Ir para conteúdo

Indicação de GPS


Postagens Recomendadas

  • Administrador

Alguém indica um GPS de modo que possa usar tanto em minhas pescarias, bem como no carro?

Se é que existe algum desses aparelhos que possa ser portátil.

Ano que vem pretendo marcar diversos pontos de pesca de modo que possa fazer um roteiro relativo as possíveis pescarias na Patagônia Argentina.

T+ :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

olha, um que tem navegador, é portátil e à prova d'água é o Garmim Etrex Vista hcx. visor colorido é do tamanho de um celular antigo (primeiros nokia)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Garmin 60csx ou cx ou 76csx ou cx

Ambos podem se usados na terra, no mar e no ar :p

Porém, vc precisará ter os mapas certos para isso e as telas são pequenas para uso veicular. Quebram um galho para vc não se perder ou para se encontrar, mas acredito que fique ruim para seguir um caminho

No final das contas, como vc precisará comprar mapas, acaba sendo mais negócio comprar um GPS automotivo dedicado, que já vem com mapas, pontos de interesse etc, e um portátil desses para pescaria e caminhadas

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Fausto eu também sou da opinião do Célio, para o carro o ideal são os modelos automotivos com telas grandes e já com os mapas, hoje em dia com custo bem reduzido e a venda em qualquer americanas, ponto frio e etc. Para expedições os Etrex já atendem bem, principalmente se for para utilizar eventualmente. Se você tivesse lancha, aí os modelos CSX são uma excelente escolha.

Um abraço !!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Sim amigos estou estudando esse modelo:

eTrex Vista® HCx

cf-lg.jpg

Parece ser bem indicado p/ minhas intenções de registro das pescarias que vou fazer na excursão a Patagônia Argentina em 2010. Na realidade vou me dedicar em fazer os registros, de forma que os amigos que desejarem fazer a mesma excursão, saibam dos detalhes dos locais que estivemos. A idéia é fazer um roteiro com fotografias dos locais e com as coordenadas que poderão ser consultadas no Google Earth. Não será usado exatamente como guia p/ a excursão e sim como uma ferramenta que possa ser usada p/ marcar os pontos que pescamos. Não sei qual dos modelos vou encontrar no aeroporto (Duty Free), mas já estou pesquisando se encontro algum modelo da série eTrex.

Valeu amigos! :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Fausto,

Vai fundo nesse aí de cima.

Eu usei na Amazônia durante os 2 anos que estive por lá.

É incrivel a precisão do bichinho. Eu encontrava entradas de grutas de 1 metro de largura, marcadas 1 ano antes, no meio de todo aquele labirinto que é a Floresta Amazônica.

E a outra grande vantagem dele é quando vc sai pra navegar. Ligua, marca o ponto de saída e deixa ligado. Durante a navegação ele grava todo o trajeto. Pra voltar é só ir seguindo esse trajeto que aparece na tela.

Grande abraço.

João Emilio

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Ola Fausto,

faz tempo que não apareço por aqui, mas esse assunto de GPS me motivou a lhe passar alguns dados.

Eu tenho um modelo mais antigo (Legend C da Garmin) que é parecido com o indicado. O tamanho da tela permite uso no veiculo sem problemas. É lógico que os modelos veiculares levam mais vantagens nas estradas, mas para uso misto estrada e off-road esse modelo é interessante e prático.

detalhes que considero importante na compra de um GPS - ( para quem gosta de pescaria )

- marca GARMIN - tem muitos mapas excelentes e gratis disponiveis para dispositivos desta marca. (abaixo tem endereço para download de mapas GARMIN)

- deve ter cartão de memória - senão não tem mais como instalar mapas na memória interna do dispositivo. 2 Gb no mínimo

- a prova d'água (os modelos veiculares perdem neste quesito)

- deve permitir gravar pontos e trajetos ( tem modelos veiculares que não permitem gravar trajetos percorridos)

- ter o tamanho pequeno para caber no bolso da jaqueta ou mochila.

- alimentação a pilhas é mais interessante, pois pilhas alcalinas, mesmo as não recarregaveis, garantem um bom tempo de uso, e são faceis de se encontrar, exceto que você esteja num deserto. A bateria própria requer mais atenção para não esquece-las descarregadas.

alguns detalhes deste modelo que você apresentou:

Esse modelo requer a aquisição de um suporte para veiculo, caso você queira utiliza-lo na estrada. Este suporte não vem com o GPS.

Para este modelo compre também um cabo de alimentação para o carro, isso ajudará a poupar pilhas ou bateria. - Os veiculares ja vem com suporte e cabo de alimentação para o isqueiro do carro.

Ele não vai te avisar de pardais. Aqui entra outra vantagem de um veicular: - no veicular você carrega de uma vez só todos os pontos de interesse, como os pardais, e configura a distância para emitir o alarme para aproximação deles. Este modelo Vista não suporta isso. Se quiser dirigir sem medo de pardais esse modelo Vista HCX vai frustrá-lo.

Onde obter mapas gratis para dispositivos GARMIN:

www.tracksource.org.br - mapas do Brasil - muito bons e precisos o suficiente para turismo

www.proyectomapear.com.ar - mapas da Argentina, Chile e Uruguay.

www.gps.com.ar - mapas da Argentina, Chile e Uruguay.

www.gpstm.com.br - download de software para mapas, e mapas, porém não transferíveis para GPS - apenas para uso no micro.

Em 2008 tive sérias dificuldades com os mapas do proyecto mapear que utilizei no Chile, atualmente me parecem mais confiaveis.

Dica para não se perder em locais onde o mapa do GPS não traz informações de vias:

Se existir imagem em alta resolução no google earth para o local onde pretende ir, desenhe o caminho sobre as estradas visiveis no GE, com a ferramenta "trilha". Isso, obviamente partindo de uma estrada existente no mapa do GPS.

Salve este caminho do GE no formato .KML - abra este arquivo .KML com o software trackmaker (www.gpstm.com.br) e transfira o caminho para o GPS. Este caminho não terá o recurso de navegação. Será apenas para navegação no modo "olho na tela do GPS"... rsrsrs..

Quando estiver seguindo a estrada do mapa do GPS preste atenção para visualizar o caminho que você transferiu para o dispisitivo, dai é só seguir visualmente o caminho que você criou.

Outra dica: Nunca confie plenamente nas informações do GPS. Faça um planejamento prévio dos caminhos por onde irá viajar.

O caminho gravado no GPS é limitado, por isso salve periodicamente os registros do GPS em um computador, senão ele irá eliminar os trajetos gravados mais antigos para receber os novos.

No site www.garmin.com você encontrará mais modelos semelhantes a este, e até mais modernos, caso se interesse por algum outro informe-o para que possa ajuda-lo na avaliação dele.

Acho que era isso,

Abração,

Zorrer

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Caramba Zorrer! Obrigado mesmo pelas dicas! :ok

Na realidade não quero usar o GPS no carro e sim no trek mesmo e assim fazer um roteiro de minhas pescarias em toda a região da Patagônia Argentina. Com o passar do tempo haverá no fórum uma grande quantidade de informações e roteiros.

T+ ok:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Fausto não espere conseguir comprar um nos freeshops, o máximo que vi foi um igual ao meu que é o mais simples de todos, possibilita gravar waypoinsts e trilhas, mas não permite se carregar mapas. No ML você encontra modelos mais recentes e com preços atrativos.

Um abraço !!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
  • 1 mês depois...
Estou avaliando entre todos os indicados! ok:

Valeu Sérgio!

Fausto se vç ainda não comprou seu GPS vai a minha dica Oregon 300 eh o modelo que uso. Há um recurso bastante interessante e a posiblidade de colocar mapas raster, segue abaixo - criar varios perfis com configurações diferente.

Conheça alguns recursos do Oregon e do Colorado

GARMIN OREGON 300 Touchscreen

Garmin Oregon is waterproof

Colorado vs 76CSX

Oregon Handheld GPS Navigator

Navigation with compass and GPS - Part 3

_________________

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Editei o post p/ exibir os vídeos! :natal_wink:

Obrigado pelas informações que certamente são muito bem vindas, não apenas p/ mim, mas também p/ vários amigos que estão acompanhando esse tópico. :natal_thumbup:

Um abraço! :natal_noel:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Patrão, pq vc não pega um celular moderno desses já com a função de GPS ? Hj em dia tem monte desses na praça e não tão mais assim tão caros. E geralmente contam tb com internet e funciona como pequeno computador, daí do palco mesmo da pesca vc já nos posta o relato e tb mete bonca na gente aqui, bagunçando seu site kkkkkk e de quebra ainda funciona como telefone!!!! Eu vi o smartphone do Serginho e fiquei impressionado. Nas horas vagas, tipo esperando busun no meio da estrada, já acessamos o forum, vimos os relatos, postamos recadinho com dicas pro parceiro que tava indo pro mesmo lugar, e na função de GPS, o bichinho além de mostrar onde vc está situado no Globo, mostrava tb sua posição no mapa da Googlemaps. Realmente, um verdadeiro companheirão de PDIs!!!! Só faltava ter sonda e algum bip pra chamar os peixes.......

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O aparelho Oregon 300 esta custando na faixa de R$ 1.350,00, pega sinal até dentro de casa vç pode usa-lo como navegador veicular, aviso de radares ( só não fala - apita). Criei um perfil para cada configuração deferente, um outro recurso bastante interessante e baixar mapas da biblioteca do Ibge (mapas Raster bastantes detalhados) e coloca los no Gps recurso disponível apenas para linha Oregon e colorado e aceita cartão de até 4GB chega a ter precisão de até 2 metros

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono
Patrão, pq vc não pega um celular moderno desses já com a função de GPS ? Hj em dia tem monte desses na praça e não tão mais assim tão caros. E geralmente contam tb com internet e funciona como pequeno computador, daí do palco mesmo da pesca vc já nos posta o relato e tb mete bonca na gente aqui, bagunçando seu site kkkkkk e de quebra ainda funciona como telefone!!!! Eu vi o smartphone do Serginho e fiquei impressionado. Nas horas vagas, tipo esperando busun no meio da estrada, já acessamos o forum, vimos os relatos, postamos recadinho com dicas pro parceiro que tava indo pro mesmo lugar, e na função de GPS, o bichinho além de mostrar onde vc está situado no Globo, mostrava tb sua posição no mapa da Googlemaps. Realmente, um verdadeiro companheirão de PDIs!!!! Só faltava ter sonda e algum bip pra chamar os peixes.......

Kensuke, o GPS do meu celular é fraquinho e depende do google maps para funcionar, necessitando haver sinal de celular 3G para ficar atualizando os mapas. Há outros modelos com mapas já inclusos e GPS bem melhor. É uma questão de se pesquisar os smart phones disponíveis no mercado. Se não for colocá-lo em risco dentro dágua é uma opção interessante, faz-se um upgrade de celular e se leva um monte de funcionalidades a reboque. Têm uns que permitem acesso a internet além do 3G por Wi-Fi.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
Kensuke, o GPS do meu celular é fraquinho e depende do google maps para funcionar, necessitando haver sinal de celular 3G para ficar atualizando os mapas. Há outros modelos com mapas já inclusos e GPS bem melhor. É uma questão de se pesquisar os smart phones disponíveis no mercado. Se não for colocá-lo em risco dentro dágua é uma opção interessante, faz-se um upgrade de celular e se leva um monte de funcionalidades a reboque. Têm uns que permitem acesso a internet além do 3G por Wi-Fi.

Sérgio

Dependendo do seu celular vç pode instalar o garmin mobile xt, e ter gps com mapas do tracksource gratuítos, bem melhor que o google maps.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • Patrono

O meu filho tem um smartphone HTC desse que o Kensuke falou.

É um notebock, com o windows, é celular, acessa a internet, é GPS (mas tem que baixar um programa por uns U$ 10 da garmin). Só não fala, mas pensa muito!

Tenho um Etrex para as pescarias há uns 10 anos.

Muito bom, marquei pontos, rotas, vejo previsão do tempo, etc, etc...

Imagino que para o carro, melhor teer um específico com tela grande e som de alertas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça seu login agora mesmo para postar com sua conta

Visitante
Responder a este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoji são permitidos.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação importante

Ao usar este site, você concorda com nossos {termos}.