Ir para conteúdo

Macaé-de-Cima 29abr06


Postagens Recomendadas

  • Patrono

No último sábado dei mais um pulo no nosso quintalzinho, aproveitando que o amigo Tunico ía aparecer por lá para passar o feriadão. Eu só tinha a parte da manhã livre, então tratei de sair cedo. Às 8hrs já tava na água. Como fazia tempo que não ía pras bandas do bambuzeiro, fui direto pra lá ver se ainda restavam trutinhas por lá pq aquelas bandas de lá é o lugar favorito dos "matadores" e nas últimas visitas minhas não saíram grandes coisas. Como estaria agora ? A água tava com nível ótimo, cheio, mas muitíssimo limpa. Comecei pelo poção do bambú. Só uma truta veio atrás de uma ninfa mas sem morder. Comecei a subir o rio com uma mosca seca bem grande e cheio de hackle (sei lá o nome...) para facilitar a visualização (minha, e não a do peixe rsrs) atada na ponta do long leader de 5m à la Mestre Gerson, num canicinho 4. Achei que junto a um mato na margem poderia ter uma truta escondida. E lá consegui enfiar a mosca, que sorte! A mosca desceu uns 2m, vinha passando por debaixo do mato, e no que saiu, plaft, bateu bonito a truta na superfície! Tava fisgada a primeira trutinha do dia. Um palmo e pouco de pura beleza!! Coloquei-a no net e tirei umas fotos. Sozinho, tirar fotos é meio complicado. Segura o caniço debaixo do queixo, segura o net com a outra mão, e com apenas uma mão deve-se dar um jeito de tirar a máquina da capa que a protege da água, sem deixá-la cair na água, claro. Aí a gente se aproxima do peixe, todo sem jeito pq o caniço pode cair e tal. E qdo tá para bater a foto o peixe se mexe dentro do puçá e fica escondido ou torto. Segura a câmera meio longe para não molhar com os respingos do peixe se debatendo e ajeita ele, esticando-o no net, pronto para mais uma tentativa de foto. E assim vai. Ufa, enfim, foto tirada e peixe liberado. Coloco a mosca no potinho de sílica secador e sacudo. Tá ela novinha em folha para flutuar de novo. Vislumbro agora o meio do rio onde forma correnteza como o provável alvo. Tou posicionado abaixo e faço o arremesso acima uns 10m. Com a ajuda do long leader, a mosquinha vem flutuando natural rio abaixo e de repente, um risco na água e a mosca some. Dou a fisgada e sinto pesar. Outra truta!! E essa é mais briguenta, demora mais um pouco para ser dominada, ajudado pela correnteza mais forte do meio do rio. Belo peixe, uns 35cm. Mais uma sessão de fotos e tou pronto de novo para a batalha. Mas sinto que depois de dois peixes seguidos em pontos tão próximos, a chance de engatar outro é baixa. Mas custa nada tentar. Insisto mais um tempo com moscas secas, vario algumas vezes, mas não sai mais nada. Mas sinto que pode haver mais peixe por ali. Quem sabe com moscas molhadas... Coloco uma ninfinha BH Prince 14 ou 16 sei lá. E faço o lance upstream. Ninfar rio acima é sempre meio esquisito. A gente não sente direito a mordida do peixe pq a linha não tem tensão. Com sorte se vê a linha ou parte do leader se mexer denunciando a mordida. Mas na maioria das vezes, a gente precisa sentir meio que no instinto que algo aconteceu de diferente, como a linha que desce diferente do habitual. E é isso que acontece. Sinto a linha arrastar meio devagar para a correnteza que tá. Dou a fisgada meio descrente mas era mesmo o peixe. Mais uma trutinha e das boas!! Continuo ninfando no upstream mas mais nada. Subo uns 2m e me posiciono agora cruzado ao ponto. É o gatilho para a mosca derivar um pouco diferente e atiçar o peixe. Por debaixo do mato que se debruça sobre o rio sai uma trutinha atrás da ninfa em descida. Insisto mais no mesmo ponto e no final do drift, qdo começo a recolher a mosca em pequenos toques mais uma truta abocanha a minha ninfa, uma pheasant tail. Mas na tentativa de segurar o peixe na água enquanto tiro a máquina da caixinha, ela se debate e rompe o fino tippet 5x. Lá vai ela embora com um piercing... Tudo bem, ao menos tá sem farpa. Quem sabe ela não se livra do brinquinho em pouco tempo. Depois de quatro trutas pegas e algumas batidas, parou de ter ação por um bom tempo. Resolvo dar mais dois passos acima para mudar o posicionamento agora para downstream e trabalhar a ninfa rio abaixo. Deixo a correnteza levar e depois venho catucando a mosquinha. Aitude nada estiloso, diga-se de passagem, mas muitas vezes funciona... E como já tava satisfeito com tantas trutinhas pegas em pouco mais de uma hora de pescaria, botei uma ninfinha preta feita pelo amigo Flybiano que ainda não tinha pego nada até hj para experimentar. Quem sabe... Já ía desistindo e resolvi deixar a linha descer bem rio abaixo, bem pelo meio do leito. Durante a recolhida em toques curtos e mansos, uma pancada pesada. Mais uma!! Não é possível!!! Será que não pára de bater trutas hj hehehehe!!!! E pelo peso na ponta do caniço, era das boas!! O peixe estranhamente vinha subindo o rio sozinho em minha direção, passou direto por mim e continuou subindo a todo o vapor!!! Tive que ir atrás dele aos trancos e barrancos, tropeça daqui, chuta pedra dali, quase caí algumas vezes, mas enfim alcancei o peixe atleta alguns metros acima. Mas no meio da correnteza, enfiá-lo no puçá ficou complicado, pq não tinha onde deixar o puçá quieto com tanta água correndo. Resolvi segurar o peixe pela linha, mantendo o peixe dentro da água enquanto ajeitava a câmera. Mas no que vou tirar a foto, o peixe parece que tinha recuperado energia e dá uma sacudida violenta e lá se foi a bela truta macho de quase kg. E com mais um piercing.... Tippet fino é uma bosta!!!! Olhei pro relógio e já eram 10hrs. Tenho que ir, o Tunico já devia estar me esperando no Amantes. Ainda bati rio acima mais um pouco, mas sem muita atenção. Não peguei mais nada. Mas num certo poço, antes da quedinha da água rio abaixo (eu tava posicionado uns 3m abaixo dessa quedinha), vi algo se mexendo. Com os reflexos da água, mesmo estando de polarizado, a coisa não ficava bem nítida. Mas olhando com bastante atenção, vi que era uma enorme truta!! Enorme mesmo, uns 2kg ou mais. Rebolava o corpo bem de mansinho, só o suficiente para se manter na correnteza. Joguei mosca de tudo que era tipo, que passava no nariz dela e... NADA. Ela nem se mexia. Desisti de tentar enganá-la e fui tentar tirar foto dela, mas a máquinha não tem lente polarizada. Não dá para ver nada através dela... A posição que eu tava tb não ajudava pq pegava todo o reflexo da água. Tento ficar de lado pro peixe e vou devagarinho até a margem do rio e dou um passo, depois outro, bem devagarinho para não espantá-la, tentando alcançar a posição que ficasse bem na sua lateral, na margem do rio. Mas aí, claro, se eu posso vê-la melhor, ela tb me vê melhor e ela sai batida rio abaixo. Que pena, não consegui tirar foto dela... Mas fiquei contentíssimo em saber que tem um bichão ainda por aquelas bandas. Quem sabe, um outro dia, se ela ainda não tiver ido parar na frigideira de algum infeliz, eu possa reencontrá-la para outra tentativa.

Depois dessa, desisti de pescar e fui ao Amantes onde o amigo Tunico já tava me esperando. Enquanto ele se arrumava, me mostrou no notebook dele as fotos maravilhosas da pescaria que ele fez no Natal passado na patagônia argentina, na região de Esquel. Só trutas grandes, e só na mosca seca!!! E qto peixe!!! Fiquei só babando...

O tempo até a hora de eu ter que cair fora era curto. Já eram quase meio dia e eu tinha que tar saindo dali às 13hrs, pq a Mari me esperava em Friburgo. Colocamos mosquinhas secas miudinhas para pescar no estilo e saímos subindo o rio. Não pegamos nada. Tive que apelar para a velha montana. Aí foi batata. Duas trutinhas seguidas!! Tinha mais pontos legais para bater rio acima mas deixei pro Tunico tentar mais tarde.

Bem, foi isso, 7 boas trutinhas numa manhã para alegrar o meu dia. Semana que vem quem sabe tem mais hehehe.

user posted image

user posted image

user posted image

user posted image

user posted image

user posted image

user posted image

user posted image

user posted image

user posted image

Cadê ela, a grandona ? Sem polarizado, nada feito.....

user posted image

user posted image

Tunico caprichando com mosquinha seca upstream mas sem ação....

user posted image

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Muito bom de ler o relato Kensuke, vc está ficando bom nisso!

Tenho que deixar de lado a ansiedade e escrever como se faz nos contos, um dia aprendo e assim os relatos ficaram mais clássicos, que por sinal é assim que eu acho. Tenho que aprender a usar vírgulas! wink.gif

Rapaz, dessa vez tem três fotografias que ficaram menores, se não conseguir editar, mande o link p/ mim e assim edito p/ vc. Já quanto a pescaria... vou te contar hein, vc escontra os peixes mesmo, parabéns amigo! smile.gif

Outra coisa, seu olhar de fotógrafo está ficando cada vez melhor e as fotografias tendem a ficar muito mais agradáveis de ver. A tal imagem que não aprarece a trutona, tens como me enviar por e-mail a original??? Sei que não gostas de muita edição, mas posso brincar um pouco por aqui.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Boss, consertei as fotos...

Ampliei aqui as originais mas a trutona não aparece mesmo, devia tar debaixo dos reflexos da água e a lente não captou. huh.gif

Adams, é sim uma das três que montei com blanks Winston BIIx que um amigão meu me trouxe dos States. Falta terminar o acabamento, colocar uns decalques e tal. Só tive tempo de fazer o básico para levá-las p/ argentina. Gostei muito delas. Atendeu bem ao que eu queria. Diz o fabricante que é rápida mas é bem jeitosa conseguindo se carregar a curta distância, com boa precisão, e qdo preciso tem garra para encarar mosquinhas maiores e vento. Show! happy.gif

Vergulino, vc sabe q qdo quiser é só pegar busão e subir a serra, carona sempre tem pros amigos. Só não pode pegar mais que yo hehehehe. laugh.gif

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Maurício, vou tar em Friburgo sim este fds. Vou ver se consigo alvará para dar um pulo no rio e te acompanhar na pescaria. Como e qdo vc vem ? Se vc vem de busão, e eu indo pescar, posso te dar carona até a pousada. E no caminho a gente já vai catando umas trutinhas hehehehe.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Belo relato Kensuke, estou com muitas saudades do Macae de Cima, quero voltar lé em breve, porém estou trabalhando de segunda a segunda sem parar, mais se Deus quiser estarei me organizando para ter uma folga e voltar a atividade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Maurício, a minha patroa vai precisar de carro sáb. Talvez pegue carona contigo na kombi do Amantes, só que aí complica a minha volta, que seria à pé, só 2 horinhas de exercício.... se bem que tou até precisando rsrs. Outra possibilidade é dar um pulo lá no dom. Vamu ver. Mas em último caso, não tem nenhum mistério pescar por lá. Vc fazendo base no Amantes, dali pode subir ou descer o rio por dentro da água toda vida. E qdo cansar, sair para a estrada que o margeia e voltar pra pousada. Ou tb pode caminhar pela estradinha rio acima ou abaixo e depois entrar na água, seja em direção de volta à pousada ou não. O Macaé é um riozinho meio que "técnico". Pequeno, raso e fechado com muito mato ao redor e por cima (cuidado com o cardume de macacos!!!), não é rio para se andar rápido ou fazendo muito barulho, nem arremessar longe. As oportunidades muitas vezes estão a seus pés. Daí a importância de varinha curta e macia. Uma bambu cai como luva pra lá, caso vc tenha. Senão, uma grafite ação moderada #3 ou #4 em torno de 8 pés é o ideal. Só que se vc não for esperto, ou se deixar a truta te ver primeiro, já era. Para vc conseguir arrancar algumas trutinhas dele vc precisa estar concentrado e bater todos os possíveis e não-possíveis pontos com atenção e persistência. Não menospreze cantinhos que vc diria que ali não pode haver peixe, pq é raso, sem esconderijo. Muitas vezes qdo vc menos acredita, a trutinha sai dali fujindo onde vc achou não ter nada. Às vezes, como contei no relato, um posicionamento seu no rio um passo pra lá ou pra cá muda a apresentação e a deriva da mosca e é o gatilho para atiçar a arisca trutinha. Outra coisa importante é a fé. Se vc acredita num ponto, insista, tente de tudo. Já fiquei 2 horas no mesmo ponto fazendo de tudo e no fim consegui arrancar uma trutinha. No final, a sensação de glória foi enorme hehehe. Diria "sabia que tinha truta ali!!!". Mas na verdade foi mais fé do que qq outra coisa pq na verdade não sabia de nada, pq a truta não se mostrava. E na maioria das vezes, não sai nada mesmo rsrs. A não ser, claro, vc tenha um olho biônico como o nosso amigo Gerson que consegue enxergar as bichinhas a 20m. Mas aí é coisa de ultraman. Eu, mesmo qdo o peixe tá quase batendo nos meus pés, geralmente não vejo nada.... sou um cegueta!!

Lá se pode pescar muito bem na "catigoria" como manda o figurino, com mosquinha seca, somente no upstream. Mas se a coisa apertar, não descarte umas coisas molhadas nem a apelação do "deixar correr rio abaixo". Eu me valho de tudo. Comigo vai até uns ganchos peludos (que funciona bem paca com as big ones) e split shots em poços mais fundos hehehe. Tem gente que até pendura uns queijinhos na mosca. Não cheguei ainda nesse estágio avançado da loucura rsrsrsrs. laugh.gif

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Belo relato Kensuke. Mas vc poderia ter me poupado, pois fiquei quase 1/2 hora escutando esse relato pelo telefone, sem poder falar nada, só ouvindo, já que você não parava de falar... Está bonito.

Maurício, faça uma boa pescaria no riozinho, ele é bem legal, e como falou o Kensuke "tenha fé, se vc acredita num ponto, insista, tente de tudo". Infelizmente tb não poderei ir, pois tenho compromissos no FDS. Mas se vc gostar e quiser voltar, e só dizer que nós vamos lá.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

GRANDE KENSUKE!!!

Seu relato esta 1000 as fotos também, nada como pescar uma trutinha na mosca seca, vc e JR estão arrebentando nas moscas secas o Curso do Gerson rendeu bons resultados.

Boa sorte no domingo!!!

Daniel

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Pode deixar, vai sobrar algumas pra voce.

Domingo gente se fala, aí voce me da uma aula de como pescar no riozinho.

A ansiedade ta grande

Abraços

Maurício, vou ver se consigo tar lá pro café. Qq coisa ligo lá.

Boa sorte!!!

PS: no entardecer com o sol se pondo, já quase no escuro, é uma boa hora para dry nos poços maiores. E mesmo à noite, antes de se deitar vc pode tentar brincar no poção de apelação da pousada, ali no gramado. Em geral ali não conta pq é quase um P&P mas ultimamente os peixes sumiram dali (tinha muiiiiiiiito). As enxurradas pelo visto espalharam as trutas pelo rio, mas sobraram umas poucas mas bem grandonas. Agora, fisgá-los é outra história...... smile.gif

E como já disse, devagar e atenção no rio. Catuque todos os buracos e tenha muita paciência e dedicação nos pequenos detalhes. Segredos para sucesso naquele riozinho!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono
GRANDE KENSUKE!!!

Seu relato esta 1000 as fotos também, nada como pescar uma trutinha na mosca seca, vc e JR estão arrebentando nas moscas secas o Curso do Gerson rendeu bons resultados.

Boa sorte no domingo!!!

Daniel

Vê se se livra das obrigações e consegue ir no dom!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça seu login agora mesmo para postar com sua conta

Visitante
Responder a este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoji são permitidos.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação importante

Ao usar este site, você concorda com nossos {termos}.