Ir para conteúdo

Moscas do "Gordo"!!!


Postagens Recomendadas

  • Administrador

É isso aí galera e quem diria, o "Gordo" aqui está começando a atar e estou gostando muito! biggrin.gif

Devo um bocado dessa ajuda ao nosso amigo Sérgio Krieger, ele me convidou p/ dar os primeiros passos nas técnicas de atado e foi justamente ontem que atei minha primeira mosca seca.

Não poderia ser outra, sou fanático pela elk hair caddis e o Sérgio me passou todas as coordenadas com a maior tranquilidade. Vejam como ficou minha primeira mosca seca.

user posted image

Continuamos as aulas e consegui atar mais uma elk hair e uma ninfa que fez minha felicidade na Patagônia Argentina, uma variante da hare's ear, mas usamos dubbing em seu corpo, ficou "matadeira".

user posted image

Por enquanto são apenas três moscas, mas até fevereiro de 2007 pretendo ter uma fly box recheada com moscas atadas por mim e com a ajuda de meu camarada Sérgio Krieger.

Obrigadão Sérgio!!! smile.gif

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Obrigado Sérgio!

Já engordei a lista de material de atado e assim terei uma boa variedade p/ atar contigo. Assim que chegar levarei em sua casa e assim vc poderá me dar as coordenadas.

Dei uns cortes (crop) nas fotografias com o PhotoShop e as moscas ficaram mais bem detalhadas.

user posted image

user posted image

Vou treinar bem as proporções e assim elas ficaram cada vez melhores. É como vc bem disse ontem, o bom é separar o material e atar logo umas cinco ou seis moscas iguais. Valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Parabéns Fausto um belo começo.

E começou bem. Atado na minha opinião é treino.

Uma dica não tente sair atado inúmeras moscas, selecione 5 ou 6 moscas que gostaría de aprender e mande bala, treine e ate muito elas. Depois que pegar o jeitão da coisa, ficará mais fácil para atar outras moscas.

Goste da Elk Caddis é a minha favorita, ontem atei 5 delas também.

Cacosa

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

As secas foram com anzol #14 e a ninfa foi em um anzol #12. É isso mesmo Sérgio, ou estou enganado em relação aos tamanhos dos anzois?

Tenho alguns anzois em casa, comprei aos pouco por aí e aos trancos e barrancos, preciso aprender a fazer uso deles, mas por hora vou usando o que tenho, o Sérgio me cedeu esses anzois. Fiz uma encomenda de anzois da Orvis p/ moscas secas tamanhos #14 e #16. Estou comprando uma caixa de anzois p/ ninfas também #12. Acho que já está de bom tamanho p/ praticar. Depois passo na King's, estão com muita coisa boa lá e assim terei mais opções.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Continuando com as aulas...

E seguindo as dicas dos amigos, estou focando a atenção em apenas algumas moscas e com o decorrer da prática vou começar a atar outras moscas. Por hora etou focando a atenção na elk hair caddis e algumas de suas variantes e nas moscas com bead head, dessa vez a montana.

user posted image

user posted image

Gostei muito de atar a montana e estou comaçando a encontrar as proporções p/ as elk hair caddis, com a ajuda do Sérgio Kriger é claro. Procuro seguir o passo a passo com ele e paramos um pouco entre um momento e outro do atado p/ esclarecer algumas dúvidas. Creio que até o ano que vem terei uma coleção de moscas bem direcionadas p/ minha pescaria na Patagônia Argentina.

Tem mosca que acho muito complicada de ser atada, uma delas é a timberline, creio que devido a sua fragilidade em relação as suas asas. Tentei atar uma, mas levei uma surra danada e o Sérgio me deu um help. Sei que falta muito p/ ser chamada de timberline, mas assim mesmo vou mostrar como ficou.

user posted image

Valeu Sérgio!!! biggrin.gif

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
  • Mosqueiro

UUUUFFFFFFFFFFF

Fostes picado pelo virus Atadus Terribillis.

Pode faltar pro leite das crianças mas não para o material de atado, hê, hê, hê.

Parabéns

Régis

...... Se cola fosse coisa que prestasse, ninguém consegueria tirar a tampa.....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Valeu pela força galera! smile.gif

Mesmo ainda muito próximas a versões de moscas "Frankstein", vou continuar atando e garanto que vou me dedicar mais e mais. Um dia chego lá! biggrin.gif

Domingo passado nosso amigo Sérgio Krieger me recebeu novamente em sua casa, ele está sendo muito paciênte comigo... hehehe... Havia recebido minha última remessa de material de atado e como toda ceiança, estava seco de vontade de testar o material recebido. Dessa vez resolvemos atar as moscas secas com CDC (cul de canard), uma pena que tem como propriedade ser muito impermeável. Sempre tive algumas moscas atadas com esse material em minhas fly boxes, que por sinal são "matadeiras" e agora vamos ver como ficaram as que atei.

Essa foi a primeira.

user posted image

Nessa hora todas os comentários serão bem-vindos, pois é escutando as dicas dos mais experientes que posso assim melhorar minhas técnicas de atado. Essa receita foi tirada da Internet e o Sérgio me mostrou assim que cheguei em sua casa. Comprei dubbing da Orvis e esse é sintético, o que acharam?

Continuamos com nossa manhã de atado e dessa vez foi essa mosca.

user posted image

Mais uma receita da Internet e o Sérgio teve muita paciência mais uma vez. Esse dubbing é natural e podemos ver a diferença.

A mosca atada pelo professor em frente a do aluno. Até que estão parecidas!

user posted image

Bem... tentei atar uma parachute, mas ainda estou com o rabo no chão, creio que forcei muito em querer atar uma mosca tão delicada e acabei passando a gillete nela... hehehe...

Valeu! smile.gif

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Administrador

Amigos, preciso de orientações e críticas por favor! smile.gif

Dessa vez o encontro de atado reuniu mais três amigos, além do Sérgio Krieger e eu. O JR que nos trouxe uma bela coleção de material de atado, o Senninha que chegou um pouco atrasado (mas dessa vez apenas um pouco atrasado tongue.gif ) e o Virgula que também está mostrando interesse em atar suas próprias moscas. Assim formamos um grupo de cinco amigos com o mesmo interesse, atar moscas "Frankstein"! happy.gif

Sei que não é nada convencional atar uma stimulator em anzol #14, mas aqui está uma que me deu muito trabalho.

user posted image

Esta aqui foi em função de uma mosca mostrada em nosso fórum e que o Sérgio também ficou interessado em atar. Tenho alguns anzois curvos (SCUD) e atei essa aqui na melhor das intenções e espero que funcione.

user posted image

Aqui podemos ver a mesma mosca em outra posição.

user posted image

Em casa durante a noite atei mais uma, sei que é uma loucura, mas estou na maior fissura em atado. Dessa vez foi atada em anzol #20, queria saber o grau de dificuldade e assim que tiver editado a fotografia vou mostrar p/ todos.

Agora vou mostrar duas belas moscas atadas pelo JR e pelo Sérgio Krieger. Podem falar a verdade, estão muito bacanas não?

user posted image

user posted image

T+ smile.gif

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Vou continuar atando algumas stimulatro em anzol #14 e como bem disse o Beto, farei uso no Caleufu em minha próxima aventura. Gostei da idéia Beto! wink.gif

Fotografei agorinha mesmo a pequenina CDC atada em anzol #20.

user posted image

Estava mesmo disposto a tentar atar uma mosca dessas em anzol pequeno e estou aproveitando a sobra do CDC ao atar uma mosca maior em anzol #14. Nem mesmo sei se essa prática é certa ou errada, mas vou testar a flutuação dessa mosca mesmo com esse pedaço mínimo de CDC. Dicas serão sempre bem-vindas e as críticas serão vistas muito bem, a final quero aprender a fazer a coisa de maneira certa.

Valeu! smile.gif

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Ta vendo patrão, elogio vindo do Beto, pode acreditar, êle não tem papa na língua, se tá ruim ele fala, mas se tá bom é porque está bom mesmo, voce já está atando paca, acertou o caminho e ninguém te segura mais wink.gif

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Vocês não estão achando o rib da mosquinha atada em anzol #20 muito grosso?

Gostaria de sugestões quanto ao material que devo usar como rib em moscas desse tamanho e se acharem mais alguma dica das boas, vou aceitar p/ atar nesse final de semana.

Valeu! smile.gif

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Fausto, o vão livre da ponta do anzol até o rib está bem livre, propiciando uma boa fisgada e está parecendo uma pequena abelha com proporções normais, eu sou suspeito para analizar, quem sabe, os amigos se aventuram a dar uma opinião na mosca do chefe... cool.gif

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Fotografei agorinha mesmo a pequenina CDC atada em anzol #20.

user posted image

Fala Fausto !!!!

Tudo beleza?

As moscas estão muito boas, parabéns !!!

Como vc disse, o rib parece estar bem grosso mesmo. Já tentou substituir esse material por um fio de cobre bem fino?

Agora, uma perguntinha de uma anta no atado: Esse anzol é pra dry mesmo? Tá parecendo que a haste é um pouco grossa. É isso mesmo?

Grande abraço.

J.Emilio

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Grande joão Emílio, perdoe-me por não ter respondido antes!

Tenho estado super atarefado em minhas aulas e justamente nessas duas últimas semana acabei me envolvendo demais com serviços extras, foi por isso que acabei me esquecendo de te responder.

Mas estive na King's pesca na quinta-feira passada e pensando em seu comentário sobre o rib, comprei um carretel de tinsel oval e fino. Sua observação esteve presente em minha lembrança e te agradeço pela dica. Pretendo atar algumas moscas nesse Domingo e vou atar essa mesma mosca com o tinsel mais fino. Vou mostrar aqui novamente.

Quanto ao anzol, comprei fazem aproximadamente dois anos, talvez um ano e meio. Na embalagem estava escrito que é #20 p/ dry fly, mas tenho a mesma impressão que ti, parece ser muito grosso e fica estranho, devo resaltar que não comprei na embalagem original e sim em um pacote plástico. Vou comprar uma caixa de anzois p/ dry fly da marca Orvis e assim podemos comparar também.

Peço aos amigos que continuem comentando, pois somente assim posso estudar e aprender as proporções adequadas p/ as moscas.

Obrigado pelos comentários de todos! smile.gif

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Tá certo Fausto !!

Depois coloca as fotos das moscas aqui pra gente ver.

Eu tenho atado minhas moscas com anzol Hayabusa. A haste dele (para Dry) é bem fininha e muito resitente, e a ponta extremamente afiada. Considerado pelos atadores da minha rua como o melhor anzol do mundo. he he he.

O Lê tem lá pra vender.

Grande abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Posso abusar? happy.gif

Tem como comprar p/ mim dois pacotes, um de anzois #18 e outro #20 e me enviar pelo correio?

Pode ser dentro de um envelope mesmo e carta registrada.

Valeu! smile.gif

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Beleza!!! biggrin.gif

Te agradeço e vou aguardar o Gregório chegar. Provavelmente ele estará retornando com novidades e se puder me dizer alguma coisa sobre o que ele estiver trazendo de material de atado, te agradeço mais uma vez.

Não imagino como os anzois são vendidos por ele, se na caixa ou embalados como avulsos, mas cerca de 25 ou 50 de cada está de bom tamanho p/ mim. Se por acaso for a caixa com 100 anzois, também não tem problema, não faltarão amigos aqui do Rio que queiram dividi-las comigo.

Valeu! smile.gif

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Ele vende avulso. Normalmente compro pacotinhos com 25 anzois.

Quanto aos materias, não sei se ele vai trazer alguma coisa. Vamos aguardar.

Talvez eu leve pessoalmente esses anzois pra você. Estou pretendendo fazer uma visita pra minha irmã, que mora aí no Rio. Meu cunhado está me cobrando uma pescaria em Arraial do Cabo ou Jaturnaiba.

Se não rolar minha ida para o Rio, eu mando os anzois pelo correio.

Abraços...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 meses depois...
  • Patrono

Fausto agora entendi porque tá faltando caixa para guardar as moscas, posso levar todas que você comprou para mim e que não vou conseguir enchê-las. Coloquei as poucas moscas que eu tinha em apenas duas caixas médias ocupando menos de 20 % de cada, acredito que todas as moscas do Daniel e do Beto não vão encher estas caixas.

Depois de amanhã organizamos nossas fly-boxes e faço questão de pegar uma truta na superfície com uma mosca seca atada por você !!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Fique certo disso Serginho! smile.gif

Vamos arrumar nossas fly boxes na manhã de sexta-feira e tenho certeza que não faltarão espaço p/ elas. Atei algumas moscas secas e vamos pescar com elas sim, essa será uma grande satisfação.

João Emilio meu camarada, estou no erro contigo até hoje e por incrível que possa parecer, não pude ir ao Centro da cidade p/ buscar os anzois que me mandou. Peço desculpas e que você perdoe meu erro! wink.gif

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

João Emilio meu camarada, estou no erro contigo até hoje e por incrível que possa parecer, não pude ir ao Centro da cidade p/ buscar os anzois que me mandou. Peço desculpas e que você perdoe meu erro!  wink.gif

KKKKKKKKK Não acredito !!!! laugh.giflaugh.gif

Mas não esquenta não....

Falei com meu cunhado esses dias e ele disse que os anzois estão bem guardadinhos com a secretária.

...e que secretária... wink.gif

ela tem 85 anos e é uma gracinha. laugh.giflaugh.giflaugh.gif

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

biggrin.gifbiggrin.gifbiggrin.gif

Ainda bem que estou cercado de amigos!!! laugh.gif

Estarei com o Serginho amanhã lá no Centro e também vou estar com meus horários apertadíssimos em função dos início das aulas da tarde, por isso que não quero prometer ir lá buscar os anzóis. Vamos ver até lá! smile.gif

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...

Fala Faustípedes.

Quem viu aquelas q vc atou na minha casa no início de 2004, e vë essas agora, conclui que :

...

.....

.......

Vc continua atando mal.

...

.....

...

Brincadeira bunitão.

Esses dias destruí a residencia de algumas aranhas lá de casa e achei aquela pancada de material de atado que ainda tenho lá, incluindo a morsa, tesouras, etc..etc....dá ate vontade de voltar a fabricar aqueles poppers que fizeram sucesso com o Big no Xingú 2004...rss....

Seus insetos tão "munitos" demais

abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

biggrin.gif

E o pior de tudo é que as moscas que atei com CDC não funcionaram em nada... sad.gif

Tenho que rever minhas técnicas de atado com CDC, isso é eu as tiver é claro! tongue.gif

As moscas até que ficaram "bonitinhas", mas ordinárias em relação ao seu funcionamento.

user posted image

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça seu login agora mesmo para postar com sua conta

Visitante
Responder a este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoji são permitidos.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação importante

Ao usar este site, você concorda com nossos {termos}.