Ir para conteúdo

Finalmente, salmão!


Postagens Recomendadas

  • Mosqueiro

Amigos, finalmente capturei meu primeiro salmão! Coloquei ontem relato no Pescaki, mas vou repetir aqui pois sei que muitos não são membros desse fórum. Mas não se preocupem, browns e rainbows ainda são meus peixes favoritos!

JURASSIC PARK

Anos de intervenção humana nos Grandes Lagos na América do Norte transformaram esse corpo d água doce de dimensão continental (o maior do mundo), lar de inúmeras espécies de parasitas e predadores, formando um ecossistema totalmente diferente do que havia alguns séculos atrás, onde grandes chars como a “Truta do Lago”, as “Brook Trout”, e Salmões do Atlântico, reinavam no topo da cadeia alimentar em suas águas límpidas e geladas. Para melhor, ou para pior, o resultado é que hoje essas águas são dominadas por Salmões do Pacífico e Trutas Steelheads que foram introduzidos para auxiliar no controle de pragas como a Lampreia Marinha e outros animais exóticos.

Ano após ano, quase todos tributários dos Grandes Lagos recebem corridas (piracemas) de Salmão e Steelhead, na primavera e no outono. É nesse contexto que o pescador de vadeio encontra uma oportunidade de se confrontar com um desses gigantes, que geralmente é alvo de pescadores de corrico quando estão nas profundezas dos Grandes Lagos. Teoricamente, quando o Salmão do Pacífico entra nos rios para iniciar sua jornada de reprodução, ele não está se alimentando. Seu foco é se reproduzir. E muitos pesquisadores questionam o motivo pelo qual um salmão ataca uma Mosca artificial quando nessas condições. Alguns acreditam que por defesa territorial, outros simplesmente acham que se trata de mero acaso. Seja lá o que for, pescadores de vadeio lotam os rios próximos aos grandes centros tentando a sorte de ter um animal desses na ponta da linha, sendo que muitos são fisgados com o anzol pelo corpo, fato que me entristece, por não conseguir entender como alguém pode considerar isso pescaria...

Minha experiência, após tentar muitas vezes em vão, é que o Salmão ao entrar em pequenos riachos, ele sabe que está em perigo e torna-se muito arisco, e não irá de forma alguma atacar um “fly” caso não seja muito bem apresentado. Outro fato, é que esse animal possui poderosa visão, e consegue facilmente ver seu leader e identificar qualquer movimento não natural de sua mosca. Porém, consegui obter algumas ações ao usar tippets extremamente finos e apresentar wet flies com cores bem próximas ao natural. Obviamente, tamanha desproporção resultou em leaders estourados, porém conseguir achar uma boa poça, seguida de uma pequena corredeira, onde eu teria como, com muita paciência, tirar um bicho desses!

Minha conclusão é que embora eu não tenha absoluta certeza do comportamento desse bicho quando ele entra nos pequenos riachos, a grande verdade é que ele proporciona felicidade para milhares de pescadores todo ano com a chegada das chuvas de outono. Embora eu considere ele um animal menos nobre que o Steelhead, até então não tinha conseguido fotografar um... Mas após minha insistência em descer um fly mil vezes no seu território, fui recompensado com esse dinossauro do jurássico, que ultrapassou o tamanho médio dos peixes que tenho visto serem pegos, e após mais de uma hora de luta me levando pra cima e pra baixo no rio, veio a se entregar já exausto, dominado num tippet de 4x, 0,17mm, 6 lbs!

Corridas de Salmão, notem que um está subindo a superfície à esquerda...

Canada2380ajuste.jpg

Quando ele te vê, você não pega...

Canada2378ajuste.jpg

O poção do bicho

Canada2423ajuste.jpg

E finalmente...

Canada2415ajuste.jpg

Canada2412ajuste.jpg

Notem o tamanho do fly e a espessura do tippet...

Canada2420ajuste.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

UAUUUU

Bruno, que espetáculo!!! Seu sorriso diz tudo e mais alguma coisa!!!!

Viajei na maionese! Literalmente! Imagina, um bichão desses, correndo no riacho!

Viajei mesmo na maionese. Fiquei imaginando a voz da Iris Letiére, chamando lá no Galeão:

Air Canada, Flight number 726, to Toronto, now boarding, gate 11...Ah, eu queria estar nesse vôo!!!!!

Abração

Luiz

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro
Tesão demais. Com certeza valeu a perseverança.

Vale sim!

Brunão, como já falei lá, vc rebentou!!!! Essa é pra ficar na memória pra sempre!! Valeu a perseverança toda!!! E nesse materialzinho então.... Mil parabéns ao grande feito!!!

Valeu Kensuke! A grande verdade é que com o tippet 2x não tinha tido uma ação ainda. Ao mudar para o 4X perdi duas moscas na boca desses gigantes, mas por fim peguei meu recorde. Se estivesse no Saugeen ou algum rio mais largo, acho que poderia ir de 2x, mas em riachos desse tipo o bicho vê tudo, e embora você veja dezenas deles o tempo todo, é muito difícil fazer com que um ataque sua mosca, acredito que o tippet tenha feito diferença!

Caracoles grande Bruno, essa foto voce segurando o bichão é para fazer um poster e colocá-lo em destaque. parabéns :ok

Boa idéia, vou pensar nisso rsrsrs

Parabéns !!!

Bitelo!!!

Demais!!!

Show de bola!!!

Sem palavras!!! :yahoo:

Valeu JR!

UAUUUU

Bruno, que espetáculo!!! Seu sorriso diz tudo e mais alguma coisa!!!!

Viajei na maionese! Literalmente! Imagina, um bichão desses, correndo no riacho!

Viajei mesmo na maionese. Fiquei imaginando a voz da Iris Letiére, chamando lá no Galeão:

Air Canada, Flight number 726, to Toronto, now boarding, gate 11...Ah, eu queria estar nesse vôo!!!!!

Abração

Luiz

Valeu Luiz!

Pelo que tenho percebido uma das primeiras reações desse bicho ao pegar a mosca é colocar a cabeça pra fora d’água e balançar pra um lado e pro outro tentando se livrar do anzol, depois é correr que nem um doido te levando para um bom passeio. Quanto maior o rio, maior o passeio que ele vai te levar rsrsrs. Se o tippet não estourar nessa ou o anzol não se desprender do bicho, a briga pode ser praticamente considerada como ganha, restando apenas ter paciência para esperar ele se cansar, o que no meu caso demorou pracas rsrsrsr...

Quanto ao vôo que vc gostaria de estar lhe digo que seria melhor vir umas duas semanas antes, pois poderia aproveitar e fazer uma boa pescaria de browns nas cabeceiras dos rios caso desistisse do Salmão (nossa, como gosto dessas trutinhas rsrsrs). Em 3 dias essas águas estarão fechadas para a pesca de truta, restando apenas algumas bocas de rios para se pescar e alguns “extended fall season”. A pesca de salmão pode ser um trabalho meio árduo, muitos pontos “crowdeados” e tal, porém esse ponto que descobri com meu amigo, se for em dia de semana, é possível se pescar uma tarde inteira vendo pouquíssimos pescadores. Acho que muitos pensam que o Salmão não está lá rsrsrsrs...Foi engraçado um pescador que perguntou pra mim se eu já tinha visto algum salmão nesse dia, eu disse que acabara de chegar, olhando para um torpedo bem atrás dele rsrsrs

NOSSSSSSAAA :yahoo::yahoo::yahoo:

Sem palavras!!!

Que equipamento usou???

vara, carretilha e mosca????

Abraço

Meu equipo é um conjunto Redington Red Fly #8. A mosca usada foi um wet fly Beadhead Soft Hackle!

Bruno que que é isto, que monstrão. Você está de super parabéns em conseguir tirar um bicho deste tamanho com uma isca tão pequena e um tipet 4x.

Sensacional !!!!!!!!!

Um abração !

Pois é, já perdi trutinha marrom no 5x e consegui tirar esse cavalo no 4x rsrsrs. Mas é porque a marrom eu perdi na porrada na superfície, o salmão pega suave, parece peixe pequeno no início, mas rapidamente ele quase arrancou a vara da minha mão rsrsrs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Bruno,

Sensacional, parabéns mesmo. Um fato para lembra para sempre.

Depois de diversas vezes (4) sem nenhuma ação, consegui no ano passado pegar meu salmão atlântico num rio da Noruega. Era bem menor que o seu enorme salmão do pacífico.

Com você bem descreveu ele pega devagar e parece um peixe pequeno até que começa a tomar linha sem parar. Também o peguei numa isca bem pequena nas com tippet 1X o que me facilitou bastante em relação à sua briga com este peixão num leader bem mais fino.

Valeu a insistência e não vejo a hora de poder tentar de novo.

abraços,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro
Bruno

simplesmente....

" The Best "

Caracoles, Parabens...

Menandro

Valeu Menandro! Esse peixe é um troféu mesmo e orgulho de tê-lo pego pela boca, diferente do que muitos por aqui fazem (pois é, até aqui existe essa raça chamada “paneleiros”)

Caraca! Morri...

Parabens pelo bichão!

Neumann

Valeu Neumann! Fico feliz que tenha gostado de ver isso.

NOSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSA.

A natureza é bela , parabéns .

Obrigado por nos presentear com esse belo peixe.

Esse bicho é um exemplo de adaptação da natureza mesmo, pois até na costa oeste está difícil de achar chinooks desse porte srrsrsrsrsr

Bruno,

Sensacional, parabéns mesmo. Um fato para lembra para sempre.

Depois de diversas vezes (4) sem nenhuma ação, consegui no ano passado pegar meu salmão atlântico num rio da Noruega. Era bem menor que o seu enorme salmão do pacífico.

Com você bem descreveu ele pega devagar e parece um peixe pequeno até que começa a tomar linha sem parar. Também o peguei numa isca bem pequena nas com tippet 1X o que me facilitou bastante em relação à sua briga com este peixão num leader bem mais fino.

Valeu a insistência e não vejo a hora de poder tentar de novo.

abraços,

Caramba, isso que é persistência! Eu na segunda vez que vi os salmões e não tive nenhuma ação já estava falando que esse peixe não presta, que se não bate num fly é melhor nem existir e tal rsrsrsrs. Realmente ainda prefiro as trutas, pois tem toda aquela poesia de acertar o hatch e tal, o salmão acho que ele morde por raiva ou instinto de defesa (não descarto a hipótese de que esse bicho pensou meu wet se tratar de uma larva de uma espécie concorrente...).

Eu acho que lembro do seu relato, e realmente em rios daquela largura não há tanto a necessidade de ir com um tippet tão leve, pois o peixe não tem como observar tanto a isca. O Steelhead que peguei no Saugeen estava com tippet 2 x, e ele quase estourou tudo , pois era um rio com forte correnteza a favor do peixe. E peixes menores são geralmente mais ágeis! Parabéns pelo Salmão do Atlântico, o peixe mais nobre do mundo certamente!

PARABÉNS! Lindo peixe! Abração!

Valeu Jorge!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Grande Brunão. :yahoo::yahoo::yahoo:

Mais que mostroooooo.

É este que é o seu Record.

Fora de serie você esta de parabéns é o primeiro Salmão.

Mais este não vale é por não ser uma truta brincadeira a parte quantos quilos este salmão e qual o numero da vara que você pegou este monstrinho.

Mais um para o moral valeu amigo você esta de parabéns. :ok :bye:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro
Grande Brunão. :yahoo::yahoo::yahoo:

Mais que mostroooooo.

É este que é o seu Record.

Fora de serie você esta de parabéns é o primeiro Salmão.

Mais este não vale é por não ser uma truta brincadeira a parte quantos quilos este salmão e qual o numero da vara que você pegou este monstrinho.

Mais um para o moral valeu amigo você esta de parabéns.

:ok :bye:

Falta agora minha brown trout migratória gigante, para eu poder ficar sossegado no inverno (será que isso é possível, sossegar de pescar?! rsrsrsrsr)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Grande Brunão. :ok :D :ok

Consegue sim é só tentar enganar Brown trout além do

tamanho normal na água tudo pode acontecer, este salmão

estou curioso ele é do pacifico sul ou do atlântico sul, eu vi

um machucado na nadadeira peitoral é um macho que briga

com outro macho quando a fêmea esta no ninho é isto mesmo.

Agora você tem que bater o seu Record da truta e do Salmão estou torcendo para isto amigo.

Você esta cada dia com mais experiência esta foi uma, guarda na sua mente sucesso.

Agora quero ver você enganar os Big fish só vendo.

Parabéns Bruno continua assim. :yahoo::yahoo::bye:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro
Grande Brunão. :ok :D :ok

Consegue sim é só tentar enganar Brown trout além do

tamanho normal na água tudo pode acontecer, este salmão

estou curioso ele é do pacifico sul ou do atlântico sul, eu vi

um machucado na nadadeira peitoral é um macho que briga

com outro macho quando a fêmea esta no ninho é isto mesmo.

Agora você tem que bater o seu Record da truta e do Salmão estou torcendo para isto amigo.

Você esta cada dia com mais experiência esta foi uma, guarda na sua mente sucesso.

Agora quero ver você enganar os Big fish só vendo.

Parabéns Bruno continua assim.

:yahoo::yahoo::bye:

Professor,

Esse salmão que peguei é um Chinook Salmon, ele foi trazido do Pacífico para os Grandes Lagos (Great Lakes) no século passado para controle de espécies exóticas e também porque o Salmão do Atlântico (peixe nativo daqui) fora praticamente extinto. Quanto ao machucado não sei te dizer, me parece craca de tão véio que o bicho era mesmo rsrsrsrsrs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Você esta de PARABÉNS. :ok :ok :ok

Lembra que um dia eu valei com você que a observação e a persistência é fundamental

para um pescador ser melhor do que vários que leva a pesca como uma passagem do

momento mais não pensam no futuro. Agora você precisa mais três Record um da truta

Brown um do Salmão e outro da truta arco-iris Steelhead todos maiores que você capturou

peno menos quatro dedos a mais xixixixi. Amigo o Salmão foi não aquentou ou voltou entende.

Este Salmão na realidade compensou os meses de inverno não é.

Eu vi agora você foi um equilibrista com o material é isto ai amigo cuida do material é muito importante quando precisar não haverá problemas.

Amigo sucesso com os Big Fish mais e mais abração. :D:bye:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro
Você esta de PARABÉNS. :ok :ok :ok

Lembra que um dia eu valei com você que a observação e a persistência é fundamental

para um pescador ser melhor do que vários que leva a pesca como uma passagem do

momento mais não pensam no futuro. Agora você precisa mais três Record um da truta

Brown um do Salmão e outro da truta arco-iris Steelhead todos maiores que você capturou

peno menos quatro dedos a mais xixixixi. Amigo o Salmão foi não aquentou ou voltou entende.

Este Salmão na realidade compensou os meses de inverno não é.

Eu vi agora você foi um equilibrista com o material é isto ai amigo cuida do material é muito importante quando precisar não haverá problemas.

Amigo sucesso com os Big Fish mais e mais abração.

:D:bye:

Pois é prof, se eu pegasse esse salmão uns 50 mts rio acima acho que não seria possível pois ele facilmente estouraria o tippet nas árvores que tem lá, mas eu peguei ele no poção e ele brigou rio abaixo e depois voltou pro poção, só por isso foi possível tirá-lo. Se fosse um Steelhead do mesmo tamanho (coisa que não existe) acho que eu não tiraria, pois o Steelhead é um peixe muito ágil. O Steelhead de 4 kgs que peguei foi um trabalho pra tirar d´água, o peixe parecia que recebia choque elétrico rsrsrsrsr Essa continua sendo uma das melhores brigas qe tive até hoje se considerar as proporções entre os animais...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

:blink:

Bruno, parabéns, parabéns, parabéns!

Istp é tudo q consigo dizer por hora!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Mosqueiro
Puxa vida, depois de muito tempo sem acessar o fórum vejo esse relato brilhante.

Bruno, parabéns cara!!!!

Caramba Ádamo, sumidão, bom te ver por aqui meu camarada! Aparece mais e traga novidades dessa terrinha que sinto muitas saudades. Deixe-me saber o que tem aprontado por essas bandas...

Abs!

Parabens Bruno,

Que peixe maravilhos ainda mais com esse material e tippet, fico imaginando a adrenalina ... abraço.

Alessandro Pereira

Se eu soubesse o tamanho da encrenca que ia vir talvez eu tivesse mantido o 2x mesmo rsrrsrs. Mas no fim das contas valeu à pena, pois cada vez mais acredito que foi isso que fez ele morder, pois esse bicho enxerga bem prácas meu amigo!

Rapaz, que beleza Bruno, parabéns. :ok

Valeu Edson, obrigado!

Dr,

Muito legal !! Deve ser acima do topo pegar um salmão "Responsa" desses num tippet tão fininho e ainda com uma mosquinha tão pequena...

nota 10 !!

Valeu JGZR, a sensação que tive é que não tinha o que fazer com o bicho e que jamais ele iria cansar, pois as vezes parecia que nem era com ele, mas depois de uma hora o bicho cansou!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça seu login agora mesmo para postar com sua conta

Visitante
Responder a este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoji são permitidos.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação importante

Ao usar este site, você concorda com nossos {termos}.