinas grandes que são vendidas por peso, conforme figura abaixo:

Overlock-Jost-02.jpg

A bobina pequena custou R$0,95 (NOVENTA E CINCO CENTAVOS!!!) e possui 2000 metros de linha.

A bobina grande custou a fortuna de R$2,50 e possui cerca de 3900 metros de linha.

Quer saber se a cor que você deseja existe? Clique aqui. Posso lhe garantir que sim... chega a ser um problema se conter na hora da compra!

Não se esqueça que o overlock é feito com dois tipos de fios: uma linha normal, daquelas com fio torcido, e essa linha texturizada da qual estamos falando. Quando for pedir, peça a linha texturizada.

Como utilizar no atado:

A única etapa artesanal da utilização dessas linhas é a alimentação dos carretéis. Você poderá: (A)utilizar carretéis vazios de atado; ou (B)adquirir os carretéis de máquina de costura da Singer (R$1,00 a unidade) e, manualmente ou com a própria máquina de sua mulher/tia/avó, alimentá-lo para usar no atado. Abaixo uma foto de uns carretéis que foram de minha avó e agora servem ao nobre ofício do Flytying:

Overlock-Jost-03.jpg

Esses carretéis podem ser usados nos bobbins normais, como esse abaixo da Dr.Slick, que adquiri com o Zanetti um dia desses por menos de R$10,00:

Overlock-Jost-04.jpg

Detalhe da linha em macro:

Overlock-Jost-05.jpg

Note que pelo fato da linha não ser encerada ela fica "flat" e meio solta o tempo todo, quase que sem aderência na hora do atado. Com isso, certas partes críticas do atado ficam meio soltas e você pode ter problema. Para contornar isso, compre cêra de abelha, em loja de material para fazer velas, e faça um pré-enceramento de sua linha antes de atar. Para quem que ver como isso funciona, basta procurar o canal de atado do Davie McPhail no Youtube, que o cidadão mostra direitinho isso.

Funciona mesmo?

Bem, esses dias recebi um adesivo do Zanetti e nas costas estava carinhosamente escrito assim: "Do Jost - Nymphmanheider" (quero crer que isso queira dizer algo diferente de ninfomaníaco). De fato minha pescaria é basicamente feita com iscas #12 para baixo (ninfas e secas), de modo que para 90% do meu atado, necessito das linhas UNI 8/0 que uso. Por outro lado, só ato meus streamers para tucunaré com essas linhas e o resultado tem sido mais que satisfatório. Grandes terrestrials também podem ser tranquilamente atados com essas linhas (observe as perninhas da barata... e tente adivinhar o que é... ^_^ ... tema de outra carroçagem para o futuro!):

Overlock-Jost-06.jpg

À esquerda minha barata© ( 0 © não é de Copyright não... é de carroça hehe) e à direita um streamer todo atado com essa linha de overlock (e Acrilon, para os interessados) e finalizado com epóxi.

Vale a pena mesmo?

Bem, você paga US$2,50 por 184 metros de UNI 6/0 pré-encerado na Bob Marriot lá da Califórnia, sem contar o frete e o imposto.

Você vai pagar R$1,56 pelos mesmos 184 metros, contando com a compra de um bobbing (R$10,00), um carretel (R$1,00), a linha (R$1,00) e uma pelota de cêra de abelha (R$5,00).

Se você contar apenas pela metragem de linha, você paga R$0,09 (nove centavos) pelos mesmos 184m.... acho que não dá pra pedir um desconto muito maior que isso!

Senhores, como sempre me despeço na esperança que o tópico da carroça de hoje seja útil à alguma alma desorientada. Fiquem ligados para as carroçagens dos próximos capítulos :cool2:

Grande abraço a todos.

Jost

  • Like 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Jost

NOTA 10 !!!!!!! No ano passado, meu amigo Tuninho (BigFisher) já havia chegado a esta mesma conclusão, de forma menos técnica, presenteando-me com vários (cerca de 7) daqueles carreteis de metal, com cores diversas. Como até hoje eu só atei (e mal) umas poucas moscas, deixei os carreteis para uma eventual atada futura. Agora ao ler este seu artigo, rendo minhas homenagens aos dois. Genial, com a palavra os atadores de plantão.

Parabéns

HD

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

rsrs tô ligado fio... pra esse findes eu largo o post sobre o acrilon :)

Abração.

To doido pra aprender a carroçagem das fibras ...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Fala Jost!

Pelo jeito falamos a mesma língua, sempre que posso tento adaptar algo brazuca nos meus atados, o fio de overlock uso muito nos atados de streamers, poppers, divers... Assim como uso também os dubbings feito em casa como você mostrou no tópico anterior.

Que venham mais idéias!!!

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Minha dica, Linha Lumina da Setta, 100% Poliester, é uma para bordar, é torcida, tem um brilho excelente, não me recordo o preço pois comprei no ano passado, vem com 4000m existe uma variedade muito grande de cores, não entendo de decodificação de rotulos de linha, deixo isto para o Jost, só sei que se parece com uma 3/0 fazendo uma comparação no visual ou um pouco mais fina????,

segue foto.

IMG_2204.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Minha dica, Linha Lumina da Setta, 100% Poliester, é uma para bordar, é torcida, tem um brilho excelente, não me recordo o preço pois comprei no ano passado, vem com 4000m existe uma variedade muito grande de cores, não entendo de decodificação de rotulos de linha, deixo isto para o Jost, só sei que se parece com uma 3/0 fazendo uma comparação no visual ou um pouco mais fina????, segue foto.IMG_2204.jpg

Se eu entendi bem o que está no site da Setta, essa linha que você usa é composta de quatro fios, divididos em dois conjuntos iguais da seguinte forma: uma linha mais grossa 12 Tex com uma linha mais leve 4,8 Tex enrolada.

O resultado final são duas linhas 12 Tex e duas linhas 4,8 tex, o que fornece um resultado final de 33,6 Tex.

Aplicando nossa conta lá de cima temos o Denier dela:

Denier = 9 X 33,6

Denier = 302,4

Isso me mostra que ela seria uma linha 2,5 ou algo assim... bem mais grossa que alinha 3/0.

Abraço.

Jost

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Outra linha muito boa é a Silko - e vem em carretéis de tamanho bem menor.

http://www.flickr.com/photos/casaebotao/4795828523/lightbox/

Essa linha Sylko poliéster é da Corrente e possui um peso de 27Tex (243 denier) e é composta por diversos filamentos trilobais (a secção reta do filamento é um triângulo). Quase que exatamente uma linha 3/0, no que se refere ao peso. Beto, não consegui ver em lugar algum se os filamentos são torcidos, como numa linha de costura, ou retos, como numa linha de atado.

Abraço.

Jost

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Jost, o amigo Odimir nos mostrou no FFB, moscas que êle atou usando a linha Drima da Coast Corrente, 100% Poliéster com 27Tex (243 denier), excelente para fazer o corpo de mosquinhas pequenas, ficam uma beleza. Fiquei sabendo que as linhas Corrente, estão fabricando uma linha 100% Poliéster, com 18TEX,(162 denier) chama-se Sylko Art, espero que tenha as principais cores que usamos. Abraço, Medeiros

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Jost, o amigo Odimir nos mostrou no FFB, moscas que êle atou usando a linha Drima da Coast Corrente, 100% Poliéster com 27Tex (243 denier), excelente para fazer o corpo de mosquinhas pequenas, ficam uma beleza. Fiquei sabendo que as linhas Corrente, estão fabricando uma linha 100% Poliéster, com 18TEX,(162 denier) chama-se Sylko Art, espero que tenha as principais cores que usamos. Abraço, Medeiros

A Silko vem em umas 100 cores - da uma olhada - http://www.flickr.com/photos/casaebotao/4795828523/lightbox/

A linha é torcida, mas os filamentos parecem ser retos. É bem resistente e bem fina

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Beto, no site da Coast Corrente, indica que a linha Coast Corrente Sylko Art, vem em Vicones Cônicos com 4000m, é uma linha para utilização industrial (bordar em maquinas eletrônicas) e vem com ampla gama de côres, a Sylko eu conheço e é bem mais econômica e seu carretel é menor, apenas citei a Sylko Art por ter a menor expessura entre as outras aqui citadas. Quem sabe no futuro teremos por aqui linhas 8/0, 12/0 e outras mais finas para os atadores de moscas miudas!!! Abraço, Medeiros

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Beto, no site da Coast Corrente, indica que a linha Coast Corrente Sylko Art, vem em Vicones Cônicos com 4000m, é uma linha para utilização industrial (bordar em maquinas eletrônicas) e vem com ampla gama de côres, a Sylko eu conheço e é bem mais econômica e seu carretel é menor, apenas citei a Sylko Art por ter a menor expessura entre as outras aqui citadas. Quem sabe no futuro teremos por aqui linhas 8/0, 12/0 e outras mais finas para os atadores de moscas miudas!!! Abraço, Medeiros

Vem em carreteis menores também - tem que olhar nos produtos domésticos http://www.coatscrafts.com.br/PRODUTOS/BORDADO/Bordado+%C3%A0+M%C3%A1quina/Sylko/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Quando comecei a atar utilizava linha Drima... acho ela excelente para fazer o corpo de midges e coisas do estilo. Hoje uso muito linha de pesponto para fazer o abdomem de pequenas ninfas, junto com ribbing de cobre. Recomendo olhar essa linha (pesponto) utilizada para costurar calças jeans. Ela é bem grossa (deve ser algo na faixa de 350-400 Denier) mas é muito boa para o abdomem. Abraço.

Jost

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Mosqueiro

Amigo Jost, entrei em contato com a Coats Corrente e me informaram que existe na gama de produtos deles as linhas Coats Sylko Art, 100% Poliéster (trilobal)com o Tex=18(9x18=Denier 162) e a linha Coats Gral, 100% Poliéster com o Tex=14(9x14=Denier 126) e Tex=15(9x15=Denier 135), inclusive me mandaram amostras grátis das mesmas.Fica aqui o registro para aqueles que necessitarem adquirir por aqui linhas que servem para atar moscas. Abraços. MedeirosIMG_2215.jpgIMG_2217.jpgIMG_2218.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Sei que estou te deixando doente de expectativa amigo, mas vou lhe contar o meu problema: pra fazer o post das fibras preciso das duas mãos no atado enquanto outra pessoa tira as fotos... como estou morando sozinho agora, isso tá complicado haha :D

Mas consegui um tripé e vou fazer uns testes com o temporizador da máquina... se der certo acho que pro final de semana posto isso pra você :)

Grande abraço.

Jost

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sei que estou te deixando doente de expectativa amigo, mas vou lhe contar o meu problema: pra fazer o post das fibras preciso das duas mãos no atado enquanto outra pessoa tira as fotos... como estou morando sozinho agora, isso tá complicado haha :D

Mas consegui um tripé e vou fazer uns testes com o temporizador da máquina... se der certo acho que pro final de semana posto isso pra você :)

Grande abraço.

Jost

Valeu, beleza uhuhuhuh.... :bs-aplauder: :bs-aplauder:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • Mosqueiro

Sei que estou te deixando doente de expectativa amigo, mas vou lhe contar o meu problema: pra fazer o post das fibras preciso das duas mãos no atado enquanto outra pessoa tira as fotos... como estou morando sozinho agora, isso tá complicado haha :D

Mas consegui um tripé e vou fazer uns testes com o temporizador da máquina... se der certo acho que pro final de semana posto isso pra você :)

Grande abraço.

Jost

Mais um pro time dos que estão anciosos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 9 meses depois...
  • Moderador

Arranjei uma namorada pra tirar as fotos pra mim enquanto eu lido com as fibras ;)

logo logo o post do Acrilon (finalmente)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • 5 meses depois...
  • Mosqueiro

Nem lembro se foi aqui, ou se me foi enviado pelo Gde amigo J.Nicácio a dica desta "L. Overloque Texturizado". Faz tempo...E até consegui comprar um rolão. Mas mesmo no paraíso dos alternativos da R. 25 de março (SP), onde encontro milhares de linhas ( etc), nos tubos não aparece a descrição "texturizado"; e as vendedoras desconhecem o termo ou significado.

Texturizados = todas linhas compostas por "n fios retos" ( aparentemente p Overloque) ?
De forma que dá pra sentir na mão e no "zóio" ?

Excelente post, como todas as carroçagens! :mestre:

Editado por Ilza
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Nem lembro se foi aqui, ou se me foi enviado pelo Gde amigo J.Nicácio a dica desta "L. Overloque Texturizado". Faz tempo...E até consegui comprar um rolão. Mas mesmo no paraíso dos auternativos da R. 25 de março (SP), onde encontro milhares de linhas ( etc), nos tubos não aparece a descrição "texturizado"; e as vendedoras desconhecem o termo ou significado.

Texturizados = todas linhas compostas por "n fios retos" ( aparentemente p Overloque) ?

De forma que dá pra sentir na mão e no "zóio" ?

Excelente post, como todas as carroçagens! :mestre:

Ilza, obrigado pelo "Gde amigo" (não tão grande assim :) no tamanho - mas amigo :okok: :okok: :okok: :okok: ) .

Quanto ao "texturizado", não pergunte para vendedores, pq dificilmente saberão. Leia com atenção na embalagem do produto, porque certamente lá constará.

Infelizmente, a maioria dos vendedores somente sabe o básico do básico - lembro sempre que entrei, certa vez, em uma loja de artigos médico-hospitalares e, só de brincadeira :diablo: , perguntei se tinham "esfigmomanômetro".

A resposta foi imediata: - "Não temos, senhor!" :p

Aí, apontei para os aparelhos de medir pressão arterial e perguntei - "E isso aí, já mudaram o nome?" :D :D :D :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Nem lembro se foi aqui, ou se me foi enviado pelo Gde amigo J.Nicácio a dica desta "L. Overloque Texturizado". Faz tempo...E até consegui comprar um rolão. Mas mesmo no paraíso dos auternativos da R. 25 de março (SP), onde encontro milhares de linhas ( etc), nos tubos não aparece a descrição "texturizado"; e as vendedoras desconhecem o termo ou significado.

Texturizados = todas linhas compostas por "n fios retos" ( aparentemente p Overloque) ?

De forma que dá pra sentir na mão e no "zóio" ?

Excelente post, como todas as carroçagens! :mestre:

Ilza,

Sem querer fazer jabá, veja se ajuda...

foto.JPG

Grande Abraço :ok:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

"...Leia com atenção na embalagem do produto, porque certamente lá constará..."

(grifo meu)

Esse o "X" da questão. Não sei se por alguma invasão de inúmeras marcas ( xing ling ??), não consta o termo "Texturizado"; e não encontrei na "25", a marca Bom Fio, da qual só achei 01 rolo "p Overloque Texturizado, numa loja de bairro...obviamente adquirido.

Tvz as demais tb sejam "texturizadas" , se procedente minha hipótese da constituição e percepção a olho ( e dedo ) nú, cf meu post anterior. Acho que o Sr. Jost vai saber responder.

Abção, Nicácio ( PS: A netinha tem olhar idêntico ao do vô!)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Ilza,

Sem querer fazer jabá, veja se ajuda...

foto.JPG

Grande Abraço :ok:

Opa!

Vim pra Sampa há muito e, tvz por isto, não entendo a gíria do "Jaba" kkk

Mas ajudou sim : mais uma marca de Poliester Texturizado!

Vlw! abç

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Ilza,

Overlock para camisetas de malha usa dois tipos de linha ao mesmo tempo: (A) uma delas é uma linha de poliéster normal, com dois fios torcidos, que fica na parte externa da roupa; (B) a outra é uma linha FLAT, ou seja, com fios não torcidos, e que fica na parte interna da roupa. Geralmente é essa segunda linha que desfia quando a costura estraga.

Assim, quando você chegar num armarinho e pedir uma linha de overlock texturizada e os vendedores lhe derem uma linha sem especificação "texturizada", retire a capa plástica e veja se a linha é composta de fios torcidos (como numa linha de costura normal) ou se o fio é composto de uma série de fios bem finos não torcidos. Se os fio não forem torcidos, você está com a linha correta na mão.

Espero que ajude.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Ajudaste sim, Jost.

Confirmaste minha dúvida, em post anterior, qdo eu perguntava se " Texturizados = todas linhas compostas por "n fios retos" ( aparentemente p Overloque)

Grata p atenção! :ok:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Ilza,

Não acho que essa seja uma gíria local, em todo caso...

Jabá: Propaganda oportunista que se faz sobre algum produto ou serviço comercial de forma espontânea, mas em momento inadequado (normalmente o jabazeiro é um "chato de galochas"). :D :D :D

A dica do Jost foi perfeita :bs-aplauder: , me fez lembrar das vezes que alguma pontinha da unha ou da pele do dedo agarra na linha de atado e a "desfia", aliás lixar as unhas e os dedos é ótimo para evitar isso.

Grande Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

:) :) Huuuuuummmm. Já tinha entendido algo + ou - assim, André.. :D

As carroçadas e a R. 25, logo vão ajudar a dar um Up nas gavetinhas dos materiais... :ok:

abç

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

"Ilza, obrigado pelo "Gde amigo" (não tão grande assim :) no tamanho - mas amigo :okok: :okok: :okok: :okok: ) ..."

(grifo meu)

Eu e o patrão _ que vez ou outra, me assessora /ou atrapalha...kkk, não poderíamos considerar doutra forma, pessoa que ( tal como alguns colegas), desde outro fórum, excedendo o coleguismo mais comum, sempre foi da máxima solicitude a uma "novata curiosa " ; sobretudo enviando email com mil dicas e fontes mais que interessante-obrigatórias , principalmente sobre o tema; além dos incentivos em meio a tolerâncias.

E a quem deixamos, de SP ao Acre, o abç ( de um casal fluminense perdido em Sampa ) extensivo a toda bela família.

Ilza ( e edu)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

(grifo meu)

Eu e o patrão _ que vez ou outra, me assessora /ou atrapalha...kkk, não poderíamos considerar doutra forma, pessoa que ( tal como alguns colegas), desde outro fórum, excedendo o coleguismo mais comum, sempre foi da máxima solicitude a uma "novata curiosa " ; sobretudo enviando email com mil dicas e fontes mais que interessante-obrigatórias , principalmente sobre o tema; além dos incentivos em meio a tolerâncias.

E a quem deixamos, de SP ao Acre, o abç ( de um casal fluminense perdido em Sampa ) extensivo a toda bela família.

Ilza ( e edu)

:bye: :bye: :bye: :bye:

Ilza, nada mais fiz que repetir com vocês o que meu saudoso irmão e amigo Luiz Fernando Pinheiro e o nosso "mais antigo" :D Paulo Cesar fizeram comigo!

Um baita abraço, regado a mateJ

N

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
  • Moderador

Quero crer que a venda de Kevlar aqui no Brasil seja controlada pelo exército. Quanto a comprar lá fora, se não me engano a UNI ou outra dessas grandes empresas de material de atado vende pequenos carretéis de Kevlar. Lembro de ter visto esses carreteis à venda em uma flyshop de San Martin de los Andes (Argentina) uns dias atrás.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Jost, boa tarde e obrigado pela resposta.

Vi um dia desses em um lugar que vende produtos para confecção de balões, carretéis (bobinas) grandes de kevlar, porem as medidas que eles usam são diferentes, e pressupondo que se fosse na espessura que utilizamos para atados, não consigo ver nenhuma possibilidade de serventia para tal função (balões).

Por isso perguntei, derrepente poderia haver algum lugar que venda em bitolas mais finas, pois o preço seria um desproposito em relação aos que compramos para atados.

Um abraço !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
  • Mosqueiro

Eu já uso as linhas de overlock para atar os jigs que eu faço a 2 anos e meio. Já estou tão treinado com a resistência desta linha que eu consigo esvaziar um carretel atando se arrebentar uma vez se quer, ehhehehe.... Neste período eu já esvaziei 3 vermelhos, 2 pretos, 2 brancos, 1 amarelo, 3 chartreuse, 1 verde limão e 3 laranja. Já estou esvaziando mais alguns!

IMG_0882_zpsbfff7cb9.jpg

IMG_0883_zpsfd4c6242.jpg

IMG_0886_zps7f85ae45.jpg

Recomendadíssima!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Fico feliz que as carroçagens estejam dando frutos bons para todos... quem sabe a gente não posta umas fotos das iscas atadas com essas linhas por aqui, para o pessoal comparar os efeitos? Acho que seria interessante.

Obrigado a todos.

Abraços.

Jost

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

pois é ,mas depois de tanta informação sobre fios para costura ,quero saber quando sai a coleção outono/inverno by Jost

kkkkkk

brincadeiras a parte ,sensacionais as explicações e abordagem

parabens !!!!

grande abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
  • 4 semanas depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça seu login agora mesmo para postar com sua conta

Visitante
Responder a este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoji são permitidos.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação importante

Ao usar este site, você concorda com nossos {termos}.