Ir para conteúdo

Macaé de Cima


Postagens Recomendadas

  • Mosqueiro

Olá amigos !!!

Vocês já devem estar cansados de ler relatos do MC, mas esta mensagem é apenas pra passar alguns recadinhos e contar um pouco da minha primeira truta na natureza.

Eu e o Mauricio Velho estivemos lá neste final-de-semana para tentarmos umas trutinhas. Eu fui pela primeira vez e o Mauricio já tinha ido antes.

Realmente, como vocês já disseram em outros relatos, o rio é lindo, a terra é maravilhosa e a comida da Amantes altamente engordante. Voltei uns 3 quilos mais gordo e com uma flatulência danada. (flatulência com wader não combina - a gente sempre vai lembrando dela durante a caminhada pelo rio). he he he

Como vocês já tinham alertado, o rio está com pouca água e as trutas (em fase de desova) muito ariscas. Elas viam a gente de longe. Pescaria muito difícil.

Pegamos apenas 3 trutinhas, mas pra mim, novato no assunto, foi show de bola. Isca Copper John Fly, passando sob as folhagens de lírio-do-campo. Duas trutas sob as folhagens e outra na corredeira mais forte.

Outras iscas não tiveram ação.

A soltura dos filhotes não foi possível porque o Claudio está terminando de reformar o tanque (passando impermeabilizante). Nesta próxima terça-feira as trutas chegarão.

Como não foi possível colaborar com a soltura, eu e o Mauricio contribuimos com um dinheirinho para o Claudio comprar mais alguns alevinos.

Mesmo com poucos peixes, a pescaria pra mim foi umas das mais gostosas que já fiz: pela beleza do rio, pela paz do lugar, pelo aconchego da pousada, pelo atendimento do Claudio e pela companhia do Maurício Velho, que se mostrou um grande parceiro.

Foram apenas dois dias de pescaria, mas o suficiente pra eu virar um amante do MC.

As fotos depois o Mauríco coloca aqui.

Abraços aos amigos e obrigado pelas dicas. Elas foram muito importante no transcorrer da pescaria.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

JEmílio, legal que vc gostou de lá e fique sabendo que não é qq um que consegue pegar 3 trutinhas na primeira vez lá não, ainda mais que as condições atuais não estão nada favoráveis. Eu que tou mais acostumado a pescar lá, saí no dedo nas duas últimas vezes, apesar que cheguei a ver um bom número de trutas me esnobando... Vc está de parabéns!!! E quero ver as fotos!!!

PS: brigadão pela contribuição, o riozinho agradece e tentará acolhê-los melhor da próxima vez com mais trutinhas wink.gif

PS2: a pescaria lá rende mais com o rio um pouco mais cheio e temperatura mais branda, e fora do período de namoro, ie, lá para setembro costuma ficar legal e com bastante ação na seca (época de revoada de insetos). Tempo bom tb atrapalha, é bem melhor um tempo chuvoso ou ao menos encoberto, as trutas ficam muito menos ariscas e saem de seus esconderijos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Olá João,

Aqui é Rusllon te encontrei no rio sabado lembra?!

Como fiquei a semana toda falando de fly, de trutas e tal, meu sogro que não conhecia o rio me chamou pra irmos lá no sabado, chamei tb meu tio e fomos, como ainda não tenho nada de fly fui no molinetinho com spiner e iscas micro...

Aquela hora que nos encontramos tinha acabado de fisgar uma naquele mesmo poço... e depois pegamos mais algumas em outros pontos pra baixo...

depois vou colocar as fotos...

Foi bem legal...

Que bom que tb gostou....

Eu tenho uma dúvida, as trutas do rio conseguem reproduzir?? Alguem sabe?!

Um abraço...

Rusllon

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

As trutas estão por lá a uns 50 anos - Isto de soltar alevinos é coisa recente - Elas se reproduzem sim. Mas com a quantidade de gente pescando por lá acho que o único jeito é soltar alevinos.

Em tempo - estou me referindo as trutas de antigamente - as trutas com origem em cativeiro, hoje em dia devem ser maioria - e não sei como elas se comportam - ja vi uma reportagem na TV onde era feita referencia a uma linhagem de trutas desenvolvidas especialmente para engorda - todas femeas e não ferteis. Não acredito que as criações que temos por lá estejam nos fornecendo alevinos deste tipo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro
JEmílio, legal que vc gostou de lá e fique sabendo que não é qq um que consegue pegar 3 trutinhas na primeira vez lá não, ainda mais que as condições atuais não estão nada favoráveis....

Kensuke,

Na verdade não peguei as 3 trutinhas. O Maurício também pegou uma já maiorzinha, na corredeira.

Esqueci de mencionar no texto que fiquei adimirado com a quantidade de ninfas grudadas nas pedras do rio. Acredito que a Copper John fez sucesso porque é bem parecida com essas ninfas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro
Olá João,

Aqui é Rusllon te encontrei no rio sabado lembra?!.....

E aí Rusllon....

Lembro de você sim... De você eu lembro mas do seu nome não lembrava não...

ô nominho difícil de guardar.

Desculpe a brincadeira....

Que bom que vc conseguiu pegar umas trutas lá também.

abraços...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Na verdade não peguei as 3 trutinhas

Bem, tinha entendido errado, mas tudo bem, lá é assim mesmo, ali é sempre meio difícil, o Maurição é que tá de parabéns então, sempre tirando suas trutinhas!!! happy.gif

Rusllon, vc precisa passar pros teus amigos a dica de sempre soltar as trutas e manuseando-as o mínimo possível pq não adianta só soltar, tem que fazer isso corretamente, senão, depois de solta, ela morre do mesmo jeito. O bom mesmo é soltar a truta do anzol sem tocar nela, segurando o anzol com um alicatinho de bico e virando-a ao contrário. Mas se for inevitável segurar a truta pelo corpo, que molhe as mãos antes para não tirar muito do seu muco protetor, e apertá-la o menos possível na mão. E seria bom tb trocar as garatéias por apenas um anzol no rabo das iscas e amassar as farpas. Vc vai ver que machuca muito menos as trutas, facilita a soltura e a esportividade só aumenta. wink.gif

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Bem, tinha entendido errado, mas tudo bem, lá é assim mesmo, ali é sempre meio difícil...

Kensuke,

eu é que sou uma anta pra escrever mesmo. he he he

Na parte da manhã fisguei uma bem bonita, briguei bastante e, quando já ía passar o net, ela saltou quase um metro pra fora d`água e se livrou do anzol. à tarde fisguei uma bem pequena, mas brigou como gente grande.

Já briguei com vários tipos de peixe, mas essas brigas com as trutinhas, numa varinha #2 de bambu, tenho certeza que nunca vou esquecer.

abraços...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Olha João, lá, como é super difícil, a gente faz que nem os tarpons, conta qtos fez saltar hehehehe. Então continua os meus parabéns, vc saiu com 2, a maioria nem isso consegue!!!! smile.gif E dominar com uma bambu 2 não é pra qq um não, fica muito mais vantagem pro peixe!!!! Vc tá dificultando demais a coisa pra um marinheiro de primeira viagem, tá fazendo chique de mais!!! Metesse logo um spinner e pronto hehehehe tongue.gif

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

A pescaria foi muito boa. Vimos muitos peixes e uma boa parte deles grandes e alguns muito grandes. Pena que quando via era tarde demais, eles já tinham me visto faz tempo.hahahahah.

A agua estava bem baixa em comparação com a outra vez que fui e consequentemente a pescaria foi muito mais difícil. Tentei com seca e nem sinal delas. As ninfas salvaram a pescaria.

Como o João falou o tanque não estava pronto e as trutinhas só vão chegar amanhã. Deixamos uma graninha com o Cláudio pra comprar mais trutinhas.

Depois posto as fotos.

Só uma observação:

Pra quem pesca com spinner o certo é substituir a garatéia por um anzól simples. Machuca muito menos a truta. Garatéia machuca demais o peixe.(nada contra esta modalidade de pesca, só uma informação para os que querem contribuir com o pesque e solte)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro
Vc tá dificultando demais a coisa pra um marinheiro de primeira viagem, tá fazendo chique de mais!!! Metesse logo um spinner e pronto hehehehe tongue.gif

Kensuke,

Esse negócio de Vara de Bambu foi um mero acaso. O Gregório disse que já que eu ía pescar trutas na natureza, tinha que pescar no "estilo" he he he.

Ele tinha acabado de fazer uma varinha e me "obrigou" a levá-la nessa pescaria.

No começo fiquei preocupado se eu ía me dar bem com ela e se eu não ía quebrar a vara. Mas, no final das contas, achei bem legal e simples pois la no MC não é necessário fazer pinchos longos. Gostei tanto que já encomendei uma pra mim.

Quanto ao spinner, olha que tinha hora que era tanto enrosco (leia-se macacos) que dava vontade mesmo de pinchar um molinete. KKKKKKKK - A hora do Lexotan. KKKKKKK

Abraços...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Bambu naquele rio é só felicidade!!!! Feitos um pro outro!!!

Vcs deviam dar um jeito de trazer o ermitão para pescar no estilo!!

É normal pegar uns 100 macacos para cada truta hahaha. Cardume deles é mais esfomeado tongue.gif Mas são eles que protegem as trutas, sem eles, não haveria temperatura no verão para elas se manterem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Kensuke e Mauricio,

pode deixar que vou selecionar alguns spinners só pra pescar trutas e vou colocar anzois ao invés de garatéias, tenho uns meps do coração que não vou fazer isso pq pra colocar anzois neles é bem dificil pois não tem argolas e tem que praticamente desmontá-los e como não tenho essa habilidade toda vou deixar como estão, e troco de outros tipos pras trutinhas.

Quanto aos cuidados pra soltar eu procurei ter, sempre molhei a mão e manusiei com cuidado....

Abraços...

Rusllon

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

complementando

Rusllon, não precisa desmontar o spinner é só cortar a garatéia, colocar uma argolinha e na argola colocar um anzól simples de haste curta.

Fazia isto quando pescava com spinner e acredite, é mais difícil perder peixe pois o anzól segura melhor que a garatéia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Sério, da última vez, aquela em que saí no dedo, até me lembrei da pesca dos bonefish nos flats. As bichinhas saíam fugindo de mim, e bem longe (percebiam a minha presença longe pacas), nadando em raseiras com o lombo de fora, igual os bonefish. Acho que nessas condições, só se eu conseguir vê-las primeiro. O problema é ter os olhos de águia e precisão no arremesso necessários, q tão longe da minha capacidade..... Ou esperar o entardecer que aí elas ficam menos ariscas. É o que vejo que aconteceu no caso da trutinha do João, na primeira foto.

Maurício, não vai me dizer que essa sua tava escondida debaixo desse matinho nessa raseira!!! Se for, tiro o chapéu pra ti, vc tá Mestre dos Mestres!!!!! ohmy.gif

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Estou impressionado como o rio está raso, creio que pesquei nele nessas consições apenas duas vezes com o Flybiano e deu muito trabalho também achar as trutinhas, pois elas nos achavam muito antes.

Parabéns aos amigos e que continuem com relatos assim. Valeu!!! smile.gif

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

João voce tem que voltar lá por Setembro - o rio vai estar com mais agua e as mosquinhas vão estar eclodindo - é muito bom. Elas tambem costumam ser maiores - Esta da foto é o normal - o guri é meu sobrinho e tem 7 anos - pesca pra caramba.

Sexta vou estar em SP - quem sabe a gente se encontra e vamos tentar convencer o sirio de ir até lá - não vai ser facil , mas quem sabe?

Abração

user posted image

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro
...Ou esperar o entardecer que aí elas ficam menos ariscas. É o que vejo que aconteceu no caso da trutinha do João, na primeira foto...

Kensuke,

A segunda truta, a da foto, foi pega bem no finalzinho da tarde mesmo.

Como eu já tinha dito, isca Copper John descendo o rio com a correnteza, sob as folhas do lírio.

Mas o interessante é que a primeira truta, a que escapou, (a maior sempre escapa biggrin.gif ) foi pega na mesma situação, só que por volta do meio-dia.

Quem sou eu pra tentar entender a truta logo na minha primeira pescaria, mas o que percebi lá no MC, foi uma situação bastante semelhante à pescaria que a gente realiza aqui em São Paulo, no Rio Cubatão, pescando lambarís e saicangas. O Lê já tinha alertado isso. E foi o que a conteceu mesmo. Agora entendi porque dizem por aí que a truta é tão "sacana" e tão esperta, ou mais, quanto os safados lambarís.

Quando vcs vierem pra São Paulo, vamos marcar uma pescaria lá no Cubatão. É bem no "estilo" do MC.

http://www.pescacommosca.com.br/confpil.htm

http://www.pescacommosca.com.br/piloes1.htm

Nesses dois links tem algumas fotos do rio Cubatão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

João voce tem que voltar lá por Setembro...

Beto,

O Cláudio da Amantes já me avisou que setembro vai estar melhor. Já até combinei com o Mauricio da gente voltar lá, tentar pegar uma dessa igual a do seu sobrinho. Que bela truta!

Se vc vem pra S.Paulo na Sexta, vamos combinar de ir no Cubatão fazer pic-nic.

Ou vai colher bambu?

Abraços...

EM TEMPO: Como é que se coloca fotos aqui ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Não Kensuke aí seria demais. Ela foi pega na corredeira. Logo abaixo deste ponto o rio afunilava e passava numa especie de garganta e no meio tinha uma pedra submersa, estava logo atras da pedra. Fui soltando linha lá de longe e quando passou da pedra, pegou.

Depois posto as outras fotos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parabéns, João!

Bela truta e saiba que quando comecei a pescar com o Faustim e o Flybiano no MC pegar 03 trutas num dia era bom demais...hehehe. Agora com a soltura delas tem ficado melhor ainda...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro
Parabéns, João!

Bela truta e saiba que quando comecei a pescar com o Faustim e o Flybiano no MC pegar 03 trutas num dia era bom demais...hehehe. Agora com a soltura delas tem ficado melhor ainda...

Tudo beleza, Virgula ?

No meu caso foi pura sorte de principiante mesmo. he he he

Grande abraço...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

To fora desse papo de beleza de macho. Prefiro as femeas ....

Beleza de macho!!!

A cor mais viva e escura denuncia época da reprodução

Pensando bem..... ficou meiga paca a minha declaração........ que deslize tongue.gif

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse João Emílio é o mesmo do FishPoint?????????

Se for, acho que vc nem lembra mais de mim né?? (Ricardo Carneiro). Estive em Sampa num churrasco na loja do Ilton faz um tempão, com o Tchello Batatinha..

Bom, se for "o cara" , um abração e prazer em revê-lo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro
Se vc vem pra S.Paulo na Sexta, vamos combinar de ir no Cubatão fazer pic-nic.

Eu aceito AHuaHuaHuaHauh laugh.giflaugh.gif

Sr. The 1 Club,

Tá convidado...

É só avisar antes pra gente preparar o pic-nic. he he he

Abraços...

Dia 22 vou para Campos do Jordão e dia 29 vou para Friburgo...

Dia 15 ainda não tenho nada marcado rs será que rola a pescaria na serra??

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro
Esse João Emílio é o mesmo do FishPoint?????????

Ricardo Carneiro....... Quanto tempo.......

Aqui é o prório.

Entrei aqui neste fórum porque achei o povo bem legal e as discussões bastante interessantes.Os mosqueiros daqui ficam me instigando com essa história de pescar trutas. he he he

Outro grande abraços pra você.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro
Dia 15 ainda não tenho nada marcado rs será que rola a pescaria na serra??

A minha dúvida lá é com relação ao nível da água. Não tem chovido por aqui faz muito tempo. Quando isso acontece, o rio fica bem seco e a pescaria fica bem compremetida, igual ao que está acontecendo com o MC. E lá não tem telefone. Não tem como saber como o rio está.

O Maurício Velho foi pescar lá ha poucos dias. Vamos ver o que ele diz.

Preciso ver se eu não vou ter que trabalhar no sábado.

Dá uma ligada pra mim. (11) 9804.7224.

Você mora onde?

abraços...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça seu login agora mesmo para postar com sua conta

Visitante
Responder a este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoji são permitidos.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação importante

Ao usar este site, você concorda com nossos {termos}.