Ir para conteúdo

Quantos mosqueiros existem no Brasil?


Enquete  

21 votos

  1. 1. Qual o maior empecilho de uma pescaria?

    • Mau tempo
      5
    • Esquecer bebidas e comidas
      1
    • Piranhas, arraias e animais peçonhentos
      2
    • Levar um "amigo mala"
      13
    • Não pegar peixe
      0


Postagens Recomendadas

  • Mosqueiro

:mellow:

Existe algum numero oficial de quantos pescadores de Fly existem no Brasil? Fausto, quantos estão cadastrados aqui no Forum...

Sempre me perguntei isso, para sabera força que temos, seja para "sustentar" uma Fly Shop brasileira, para atrair mais cursos, mais participações em revistas impressas...

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

No momento tenho 732 membros cadastrados no fórum e muitos certamente estão cadastrados em outros fóruns destinados a pesca com mosca, que é o caso do http://www.flyfishingbrasil.net/phpBB. Dos 732 membros cadastrados muitos não praticam o fly fishing e muitos se cadastraram apenas com a intenção de ver como é o fórum.

Fiz uma rápida consulta em busca de membros que não acessam nosso fórum entre 01/01/2006 até 01/01/2007 e tem 75 membros que não acessam. Poderia muito bem esxluir todos esses 75 membros que eles nem sequer teriam conhecimento do acontecido.

Exemplos:

AgarSimas:

Cadastrado em: 25/05/2007

Última atividade: 25/05/2007 - 18:56

Arivaldo:

Cadastrado em: 17/10/2006

Última atividade: 24/10/2006 - 18:09

um abração! :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Fausto,

Tanto que o meu filho se cadastrou num fórum, mas não sabe pescar com mosca. Nunca pescou porém tem interesse de futuramente pescar com mosca.

Imagino que muitos estão se familiarizando com o esporte como ele. É um processo dinâmico de crescimento.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Creio que a quantidade de mosqueiros é muito maior em nosso país, creio que passa de 2.000 praticantes, porém muitos não gostam de participar dos fóruns e preferem adquirir o conhecimento através de filmes e livros. P/ termos uma estimativa melhor sobre a quantidade de mosqueiros, deveria fazer o mesmo questionamento nos fórum Caterva de Fly Fishing Brasil. Seu moderadores ou até mesmo seus administradores teriam uma informação boa p/ dar e mesmo assim, muitos que lá estão cadastrados aqui também estão.

Portas abertas de modo que a informação seja bem transmita, mantenho as minhas portas fechadas de modo que seja feito naturalmente uma filtragem das pessoas que aqui participam, não que vá excluir algum cadastro ou impedir que alguém se cadastre, mas sim impedir que o conteúdo de nosso fórum seja bisbilhotado pelo Google e demais "buscadores" que existem no mundo da Internet. Os assuntos aqui contidos é de nossa conta e não da conta de curiosos que usam o Google e etc.

Vamos em frente, mesmo sabendo que alguns amigos não gostam da forma que administro nosso fórum, mas o que seria do azul se todos gostassem apenas do amarelo?

T+ ok:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Na minha opinião o número de pescadores, que efetivamente PESCAM de fly, gira em torno de 1.000, na melhor das hipóteses. No meu ver só pode ser considerado adepto da modalidade aquele que em 25% das pescarias pesca com essa modalidade.

Uma boa forma de saber seria perguntar a pessoas que trabalham com fly há muito tempo, como o Gregório por exemplo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Eu também sou curioso em relação a quantas pessoas pescam com mosca no brasil.

Curiosamente achei que as melhores estimativas vieram do pessoal da Buenos Aires Anglers, do Alejandro, aliados a alguns números que o Gregório publicou pouco antes do fim dos fóruns do pescacommosca.com.br, relativos a vendas de caniços e moscas.

Creio que hoje, levando em consideração as informações citadas acima,temos uns 2000 mosqueiros no Brasil. Creio que, nós participantes dos fóruns representamos uma parcela menor, a parcela dos intusiastas/apaixonados/viciados na modalidade.

mas enfim... complicado...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro
mas enfim... complicado...

bastante.

Tem diversas modalidades:

Exclusivamente sempre

Exclusivamente de vez enquando

mezzo mezzo (bait e fly)

+ bait - fly

50% cada

- bait + fly

Tem uma vara largada no sótão

Só fala que é pescador e não pesca de verdade

boiola

NDA

todas as acima

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro
bastante.

Tem diversas modalidades:

Exclusivamente sempre

Exclusivamente de vez enquando

mezzo mezzo (bait e fly)

+ bait - fly

50% cada

- bait + fly

Tem uma vara largada no sótão

Só fala que é pescador e não pesca de verdade

boiola

NDA

todas as acima

Primeiro temos que definir o critério para aí iniciar a pesquisa e buscar no local adequado, como gente que vende material, agentes de viagens, imobiliárias, associações e ongs GLBT, Walter Mercado etc.

Resumindo, um trabalho árduo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Hummm, dificil este assunto, principalmente no que diz respeito a definição dos criterios para incluir um pescador nesta estatistica. Eu mesmo já conheci uns 4 ou 5 pescadores que compraram um kit básico, jogam a linha pra frente e para traz, e dizem que pescam de fly. será que realmente o fazem??? Bom o importante é que a tendencia é de um real aumento das pessoas que incorporam o fly em suas pescarias seja como alternativa, seja como modalidade principal.

Abraços a todos os amigos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Olá a todos,

Acho que o número certo de pessoas que habitualmente pescam de Fly é maior que 1.000 praticantes, e sua maioria estão nos estados das regiões Sul e Sudeste.

É só ver a quantidade de pessoas que oferecem serviços e as lojas que vendem material e as revistas de pesca muitas colocam pelo menos uma materia de Fly todo mês em suas edições.

Essa é minha opinião.

Daniel

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Eu mesmo tenho observado deste 1970 o aumento da pesca

FlyFishing e com isto entrei nesta de pescar com um conjunto

de fly por três motivos um por ser muito emocionante com

mais sensibilidade e por ser a pesca mais antiga que eu já vi

e a última modalidade que eu pratico já a muito tempo pesco

com Bait e procuro me perfeiçua e ir para frente esta modalidade

Fly é excelente para aqueles que gastão de muita paz e um visual

perfeito no FlyFishing é isto e uma amônia com a natureza, e quem

gosta mesmo, tenho observado muitos pescadores de FlyFishing que

respeita o peixe e a natureza. A tendência é aumentar e também tenho

esta curiosidade de saber quantos fies na pesca FlyFishing tem no Brasil

que realmente gostam de pratica a modalidade.

Abraço a todos MosqueirodoRio

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono
Eu mesmo tenho observado deste 1970 o aumento da pesca FlyFishing

e com isto entrei nesta de pescar com fly por três motivos um por ser muito

emocionante com mais sensibilidade e por ser a pesca mais antiga que eu já

vi e por ser a última modalidade que eu pratico já muito tempo que pratico o

Bait e procuro me perfeiçua e ir para frente esta modalidade é excelente para

aqueles que gastão de muita paz e um visual perfeito no FlyFishing é isto e uma

amônia com a natureza, e quem gosta mesmo, tenho observado muitos pescadores

de FlyFishing que respeita o peixe e a natureza.

A tendência é aumentar e também tenho esta curiosidade de saber quantos fies

na pesca FlyFishing tem no Brasil que realmente gosta e pratica desta modalidade.

Abraço a todos MosqueirodoRio

A muitos anos atrás, estava em Lisboa com minha mulher. Pegamos um táxi para ir ao hotel. Estávamos conversando, quando o chofer se virou e perguntou: “ Me desculpe cavalheiro, mas que raio de língua estão a falar que eu entendo tudo?”

Esta historinha me leva a fazer uma pergunta oposta.

Em que língua este tópico esta escrito? Será que alguma alma caridosa e mais inteligente poderia ordenar as idéias e traduzir para português?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Pôxa Beto você só me faz pedido difícil! :lol:

Pode ser algo mais simples sim como, por exemplo, colocar o texto em grego! :p

Marcelo meu amigo, a questão mais difícil de todas é realmente saber quantos Mosqueiros praticantes de fly fishing tem em nosso Brasil! ok:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono
Ô raios o Beto, estais a me magar pois? :p

Meu Deus – cada vez mais complicado, MAGAR???? Será que você quer dizer alguma coisa em relação ao grupo etino linguistico do Nepal? Por acaso você acha que o professor resolveu se comunicar em Magares?????

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono
Vez de escrever matérias sob Fly da uma aula dos seus conhecimentos é muito melhor do que ser Professor da bobagem ta bom meu amigo professor. Com todo respeito OK.

Não, não pretendo dar aula de coisa alguma. Nunca me intitulei professor de nada. Só quero aprender, mas para isto é preciso compreender. E sou obrigado a confessar que tenho grande dificuldade em entender frases sem pontuação, palavras colocadas em ordem aleatória, outras que não constam em dicionários, concordâncias que não concordam e por ai vai. Fico sempre com a impressão de estar perdendo alguma coisa. Enfim, parece que respeitar minimamente as regras da escrita e ter um pensamente linear esta meio fora de moda, o que fazer....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Eu concordo com você amigo JR,quantos Mosqueiros têm aqui no Brasil.

Amigo será que cada um que é Fly Fishing colocando ou uma enquete numa pagina do nosso foram da resultado.

Um exemplo o nome, a cidade e estado, a idade, o tempo que pratica etc. é só um exemplo não sei se você entendeu alguma forma para ter a quantidade de pescadores de Fly ativos e praticantes. Ou em outros fóruns daqui do Brasil juntos será que da para saber.

É só uma idéia e um exemplo.

Abraço a todos MosqueirodoRio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Amigos,

Segundo recente pesquisa do IBAMA (IBAMA/PESCAMADORA/PESQUISAS/2009) o número de pescadores com mosca no Brasil é de exatos 8.379 indivíduos, sendo que:

PESCA COM MOSCA

a) 18% pescam 04 ou mais vezes por mês;

B) 32% pescam de 02 até 04 vezes ao mês;

c) 41% pescam 01 vez ao mês e

d) 9% pescam menos que uma vez ao mês

FONTE: http://www.ibama/pesquisas2009

Abraços

Luiz

PS: certa vez, numa reunião do Conselho Diretor de uma organização em que eu trabalhava, foi levantada uma questão que não mudaria os destinos do mundo. No entanto, o Presidente do Conselho, querendo fazer bonito, se dirigiu ao assessor ( no caso, eu ) e falou: "passo a palavra ao nosso assessor, para que possa nos esclarecer o que a legislação fala sobre o assunto." Evidentemente que eu não tinha a menor idéia do que a legislação dizia, mas não titubiei:

"Sr. Presidente, a legislação é omissa!"

O assunto foi encerrado, todos ficaram satisfeitos e nele não mais se falou...

PS2: Mas combinar "amônia com natureza" realmente é Flórida :lol: :lol: Coitadas das trutinhas do MDC....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Tb, pra que saber qtos somos ? Basta olhar ao redor pra vermos que somos ninguém. Um ínfimo do ínfimo. Muito raro, raríssimo mesmo cruzar com um qdo vamos pescar, isso que conta (ainda bem)!!! A não ser que vc esteja pretendendo ingressar no ramo da venda, aí é só perguntar a quem já é do ramo, tipo Lê, Thiago. Se bem que nem todos que compram pescam, e nem todos que pescam compram, bem como nem todos que pescam ficam perdendo tempo na net, e vice-versa. Aliás, acho que o grosso dos pescanautas só pescam na rede. O grosso que pesca pra valer nem perde tempo com isso (minha opinião). Eu mesmo qdo ía pescar todo dia (tempos bons!!!) nem dava tempo de ver tv, qto menos pensar em computador. Agora que pesco quase nunca, me aderi ao conforto da redinha hehehehe.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro
Meu Deus – cada vez mais complicado, MAGAR???? Será que você quer dizer alguma coisa em relação ao grupo etino linguistico do Nepal? Por acaso você acha que o professor resolveu se comunicar em Magares?????

"Etino"? Teria a ver com o Acetileno? Ou seria um habitante de uma cidade da Sicília (Itália) de nome e localização não registrados (mas que, cá com meus botões, creio ter relação com o Etna)? Ah, não vale dizer que foi erro de digitação! KKKKKKK! :yahoo::yahoo::yahoo:

Beto, você é quem levantou a bola: perco o amigo, mas não perco a piada! HAHAHAHA!

Brincadeiras à parte, também tenho dificuldades com a ausência de pontuação. Mas não podemos negar que há até literatos que a cultivam! Para terminar o assunto com um chiste e alegria, sugiro criarmos o Saramago Fly Fishing Brazil Team e por fim à questão! :yahoo::cool2:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

LUIZ, apesar de não ter conseguido acessar a pesquisa do IBAMA, acho esse resultado uma piada. Vai ver neguinho pensou que "pescar com mosca" se referia à utilização de "insetos dípteros esquizóforos da subordem dos ciclórrafos" espetados na ponta do anzol, tal qual se faz com minhocas, bichos-da-laranja, içás, etc... :lol: Ou, então, "Sim, pesco com moscas. Elas não param de zumbir nas minhas orelhas e de me encher o saco!".

THIAGO, você julga conveniente dar uma idéia pra gente de quantos nomes vc tem na sua lista de clientes? Talvez seja melhor não, mas... :ph34r:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro
LUIZ, apesar de não ter conseguido acessar a pesquisa do IBAMA, acho esse resultado uma piada. Vai ver neguinho pensou que "pescar com mosca" se referia à utilização de "insetos dípteros esquizóforos da subordem dos ciclórrafos" espetados na ponta do anzol, tal qual se faz com minhocas, bichos-da-laranja, içás, etc... :lol: Ou, então, "Sim, pesco com moscas. Elas não param de zumbir nas minhas orelhas e de me encher o saco!".

THIAGO, você julga conveniente dar uma idéia pra gente de quantos nomes vc tem na sua lista de clientes? Talvez seja melhor não, mas... :ph34r:

Pô Alê! :yahoo::yahoo:

Não acredito que vc. tentou acessar a pesquisa...Ela é tão verdadeira quanto o "a legislação é omissa" da reunião... :yahoo:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono
"Etino"? Teria a ver com o Acetileno? Ou seria um habitante de uma cidade da Sicília (Itália) de nome e localização não registrados (mas que, cá com meus botões, creio ter relação com o Etna)? Ah, não vale dizer que foi erro de digitação! KKKKKKK! :yahoo::yahoo::yahoo:

Beto, você é quem levantou a bola: perco o amigo, mas não perco a piada! HAHAHAHA!

Brincadeiras à parte, também tenho dificuldades com a ausência de pontuação. Mas não podemos negar que há até literatos que a cultivam! Para terminar o assunto com um chiste e alegria, sugiro criarmos o Saramago Fly Fishing Brazil Team e por fim à questão! :yahoo::cool2:

Boa!! Perder o amigo??? nunquinha.

Falha minha - deve ser contágio internético. Será que também afeta a concatenação de idéias? Ai o caso seria sérissimo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro
Tb, pra que saber qtos somos ? Basta olhar ao redor pra vermos que somos ninguém. Um ínfimo do ínfimo. Muito raro, raríssimo mesmo cruzar com um qdo vamos pescar, isso que conta (ainda bem)!!!

Pois é, em toda minha vida pescativa só em uma oportunidade encontrei um mosquero que não era conhecido. As outras vezes que encontrei conhecidos pescando de fly, mesmo assim somando todas essas vezes não passaram de 5.

Só para comprar, encontrar gente pescando de bait é muito mais comum e frequente e olha que mesmo assim o número de praticantes de bait é pequeno dentro do universo pesca.

Ps- Concordo com o Alexandre, a pesquisa do IBAMA está furada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Amigo Faustinho como assim este esboço dessa enquete me explica.

É uma idéia se da para o enquete ser parecido com Pesca&Companhia igual a este.

É uma idéia.

Abraços.

Exemplo

Enquete:

Qual o maior empecilho de uma pescaria?

• Mau tempo

• Esquecer bebidas e comidas

• Piranhas, arraias e animais peçonhentos

• Levar um "amigo mala"

• Não pegar peixe

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro
Amigo Faustinho como assim este esboço dessa enquete me explica.

É uma idéia se da para o enquete ser parecido com Pesca&Companhia igual a este.

É uma idéia.

Abraços.

Exemplo

Enquete:

Qual o maior empecilho de uma pescaria?

• Mau tempo

• Esquecer bebidas e comidas

• Piranhas, arraias e animais peçonhentos

• Levar um "amigo mala"

• Não pegar peixe

Como diria o Sergio Kriegger (rrrr) estou quase tendo um ataque epilético de tanto rir

SEM DÚVIDA: LEVAR UM AMIGO MALA!!!!!!!!!!!!!!!

:yahoo::yahoo::yahoo::yahoo::yahoo:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro
Pois é, em toda minha vida pescativa só em uma oportunidade encontrei um mosquero que não era conhecido. As outras vezes que encontrei conhecidos pescando de fly, mesmo assim somando todas essas vezes não passaram de 5.

Só para comprar, encontrar gente pescando de bait é muito mais comum e frequente e olha que mesmo assim o número de praticantes de bait é pequeno dentro do universo pesca.

Ps- Concordo com o Alexandre, a pesquisa do IBAMA está furada.

Nunca vi outro barco pescando com mosca nos manguezais nem nas represas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo mala! Com certeza hehehehhe :lol: :lol:

Quem teve experiência sabe do que eu estou falando.... encontrei um assim num estado do nordeste que num tinha jeito! hehehehe

Abc.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça seu login agora mesmo para postar com sua conta

Visitante
Responder a este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoji são permitidos.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação importante

Ao usar este site, você concorda com nossos {termos}.