Ir para conteúdo

Febre de Steelhead


Postagens Recomendadas

  • Mosqueiro

Amigos,

As linhas que se seguem são uma tentativa de descrever os fatos e histórias maravilhosas que vivenciei nessa temporada e que ainda podem não ter terminado totalmente. Em pesca, a matemática não é uma ciência exata. Me desculpe se o relato se tornou por demasiado longo, ou talvez cansativo para alguns que já tenham experiênciado situações similares. Resolvi incluir uma parte onde descrevo alguns rios que pesco, como sugerido pelo Fausto, e um pouco sobre as linhagens de Steelhead dos Grandes Lagos.

Febre de Steelhead

Não há nada melhor para manter o coração aceso no inverno do que imaginar a temporada que está por vir. A famosa piracema de primavera (Spring Run) se inicia na verdade no final do outono, podendo se estender por todo o inverno e com seu ápice na primavera. No geral, Março, Abril e começo de Maio são os meses de pico das atividades de desova na grande maioria dos rios dos Grandes Lagos. As alterações de volume e temperatura d´água nos rios no final de outono até a primavera é que fazem com que os peixes iniciem ou retornem de sua jornada nos rios, exceto uma linhagem de Steelhead conhecida como Skamania, que ocorre no verão (e são raros nos tributários de Ontario). Saber exatamente quando, onde ocorrem e quais condições favorecem picos de corridas de piracema, é conhecido por pescadores de Steelhead como “Timing the Run” – Cronometrando a Corrida.

“Cronometrar a Corrida” nada mais é do que está no lugar certo, na hora certa , nas condições certas. Embora na Costa Oeste eles costumam dizer que o Steelhead não é um peixe difícil de se pegar, e sim de se localizar, aqui nos Grandes Lagos isso não é uma verdade absoluta, mas faz algum sentido; saber onde o peixe está é o primeiro passo para se começar a ter chances. Não adianta simplesmente sair pescando em qualquer rio aleatóriamente, é bom ter um conhecimento de quanto tempo o rio demora para “clarear” depois das chuvas ou degelo, se é um rio que esquenta mais rápido ou permanece frio por mais tempo, o tipo de Steelhead que corre nos rios e até mesmo se existe atividade de outros peixes como o Salmão e “Suckers”, pois é fato que em dias de atividade intensa de “Suckers”, por exemplo, você geralmente acha Steelhead atrás de seus ninhos, mesmo que esse não seja o objetivo inicial deles. Conhecer a relação entre os rios e o comportamento de trutas migratórias faz parte desse jogo intrigante de tempo limitado, e é vital para se obter mais sucesso na pesca desses gigantes.

**********

Essa temporada começou cedo, pois foi um inverno ameno e atípico; não caiu muita neve e o degelo foi mais curto do que no ano passado. No final de fevereiro eu já me arriscava a dar uns pulos rápidos nos rios aqui perto, com condições não muito amigáveis, é claro, porém perseverança e resistência são qualidades necessárias à um “steelheader”, e a pesca desse peixe nos tributários dos Grandes Lagos geralmente engloba condições extremas...

O primeiro peixe saiu no quintal, no “meu” pontinho no Humber River . Consegui uma tarde livre no meio da semana e cheguei lá por volta do meio-dia. A cor d´água ainda estava meio “leitosa” e somente alguns pescadores se aventuravam nesse dia. Um colega de pesca que já me conhecia do outono e pescava em equipo de float disse que não tinha pego nada ainda, mas que de manhã um cara pegou um pequeno em torno de 1 Kg. Rapidamente montei o material e me posicionei na corredeira acima do poção que meu amigo pescava. Comecei o “drift” pescando no raseiro e no terceiro arremesso (sim, terceiro!) um valente Steelie não resistiu e abocanhou um “Clown Egg” que eu havia atado nesta mesma manhã. A “brancura” do peixe indicava que ele havia acabado de chegar dos Grandes Lagos, sua energia era impressionante para seu tamanho. Aqui eles chamam Steelies e pequenos Salmões desse porte de “Jacks”. Meu dia já estava feito ali, com um desses “Jacks”, porém não saiu nenhum outro, exceto por uma ação alguns minutos depois que não deu muito pra dizer do que se tratava, mas não há muitos peixes ativos quando os rios estão gelados assim... Meu amigo que pescava de Float veio me ajudar depois de ver que eu estava enrolado para bater a foto, estava registrado o primeiro peixe da temporada!

Steelie25demaro2.jpg

Steelie25demaro.jpg

The Clown - muito eficiênte no início do degelo

Clown2.jpg

Claro que depois desse pequeno, porém valente peixe, minhas noites de sono estavam prejudicadas. Saber da possibilidade de ter trutas de bom porte correndo em piracema bem aqui perto de mim é algo que ainda me deixa um tanto inquieto. Qualquer tempo livre deve ser aproveitado, porém é preciso ser estratégico. Gostaria de estar lá no dia seguinte, o dia todo, e todos dias que seguem, porém todos sabemos que não é bem assim. Só pude voltar lá alguns dias depois e uma chuva tênue caíra nesse meio período, o suficiente para colocar mais peixe rio acima sem “sujar” o rio. A água estava na cor que gosto, um esverdeado escuro, porém com boa visibilidade. Dessa vez cheguei bem cedo, pois notícia de steelies se espalham bem rápido, e de fato já havia dois caras “driftando” nos dois poções que se formam embaixo da ponte Old Mill. Durante a estação sempre tem peixe lá, pegá-los já é outra coisa. Um outro pescador, que também já me conhecia por dividir a paixão pelo mesmo rio, exibia um bom peixe na corda, pesava acima dos 4 kgs. Pegou na ponte Old Mill, mas disse-me que não viu ninguém mais pegando peixe desde mais cedo. Pensei “com tanta pressão nos dois poções o peixe não vai atacar lá de novo tão cedo”. Me posicionei um pouco acima dos poções, e comecei a pescar nos rápidos com uma San Juan Worm, numa mistura de swinguing com ninphing. Rapidamente um steelhead macho, de dorso escuro, atacou a minhoca violentamente e disparou rio abaixo, como costuma fazer. A primeira corrida é quase sempre assustadora. Muitas vezes ele te levará para um passeio rio abaixo. Devo confessar que há sempre um certo orgulho que me envolve ao ver a linha de fly cortar a superfície d´água como quem não pede muita licença, e na ponta do tippet ver um fantasma cromado se materializar e emergir das corredeiras, numa bela manifestação de força e energia da natureza. Devo confessar...

Steelhead1deabrild.jpg

Steelhead1deabrilc.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Grande Bruno o sumido, :bs-aplauder: muito bom de saber que você esta atrás dos big Steelhead é isto mesmo a observação é que você presença pensar como big Steelhead para consegui bem mais fácil a capturar este peixe fantástico e com o tempo vai ser tornar normal a capturar. Meu amigo sucesso na pescaria disse peixe o grande ou mostro Steelhead .

Todos os dois estão bem de saúde?

Grande abraço e excelentes pescarias. :bs-aplauder: :ok :bs-aplauder:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Liguei para meu amigo Elias falando das condições do rio, mas ele não pôde ir lá neste dia. Tenho certeza que o sujeito também teve dificuldades com o sono nos dias que se sucederam. Alguns dias depois, ele me mandou uma mensagem “Bruno, sabe aquela boquinha de rio que tem aqui atrás de casa?”, respondi “Aquilo nem é rio, é meio ...”, ao qual ele falou “Mas isso são peixes!”, e me mandou as fotos dos peixes que andou pegando em equipo de float.

EliasSteelie2.jpg

EliasSteelie1.jpg

Não acreditei quando ele falou, pois o córrego de que estava falando não é de fato conhecido por corridas de Steelhead. Suas águas esquentam rápido devido a falta de mata ciliar e sofrem com atividades industriais, afinal passa dentro de Etobicoke, um complexo urbano à oeste de Toronto. Mas na primavera esse peixe quer subir em qualquer molécula de oxigênio que encontrar! Fui lá conferir e peguei esse jovem exemplar, que mais parecia uma grande truta residente, brigou muito. Elias registrou em seu celular. Provavelmente um peixe selvagem já completamente adaptado à esse sistema e que estava tentando construir uma nova história neste rio, a natureza achando seus caminhos. E tenho certeza que ainda está lá vivo para poder traçá-lo.

SteelieEtobicokeajuste.jpg

SteelieEtobicokeajuste2.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Ficou óbvio para mim que nesses dias eu estava vivenciando um período de pico. Ainda haviam as horas difíceis, que fazem parte do jogo, porém relatos, ações e visualizações de peixe subindo o rio deixavam claro para mim que estava experienciando um sentimento que sempre sonhàra; pescar em rios repletos de Steelhead, decidir qual melhor rio para ir, atar moscas de noite pensando na manhã seguinte e o mais importante - um bom número de peixes capturados! Steelhead Dreams...Febre de Steelhead.

Um casal de Steelhead em plena jornada rio acima

SteelieGannyreds.jpg

**************

O peixe seguinte saiu no Credit River. Desde o outono do ano passado (quando pude sentir dois “jacks” na linha, porém sem registro fora d´água) que estava querendo admirar mais de perto àquele cuja imagem do salto ficou na minha memória. As águas nesse rio clareiam rápido, com boa quantidade de peixes fortes e saudáveis, e o melhor é que fica somente à 40min de Toronto. Nesse dia pude notar intensa atividade de Suckers em processo de desova, já até havia pego alguns que não resistiam aos “Clown Eggs” e “San Juan Worms” que estava usando. Porém Steelhead, que é bom, nada ainda. Resolvi usar um fly que imita ova de suckers, o “Egg Sucker Spawn”. Havia atado de manhã sem muita pretensão, apenas queria gastar um Mcfly Foam que havia comprado de cor mais clara. Algumas poucas descidas debaixo da corredeira e uma fêmea esfomeada resolveu atacá-lo. Ela bateu de forma sutil e demorou a entender que estava em encrenca, porém depois quis tomar o rumo do pedrão que tem na saída dessa corredeira, dei a sorte de ter atado esse fly em anzol 2x e consegui fazer que ela passasse pela frente da pedra levando o tippet fluor 4x ao limite. Por fim, após alguns minutos, acabou posando para a foto!

Steelie5deabril.jpg

Steelie5deabril2.jpg

Como peguei essa truta apenas alguns drifts depois de ter usado o “Egg Sucker Spawn”, pensei ter acertado “no que o peixe estava batendo”. Porém o vento mudou e uma queda brusca na temperatura silenciou o rio, decidi voltar para casa após passar o resto da tarde tentando. Havia de voltar no Credit River em breve!

The "Egg Sucker Spawn" foi um dos flies mais produtivos nessa primavera

EggSuckerSpawnfly.jpg

Suckers também pegam bem em flies e é comum pegá-los durante a pescaria de Steelhead

SuckerdoHumber.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça seu login agora mesmo para postar com sua conta

Visitante
Responder a este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoji são permitidos.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação importante

Ao usar este site, você concorda com nossos {termos}.