Ir para conteúdo

Rio São Francisco - Matrinxãs e douradinhos


Postagens Recomendadas

  • Mosqueiro

Neste feriado fui com o Alexandre, o Maurício e o Marco Aurélio, pescar no Rio São Francisco, na cidade de Três Marias nas Minas Gerais. Nosso alvo principal seriam as matrinxãs, nas galhadas, pescando com moscas de superfície Chernobyl Ant e afins, em dead drift. Eu acabei tentando alguns dourados também, pois seria mais uma espécie diferente para mim. O Dourado do Rio São Francisco tem o nome científico de Salminus Franciscanus e a Matrinxã do São Francisco é uma a espécie de brycon endêmica de lá que o tem o nome científico de Brycon Orthotaenia e portanto, não é nem piraputanga ou tampouco piracanjuba, como muitos ainda insistem em afirmar. O tempo estava variando bastante e a entrada de uma frente fria deixou os peixes menos ativos no segundo e terceiro dia da pescaria, mas mesmo assim todo mundo se divertiu bastante capturando seus exemplares.

O mais legal é que o amigo Luiz Almeida do RJ foi lá nos encontrar. Muito bacana mesmo o encontro, muita experiência trocada, risadas compartilhadas e bom momentos vividos nos 3 dias em que lá estivemos. Além do mais, pude entregar-lhe pessoalmente as moscas atadas para ele, que ele usou e ainda pegou algumas matracas com elas. Bem bacana.

a1b3054b.jpg

Os equipamentos

Para as matrinxãs, usei com muita eficácia a Sage Bass modelo Bluegill, que facilitou a vida nos arremessos embaixo das estruturas como copa de árvores, galhos e no meio de galhadas dentro do rio. O leader media aproximadamente 9 pés, em 4 tramos de 0,62, 0,50, 0,40 e 0,31 cm, com um pequeno empate de aço flexível na ponta de aproximadamente 7 a 10 cm, de 6,6 libras. As moscas, foram todas chernobyl ants de cores variadas, entre elas, laranja, verde, amarela, preta e marrom. Noto que muitas moscas são perdidas em arremessos mal feitos, pois evitamos desenroscá-las para não perder o ponto.

Para os Dourados, usei um conjunto composto por uma vara Sage #8, modelo Xi3, linha de 300 grains e moscas andinos atadas em leader de 1 metro com aço flexível de 20 libras na ponta. As cores mais efetivas foram as pretas com detalhes em vermelho e laranja ou inteiras pretas considerando que o rio estava com sua águas bastante turvadas

Os Douradinhos

Como o foco principal eram as matracas, em alguns poucos momentos tentei os Dourados e em cada uma das tentativas sempre algum apareceu. Alguns micros e outros mais bonitinhos também. Em algumas ocasiões matrinxãs maiores também foram capturadas nesta pescaria de Dourados.

16d5bbf2.jpg

da28a344.jpg

cec117b1.jpg

d3a73034.jpg

57f17b85.jpg

a8142ac3.jpg

Matrinxãs nas galhadas

A pescaria de matrinxã no modo como foi realizada é bastante técnica e não admite falhas. Os arremessos devem ser precisos paras as moscas derivarem dentro ou muitíssimo próximo das estruturas a fim de que a ressabiada matrinxã se disponha a atacar a mosca, uma vez que lá, ela é também parte do cardápio de enormes dourados. Caso a mosca não derive no seu feeding lane elas não atacarão as moscas na maioria das vezes. Neste caso, ter boa mira é imprescindível, senão muitas moscas são perdidas enroscadas nos galhos eis que não é possível ir como o barco até onde ficaram presas para desenroscar, já que o piloteiro controla o barco apenas com o remo, descendo o rio, e usar o motor de popa acabaria estragando os pontos. Mesmo sem muita expriência neste tipo de pescaria, tanto eu, como o Marco Aurélio e o Alexandre pudemos contar com o Maurício que deu muitas dicas e ajudou a todos durante todos os dias revezando os barcos. Muito aprendizado prático.

6e6d769d.jpg

886338b1.jpg

c0f8fbd7.jpg

a5173fb4.jpg

d9235ed4.jpg

307d0bbb.jpg

Matrinxã do Alê detonada por um Dourado.

a3ca1c68.jpg

57405f89.jpg

Peço aos amigos participantes que incluam suas fotos ou passem para eu fazer a função do upload e colocar aqui.

Mais pornografia em: http://crazy4fly.blogspot.com/2010/11/rio-sao-francisco-tres-marias.html

Abraços,

Caio

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Caio como mudou a côr da água de quando estivemos por lá, como também o tamanho dos peixes !!!

Esta pescaria com as Chernobyl deve ser muito legal, pena que quando estivemos por lá elas estavam super manhosas.

Pelo tamanho da mandíbula do douradão na matrinchã dá para imaginar o tamanho da fera, imagina se ele morde por sobre a isca e ferra.

Parabéns !!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Belo Relato Caio,

Realmente esse lugar é mágico, parabéns pela pescaria e relato.

Alessandro, valeu cara. Realmente é bem bacana. Falta ainda as fotos do parceiros. Abraços, Caio.

Caio como mudou a côr da água de quando estivemos por lá, como também o tamanho dos peixes !!!

Esta pescaria com as Chernobyl deve ser muito legal, pena que quando estivemos por lá elas estavam super manhosas.

Pelo tamanho da mandíbula do douradão na matrinchã dá para imaginar o tamanho da fera, imagina se ele morde por sobre a isca e ferra.

Parabéns !!!

Sérgio, acredito que justamente por isso os resultados foram diversos. Menos beleza e mais peixes. Essa pesca com chernobyl é bem bacana mesmo. É tudo culpa do Maurício, huauhahuau. Valeu, Abraços, Caio

show bro. :bs-aplauder:

Valeu parceria! Estamos aprendendo o que é bom. :cool2:

Snif, Snif, estava tudo programado para ir com o Tio Luiz, mas um imprevisto de última hora me tirou para escanteio :( , mas na próxima estarei lá fazendo dupla com o Tio Luiz e reencontrando os amigos. :ok

Sérgio, o Luiz comentou. Uma pena, mas na próxima tomara que todos possamos ir também. Abraços, Caio.

Rapaz... Que beleza, Chernobyl na veia!

Imagina só o tamanho deste dourado que atacou a matraca do Alê.

Parabéns galera

JR, é bem bacana mesmo,já tinha feito uma vez com piracanjubas e piraputangas por dica do Maurício, ele é o culpado :mestre::mestre::mestre: como disse ao Sérgio. Abraços, Caio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Caio,

Parabéns a você e aos amigos que por lá estiveram, pois apesar das adversidades, tiveram a paciência de continuarem pescando e ainda capturarem seus exemplares.

Bonita esta Matrinchã

a8142ac3.jpg

Abraços,

Marcelo Longo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Muito show!!!! :bs-aplauder::bs-aplauder::bs-aplauder:

Bruno, valeu. Essas matrinxãs são realmente demais.Abraços, Caio.

Inveja mata por isso não vou parabenizar a galera por esta incrível (ops) pescaria!

Neumann

KKKKKK. Valeu, Neumann.abraços, Caio

Caio,

Parabéns a você e aos amigos que por lá estiveram, pois apesar das adversidades, tiveram a paciência de continuarem pescando e ainda capturarem seus exemplares.

Bonita esta Matrinchã

a8142ac3.jpg

Abraços,

Marcelo Longo

Marcelo, valeu cara. Eu que agradeço a paciência e dicas que nos passou! Estava mesmo complicado, vento, chuva, pressão variando. Mas como saímos de longe, persistimos e deu certo. Abraços, Caio

Grande Caio Parabéns bela pescaria muito bom.

E parabéns a todos que participou na pescaria.

E belos peixes.

Abraço a todos.

Pescador, grato pelos comentários. Abraços, Caio.

Repito, é tudo "culpa" do Maurício! :ok :ok :ok :ok

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Caros amigos,

Foi realmente um grande prazer reencontrar o Mau Velho e o Alexandre, assim como conhecer pessoalmente ao Caio e ao Marco Aurélio. Puxa! Foi BACANA!

Três dias de pescarias, histórias, troca de conhecimentos e muita alegria e camaradagem. Aliás, não fosse pela excepcional companhia, eu teria voltado ao RJ, pois a água estava limpa até ao dia anterior...Sujou na tarde e na noite anterior à nossa chegada. E, aqueles que me conhecem sabem que, a despeito da pesca poder ser até melhor com a água toldada, eu tenho total preferência por pescar com águas transparentes...Mas o encontro inicial foi tão caloroso - fui logo sendo presenteado com moscas pelo Caio, pelo Alexandre e pelo Marco Aurélio (o Maurício já havia me enviado por correio) - e a promessa (que se confirmou) de dias super legais no congraçamento com os amigos, que fiquei, mesmo naquele cenário de águas tristes e escuras...Mas que logo ficaram alegres com a presença das matrinxãs. E aí tiro o chapéu para o Maurício que sempre me falou: "Luiz, pescar matrinxãs na seca, da mesma forma que pescaqmos trutas, é show!" E não é que ele tinha razão! Pescaria altamente técnica, que exige precisão nos lançamentos e controle da deriva, evitando o drag...ADOREI! E, mesmo com o peixe escasso, deu para fazer uma graça! Algumas só prá ilustrar...Inclusive da siriema nadando ao lado do barco.

dscn2793.jpg

dscn2797e.jpg

dscn2802z.jpg

dscn2818e.jpg

dscn2808h.jpg

Ao meus companheiros de jornada, um abraço caloroso do

Tio Luiz

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Beleza de pescaria rapaziada.

Luiz se você tivesse me falado, eu fecharia dupla contigo.

tiveram algum problema por conta do defeso?

Eu fui pra pescar tucunaré. E não cruzei com fiscalização no rio. Aliás, tinha nêgo tarrafeando em cima da Cachoeira Grande, pescando apoitado na barra do Abaeté, centenas e centenas de pescadores/matadores nas margens, um absurdo. Mas, de todo modo, a interpretação dos fiscais - que nos preocupamos em saber antes qual era - é a de que o pesque e solte é permitido. O outro barco disse que cruzou com a Polícia Ambiental por diversas vezes. Em duas, eles vinham em direção dele para abordar. Quando viam que estavam pescando com fly, davam meia volta. Sinal de que pescador de fly tá bem cotado como conservacionista.

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

O outro barco disse que cruzou com a Polícia Ambiental por diversas vezes. Em duas, eles vinham em direção dele para abordar. Quando viam que estavam pescando com fly, davam meia volta. Sinal de que pescador de fly tá bem cotado como conservacionista.

Abraços!

Foi com o meu barco. Na segunda cruzamos com a polícia umas 3 vezes e, quando viram que estávamos pescando de fly foram embora.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Também cruzei com eles; passaram próximos, cumprimentei tirando o boné (não responderam ao cumprimento) mas passaram direto...Mas parece que já saiu uma nova portaria (ou vai sair breve) clareando as regras

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Também cruzei com eles; passaram próximos, cumprimentei tirando o boné (não responderam ao cumprimento) mas passaram direto...Mas parece que já saiu uma nova portaria (ou vai sair breve) clareando as regras

:lol: :lol: :lol: Dá até para imaginar a cara deles.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Otima pescaria hein gurizada! Sou vidrado neste tipo pesca de galhadas, mas na proxima leva um motor eletrico de qualquer jeito: Na mala, no bagageiro...se vira! Assim dá pra controlar melhor o barco principalmente em aguas agitadas e explorar mais os pontos de arremesso. Amigo, vai aí uma dica de quem pratica muito essa pesca por aqui: Se pescar em duplas tem que ter companheirismo, porque se tiver só fominhagem o que arremesa por ultimo sempre fica em desvantagem, pois ela sempre ataca a isca que cai mais proximo a galhada. É preciso revesar os pontos bons, e por isso mais um vez a importancia de um motor eletrico. Pescaria é companheirismo e bom senso.

Abraço

Mauricio Kaeru

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Otima pescaria hein gurizada! Sou vidrado neste tipo pesca de galhadas, mas na proxima leva um motor eletrico de qualquer jeito: Na mala, no bagageiro...se vira! Assim dá pra controlar melhor o barco principalmente em aguas agitadas e explorar mais os pontos de arremesso. Amigo, vai aí uma dica de quem pratica muito essa pesca por aqui: Se pescar em duplas tem que ter companheirismo, porque se tiver só fominhagem o que arremesa por ultimo sempre fica em desvantagem, pois ela sempre ataca a isca que cai mais proximo a galhada. É preciso revesar os pontos bons, e por isso mais um vez a importancia de um motor eletrico. Pescaria é companheirismo e bom senso.

Abraço

Mauricio Kaeru

Maurício,vale. Com certeza, revezamos não só as posições, como as duplas. Eu mesmo "meio quadrado" sempre que pesco na parte de trás do barco, tenho o costume de não "atravessar" os arremessos do parceiro da frente. Mas nesta pescaria o Maurício, seu xará, mostrou que não tem problema atravessar o arremesso de quem está na frente, eis que como ela só pega na galhada ou muito próximo dela, bastava a mosca de quem estivesse na frente já passar um pouco para trás, que o ponto tinha ido, daí, quem estava atrás já podia até cruzar as linhas que não tinha problema. Neste caso, a regra de respeito, não precisava ser aplicada (eu até tive "problemas" com isso no começo, huahuauhau, pois a Alexandre dizia: "cara, tem que cruzar, senão você atrás não pescará! Eu dizia: Não consigo, huahuahu, não estou acostumado a fazer isso.) Por outro lado, quem estava na frente, também tinha sempre que arremessar bem à frente, não dava para fazer arremessos a 90 graus no barranco, pois a mosca jáera arrastada pela descida do barco. Muitas vezesm durante a pescaria, quem estava na frente indicava onde quem estava atrás deveria arremessar e não arremessava no ponto. Foi sim uma pescaria, nota 10 em companheirismo, pelo menos foi minha conclusão. Mas acredito que de todos participantes foi a mesma impressão. Quanto ao motor, se fossemos de carro até levaria, mas os piloteiros não sabem usar, e como vamos de avião, fica meio complicado levar baterias, carregadores, e o próprio motor no avião. Além da mão de obra e peso disso tudo. Mas concordo contigo, com um elétrico acho que a preguiça de alguns piloterias não comprometeria muito a pescaria. Um abraço, Caio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Maurício, vale. Com certeza, revezamos não só as posições, como as duplas. Eu mesmo "meio quadrado" sempre que pesco na parte de trás do barco, tenho o costume de não "atravessar" os arremessos do parceiro da frente. Mas nesta pescaria o Maurício, seu xará, mostrou que não tem problema atravessar o arremesso de quem está na frente, eis que como ela só pega na galhada ou muito próximo dela, bastava a mosca de quem estivesse na frente já passar um pouco para trás, que o ponto tinha ido, daí, quem estava atrás já podia até cruzar as linhas que não tinha problema. Neste caso, a regra de respeito, não precisava ser aplicada (eu até tive "problemas" com isso no começo, huahuauhau, pois a Alexandre dizia: "cara, tem que cruzar, senão você atrás não pescará! Eu dizia: Não consigo, huahuahu, não estou acostumado a fazer isso.) Por outro lado, quem estava na frente, também tinha sempre que arremessar bem à frente, não dava para fazer arremessos a 90 graus no barranco, pois a mosca jáera arrastada pela descida do barco. Muitas vezesm durante a pescaria, quem estava na frente indicava onde quem estava atrás deveria arremessar e não arremessava no ponto. Foi sim uma pescaria, nota 10 em companheirismo, pelo menos foi minha conclusão. Mas acredito que de todos participantes foi a mesma impressão. Quanto ao motor, se fossemos de carro até levaria, mas os piloteiros não sabem usar, e como vamos de avião, fica meio complicado levar baterias, carregadores, e o próprio motor no avião. Além da mão de obra e peso disso tudo. Mas concordo contigo, com um elétrico acho que a preguiça de alguns piloterias não comprometeria muito a pescaria. Um abraço, Caio.

Caio, aqui temos 2 opçoes: Ou fica um com a margem direita e outro com a esquerda, mas essa é fria também, porque as vezes o rio tem mais estrutura de um lado, o que pra mim nao é boa opçao. A mais justa e mais usada por nós é revezar as estruturas ora um ora outro. E pode crer, é a melhor opção!

Lembre-se: Todos nós somos fominha e é bom ter alguns combinados. Cruzar linha pra mim é fria! Motor eletrico é 50% nesse tipo de pescaria, e aqui nós mesmos que pilotamos no motorzinho. E mais uma dica: Motorzinho sempre no bico. Se é trecho calmo do rio desce de frente. Em águas turbulentas bico pra tras, assim se tem melhor controle do barco, até mesmo em corredeira forte. Meu, dá um jeito de levar o motorzinho, já levamos até pra Amazonia. Bateria vc arruma facil facil. Mais importante que a bateria é levar um carregador, tem uns levinhos que nao pesam nem 1 kg. Se nao der, usa a opçao do Beto.

Abraço

Mauricio Kaeru

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Mais facil do que levar motor eletrico e tem um bom efeito - um pedaço de corrente pesada arrastada atras do barco - 1m ja chega - o barco anda muito mais devagar

Mangueira tipo a de bombeiro com areia é uma boa opçao tb, mas lembrando: Ambas vao mais no canl do rio, nao se tem o controle do barco para posicioná-lo melhor na distancia da margem, e tem que ter um bom piloteiro tb com disposicao pra REMAR, REMAR... outro agravante é que nesse tipo de pescaria enrosca bastante, e com o motorzinho vai numa boa sem precisar ligar o motor de popa para tirar a mosca.

Abraço

Mauricio Kaeru

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Otima pescaria hein gurizada! Sou vidrado neste tipo pesca de galhadas, mas na proxima leva um motor eletrico de qualquer jeito: Na mala, no bagageiro...se vira! Assim dá pra controlar melhor o barco principalmente em aguas agitadas e explorar mais os pontos de arremesso. Amigo, vai aí uma dica de quem pratica muito essa pesca por aqui: Se pescar em duplas tem que ter companheirismo, porque se tiver só fominhagem o que arremesa por ultimo sempre fica em desvantagem, pois ela sempre ataca a isca que cai mais proximo a galhada. É preciso revesar os pontos bons, e por isso mais um vez a importancia de um motor eletrico. Pescaria é companheirismo e bom senso.

Abraço

Mauricio Kaeru

Fala Xará,

A pescaria é Show, devo tudo que aprendi a respeito desta pescaria a você, não gosto de ficar puxando o saco dos outros mas se não fosse aquelas aulas estaria comentendo mais erros ainda. Quanto ao elétrico, lá em 3M, se pegar um piloteiro bom e o rio não estiver correndo muito ele não faz falta não. Mas se a barragem estiver mandando água aí a coisa fica um pouco mais complicada, mesmo assim dá para pescar, faz falta mas dá.

Agora, como pesca é um constante aprendizado estou precisando de mais umas aulinhas suas. :natal_thumbup:

Abração

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Fala Xará,

A pescaria é Show, devo tudo que aprendi a respeito desta pescaria a você, não gosto de ficar puxando o saco dos outros mas se não fosse aquelas aulas estaria comentendo mais erros ainda. Quanto ao elétrico, lá em 3M, se pegar um piloteiro bom e o rio não estiver correndo muito ele não faz falta não. Mas se a barragem estiver mandando água aí a coisa fica um pouco mais complicada, mesmo assim dá para pescar, faz falta mas dá.

Agora, como pesca é um constante aprendizado estou precisando de mais umas aulinhas suas. :natal_thumbup:

Abração

É Xara, um dia eu aprendi com alguem, e estou aprendendo muito mais com vcs.

Sem o motorzinho é igual na floatada na Patagonia: Enroscou? Lá se vai uma mosca!

Xará, este ano já te fiz o convite, e vou te falar um negocio: Se eu nao fosse tao preguiçoso pra colocar meus relatos no forum vc ia ver as pescarias MARAVILHOSAS de piraputangas que fizemos no rio Aquidauana (há 60 km daqui). Só pra vc ter uma ideia íamos quase que todos os dias, fazíamos o que tinha que fazer e até às 11 horas saíamos. Às 14 hs já estávamos pescando...até escurecer. Agora vc vai ficar com agua na boca, ansioso, torcendo pro ano que vem de agosto a outubro estar do mesmo jeito pra vc poder vir...Presta atençao, nao sou homem de faltar com a verdade, a media de 35 piraputangas por pescaria, digo 35 embarcadas, sem contar as que escapavam, e tudo no visual, coisa de louco Xará! Cada estrutura tinha uma piraputanga, era só trabalhar a mosca certinho. Mas todas foram devolvidas...de vez em quando trazia uma pra degustar imediatamente na janta em familia. Mas prometo que no ano que vem vou interagir mais no forum, tá na minha lista de compromissos. Aguarde meus relatos e minhas filmagens.

Veeenha!!

Abraço

Mauricio Kaeru

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

É Xara, um dia eu aprendi com alguem, e estou aprendendo muito mais com vcs.

Sem o motorzinho é igual na floatada na Patagonia: Enroscou? Lá se vai uma mosca!

Xará, este ano já te fiz o convite, e vou te falar um negocio: Se eu nao fosse tao preguiçoso pra colocar meus relatos no forum vc ia ver as pescarias MARAVILHOSAS de piraputangas que fizemos no rio Aquidauana (há 60 km daqui). Só pra vc ter uma ideia íamos quase que todos os dias, fazíamos o que tinha que fazer e até às 11 horas saíamos. Às 14 hs já estávamos pescando...até escurecer. Agora vc vai ficar com agua na boca, ansioso, torcendo pro ano que vem de agosto a outubro estar do mesmo jeito pra vc poder vir...Presta atençao, nao sou homem de faltar com a verdade, a media de 35 piraputangas por pescaria, digo 35 embarcadas, sem contar as que escapavam, e tudo no visual, coisa de louco Xará! Cada estrutura tinha uma piraputanga, era só trabalhar a mosca certinho. Mas todas foram devolvidas...de vez em quando trazia uma pra degustar imediatamente na janta em familia. Mas prometo que no ano que vem vou interagir mais no forum, tá na minha lista de compromissos. Aguarde meus relatos e minhas filmagens.

Veeenha!!

Abraço

Mauricio Kaeru

Caramba! Depois dessa, ansiedade e água na boca é pouco.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Estive em Três Marias, duas semanas antes de vocês... até levei a tralha de fly, mas confesso que bundei quando vi as corredeiras rio acima, perto da barragem. Minhas limitadíssimas habilidades, aliadas às parcas moscas na caixa, certamente ajudaram a decidir por pescar apenas no bait. Água muito limpa, dezenas de douradinhos e matrinxãs PP e horas de risadas garantidas com o piloteiro Rogério fizeram uma boa pescaria... mas confesso que esperava mais. Vá lá, também bati de frente com dois dourados criados a toddynho - Mas estes escaparam, forçando o reencontro para breve. Volto em Abril, com a água limpando.

IMG_5132.jpg

Abraços a todos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça seu login agora mesmo para postar com sua conta

Visitante
Responder a este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoji são permitidos.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação importante

Ao usar este site, você concorda com nossos {termos}.