Ir para conteúdo

Em Esquel, pescando com os amigos


Postagens Recomendadas

  • Mosqueiro

Após uma semana em Bariloche, iniciamos a segunda etapa de nossa viagem, já acompanhados do casal de amigos Luciano e Ana Cristina. Nosso destino: Esquel, capital da província de Chubut, localizada a 300 km ao sul de Bariloche.

Nota: como o Luciano e a Cristina estão ocupadíssimos nesse retorno ao Brasil, estou escrevendo o relato que, posteriormente, será complementado e enriquecido pelas observações e fotos dos dois.

Essa foi nossa primeira visita a Esquel e a cidade, embora pequena, é de bom padrão, com belas construções, lojas mais sofisticadas que em Bariloche, ótimas pousadas e restaurantes e, até mesmo, um Cassino. É que ela fica bem no centro de uma área de criação de gado e de ovelhas, fonte de riqueza, que se multiplica e se espelha na vida de toda a comunidade.

Nos hospedamos na pousada El Coirón, novinha e bem transada, com quartos amplos. Ninguém nos recomendou. Pesquisamos pela Internet e, após ficarmos entre três opções, escolhemos essa, Boa escolha! Mas as outras não ficariam atrás. Aliás, para quem pretende viajar para patagônia, o site http://www.interpatagonia.com é excelente fonte de pesquisa, com informações de todas as cidades da região (Chile e Argentina).

Nosso objetivo é pescar nos afamados rios Rivadávia e Futaleufu e em alguns dos lagos da região. No caso, pescamos na laguna Larga e no lago Willymanco. O desejo de esticar as linha no Rio Pescado não pode ser concretizado pois o mesmo estava muito seco. Da mesma forma não fomos ao Rio Corcovado, pois a informação dos guias era a de que as grandes fontinallis não haviam entrado e as chances de boa pesca seriam mínimas.

Assim, nosso primeiro dia na região foi de desafio, nas águas transparentes e esverdeadas do rio Rivadávia. Nunca vimos tantas trutas em nossas vidas. Conforme nossos botes iam passando, lá estavam elas – algumas imensas – nadando serenas. Mas separá-las da água é outra história. Quem conhece sabe que o Rivadávia é um dos rios mais técnicos do mundo. E nós pagamos o preço. Luciano pegou uma (linda por sinal) e nós zeramos. Nenhuma todo o dia. Dia seguinte fomos ao primeiro tramo do Futaleufu e fizemos uma pescaria razoável. Na laguna Larga, também foi difícil. Novamente, fomos por dois dias no Futaleufu, e fizemos boas pescarias, inclusive com secas, nos segundo e terceiro tramo, este junto á fronteira com o Chile. Finalmente, no último dia, no Lago Willymanco, as maiores da viagem.

O time dos intrépidos mosqueiros:

img1787y.jpg

Águas de transparência absurda: as pedras que aí se vislumbram estão a 4 metros de profundidade:

img1780s.jpg

Nessas estruturas dos lagos escondem-se as territorialistas marrons:

img1924v.jpg

Assim como nadam entre os juncos, caçando ninfas e libélulas:

img1868gf.jpg

E em cenários como esse, iniciamos a partida:

img1953xp.jpg

img1960z.jpg

img1909n.jpg

Jack se esforçando e deixando o spinning de lado:

img1938k.jpg

Faz seu primeiro gol com uma seca:

img1966r.jpg[/url

E muitos outros gols foram feitos:

img1847y.jpg

img1947.jpg

img1876.jpg

img1949t.jpg

img2013x.jpg

img2002r.jpg

img2041c.jpg

img2046e.jpg

img2057r.jpg

Bem, agora é só aguardar as fotos e relato com a visão do Luciano e da Cristina.

Abraços

Luiz

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Grande Luiz cada dia um novo relato de suas aventuras patagônicas! :ok

Estou anotando tudo e esse é o principal motivo de nosso fórum, ser uma fonte de informações, de modo que no futuro outros amigos possam consultar e também realizar essa aventura. Obrigado pela participação! ok:

Questão:

Nos lagos usou linha sinking?

Se sim, as moscas eram os "gatos"?

Um abraço! :bye:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Grande Luiz Pescador foi tudo bem com vocês nesta aventura que parece um piquenique, trutas bonitas esta com o lombo cinza esta bonitona, estava muito frio ou não, quantos dias vocês passarão na Patagônia.

Grande abraço e ótimas pescarias. :ok :D:bye:

Grande Luiz Pescador, que trutas bonitas você capturou em lagos.

É muito emocionante ver você com estas estrelas muito bom mesmo.

Grande abraço e ótimas pescarias como esta. :rolleyes: ok: :bye:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Bacana Luiz, lindas fotos, beleza de lugar que espero ainda um dia conhecer. Cheguei perto, até El Bolson, mas não desci mais. Mas na próxima... Aliás, ali junto ao El Bolson tinha um riozinho lindo que acompanhava a estrada, repleto de trutinhas nadando, e no lagão bem na cidade, cada trutona enorme passeando calmamente sob o pilastre do cais!!

E os parques que tem vários lá na redondeza de Esquel, chegou a visitar algun(s) ? Vale (como passeio) ? E salmões com que o Dr.luciano sonhava, nada ? E a dra, saiu de lá pescadora rsrs ? Tá mó novela esse rolo dos dois doutores kkkkk, só quero ver quem dobra o braço de quem no final hehehe.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Desculpem-me pelos erros do texto,pois estou meio sem tempo para escrever.

No local há exelentes restaurantes o possibilidades de passeios fora da pescaria

Encontramos restaurantes que nos surpreederam(bons)

A Cris adorou a pescaria,e já combinamos outra para o próximo ano.

Agradeço o nosso guia Javier que nos tratou muito bem e se esforçou em demasia para que fizessemos boa pescaria

Posteriormente posto as fotos e os dados de contato do guia para os que quizerem

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Luiz,

Show de relato (os dois), de pescaria e de imagens!!!!!!!!!!!!!!!

Falando em imagens... Linda essa água heim, barbaridade!!!

img1780s.jpg

Amanhã parto para uma tour fotopesqueira naquele riozinho que comentei contigo tempos atrás (o das Joanas)... Tomara que consiga gastar tão bem quanto tu conseguiu os 16Gb de espaço nos cartões que estou levando.. ehhehehehhe

Abraços,

Ricardo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Grande Luis,

Embora já soubesse os detalhes desta empreitada,por havermos nos encontrado no Aeroparque em BA

gostaria de parabenizar as duplas pelo sucesso alcançado.As trutas estão lindas e grandes.A Ja-

que promete !!!!!

Como esta região parece-me novidade,poderia postar os custos com a viajem ???

Nossos amigos mosqueiros devem querer saber !!!!!

Abraço

Fabio Pinto

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Grande Luiz cada dia um novo relato de suas aventuras patagônicas! :ok

Estou anotando tudo e esse é o principal motivo de nosso fórum, ser uma fonte de informações, de modo que no futuro outros amigos possam consultar e também realizar essa aventura. Obrigado pela participação! ok:

Questão:

Nos lagos usou linha sinking?

Se sim, as moscas eram os "gatos"?

Um abraço! :bye:

Caro Fausto

Agradeço seus comentários e respondo suas perguntas:

- Sim, nos lagos, nessa época, é fundamental usar linha sinking ou sinking tip longo (30' de tip) ou não irá pegar nada, pois as eclosões são poucas e as águas baixas e de cristal. Para que vc. tenha uma idéia, uma das trutas que pesquei no Willymanco foi toda no visual, assim: avistei a truta inteira, claramente como numa piscina, nadando a uns 15 metros do barco e a uns 3/4 metros de profundidade. Fiz um cast de 20 metros, deixei o streamer afundar e vim recolhendo, vendo o streamer e o ataque da truta, no fundo....Ela jamais subiria para comer!

- Usamos gatos e também ninfas. Secas só usamos nos rios e em uma das saídas o Luciano acertou a mão com secas minúsculas #20 e #22

Abraços

Luiz

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Meu caro Luiz,

Que lugar maravilhoso. Pescando então nem se fala. Foi muito legal ver a Jack no fly.

Esperamos nos encontrar em breve lá na Fragária.

Abraços

Marcelo e Karen

Meus caros Marcelo e Karem

Que bom saber de vocês e que, mesmo quietinhos, estão aí, acompanhando o Fórum.

Tb. estamos com saudades de Fragária e ao fim de abril/início de maio iremos lá. Nos falamos.

Abraços

Luiz e Jack

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Beleza Luiz

Bela pescaria. Quero um dia conhecer essa região, todos que vão só falam bem.

Abraços

Olá Maurício

Foi realmente uma ótima semana, de grande astral, com a companhia bacana do Luciano e da Cristina. Isso foi bom demais!Agora, quanto à Esquel, embora seja interessante, não é tão bonita quanto Junin ou San Martin ou Bariloche e a pescaria muito difícil. Muita gente curte desafios, pescar o peixe difícil...Não é minha onda :lol: Gosto do peixe bem "facinho" :lol:

Valeu para conhecer, mas dificilmente voltarei lá.

Abraços

Luiz

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Bacana Luiz, lindas fotos, beleza de lugar que espero ainda um dia conhecer. Cheguei perto, até El Bolson, mas não desci mais. Mas na próxima... Aliás, ali junto ao El Bolson tinha um riozinho lindo que acompanhava a estrada, repleto de trutinhas nadando, e no lagão bem na cidade, cada trutona enorme passeando calmamente sob o pilastre do cais!!

E os parques que tem vários lá na redondeza de Esquel, chegou a visitar algun(s) ? Vale (como passeio) ? E salmões com que o Dr.luciano sonhava, nada ? E a dra, saiu de lá pescadora rsrs ? Tá mó novela esse rolo dos dois doutores kkkkk, só quero ver quem dobra o braço de quem no final hehehe.

Meu bom amigo Kensuke,

Agradeço seus comentários e respondo:

- Como já falei ao Maurício, acho que vale a pena conhecer, mas dificilmente voltarei lá. El Bolson e La Hoya, no meio do caminho, tem points mais graciosos. Esse riozinho que vc. menciona e outro, o Foyel, entre Bariloche e El Bolsón são nota 1000! É aquela coisa, vamos com tudo marcado e os guias nos querem levar para lugares onde se podem pescar trutas grandes...Não entendem, por mais que agente fale, que os riozinhos nos encantam muito mais. Aliás, nós quase que dispensamos o último dia de pesca (já pago) para fazer pesca/pic-nic no Foyel. E até nos arrependemos, pois paramos na volta e o rio, que é lindo demais, baixinho e com vários poços, tava coalhado de trutinhas, a maioria fontinallis, viemos a saber depois. Mas no próximo passeio à Bariloche ele não me escapa (está a somente 100 km de Bariloche), pois não precisa guia e a pressão de pesca é nula, pois os caras de lá não vêem graça em pescar 100 trutinhas por dia.

- O Luciano avistou um salmão e teve outro na linha...Que rompeu sem maiores cerimônias... :lol:

- A outra pergunta, é melhor que o Dr, responda...rrrrrrrrrr :lol:

Abração

Luiz

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Grande Luiz Pescador foi tudo bem com vocês nesta aventura que parece um piquenique, trutas bonitas esta com o lombo cinza esta bonitona, estava muito frio ou não, quantos dias vocês passarão na Patagônia.

Grande abraço e ótimas pescarias. :ok :D:bye:

Grande Luiz Pescador, que trutas bonitas você capturou em lagos.

É muito emocionante ver você com estas estrelas muito bom mesmo.

Grande abraço e ótimas pescarias como esta. :rolleyes: ok: :bye:

Valeu Pescador! Grato pelos comentários e um grande abraço.

Luiz

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Luiz,

Show de relato (os dois), de pescaria e de imagens!!!!!!!!!!!!!!!

Falando em imagens... Linda essa água heim, barbaridade!!!

Amanhã parto para uma tour fotopesqueira naquele riozinho que comentei contigo tempos atrás (o das Joanas)... Tomara que consiga gastar tão bem quanto tu conseguiu os 16Gb de espaço nos cartões que estou levando.. ehhehehehhe

Abraços,

Ricardo

Oi Ricardo

Quanto tempo, meu amigo!

Agradeço seus comentários e desejo que você fique sem espaço nos seus cartões :lol: Seu riozinho é lindo demais e todas as informações que você me passou estão guardadas em meus arquivos, pois ainda pescarei nele.

Abração

Luiz

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Grande Luis,

Embora já soubesse os detalhes desta empreitada,por havermos nos encontrado no Aeroparque em BA

gostaria de parabenizar as duplas pelo sucesso alcançado.As trutas estão lindas e grandes.A Ja-

que promete !!!!!

Como esta região parece-me novidade,poderia postar os custos com a viajem ???

Nossos amigos mosqueiros devem querer saber !!!!!

Abraço

Fabio Pinto

Fala Fábio

Bom o nosso encontro em BA...Tava todo mundo pilhado, contando as novidades...Agora, com calma, a ficha vai caindo!

Quanto à Esquel, os preços não variam em relação à Junin. Guias entre 250/300 doletas dia para duas pessoas e hotéis bons (hosterias 4 estrelas) na faixa de 90 doletas o casal (ou duas pessoas) com desayuno. Tb. existem vários lodges bacanas com tudo incluído (pesca, refeições, traslados) na faixa de 500/600 doletas por dia para duas pessoas. Sai mais caro, mas para quem tiver com din-din vale a pena, pois como as distancias e deslocamentos aos locais de pesca são longos e como os lodges estão na beira de algum point, pelo menos nas pescarias naqueles trechos é só sair do quarto e pescar, tipo San Huberto no Malleo (que, aliás, tem em seu terreno os 7 melhores quilometros do Malleo, mas está custando 750 doletas o casal...Coisa prá americano mesmo)

Abração

Luiz

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Grande Luiz,

Maravilhoso seu relato muito boa as fotos também.

Realmente agora depois de tantas informações não tem mais desculpas para niguem deixar de ir a Patagonia pescar umas trutas.

Agora gostaria que você falase um pouco das moscas que tiveram os melhores resultados:

Quais as secas?

Quais as ninfas?

Quais os Streamers?

Tudo de bom,

Daniel

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Pô, Luiz, pelo menos nas fotos o lugar é lindo! Precisa mais?! É o paraíso! cool2.gif

Olá Alexandre

Claro que é bonito! O que quis dizer é que, comparativamente, em termos de visual, gostei mais da Patagônia Norte, mesmo que as trutas de lá, em média, sejam menores.

Outro aspecto é que quanto mais ao sul se pesque, maior o vento...

Mas de qualquer forma, qualquer que seja a região da patagônia, sempre vamos encontrar paisagens e oportunidades de pesca maravilhosas.

Em uma próxima vez pretendo explorar mais os pequenos rios, onde se pode pescar sem guias e que sempre tem muitas trutas pequenas, garantia de muita diversão...Mas isso, só daqui a um ano...

Abração

Luiz

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Grande Luiz,

Maravilhoso seu relato muito boa as fotos também.

Realmente agora depois de tantas informações não tem mais desculpas para niguem deixar de ir a Patagonia pescar umas trutas.

Agora gostaria que você falase um pouco das moscas que tiveram os melhores resultados:

Quais as secas?

Quais as ninfas?

Quais os Streamers?

Tudo de bom,

Daniel

Olá Daniel,

Muito grato por seus comentários.

Respondendo às suas perguntas:

Em Esquel, nessa época, as secas de escolha foram spinners com asas brancas bem pequenos #20 e #22(que não usei pois não as enxergo)O Luciano usou e se deu bem; parachute adams de #16 a #22 e caddis brancas ou cor de palha (corpo marrom ou verde) #16 a #22. Usei atratoras sem sucesso.

Ninfas bem afundantes, com bead heads, pheasant tails (marrons e cor de castor) com costela em arame dourado ou vermelho e bead dourado (essa foi campeã) e imitações impressionistas de pequenas stones, marrons, laranja queimada ou palha, sempre com algum dourado. Pretas não funcionaram!

Eles tem o hábito de pescar com ninfas com linhas floating e indicadores de pique (que eu detesto) e fiquei atendendo o guia com essa traquitana, sem pegar PN um dia inteiro. No dia seguinte, montei meu equipo com ninfa do modo que eu gosto: linha própria de cabeça afundante (os primeiros 4,5 metros) e líder pequeno (2 metros), tudo em fluorocarbono. O guia disse que assim é que eu não iria pescar nada...Enganou-se, pois foi quando peguei a pau e ele ficou de cara :lol:

O tamanho das ninfas foi de #12 a #18...Peguei mais com #14.

Streamers foram os tradicionais Woolly Bugers, principamente em oliva, marrom, preto ou laranja, sempre com algum brilho. Muddlers pesados com cabeça de halteres com olhos vivos também foram muito bem. tamanhos #4 a #8

Abraços

Luiz

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

No dia seguinte, montei meu equipo com ninfa do modo que eu gosto: linha própria de cabeça afundante (os primeiros 4,5 metros) e líder pequeno (2 metros), tudo em fluorocarbono. O guia disse que assim é que eu não iria pescar nada...Enganou-se, pois foi quando peguei a pau e ele ficou de cara laugh.gif

O tamanho das ninfas foi de #12 a #18...Peguei mais com #14.

Luiz, que linha é essa? E desse seu modo, você casteia à jusante ou à montante? Ou seja, vai no upstream fazendo o derive livre ou arremessa abaixo de onde está e vem trabalhando como um pequeno streamer?

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

:ok

Luiz, que linha é essa? E desse seu modo, você casteia à jusante ou à montante? Ou seja, vai no upstream fazendo o derive livre ou arremessa abaixo de onde está e vem trabalhando como um pequeno streamer?

Abraços!

Oi Alexandre

Uso essa da SA :

http://www.cabelas.com/cabelas/en/templates/product/standard-item.jsp?_DARGS=/cabelas/en/common/catalog/item-link.jsp_A&_DAV=netcon&id=0064490320832a&navCount=12&podId=0064490&parentId=cat602041&masterpathid=&navAction=push&catalogCode=IA&rid=&parentType=index&indexId=cat602041&hasJS=true

E outra similar, da ORVIS. Basta entrar e pesquisar no site deles. A da ORVIS tem uma sensacional, com um tippet afundante de só 1,5 metro, ideal para ninfar em águas rasas.

E a ninfada é justamente em dois tempos: lança no upstream e vem corrigindo, no estilo :ok Se a truta pegar, ótimo, pois pegamos como rezam os manuais e os chatos dos guias de pesca...Mas se não pegar (geralmente não pega) depois que ela começa a descer, é só dar linha na ninfa...Quando está a uns 25 metros, vem trabalhando, mas não como um streamer, e sim muito mais lento. Pequenos toquinhos mesmo, como se fosse um ninfa dançando (acho que vc. já viu filmes). Putz! É FATAL! Mas às vezes, quando começava a recolher mais rápido, prá tirar a linha dágua, elas tb. batiam, eh, eh E aí eu só dizia pro teimoso do guia:´"tá vendo cara, não é no estilo, mas assim pega!!" E ele continuou insistindo: "Si, hoy por suerte pega, pero no es la forma cierta"! CARACA! Um chato o cara! Forma certa prá mim é peixe no anzol! :lol:

Abraços

Luiz

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Luiz,

Apesar do rio estar meio alto, um pouco sujo, cheiooooo de redes e tarrafas - e farofeiros - , sairam uns peixinhos...

DSC_04242.jpg

DSC_04252.jpg

DSC_05362.jpg

As fotos ainda estão desorganizadas, por isso a pouca qualidade (edição rápida)... Essas ai são do amigo Thum.

Abração,

Ricardo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Cara, que maravilhas de trutas, todas de excelente porte. O local então nem sem fala! Valeu por postar os detalhes técnicos, esse peixe é sempre uma aula rsrsrssrs

"Forma certa pra mim é peixe no anzol" = Concordo plenamente!

Abs!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

:ok

Oi Alexandre

Uso essa da SA :

http://www.cabelas.com/cabelas/en/templates/product/standard-item.jsp?_DARGS=/cabelas/en/common/catalog/item-link.jsp_A&_DAV=netcon&id=0064490320832a&navCount=12&podId=0064490&parentId=cat602041&masterpathid=&navAction=push&catalogCode=IA&rid=&parentType=index&indexId=cat602041&hasJS=true

E outra similar, da ORVIS. Basta entrar e pesquisar no site deles. A da ORVIS tem uma sensacional, com um tippet afundante de só 1,5 metro, ideal para ninfar em águas rasas.

E a ninfada é justamente em dois tempos: lança no upstream e vem corrigindo, no estilo :ok Se a truta pegar, ótimo, pois pegamos como rezam os manuais e os chatos dos guias de pesca...Mas se não pegar (geralmente não pega) depois que ela começa a descer, é só dar linha na ninfa...Quando está a uns 25 metros, vem trabalhando, mas não como um streamer, e sim muito mais lento. Pequenos toquinhos mesmo, como se fosse um ninfa dançando (acho que vc. já viu filmes). Putz! É FATAL! Mas às vezes, quando começava a recolher mais rápido, prá tirar a linha dágua, elas tb. batiam, eh, eh E aí eu só dizia pro teimoso do guia:´"tá vendo cara, não é no estilo, mas assim pega!!" E ele continuou insistindo: "Si, hoy por suerte pega, pero no es la forma cierta"! CARACA! Um chato o cara! Forma certa prá mim é peixe no anzol! :lol:

Abraços

Luiz

jim teeny tem a mini tip.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça seu login agora mesmo para postar com sua conta

Visitante
Responder a este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoji são permitidos.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação importante

Ao usar este site, você concorda com nossos {termos}.