Ir para conteúdo

Pequenas Trutas no rio La Filière


Postagens Recomendadas

  • Mosqueiro

Ola meus amigos Mosqueiros.

Pois é, ontem aconteceu uma coisa inusitada… :blink:

Esse final de semana o tempo estava do cão, muita chuva e caiu um pouco a temperatura (nada como o frio que esta fazendo ai :wacko: , mas ficou em torno dos 15 - 18°C). Tempo muito humido e fechado.

Diante disso adiei a pesca de sabado e ontem fiquei receoso de sair de casa. Bom, como o vicio falou mais forte, almocei e resolvi dar uma tentada nos Pikes no Lac d’Annecy. Cheguei no local e nada de nada... 1 hora de pesca e despenca um temporal... Um vento gelado e eu tinha deixado minha capa de chuva em casa com a inocência de pensar que não choveria mais aquele dia. Mas não desisti e continuei pescando de baixo de chuva forte e vento... Bom nessas alturas vocês devem estar se perguntando o que isso tem a ver com Trutas em rio... Logo entenderão!!!

Depois de uns 30 minutos de chuvarada, impressionantemente abre o tempo e o sol veio me esquentar e me secar. :rolleyes:

Pouco tempo depois olho para tras e percebo que um sujeito me observava pescar. Ele me pergunta... “Ça mord pas?”. Quer dizer : “Os peixes não estão atacando ?”. Eu respondi que não e começamos a conversar. Bom, descobri que ele pescava com fly e inclusive ja foi arbritro do Campeonato Francês de Pesca com Mosca. A conversa foi fluindo e falei pra ele que tinha sérias dificuldades para aprender a pescar com fly em rios sozinho, e ele se prontificou a ir comigo para dar umas dicas de como pescar com ninfas na pratica... Pensem em um cara que ficou mais facero que saci de patinete... :yahoo:

A essa altura eram 16:00h e combinamos de nos reencontrarmos às 17:00hs para ir tentar umas Trutas Fario.

Fui até em casa, peguei meus equipamentos de fly e às 17:00h em ponto ele passou em casa para me buscar.

Quando o questionei da questão das chuvas (em relação ao nivel do rio e a cor da agua) ele sorriu e disse. “C’est pas grave, ça marche quand même!!!”. “Não tem problema, é bom mesmo assim!”. Incrédulo resolvi confiar e vamos embora…

O Rio eleito foi a La Filière, um rio não muito grande que desagua no LE FIER. Esse rio é muito psicoso e as Trutas de la são extremamente selvagens e de uma linhagem muito pura (Souche autochtone méditerranéenne). Depois explico esse lance de linhagem das Trutas que aqui é bem complicada. :unsure:

Bom, rodamos cerca de 25Km até chegar no Alto Filière bem proximo a sua fonte... La ele tem caracteristicas de pequeno rio (não ultrapassando 8m de largura). Porém extremamente bonito e preservado, com aguas puras e mata ciliar quase intocada.

Fiquei me perguntando se ali naquela “quase valeta” teria algumas Trutas… O Thierry me disse que nessa região do rio (Proximo da cabeceira) não existem peixes grandes, porém eles são muito numerosos. O tamanho maximo de Truta dessa parte do rio execede raramente os 30cm. Ele me disse que me levou la para eu aprender a sentir o “toque” do peixe, pra ver como é... Assim teriamos ação o tempo todo e poderia aprender bem. Então se você quer ver grandes peixes nesse relato esqueça!!!

Bom a primeira foto do Rio...

3606764026_52c877e6e1.jpg

Apos uma rapida explicação de como seria a pescaria e como trabalhar a ninfa começamos a pescar. Não dei nem 10 investidas e uma Pequena Truta sucumbiu minha ninfa (atada pelo Thierry) e num salto escapou. Nossa aquilo para mim foi demais da conta pois JAMAIS tinha sentido uma Truta de Rio no Fly... Para mim o dia ja estava ganho. Mas tinhamos acabado de chegar e logo voltamos a pescaria...

Depois de pouco tempo engatei uma Trutinha que não tinha nem 15cm e nem perdi tempo para tirar minha maquina da bolsa estanque para fotografar, mas estava ali minha primeira Truta no Fly em Rio.

Continuamos a pescaria e o Thierry engata uma Trutinha e essa foi pra foto.

3606764006_76550c53b4.jpg

Zoom da criancinha:

3606764018_008ed2b630.jpg

Continuamos a pescaria e a chuva volta a nos fazer companhia. De baixo de chuva ainda pegamos mais algumas e tantas outras escaparam...

Chegamos em um final de “cachoeria” com um remanso e o Francês me fala: “Aqui vamos tirar varias”... Eu novamente incrédulo, mas desta vez com mais confiança naquele que ja tinha provado que sabia o que estava fazendo e conhecia o lugar começamos a passar nossas ninfas... Cinco minutos depois ele engata uma bela Trutinha mas liberou rapidamente. Nessa altura a chuva deu uma amenizada. Depois de mais uns 5 minutos, olho para o lado e a varinha #4 do Thierry envergada e a Trutinha brigando. Dessa vez era uma Truta melhorzinha e apos saltos e corridas a favor da correnteza ela se entraga e vai pra a foto.

Uma bela Truta Fario de 28cm (um belo exemplar para essa região do rio):

3606764036_257590ae3e.jpg

Detalhe da coloração:

3606007689_44ea65c147.jpg

Depois disso ele me disse que ainda tinha Trutas la e era pra eu pegar a minha... Fui passando minha ninfa e depois da quarta ou quinta passada senti um tranco e logo vi a Truta na linha...

3606764046_9964771a85.jpg

Zoom da juvenil:

3606764056_71aefe1255.jpg

Para mim a pescaria estava ganha. Nessa altura a chuva volta a apertar e as fotos ficaram de lado...

Perdemos mais algumas e voltamos para casa.

Resumo: Pescaria rapida com muita chuva (90% do tempo), poucas Trutas fotografadas, varias pegas, muitas perdidas e muita diversão. Arranjei um parceiro muito gente boa e que pesca na região desde criança e conhece cada rio daqui. Mesmo com chuva, rio alto e agua suja as Trutas marcaram presença e morderam as ninfas.

Marcamos uma pescaria para essa semana se o tempo ajudar... Meu Wader chegou hoje aqui na empresa e agora estou armado (o Wader que usei ontem ele me emprestou).

Estou feliz por ter pego umas Trutas mas principalmente por ter “aprendido” um pouco a pescar essas danadas no fly... Muito bom.

Isso ai, relatinho com poucas fotos e muito texto, mas para mim essa pescaria teve um valor gigantesco.

Grande Abraços a todos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Salatti

muito interessante os relatos franceses, o mais tri é que são rios muito próximos, preservados, com muito boa mata nativa reporta momentos de envolvimento com a natureza, a leitura do rio, muito bom.

Em pensar que tantos rios aqui do Brasil poderiam ser assim....., enfim, deixa assim.

Bom tambem saber que o Fly e seus amantes ajudam e compartilham seus conhecimentos

assim disseminando as boas praticas de conhecimento e parceria.

Um esporte assim deveria ter o reconhecimento e multiplicação que merece, este espaço assim o faz

e seus participantes são de primeira linha neste sentido.

França um dia me aguarde, tenho certeza que quem vai amar mesmo é minha esposa, afinal com tantas lojas e rios a peleia vai ser dura.

Obrigado

Menandro

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Que maravilha!!! Começou com super pé direito nos rios, e que sorte a tua ter arrumado esse amigo fera. Agora sim, a coisa vai engrenar de vez, e aproveite ao máximo pra sugar tudo que o bom camarada tem pra lhe ensinar, esse sim foi um plus e tanto pra melhorar o seu aprendizado, não deixe essa chance lhe escapar!! E riozinhos assim sim, é onde (ao menos pra mim) acho o máximo pescar de fly, e tanto faz o tamanho das crianças, poder sentir a água escorrendo entre as pernas, poder visualizar todos os potenciais points, isso é o máximo!! Rios grandes e lagos podem até pegar peixe maior, mas tira muito da tesão, da verdadeira essência do fly (como disse, ao menos pra mim). Mas que vida dura a sua hein, tá no paraíso!!! E agora com um anjo pra lhe fazer devida companhia!!! Segura o hômi agora!!! Vai voltar feríssima na arte!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Que lindas trutinhas Salatti! Que bom também que arrumaste um "mestre"! Por aqui em Toronto o pessoal do Fly é meio esnobe, salvo raras excessões. Ano passado conheci um velho senhor no Grand River que pensei que iria se tornar meu mestre rsrsrs. Mas nada, apesar das dicas dele terem sido bem válidas, o velhinho desapareceu. Deve estar em algum outro rio pescando rsrsrs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Muito legal este rio e as trutas,que se pescadas adequadamente,vão lhe proporcionar grande alegria.Pescar estas trutas,com moscas secas,neste riozinho,é pescaria de primeira.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Muito legal seu relato! :ok

E agora mais legal ainda em ver que está iniciando seu hanking de trutas francesas! ok:

Um rio lindo, raso e com mata ciliar magnífica. Pescar assim dá gosto e ainda mais com a presença de um novo amigo, passando dicas o tempo todo.

Sei que p/ ele não seria nada interessante participar de nosso fórum, mas o convite está feito de modo que possa ver o que acontece por aqui no Brasil, pois quem sabe um dia ele nos visita e pesca conosco?

Um abraço! :bye:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro
Salatti

muito interessante os relatos franceses, o mais tri é que são rios muito próximos, preservados, com muito boa mata nativa reporta momentos de envolvimento com a natureza, a leitura do rio, muito bom.

Em pensar que tantos rios aqui do Brasil poderiam ser assim....., enfim, deixa assim.

Bom tambem saber que o Fly e seus amantes ajudam e compartilham seus conhecimentos

assim disseminando as boas praticas de conhecimento e parceria.

Um esporte assim deveria ter o reconhecimento e multiplicação que merece, este espaço assim o faz

e seus participantes são de primeira linha neste sentido.

França um dia me aguarde, tenho certeza que quem vai amar mesmo é minha esposa, afinal com tantas lojas e rios a peleia vai ser dura.

Obrigado

Menandro

Realmente amigo, esse rio em especial é muito preservado e com uma grande quantidade de peixes assim como o l'Eau Morte. Em relação a troca de conhecimento entre os flyzeiros eu acho que é muuuuito importante. Falo por experiência propria que não é facil aprender sozinho. Me explico, mesmo com a ajuda dos amigos via internet, quando você esta na agua, na hora do "pega pra capar" ai a coisa pega... Tu tenta fazer o que te falaram e o que "pensa" que aprendeu, mas nada da certo!!! Confesso que estava muito desmotivado pois fui umas 15 vezes pescar e NADA de NADA.

Tua esposa vai gostar de Paris para as compras tenho certeza, so não a leve na Galeries Lafayette senão teu prejuizo sera grande... :blink:

Abraços.

Que maravilha!!! Começou com super pé direito nos rios, e que sorte a tua ter arrumado esse amigo fera. Agora sim, a coisa vai engrenar de vez, e aproveite ao máximo pra sugar tudo que o bom camarada tem pra lhe ensinar, esse sim foi um plus e tanto pra melhorar o seu aprendizado, não deixe essa chance lhe escapar!! E riozinhos assim sim, é onde (ao menos pra mim) acho o máximo pescar de fly, e tanto faz o tamanho das crianças, poder sentir a água escorrendo entre as pernas, poder visualizar todos os potenciais points, isso é o máximo!! Rios grandes e lagos podem até pegar peixe maior, mas tira muito da tesão, da verdadeira essência do fly (como disse, ao menos pra mim). Mas que vida dura a sua hein, tá no paraíso!!! E agora com um anjo pra lhe fazer devida companhia!!! Segura o hômi agora!!! Vai voltar feríssima na arte!!!

Ola grande Kensuke.

Espero que engrene mesmo pois estava muito desmotivado... Ir umas 15 vezes pescar e nem sequer engatar uma truta é muito desistimulante. Hehehehehe

Gostei muito de conhecer o Thierry. O sujeito é super atencioso e muito gente boa. Me ensinou muito na pratica e tenho certeza que aprenderei muito com ele ainda... Ele disse que uma hora dessas vai me ensinar a atar alguma coisa. :yahoo:

Ele me contou uma tragica historia em que a filha dele partiu uma cana GLoomis dele em uns 3 pedaços. Hehehehe

Sem contar que com isso vou treinando mais meu francês. :rolleyes:

Esse riozinho é coisa fina mesmo e te digo... Eu também prefiro pescar em rios assim. Sem a necessidade de fazer longos arremessos. Parece que você esta integrado de maneira mais forte com a natureza!!! Caminhar sorrateiramente e chegar perto dos "pocinhos" para passar a ninfa é algo que realmente é encantador.

Grande Abraço.

Parabéns pela pescaria.

Esses pesqueiros ai da sua região são bonitos mesmo.

Nada como aprender com quem realmente entende.

Nos mantenha informado.

Abraços

Brigadão Mauricio... Os rios daqui de Rhône-Alpes são muito bacanas realmente. Inclusive, essa é uma região da França que recebe mosqueiros de toda a Europa devido a quantidade e tamanho dos exemplares. So aqui no Haute-Savoie (é onde moro) existem mais de 800km de rios e mais de 200 Lagos de Montanha. Resumindo... Um Paraiso haliêutico. Aqui ao lado tem também o Savoie que possui além das Trutas, os famosos e esportivos Ombres-Commun (ou os Grayling). Uma hora dessas vou atras desses bichos mas antes quero tentar pegar umas Trutinhas.

Abração.

Que lindas trutinhas Salatti! Que bom também que arrumaste um "mestre"! Por aqui em Toronto o pessoal do Fly é meio esnobe, salvo raras excessões. Ano passado conheci um velho senhor no Grand River que pensei que iria se tornar meu mestre rsrsrs. Mas nada, apesar das dicas dele terem sido bem válidas, o velhinho desapareceu. Deve estar em algum outro rio pescando rsrsrs

Pois é cara, aqui o pessoal também não é tão aberto assim, na verdade acho que dei muita sorte mesmo. Nada é melhor do que ir em um local com uma pessoa que conhece e fala... "Ali tem uma Trutinha, arremessa e faça a boa passagem da ninfa que tu pega ela". E quando tu faz isso... Taahhhh, pega a criatura mesmo!!! Muito bom. Quem sabe tu ainda encontra teu Mestre.

Grande Abraço e boas pescarias.

Lindas farios, com coloração diferente! Parecem pintadas a mão! Parabéns!

Abraço.

Realmente essa Farios são magnificas e unicas... Muito obrigado!!!

Abraços.

Muito legal este rio e as trutas,que se pescadas adequadamente,vão lhe proporcionar grande alegria.Pescar estas trutas,com moscas secas,neste riozinho,é pescaria de primeira.

Pois é... Dizem que esse rio funciona bem as secas, mas como foi em dia de chuva essa pescaria e também a agua estava turva e alta, não tentamos, mas quando as condições estiverem melhores tentarei certamente...

Abração.

Muito legal seu relato! :ok

E agora mais legal ainda em ver que está iniciando seu hanking de trutas francesas! ok:

Um rio lindo, raso e com mata ciliar magnífica. Pescar assim dá gosto e ainda mais com a presença de um novo amigo, passando dicas o tempo todo.

Sei que p/ ele não seria nada interessante participar de nosso fórum, mas o convite está feito de modo que possa ver o que acontece por aqui no Brasil, pois quem sabe um dia ele nos visita e pesca conosco?

Um abraço! :bye:

Opa falarei com ele pra acessar o forum pelo menos... Acho que sera meio complicado pois ele não entende NADA de NADA de Português e teria grande dificuldade para navegar, massssss certamente falarei pra ele dar uma olhada e, quem sabe, ele gosta e participa. Não sei se ele fala inglês mas se falar é o suficiente.

Abraços.

Show de bola...

Aproveite ao máximo... e continue mandando seus relatos

Valeu JR... Assim que sairem mais algmas eu mando sim...

Abração.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça seu login agora mesmo para postar com sua conta

Visitante
Responder a este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoji são permitidos.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação importante

Ao usar este site, você concorda com nossos {termos}.