Ir para conteúdo

Primeiras Trutas no FLY - LE LAC DE VALLON


Postagens Recomendadas

  • Mosqueiro

Ola amigos… Esse é meu primeiro relato de verdade aqui, espero que me perdoem por possiveis gafes, etc...

Apos um grande tempo tentando pescar com mosca, os peixes andaram meio sumidos de minhas pescarias… Sem duvida alguma o fly é encantador e unico onde, poder presenciar a calma, o silêncio dos rios e o movimento dos insetos sobre a agua, faz com que observemos o mundo de uma maneria jamais percebida. Até ontem comentei com um amigo que desde que comecei a praticar o FlyFishing, comecei a tratar as coisas com mais calma e serenidade, procurando fazer tudo de uma maneira mais cuidadosa. Isso, sem duvida alguma, é um aprendizado fantastico e que pode ser aplicado a qualquer atividade cotidiana.

Bom, vamos falar um pouquinho da minha ultima pescaria.

Aqui na minha região esta chovendo muito e com isso acelera o processo de degelo das montanhas, fazendo com que, os niveis dos rios subam nas alturas e turve a agua, impossibilitando assim um vadeio seguro e uma pescaria produtiva. No sabado pela manhã pude constatar isso, dei uma rapida pescada de umas 2 horas pela manhã e resolvi voltar para casa pois a pescaria estava impraticavel... A correnteza absurdamente forte, um volume de agua assustador e a agua muito turva... Trocando em miudos: As pescarias do final de semana estavam perdidas!!! Certo? Não, errado!!! Diante desse panorama desfavoravel para a pesca em ambientes loticos, no domingo de manhã liguei para o Felipe e o “intimei” para uma pescaria em um dos muitos lagos de montanha que temos na região. Ele prontamente aceitou o convite e em poucos minutos estava em meu apartamento para a empreitada. Entre um croissaint e outro, regrado a queijo Camembert e um sublime Suco de maça da Normandia com os mapas e roteiros haliêuticos (preparado cuidadosamente por mim dias antes) em mãos, verificamos as datas de abertura da pesca dos lagos e decidimos ir até o LAC DE VALLON que fica localizado no “La Vallée Verte” (O Vale Verde) a aproximadamente 70Km de Annecy. Falando um pouco do Lac de Vallon, trata-se de um Lago de Montanha com altitude acima dos 1000m e com um espelho d’agua de aproximadamente de 15 hectares com uma profundidade maxima de 16m. La são encotradas Trutas Fario (Marron) e Arco-iris, além de Omble Chevalier (outro salmonideo muito esportivo, porém muito complicado de pegar pois vive em grandes profundidades).

Saimos de casa la pelas 09:30h e logo ja trafegavamos pelas excelentes estradas Nacionais da região de Rhône-Alpes.

3542185230_2a7372ce59.jpg

Felipe guiando-nos pelas estradas afora:

3541436429_448c8d44e7.jpg

Depois de uns 50km rodados, passamos pelo belo rio LA MENOGE na altura da cidade de Boëge. Esse rio possui trechos reservados exclusivamente para a pesca com mosca e PESQUE E SOLTE. A tentação de pescar por ali mesmo foi grande, mas me segurei. Hehehehe

O Rio LA MENOGE:

3541436421_0827ac09de.jpg

Paradinha estratégica em Boëge para dar aquele esticada:

3541436425_ab04b0e666.jpg

No total foi pouco mais de uma hora de estrada e logo chegamos no Vale Verde e nos deparamos com uma visão magnifica:

3541436433_644bbcb1ce.jpg

3541436437_ab5c1dc4c0.jpg

Apos mais alguns poucos minutos chegamos no belissimo Lago de Vallon.

Primeiras vistas:

3541436439_75048937b6.jpg

3541456759_2c55ea4097.jpg

Aos poucos fomos andando nas margens e descobrindo o lago:

3541456767_7c8af3f804.jpg

3541456775_b57c236606.jpg

3542185222_6f9ba2a9b2.jpg

Dado momento o Felipe sobe em uma montanha e faz essa bela tomada de cima:

3541456779_06ff7f8b04.jpg

O dia estava ensolarado com os termômetros marcando proximo dos 25°C, o que foi sinônimo de um dia agradavel e uma paisagem destacada.

De acordo com a dica do amigo Alvaro Scotti, comecei a pescaria com um Woolly Bugger preto #8 e nada de ações (o que eu ja estava esperando acontecer). Sabia que não seria facil pegar um peixe mas, como diz o ditado, linha fora da agua não pega peixe.

Fui arremessando com certa dificuldade pois, em alguns momentos, o vento atrapalhou um pouco (se arremessar sem vento para um iniciante não é a tarefa mais facil que existe, com vento isso se torna ainda mais complicado). Mas posso dizer que o vento não se fez presente todo o tempo, apenas em alguns curtos momentos. A pescaria foi se desenrolando e eu sempre na beira da agua tentando acertar os arremessos e sempre confiante.

Não precisa dizer nada do visual:

3541456773_79a9c536bb.jpg

A manhã se foi e os peixes não quiseram aparecer. Eu e o Felipe decidimos almoçar e depois, explorar a outra parte do lago...

La pelas 13:00h decidi explorar a desembocadura do rio que alimenta o lago, acho que foi a coisa mais feliz que fiz nos ultimos tempos... Chegando no promissor local logo tratei de arremessar meu Woolly Bugger preto...

3542185210_8a51a50d85.jpg

Apos perdê-lo em um galho submerso, o substituo por um Woolly Bugger Oliva #8. Trabalhando em meio aos galhos sinto um peso estranho... Quando vou recolher me deparo com um “reflexo” em baixo d’agua... Opa Trutinha na linha!!! Infelizmente não fisguei a danada e no primeiro salto ela se foi. Para mim isso foi um alivio e decepção ao mesmo tempo, alivio por ter conseguido ao menos engatar um peixe e decepção por tê-la perdido e não ter a certeza de pegar outras. Mesmo abatido continuei a pescaria mais confiante.

Depois de mais alguns minutos, uma tomada “pesada” na linha denuncia peixe bom... Eu cabreiro de não ter fisgado outrora, desço o braço (como se estivesse fisgando um dourado na corredeira) e logicamente o fragil tippet 0,12mm se rompe... Ahhhhhh!!! Os dois extremos... Perdi peixe por fisgada de menos e perdi peixe por fisgada demais.

Tudo bem...

Mais uma ação alguns minutos depois e dessa vez ferrada na medida certa e so alegria, trutinha fisgada e eu com meu primeiro peixe no fly. Como estava sozinho, armei a maquina no tripé e me desdobrei RAPIDAMENTE para garantir a foto do primeiro peixe com equipamento de mosca...

Que ALEGRIA que essa pequenina Truta Arco-Iris me deu:

3542185216_60ca7c6e0a.jpg

Apos liberada continuei a pescaria nesse local repleto de ações.

Apos mais 3 Streamers perdidos (sendo um na boca de peixe novamente) coloco meu penultimo Woolly Bugger Oliva #10.

Não demora muito e o Felipe chega no local. Apos 10 minutos engato mais uma pequena e valente Arco-Iris e o Felipe logo trata de registar o momento da Briga com o peixe:

3541456769_7dca011ab7.jpg

Eiiiitttaaaaaa ALEGRIA...

Trutinha de 30cm:

3541459567_e8d490a4da.jpg

Para mim o dia estava mais que ganho e resolvemos dar um descanço no pesqueiro...

Apos dar a volta completa no lago, encerramos a pescaria no mesmo local que peguei os peixes... A essa altura ja passava das 19:00h e o Felipe perde do lado do barranco uma Truta de mais de 35cm pega com um Spinner numero 01.

Bom finalizamos a pescaria pois o vento dos Alpes começou a mostrar sua verdadeira cara e o frio começou a chegar. :roll:

Entramos no carro e voltamos renovados para casa, observando as belissimas paisagens da nossa região:

3542185228_f9d5d37677.jpg

3541489317_77f0dbda24.jpg

3541489321_ed97501ae6.jpg

3541489333_b6a1d5b60f.jpg

Isso ai pessoal, foi um grande prazer escrever esse pequeno e singelo relato. Aqui é feriado QUINTA e SEXTA-FEIRA (portando 4 dias de folga) e as pescarias vão “bombar”. Dois dias atras das Trutas e dois dias atras dos PIKES e PERCHES... Vamos aguardar e ver se sai alguma coisa. A previsão do tempo é ANIMADORA pelo menos!!! :D

Equipamento utilizado:

Vara: JMC Image 9’ #4/5.

Carretilha: JMC XT 36.

Linha: JMC Label WF5F.

Woolly Bugger preto #8 e 10.

Woolly Bugger oliva #8 e 10. (Total de 7 perdidos... hehehehe). Valeu pela dica das iscas SCOTTI.

Grande semana a todos e um grande abraço caloroso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro
Que pintura de lugar, fantástico, nem precisava pescar.

Parabéns

Realmente o lugar é uma pintura... Abraços.

Maravilha!

Conta sempre comigo!

Belas fotos!! A foto com a truta engatada... no lagooo esta de cinema!

:yahoo:

Valeu Scotti, é muito bom saber que tenho pessoas do seu gabarito, Luiz, etc... que estão sempre dispostos a ajudar.

Abração.

UAU!

Que cartões postais!

Parabéns pela pescaria!

Abraços

O lugar foi melhor que a pescaria. Hahahahaha

Abraços.

Que lugar lindo,umas trutas dessas com um brie e vinho pra fechar o dia é bom d+.

Parabéns.

Abrçs.

Concordo com você, so trocaria o queijo por um Comté ou mesmo um Reblochon. Hehehehehehe

Abraços.

Cara, madou bem pacas.

Parabéns

Mandei nada JR, o lugar que vale a pena, a pescaria foi fraca (perdi muitos peixe) e so peguei pequenos... Mas confesso que mesmo assim fiquei feliz!!!

Abração.

:yahoo::yahoo:

Esse afilhado vai longe!!!!!!

As trutas mais importantes de sua vida...As primeiras na mosca e tendo esse visual como moldura...Puro Nirvana!!!!

Abraços

Luiz

Graaaaaaande Luiz, tu sabe que um dos grandes responsaveis por tudo isso é você né? Espero ainda pegar muitas Trutas aqui e certamente cada uma tera sido pega com um pouco do seu conhecimento. Brigadão por tudo.

Abraços.

po numa boa esse lugar não exste

isso é ontagem heeee , ou seria pintura

e se existir , me avisa o planeta que é heee

que lugar nem precisa ter peixe

abraços

Hahahahahahaha... Existe sim e fica nesse nosso grande planeta. Esses lugares eu JAMAIS sonhava que existiam e a cada dia vejo o quanto somos pequenos diante da natureza e o quanto nada sabemos das coisas.

Abraço.

Show de lugar!!! Assim, nem precisava de peixe, mas saindo, melhor ainda!!! É, seu feriadão promete!!! Boa sorte!!

Verdade, realmente os peixes são detalhes...

Apos o dia 01 de Junho irei para o LAC BENIT... Esse é mais bonito que o Vallon e parece que é muito mais pisicoso também, so falta esperar a abertura.

Abração.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro
Parabéns pelas primeras trutas. Lindo lugar e ótimas fotos!

Salatti, como funciona a licença de pesca na França?

Abraços

Claudio

Obrigado Claudio...

Então, aqui é meio complicadinho esse esquema de licença de pesca, mas tentarei explicar.

Em cada região (ao todo sao 90 e tantas) da França existe uma (ou mais) AAPPMA (Associations Agréées pour la Pêche et la Protection des Milieux Aquatiques) (Associações Agregadas para a Pesca e Proteçao dos Meios Aquaticos)... Pois bem cada associação dessa cuida de uma determinada região. Diante disso, existem as licenças para CADA região ou seja, eu moro na região de Haute-Savoie Região (74) então quem cuida da minha licença é a AAPPMA d'Annecy (mais existem outras AAPPMA em Haute-Savoie). Existem licenças diarias que variam de 6 a 8 euros, "touristique" (férias) que sao validas para 7 ou 15 dias (custando 28 e 34 euros respectivamente) e tem também a anual que custa 90 euros e vale para o ano todo (essa que eu tenho), porém... Aqui que a coisa complica, a legislação é muito especifica e por exemplo: Eu não posso pescar no lago d'Annecy com mais de duas varas nem em barco (para barco tem uma licença especial e para pescar com mais canas tem outra licença especial) So posso pescar com uma cana no Lago de Annecy pois minha licença é valida para o RIOS. A coisa se complica mais ainda se eu for falar das questões de dominio publico e privado...

Resumindo para encurtar a conversa...

Se tu faz uma licença em determinada região (sendo ela qual for "anual, de 7 ou 15 dias, diaria") tu não pode pescar em outras regiões, a menos que seja em um corpo d'agua de dominio publico (que consiste em grandes Lagos e Grandes rios como o Sena, o Rhône, etc...). Puxa ainda tem questões das Associações que fazem parte do Acordo Haliêutico da França... Ah esquece isso... :wacko::wacko::wacko:

O que tu tem que saber...

Se quer uma licença para UM dia apenas vai gastar 7 euros na média.

Se quer uma licença para 7 dias vai gastar 24 euros na média.

Se quer uma licença para 15 dias vai gastar 3 euros na média.

A anual custa 90 euros.

Tu so podera pescar na região que você fez a licença ou em locais de dominio publico. Salvo se a associação que você fez sua licença fizer parte do Acordo Haliêutico da França (dae tu pode pescar em qualquer região que a associação também faça parte do acordo).

Putz... Acho que mais atrapalhei que ajudei né?

Desculpa ai, vou para de escrever para parar de complicar...

Grande Abraço...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro
FALOU UDO IRMÃO

A GENTE QUANDO PENSA QUE CONHECE ALGUM LUGAR DESCOBRE QUE AINDA UNS 200 MILHÃO DE LUGARES

HEEEEEEE

PARABENS MAIS UMA VES

Pois é cara... Somos apenas um pequeno grão de areia frente ao gigante e imponente OCEANO.

Abração.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro
Sensacional...! :yahoo:

imagine quando o cara pegar as manha então! :cool2:

grande abraço

Pois é Cidão... Pescar em Lago é uma coisa mas em rio... Ai o bicho pega mesmo!!! Como é complicado pegar uma Truta em Rio sem ter alguém que ensine... hehehehehhe

Abraços.

Que maravilha hein?!! Só de estar num lugar destes, pescando... e ainda capturar belas trutas. Uma beleza!

Parabéns!

Abraço.

Brigadão Zé... Espero um dia aprender o minimo da pesca com mosca.

Abraços.

Grande Salatti, logo serás o rei do Lago vallon, juro para voce que eu tentaria esse riozinho, que pintura, vadear nele deve ser a nirvana. :ok

Hahahahahha... Esquece isso Sergião... Nem sei se volto no Vallon novamente, pois na regiao tem lagos muito mais bonitos e psicosos que o Vallon, mais ainda não abriram para a pesca. Tentarei em breve.

Deu vontade de tentar no Rio mesmo... Mas preferi me dedicar 100% ao Lago e depois que comecei a ter ações, esqueci o rio... Hahahahaha

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro
Pois é Cidão... Pescar em Lago é uma coisa mas em rio... Ai o bicho pega mesmo!!! Como é complicado pegar uma Truta em Rio sem ter alguém que ensine... hehehehehhe

Abraços.

Brigadão Zé... Espero um dia aprender o minimo da pesca com mosca.

Abraços.

Hahahahahha... Esquece isso Sergião... Nem sei se volto no Vallon novamente, pois na regiao tem lagos muito mais bonitos e psicosos que o Vallon, mais ainda não abriram para a pesca. Tentarei em breve.

Deu vontade de tentar no Rio mesmo... Mas preferi me dedicar 100% ao Lago e depois que comecei a ter ações, esqueci o rio... Hahahahaha

Abraço.

Pra mim tu já estas aprendendo muito, e da melhor forma: pescando!

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro
Putz, cada visual de tirar o fôlego heim Carlos! Parabéns pelas lindas pescarias e trutas!

Valeu cara, os lugares são bonitos mesmo, o que falta é aprender a pescar!!!

Abraços e boas pescarias por ai também.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça seu login agora mesmo para postar com sua conta

Visitante
Responder a este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoji são permitidos.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação importante

Ao usar este site, você concorda com nossos {termos}.