Ir para conteúdo

Macaé-de-Cima 7mai06


Postagens Recomendadas

  • Patrono

O Maurício, de SP, tinha postado aqui que estava vindo conhecer as trutinhas cariocas no último fds. Então, no domingo eu e a Mari demos um pulinho lá para conhecer o novo amigo, desculpa que arrumei para dar mais uma pescadinha no nosso querido riozinho, afinal já tinha uma semana que não ía lá, e batia aquela baita saudade hehehehe. No caminho cruzamos com um carro e alguém lá grita "Kensuke!!!". Demos ré e surpresa, eram os amigos paulistas Luiz Fernando, que veio da outra vez com o Gerson, Jorjão (que representa a Redington) e o Cravo, os dois últimos, marinheiros de primeira viagem no nosso riozinho. Eles tinham chegado na sexta e já estavam indo embora pq vieram de carro, uma longa jornada desde SP. Disseram que a pescaria tinha sido bem fraca, cada um só conseguindo pegar uma ou duas e somente ali no Cláudio. Pena que eles não saíram satisfeitos.

Cheguei no Amantes já quase às 11hrs. Me disseram que o Maurício tinha saído cedo pela estrada rio acima. Não tinha como adivinhar onde ele estaria pescando. Eu e a Mari fomos caminhando pela estrada e um pouco depois do Sítio Gaia resolvi entrar no rio e ir subindo, fazer a minha pescaria num ponto que não batia fazia algum tempo, o tramo intermedíário entre Gaia e final da estrada. A Mari continou seu passeio pela estradinha.

Batalha daqui, batalha dali e finalmente uma trutinha morde a minha mosquinha seca, uma Renegade. Não era grande mas já me deixou feliz, só em saber que tem trutas naquele trecho.

user posted image

user posted image

user posted image

Mosca: uma Renegade

user posted image

Ponto onde saiu a truta. Tinha que ter peixe ali, tinha a maior cara!!!

user posted image

Logo acima vejo um pescador vir descendo pelo rio. Era o Maurício! Se tivéssemos marcado encontro não teria sido assim perfeito.

user posted image

user posted image

Ele contou que nuns poções mais acima viu muita truta mas que não conseguiu pegar nenhuma e que ainda tava no dedo. Dia antes disse que mais acima no rio encontrou um outro poço tb com muita truta e conseguiu pegar uma grandona. E Amantes abaixo, pegou outra. O trecho perto do Amantes ele não pescou pq os outros três paulistas já haviam pescado na sexta e tinham dito que não viram truta nenhuma por ali, que tava uma droga.

Como já era próximo da hora do almoço, viemos voltando pela estrada e só demos uma rápida pescadinha ali logo abaixo do Gaia para ver se realmente não havia mesmo trutas por lá como haviam dito os três. Mal entramos no rio, o Maurício que ía na frente descendo batendo com mosca seca avisa que viu uma truta subir na mosca dele mas que desistiu no meio do caminho. Falei para ele q essa não voltava mais, a não ser que se ponha alguma coisa que afunde. Truta é fogo, desconfiou, não volta mais. Ele disse para eu tentar, já que eu tava com uma ninfa (Hare's Ear). Depois de umas três derivadas, veio a pancada forte. Ela pegou a mosca e veio subindo na minha direção, passou por um espacinho por trás de uma pedra e mais acima se enfiou pra dentro de uma densa galhada que havia junto à superfície da água, numa louca corrida feito a de um tucunão amazônico. Com a minha molenga e fina varinha Daiwa #3 e fino tippet 5x, não tive como segurar a corrida doida do bichão. E acabou rebentando tudo lá dentro da galhada hahahaha... snif...snif...snif.... PÔ mas era bem grande e forte o bitelo!!!! Uns 40cm. Vi qdo passou quase à minha frente rumo à essa galhada!!! Maurício já vinha correndo de volta com a câmera pronta na mão mas o peixão já tinha ido embora. Que pena. Continuamos descendo o rio, Maurício sempre na frente com dry e eu um pouco atrás para pegar alguma sobra com ninfa. Afinal, ele era o visita hehehe. De repente ele grita: "Ih caramba, tinha um peixe aqui, quase aos meus pés!!!" Já era, ela saiu batida. Logo à frente, ele avista outra truta fujona. E outra, e outra. O Cara enxerga muito!!!! Contou umas cinco trutas e todas grandinhas que tavam escondidas em cada lugar que a gente nem dava fé, por baixo de umas pedrinhas em raseiras com fundo de areia e tal, mas no que a gente pisava perto, elas saíam fujindo. Não pegamos nada mas ao menos vimos que truta tem sim, e um bocado delas naquele trecho que os outros três disseram que não pegaram nada, não tinha nada, que não viram nada. Acho que não bateram com atenção devida rsrs.

Depois do almoço, falei pro Maurício que o levaria aonde quisesse, aproveitando que távamos de carro. Tinha duas opções. Uma seria levá-lo nos pontos já tradicionais que eram quase certos dele pegar alguma coisa, e provavelmente em boa qtd, principalmente naquele horário do escurecer, que é fatal em certos pontos. Outra era aventurarmos num trecho do rio mais desafiador a caminho do São João, que tradicionalmente é o trecho dos mais difíceis de sacar alguma coisa. Os peixes dali são mais selvagens, não mordem fácil a mosca, mas na vinda eu e a Mari tínhamos visto do alto da estrada duas trutinhas nadando e de vez em qdo subindo para pegar alguma mosquinha na tona. Quer dizer, peixe tinha, mas essas que a gente vê, nunca pegam...

Eu tava preocupado em fazer o amigo desatolar o dedo e tb que ele pegasse boa qtd de trutas para sair satisfeito do nosso riozinho. Mas ele disse que preferia a opção do risco. Tudo bem, ao menos eu tb matava a curiosidade de bater aquele trecho que outro dia bati junto com o Mestre Gerson mas sem sucesso, não pegamos absolutamente nada. Quem sabe hoje não tirava o dedo daquele trecho difícil....

Parei o carro exatamente onde tinha visto duas trutas na vinda. Foi a gente descer do carro ainda a tempo de conseguir avistar umas três já fugindo rio acima. Devem ter escutado bater a porta do carro ou os nossos passos, sei lá. Os bichinhos são ariscos mesmo.

Entramos no rio mais abaixo para bater o rio como manda o figurino, no estilo, rio acima, e com mosca seca, claro. E para ficar ainda mais no estilo, o Maurício ía de bambu #2 by Gregs. Eu de Daiwinha #3, q não era bambu mas era "quase", de tão molengona qto q é rsrsrs. A Mari de cima da estrada avisava. "Olha, ali, perto da pedra, uma grande!!!!" Lá foi o Maurício seguindo a orientação dela e tentando posicionar a mosquinha seca no ponto certo. Mas tava difícil. A distância e os macacos em volta não permitiam bom controle da linha. De tanto a gente berrar, acho que espantou a truta. A Mari disse que não tava mais vendo nada dali de cima. Sumiu tudo. Bem, essa já era. Seguimos subindo o rio. Naquele trecho o rio é incrivelmente bonito, cheio de cantinhos com baita cara de peixe. Não era possível que não pegássemos nada.

user posted image

Mas o tempo era curto. Já eram mais de 16hrs e o sol se ponha logo depois das 17hrs, restando pouco mais de 1hora para arrancarmos alguma coisa. Dava certa angústia, nervosismo e aflição, uma ansiedade enorme de fisgar logo algo para mostrar que somos capazes de vencer aquele desafio. De repente, Maurício grita, "Tou lá!!!" Ainda vejo a bambu dele toda vergada, mas.... o peixe passa por trás de uma pedrona e corta o leader. Ele fica xingando. "Putz, era um bitelão, bem grande!!! Mordeu sutilmente a mosca seca dele na divisa entre o calmo e o rápido da correnteza.

Nisso eu tava de ninfa derivando atrás de mim meio que a reboque e de repente sinto catucar a linha. Mas no susto perco a fisgada. Que panelada hehehe, 0x1 peixe tanto eu como Maurício. Dá-lhe peixe!!!!

Mais adiante, Maurício tá junto a um bom poço logo acima dele, mas resolve bater antes, não se sabe bem pq, talvez por intuição, sei lá, um remanso rasinho a 2m do pé dele, à esquerda do poção bonito, lugar meio sem cara de peixe. Para fazer encaixar a mosca num ponto tão próximo, com uma grafite é algo complicado, ela exige ao menos alguns metros de linha fora para carregar a vara e permitir o arremesso, mas uma bambú é mágico, a vara carrega-se sozinha só com o longo leader de fora e a mosca pousa suave ali tão perto, quase aos pés. E no que ela pousa vem o bote e a fisgada!!!! O peixe é bom e toma linha rio abaixo. Ele precisa passar por mim para ir atrás do peixe. E finalmente prancha para dentro do puça. Valeu, Maurício, belíssimo troféu naquele trecho de trutas ariscas e ainda mais numa mosquinha seca, e atada por ele mesmo, um tipo de parachute!!! O fotógrafo aqui aproveitou e clicou todos os lances!!

user posted image

user posted image

user posted image

user posted image

user posted image

user posted image

user posted image

user posted image

user posted image

user posted image

user posted image

Um pouco depois, lá vai o Maurício de novo. Fisga outra truta na mosca seca mas escapa. 1x2 truta. E eu continuo no 0x1. Bem, incluindo as duas da manhã, tou igual 1x2.... Por enquanto, vantagem absoluta das safadinhas, e já estamos nos 40min do segundo tempo. Precisamos urgente reverter o placar!!!!

Subindo mais um pouco, vimos um ponto que olhamos um para a cara do outro e ao mesmo tempo gritamos os dois juntos: "Aqui tem!!!!" Era uma quedinha da água com bastante espuma e correnteza, à direita, à esquerda, enfim, tudo com cara de peixe. Maurício pela margem esquerda e eu pela direita. A mosca dele pousa e vem descendo. A minha cai a 1 palmo da dele. E nem bem caiu a minha mosca ao lado da dele vem um tremendo bote, "SPLASH!!!!" e a mosca dele some (pq não a minha snif...snif...). O Cara tá impossível. Mais uma trutona fisgada!!!! Tb de bom tamanho, dá uma boa peleja e não se entrega fácil. Como as trutinhas daquele trecho são valentes!!! Enfim, Maurício 2x2 truta.

user posted image

user posted image

user posted image

Chegamos ao final do trecho a bater. Já estamos nos 45min. Eu, já totalmente descrente, arremesso a mosca seca pra frente e como tou fazendo a menor fé, esqueço que arremessei e já tou passando por debaixo de uma árvore para seguir em frente. E nisso escuto um pequeno "plaft". Fisgo no instinto, sem nem ter visto o bote e nem onde a minha mosca estava e ainda sinto o peso da pequena trutinha mas como fisguei com a linha muito frouxa, perco o peixe. Eu 1x3 truta. Placar final...... snif...snif....

Voltando ao carro, ainda tento a prorrogação no ponto onde entramos primeiro no rio, mas já tá tão escuro que não enxergo mais a mosca, e olha que botei uma grandona de uma stimulator para facilitar a visão. Desisto. Dia dos peixes hehehe!!!! E no que piso para vir embora, escorrego e ainda tomo um belo de um banho hahahaha. Ainda bem que levei outra camisa para trocar. Bem, hj não era o meu dia....snif...snif... Mas o amigo Maurício salvou a pátria e arrancou duas belas trutas e enfim, 6 ações num techo que não dava a menor fé me deixou mais do que contente com o dia.

Valeu!!! E valeu por conhecer mais um ótimo amigo e pescador!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

É muito bacana ver o resultado dessa pescaria, todos estão de parabéns e principalmente o Maurício que veio até o Macaé de Cima e pescou as trutas no maior estilo. smile.gif

Esse rio merece muito mais trutas e o resultado das últimas solturas está sendo visto já a algum tempo, mesmo sabendo que ainda existem grupos de matadores na região. Esse rio deveria ser protegido, mas... somente que o ama tem essa consciência e devemos continuar fazendo a nossa parte, mesmo sabendo que os matadores existem e sempre existirão. É muito importante acreditarmos que o número de matadores diminuirá com o passar dos anos, ou se não acreditarmos nisso, aí mesmo é que as trutas desaparecerão, pois tem gente querendo isso.

Parabéns Kensuke, mais um relato dos bons e cada vez melhores. Valeu!!! biggrin.gif

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Grande Kensuke!!!

Mandou bem mais uma vez e ainda ajudou o Paulista a não sair no dedo e mostrou que só com cuidado e técnica se consegue pescar Trutas selvagens no nosso riozinho.

Mauricio parabéns pescou com estilo na mosca seca belas trutinhas!!!

Forte Abraço!!!

Daniel

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Beleza Pessoal.

Fiquei maravilhado com o riozinho realmente muito bonito. Quando cheguei na pousada encontrei o trio que chegara um dia antes e as notícias não eram as melhores. Pensei caramba o pessoal que conheço que já pescou aqui falou que o lugar é bom e tem peixe. Tenho que pagar pra ver.

Na manha do primeiro dia subi o rio, começando da truticultura. Fui subindo e nada, só via as trutinhas saindo fora quando chegava perto. Trabalhei muito para em um poção pegar uma boa truta, grande, pena que não estava com a maquina pra tirar foto. Depois do almoço desci o rio e peguei uma na timberline e uma corredeirinha e só. Tomei um putz cacete do rio, muito tecnico, pouco espaço pra pinchar, muito macaco. Se não tiver paciencia não pesca.

No domingo o pessoal foi embora e resolvi subir pela estrada até no poço que havia pegado a truta no sábado e então ir descendo até a pousada. No poço que peguei e em outro um pouco acima tinha muita truta, mas bastante mesmo. Pena que elas não quiseram nada. Fui andando até que encontrei o Kensuke, daí pra frente a pescaria mudou radicalmente. Muito atencioso me ensinou como pescar no riozinho. Acreditar em todos os lugares principalmente os que voce acha que não tem peixe, uma aula. O guia foi 10, completo e ainda me deu carona até a rodoviária. Pesquei com duas varinhas de bambu, no primeiro dia com uma #4 do Beto e no segundo uma #2 do Gregório. Ambas excelentes.

Gostei muito do rio, perfeito pra quem gosta de desafio. Também gostei muito da pousada.

Fora o prazer de conhecer o Kensuke e a Mari. Mais uma vez obrigado.

Enfim foi uma ótima pescaria. Pretendo voltar lá mais vezes. Depois que descarregar as fotos, posto aqui no forum.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Aquilo é um paraiso, mas as vezes a pesca fica meio dificil. É preciso ter fé ( conhecer o rio tambem ajuda ) - quando voce chega a ver uma truta ela ja te viu a muito tempo, ai fica dificil. Agora se o Cravo e companhia não pegaram nada, não foi porque lá não tem peixe... Volte sempre.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Sei não hein Adams Zé Pernalonga!!!!! Com seus passos largos e toda a pressa do mundo pra tirar o pai da forca vai enxotar todas as trutinhas do rio pro Oceano!!!! laugh.giflaugh.giflaugh.giflaugh.giflaugh.giflaugh.giflaugh.giflaugh.giflaugh.gif

Vai primeiro precisar fazer uns cursinhos de comportamento zen rsrsrsrsrsrs!!!!! laugh.gif

Ou melhor, vamu botar vc, o Hajime e o João M na linha de largada pra ver quem chega primeiro no pesqueiro!!!!!!!!!!!!!!!!!!! laugh.giflaugh.giflaugh.gif

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Das fotos que prometi postar só saiu esta, as outras ficaram muito escuras. Tem também um videozinho, muito mal filmado por sinal das trutinhas de lá. Quem quiser posso passar por email(é meio pesado).

Kensuke respondi sua mensagem das fotos. Pode mandar

Abraços a todos.

user posted image

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça seu login agora mesmo para postar com sua conta

Visitante
Responder a este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoji são permitidos.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação importante

Ao usar este site, você concorda com nossos {termos}.