Ir para conteúdo

Snipers em ação


Postagens Recomendadas

  • Administrador

Isso é possível Mariz?

A munição usada pode causar esse estrago mesmo?

Nice snipper practice

LEIAM ANTES DE VER O FILME

Franco Atirador Canadense no Afeganistão.

No filme pode-se observar algumas sequências de

franco-atiradores (snipers) canadenses eliminando

franco-atiradores talibãs, no Afeganistão.

Estes vídeos foram feitos através da luneta do spotter

(parceiro observador) do franco-atirador, que fica à sua

direita.

O atirador canadense está usando um fuzil calibre ponto 50.

O cartucho tem 20 cm de comprimento e o estojo tem 2,5 cm de diâmetro.

O projétil tem 0,5 polegada ( 11,25 mm ) e 1,5 polegada de comprimento.

Atente, no primeiro vídeo, que o sniper talibã está acima de um espigão de pedra e quando se ouve o tiro, veja o que sucede.

Confirmaram que o sniper talibã estava a 2.310 m de

distância, o que consistiu em um novo recorde mundial, já

que o recorde anterior era do sniper dos marines, o

legendário Carlos Hatchkock, no Vietnã, em 1967.

O canadense estava a 2.800 m de altitude e o alvo com um

vale entre eles..

O recorde durou somente uns dois dias.

Os franco-atiradores canadenses operam apoiando a

infantaria americana. Usam o fuzil MacMillan calibre 50, com

ação de ferrolho e carregador de 5 tiros.

A equipe do franco-atirador é constituída de 3 homens,

que além do fuzil .50, contam com três fuzis standard C7

canadenses, um deles com lança-granadas de 203mm.

Os pedaços que você vê voando são parte dos alvos

(corpos), dado o violento deslocamento hidrostático por

causa do alto calibre e velocidade do projétil.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Fausto, fui snipper de meu batalhão por mais de 14 anos.

É possível, sim, esta arma causar este efeito - e normal.

É um fuzil calibre .50 (meia polegada de diâmetro do projétil) - calibre desenhado para atirar em carros blindados e, depois (pelo menos até a 2º GM e ainda hoje, nas torres dos carros de combate) para atirar em aviões em vôo rasante.

Eu pessoalmente já vi o que um disparo (acidental) fez no tórax de uma pessoa (uma .50 da torre de um CC). É feio demais de se ver.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Mestre Fausto!

O fato relatado é possível sim! Porém, esse aí do filme foi feito em um treinamento em área de montanha no próprio Canadá e algum malandrinho resolveu colocar no youtube para causar efeito. Digo isso pq conheço pessoalmente os homens que lá estavam, inclusive dois deles estão agora no Brasil treinando conosco. Atiraram em animais e o calibre utilizado não foi exatamente o .50 e sim o Cheytac ( calibre .408 ), que nada deixa a desejar ao .50!

Testavam o modelo M200 , que está a disposição para forças militares atualmente e conta com sistemas de compensação computadorizado de altitude, elevação, temperatura, inclinação, vento e umidade relativa do ar...e nesse caso, a essas distâncias, efeito de coriollis ( que normalmente é preocupação da artilharia ). Temos excelentes caçadores ( nome dado aos snipers do Exército Brasileiro) no Brasil, que se utilizam do calibre .308 Winchester ( popular 7.62 x51 mm) e .50 ( no caso das Forças Especiais). Na Marinha , os Comandos Anfíbios desenvolvem um bom trabalho tb, usando fuzis Parker Hale tb no caliber .308 Win.

Nós, da PF, usamos os modernos Sig Sauer Blaser Tactical 2 no calibre .338 Lapua Magnum e temos limite de alcance útil de 1500 metros...embora em treinamentos já acertamos a 1750 metros com esse calibre.

Carlos Hatchcock foi sim uma lenda nessa área, sendo um dos ícones dos Marines na Guerra do Vietnã, e ganhando várias vezes o torneio de Wimbledon ( esse aí é de tiro), superado apenas por Chuck Mawhinney ,que tem 193 mortes confirmadas ( se não me falha a memória).

O pessoal aqui do Fórum tá informado! Que bom!

Abraço mestre Fausto!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Mto legal !!

Não entendo nada de armas, de tiro, e etc... só no video game hehehe mas sou curioso sobre o assunto.

bacana o vídeo.

tem este aqui no youtube tb...

http://www.youtube.com/watch?v=R_L20gTJjew

Enfim, bom mesmo é o caniço de bambu com uma mosquinha seca na ponta... (mas que deve ser legal atirar isso deve ser...)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

É impressionante como este vídeo está rodando por ai com este boato de sniper. Hhahaha!

Isso é varmint hunting! Se usaram mesmo o Cheytec .408 esse animalzinho ai deve ser uma marmot (marmota). Se for um calibre menor pode ser qualquer roedor pequeno que o efeito seria semelhante.

Mas para mim é dificil de acreditar que o efeito num ser humano seria parecido. Quem já atirou com calibres similares (por exemplo 300 win mag) em animais com peso e porte similares ao ser humano sabe que não tem essa história de sair voando. O dano é muitas vezes devastador mas nunca vi um animal de maior porte sair voando assim.

Agora se vocês gostam disso olha o brinquedinho que uso aqui para tiro de longa distância...

OgAAALKPxGl3dPS1mSCX9pzBpOxbuzY6ezB32JYp

.. Fuzil Savage de "prateleira", com coronha tática, gatilho modificado, luneta de reticula iluminada e bipé, calibre .308 (7,62 Nato). Dá para se divertir no estande de tiro. Mas caçar mesmo para mim só de arco e flecha. Por falar nisso estou escerevendo o relato da temporada de caça e em breve estarei publicando.

Um abração,

LM

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Creio ser esse o rifle que o Mariz está se referindo:

blaser tactical 2, cal 338

E esse aqui deve ser uma variante do rifle:

Blaser R93 Tactical

Mas caçar mesmo para mim só de arco e flecha. Por falar nisso estou escerevendo o relato da temporada de caça e em breve estarei publicando.

Não deixe de nos informar o link de modo que possamos ver e ler seu relato. Também gosto muito de arco e flexa.

T+ :bye:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Márcio, temos 4 destes nas prateleiras ( já foram aposentados) que usamos por muito tempo no calibre .308 e com ação Remington curta...essa coronha John Plaster é muito boa mesmo! Excelente arma!

Faz grupamentos sinistros e todas elas tem boas histórias pra contar graças a Deus!

Abraços!

Ali né varmint não! É Big Game mesmo! Risos...

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Orra meu !!!

Vou contar uma história que aconteceu comigo este ano.

Estava dormindo e o FDP do meu vizinho (república de estudantes) me acordou

altas horas da madrugada e não conseguia mais dormir.

Fui assistir televisão pra ver se o sono voltava e me deparei com um filme de guerra, da 2ª guerra,

e com o desenrolar do mesmo, pude verificar que se tratava de franco atiradores (russo contra o alemão que sifu)

Na realidade o filme se baseou na história real de Vassili Zaitsev, capitão russo, herói da 2ª guerra e que

combateu na Batalha de Stalingrado.

O filme é muito bom, só não lembro o nome.

Acho que foi a partir dessa batalha que os "snipers" surgiram ou ficaram famosos ?? !! (alguém me ajude, ?)

Atirava com um rifle Mosin Nagant 91/30, com luneta, é claro, e que se encontra, atualmente, no Museu de Stalingrado.

Quem quiser saber mais sobre esses snipers heróis entra no youtube e digita ww2 sniper hero

Muito bom !

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro
Fui assistir televisão pra ver se o sono voltava e me deparei com um filme de guerra, da 2ª guerra,

e com o desenrolar do mesmo, pude verificar que se tratava de franco atiradores (russo contra o alemão que sifu)

Assim não vale, já contou o final do filme.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Wlademir, vc não está completamente enganado não!

O nome do filme é círculo de fogo e conta mais ou menos uma passagem da vida de Vassili Zaitzev, que foi um grande atirador russo. Nesse caso, há relatos de muitas mulheres que eram atiradoras e fizeram bastante estrago no exército Alemão.

Porém, o nome sniper é originário de um pássaro, chamado snipe, parecido com nosso quero-quero, que era abatido a tiros a grandes distâncias por caçadores e/ou militares utilizando armas de cano longo e alma raiada.

Quanto à sua primeira utilização como arma de guerra ( elemento potencializador de uma fração de combate) há controvérsias, visto que tal idéia surgiu assim que perceberam que era possível acertar um ser humano a grandes distâncias com armas de fogo portáteis, e dizem até que o famoso Almirante Nelson foi abatido por destes combatentes. O desenvolvimento dos novos sistemas de armamento tb permitiram tal evolução bélica. No caso dos americanos, já se percebia o uso de atiradores de precisão na Guerra de Secessão, logo, a um tempo razoável. Russos, chineses e Alemães tb passaram a utilizar tais indivíduos, inclusive com formação oficial. No caso norte-americano, logo após a Segunda Grande Guerra, a escola de atiradores de precisão ( em Fort Benning) foi desativada, ficando relativamente ociosa até meados da Guerra do Vietnã, quando foi reativada a pleno vapor e assim continua até hoje.

O Exército Brasileiro possuía alguma doutrina e mantinha em seus quadros combatentes que poderíam sim desempenhar tal função, inclusive com uma seção de tiro de precisão na gloriosa AMAM. Porém , somente com a ida do então tenente Guilherme Ferreira para a escola de snipers do Exército Americano, foi desenvolvida doutrina formal Instituicional no Exército Brasileiro, com a formulação de manuais e cursos oficiais. Outro fato que permitiu tal evolução foi o desenvolvimento por parte da IMBEL do Fuzil de precisão AGLC, razão esta que permitiu a independência tecnológica nacional nessa área e incrementou o processo de formação dos caçadores militares no EB. Honestamente, a arma não é lá grande coisa mas atende perfeitamente os requisitos necessários para a atividade de atiradores de precisão militares, e principalmente, é nossa e não depende de nenhum tipo de tecnologia estrangeira.

Algumas polícias no Brasil tem atiradores de precisão formados oficialmente pela Polícia Federal , que hoje tem sem dúvida a melhor escola de formação e centro de treinamento da América Latina ( e do mundo) em tiro de precisão, porém muito ainda há para evoluir até que cheguemos ao ponto em que estão os departamentos de polícia norte americanos. Não digo isso por questões técnicas ou de recursos materiais e humanos ( isso já temos de sobra) mas quanto à cultura de utilização de tais profissionais pelas polícias estaduais. Veja, o atirador que disparou naquele evento recente foi formado pela Polícia Federal e fez um disparo certeiro, salvou a vida de uma mãe de família, porém, sempre tem alquém a questionar se era necessária tal medida. Talvez, se a mesma providência tivesse sido tomada no caso Eloá, a menina estaria agora poraí, feliz da vida. Exemplos podemos citar muitos, mas acho que deu pra entender...risos...

Se ficar curioso de como é feita a seleção , o treinamento e como é o dia a dia desses homens na PF, entre no site www.charlieoscartango.com.br ou compre o livro nas melhores livrarias ( tb vende pelo site da editora) que lá tá tudinho explicado.

Abraços amigo!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Mais munição para este off topic. :p

Primeira parte do Future Weapon sobre o CheyTac:

http://www.youtube.com/watch?v=XDxmDVDqWok

Segunda parte:

http://www.youtube.com/watch?v=p0-0__ykphI...feature=related

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Amigos,

Isso mesmo: Círculo do Fogo ! Obrigado JGZR !

Maurício, desculpe-me por contar o final do filme...mas só assistindo mesmo ! É de tirar o chapéu (no caso o boné)...hahahahaha....

Mariz, obrigado pela aula ! Quando servi o quartel, tinha um cabo que atirava muito bem com o FAL mesmo !

IMarcio, valeu pelos vídeos ! Não é à toa que esses americanos são os senhores das guerras. Investem muito em armamento ! O lado triste dessa obsessão paranóica dos americanos por armas surge nos noticiários quando ocorre chacinas em prédios públicos e escolas !

Japa, toma cuidado com tua panela ! Ela pode ficar mais furada que peneira ! Hahahaha...

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro
.......................................................

Quanto à sua primeira utilização como arma de guerra ( elemento potencializador de uma fração de combate) há controvérsias, visto que tal idéia surgiu assim que perceberam que era possível acertar um ser humano a grandes distâncias com armas de fogo portáteis, e dizem até que o famoso Almirante Nelson foi abatido por destes combatentes. ....

Exactly...

Um atirador de elite postado na gávea da nau francesa "Redoutable" foi o autor da proeza...

Pena que tal façanha não lhes permitiu ganhar a batalha...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça seu login agora mesmo para postar com sua conta

Visitante
Responder a este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoji são permitidos.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação importante

Ao usar este site, você concorda com nossos {termos}.