Ir para conteúdo

Gummy Minnow - passo a passo


Postagens Recomendadas

  • Patrono

Quero primeiramente pedir desculpas aos amigos mosqueiros pela incopetencia fotografica e pela pouca prática em postar essas coisas no site. O amigo Kensuke havi ame pedido umas dicas sobre essa mosca e eu havia prometido colocá-la passo a passo. Imaginava fazer isso com muita calma e esmero, mas como vi que nosso amigo esta indo em breve para LR, decidi fazer isso na correria e fiz essa mosca em 3 minutos pra poder postar. Se posso dar um conselho pra quem vai a Los Roques: Não vá sem ela, perde metade da pescaria. Não sei se as fotos apareceram, mas se não conseguires ver as fotos vou pedir ajuda ao Fausto para que elas apareçam. Se alguem quiser trocar alguma ideia estou sempre a disposição. Atei umas 80 delas na pescaria passada em Los Roques, pescamos 13 dias eu e Irineu, voltamos com umas 10 só. Imaginem.

PASSO A PASSO GUMMY MINNOW

A Gummy Minnow tradicional é composta Internamente de Silli Skin Prismatic Silver, Dorso de Green Splash e a Camada Externa de Mother of Pearl.

1. Desenhamos 3 tamanhos de Gummies, sendo que o médio de aproximadamente 6 cm é o que é mais usado para os Bonies (De dorso Verde). Os de dorso azul são mais usados para os Carites (Sarda=Sororoca) e os Bonitos.

2. O Modelo grande (11-12 cm) é mais usado para os tarpons grandes e o modelo menor fiz com a sobra de material , mas todavia usei na praia e também pegou Bonies. Se tiver que fazer os gummies, faça na seguinte proporção: 70% dos medios, 20% dos grandes e 10% dos pequenos.

3. Fiz os moldes com a finalidade de dar o maior aproveitamento possível nas fitas de silli skin que são caras. Imprimi os moldes em papel adesivo (Tipo Etiquetas) e colei numa capa plastica de dvd velha e as recortei com uma tesoura. Fiz um molde para a parte interna e outro para a externa. Assim fica muito fácil, é só colocar o molde sobre a fita e recortar com a tesoura. O Gummy médio fiz o molde de maneira que pudesse aproveitar a fita transversalmente.

4. Deixando o blá blá blá de lado, como Jack, vamos por partes:

5. Anzóis: Usei o modelo Gamakatsu SL 12 S para o modelo menor # 2 , para o médio # 1 e para o maior # 1/0. Usar sempre anzóis prateados ou de aço inóx, nunca com acabamentos escuros, pois faz diferença , tive a oportunidade de comprovar isso na praia.

6. Lastro: 8 voltas de fio de chumbo na haste, para o modelo menor 0,25 da polegada, para o medio 0,30 da polegada e para o maior 0,35 da polegada, devidamente fixado com a linha de atar e cola (Bonder).

http://www.mosqueirosdorio.com.br/album/di...10053&pos=0

Sardinas.jpg

7. Dorso: Cortamos uma fita de 3mm do tamanho do corpo interno (no caso) Green Splash e separamos.

http://www.mosqueirosdorio.com.br/album/di...3&pos=-2112

Moldes.JPG

http://www.mosqueirosdorio.com.br/album/di...m=119&pos=9

Silli_Skin_Cortados.JPG

http://www.mosqueirosdorio.com.br/album/di...=119&pos=10

Vinco.JPG

8. Primeira colagem: Tomamos a parte interna já cortada e a dobramos ao meio, criando um vinco de referencia. Acomodamos em uma superficie plana e fazemos a colagem do dorso. Até esse passo certamente não teremos nenhum problema. Parece que a maior dificuldade começa agora.

9. Algumas regras a seguir para as colagens: Nunca, mas nunca mesmo esticar a fita de silli skin pra colar, pois não volta mais pro lugar jamais. Perder o medo da dita cuja e procurar ter contato com a menor área possível da fita.

http://www.mosqueirosdorio.com.br/album/di...m=119&pos=0

1a_Colagem_vista_lateral.JPG

http://www.mosqueirosdorio.com.br/album/di...m=119&pos=1

1a_Colagem_vista_superior.JPG

10. Colagem propriamente dita: Retire a proteção da parte colante e assente o vinco realizado no passo anterior sobre a haste do anzol e vá delicadamente aproximando os dois lados na direção do olho para a curva do anzol, isso com a mão direita, enquanto que com a mão esquerda segure pela pontinha da cauda para manter o alinhamento.

11. Colocação dos Olhos: Terminada essa parte colamos os olhos adesivos, sempre prateados ou brancos com pupilas pretas, como é na realidade a cameiguana.

http://www.mosqueirosdorio.com.br/album/di...m=119&pos=4

Colagem_antes_do_1o_Shape.JPG

http://www.mosqueirosdorio.com.br/album/di...m=119&pos=2

1o_Shape.JPG

12. Primeiro Shape: Realizamos o primeiro shape com tesoura bem cortante, para receber a ultima camada de silli skin.

13. Ultima Colagem: Para a ultima colagem, fazemos um vinco longitudinal na metade do molde de Mother of Pearl e seguimos exatamente os passos anteriores.

http://www.mosqueirosdorio.com.br/album/di...m=119&pos=3

2a_colagem.JPG

http://www.mosqueirosdorio.com.br/album/di...m=119&pos=5

fechamento_da_cabeca.JPG

14. Ultimo Shape: Realizamos exatamente como o passo anterior.

15. OBS – Na barriga do Gummy onde cortamos com a tesoura, fica uma área cruenta colante, que atrapalha muito quando colocamos nossos 200 Gummies na caixa, fica grudando um no outro, uma chatisse. Tentei resolver esse probleminha usurpando o esmalte base transparente da Dona da Pensão e passando uma camadinha na barriga e deixando secar.

Moçada isso que estou passando pra voces é a minha experiencia. Tenho certeza com a Inteligencia e Criatividade dos amigos Mosquerios poderão aprimorar essa mosca que tive a oprtunidade de testar em Serra da Mesa na semana passada com muita efetividade. Quizas para os robalos etc. Fico a disposição se puder ajudar. CARLOS ANDRIOLLI Email: candriolli@uol.com.br

http://www.mosqueirosdorio.com.br/album/di...m=119&pos=7

Listo.JPG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Grande amigão, ficou show o passo-a-passo!!!

Como não tava achando o amigo, e o tempo urgia, acabei me virando aqui com minhas técnicas tupiniquim tabajaras e usando a tática de molhar um pouco a pontinha dos dedos (lambendo-os, claro), e esticando o sheet recortado sobre a mesa e deitando o anzol sobre o chiclete ao invés de tentar recobrir o anzol preso na morsa com o gruda nojenta, onde é quase impossível evitar que alguma parte saia esticada ou enrugada, achei que consegui obter resultados bem melhores que a minha versão 1.0, que os guias de LR apelidaram até de Frankenstein e peixe nenhum quis saber do monstrinho kkk. Segundo a Mari, agora tá "sardinha-seca" rss. Só espero que as sardinhas de lá gostem das secas kkkk. Mas espero que até lá (ainda tenho folga de +5 noites) eu consiga melhorar um pouco mais a minha relação com o chiclete. O que tá pegando tb é como não deixar que alguma bolha fique dentro da sardinha seca. Sei que é preciso ir dobrando e grudando devagarinho sem que se deixe encaçapar algum arzinho dentro, mas é difícil dominar a dita coisa. Qq vacilo e já grudou tudo, e ficou alguma micro bolha pelo corpo!! Dura, parecendo sardinha seca e com bolhas pelo corpo parece mesmo sardinha doente... Se bem que dizem que os predadores atacam primeiro as mais indefesas, as doentes e tals.... Tenho ainda alguma esperança, portanto kkkk

Em tempo, agora que vi que o amigo recomenda olho branco ou prata. E eu metendo rojo acá.... kkkk E agra que vi no meu estoque que tenho tudo que é anzuelo negro tiemco, varivas, owner, hayabusa, menos o bendito prateado gamakatsu de tarpooon. Acho que vou é tacar marcador prata em cima kkkk. Resolvido ?? Arte tabajaras.... Aliás, tudo tabajaras por aqui. Até o address kkkk e a pecinha é xing.... já viu no que vai dar isso né kkkk

IMG_3776.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Kensuke

Penso que o segredo maior é com a mão esquerda dar uma esticadinha bem de leve pela ponta da cauda e com os dedos, polegar e indicador da mão direita ir colando no sentido olho do anzol em direção a cauda.

Kensuke lá tem dois peixinhos muito parecidos as sardinas que tem o dorso prateado no qual eles usam para o dorso o Silli Skin Prisma Scale Silver, muito boa para Tarpons Grandes e a Cameiguana que tem o dorso azulado conforme as fotos anexas. De uma olha nos olhos, são sempre prateados ou brancos com as pupilas negras.

Não esqueça de atar para as praias gotchas # 6 e algumas # 4 e # 8 com bead chain e também algumas com olhos metalicos maciços. Clousers # 6 com algumas # 4 e # 8 com bead chain e também algumas com olhos metalicos maciços chartreuse com branco, amarelo com branco eos gummies de 6 cm. Com essas tres mata a pau nas praias. Nos flats aqueles minusculos crabs com patas de sili legs se quiser te mando alguns, anzóis # 6 e # 8 . Pink Puff anzóis #8 e # 10 (Imita óvas de lagostas); gotchas pequenas # 6 e #8 com bead chain, Crazy Charlies pequenas e claras e tem outra isca que não me lembro agora( Imitação de um Camarão na cor Tan, que eu vou lembrar o nome e te passo). Naquelas praias que o cardume está fora 20 ou 25 m vou te achar e te mandar uma mosca que funcionou muito bem.

SARDINAS

http://www.mosqueirosdorio.com.br/album/di...m=113&pos=2

Sardinas.jpg

CAMEUGUANAS

http://www.mosqueirosdorio.com.br/album/di...m=113&pos=0

DSC01156.JPG

Um grande abraço

O que precisar, no que eu puder ajudá-lo, conte comigo

Carlos Andriolli

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Valeu Dr.Andriolli, as fotos das manjubinhas locais tão show. Eu vi monte delas sendo iscadas pelos profissas mas não tinha tirado foto alguma. Agora já tenho ref. de como q os chicletes tem q parecer rsrs. Tou em Friba mas trouxe aqui comigo o maço de chicletes pra mascar logo mais. Depois te conto se me viciei ou não kkk. As moscas pros flats e praias já tenho de côr salteado. As que levei das outras vezes sempre pegaram alguma coisa (charlies, gotchas, clousers, baited breath, golden shrimp, merkin crab, entre outros). Só tou é correndo atrás do tempo pq tou com estoque zero e o tempo é muito curto (andei emprestando pra everybody que tem ido lá...). Tou saindo de férias dia 21 e até lá só tenho mais poucas noites vagas pra fazer de tudo, entre arrumar coisas de uma outra viagem antes (pra alvará...) e a minha logo em seguida. Nem backing ainda pude botar nas carretas 12 (haja braço enrolar >1500yds...), qto mais mascar chicletes e pegar no fedento rabo de calf. Mas tudo se ajeitará, espero.... Queria mais era dica sua sobre como que pegou a big cuda (meu sonho de consumo junto com big camiguana...). Da outra vez, eles nem olhavam direito pra cara das super long cuda flies que levei, nem pros super bangers. E os jurels ? Conseguiu domá-los legal ? Com eles tb só apanhei. Ignoraram geral. Só um infeliz filhote de 4kg que abocanhou o banger no susto. Mesma coisa com cuda. Só um baby de ~7kg se atreveu no mesmo banger. Os gigantes nem seguiam. E tinha cada um enorme..... Na real, acho que é até mais divertido correr atrás desses bichos "exóticos" que nenhum gringo quer, do que o carro chefe local, pq de bone tem até demais da conta. Pegam até de olho vendado de tanto que tem e mordem relativamente fácil. E depois, é aquela velha corridona reta de sempre, que é super legal na primeira vez mas depois de meia dz de vezes enchendo no 1x1 o spool inteiro dá até cansaço e tédio, chega até a dar vontade de ter alguma elétrica recolhendo pra gente kkkk. Se ao menos fosse tudo do tamanho do Dr. Tony....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Continuando com mais um capítulo da novela mexicana (ou chaveana, no caso...) "A Revoada das Sardinhas Secas"....

Hj, entre monte de outro chiclete (este de 2 anos e meio que resolveu me grudar praticamente o dia todo, dizendo "papai, para de mexer com isso, vem brincar comigo aqui na sala.... agora aqui no quarto..., agora aqui fora" e claro, nóis sempre vai atrás e temos a última palavra, que até já me habituei desde os tempos da mãe dela, "sim senhora". Ou seria melhor, agora, "sim senhoras!!". Pra que fui arrumar logo 2 patroas.... aiaiai. E como se não bastasse, teve ainda intervalo com 2 filões das minhas belas artes, que resolveram de última hora que vão invadir o meu parque de diversões Roquense. Mas aos trancos e barrancos vamu indo.... Segundo o Rusleca e o Boone, a Mari tava era puxando meu saco. Que secas que nada, tão é mesmo lamentáveis.... Só espero que as camiguanas-mãe de LR tenham dó e piedade e les gustem las secas rsrs.

Como somos todos mão de vaca de pobres, pra aproveitar ao máximo os sheets com tempero de $al, fiz como manda o figurino (digo, o meu pro-adviser Mr.Andriolli, o hombre de los bitelões de LR), e aroveitando os "moldes" que sobraram dos recortes feitos anteriormente (vou juntando), recobri da melhor forma o sheet de siliskin pra 100% de aproveitamento.

IMG_3787.jpg

Após a tesourada

IMG_3788.jpg

Até essas tirinhas que parecem sobra, aproveitei tb!! Só juntar 2 tirinhas-sobra de cada lado que dá uma inteira!!

IMG_3791.jpg

Aqui o detalhe da "sacada" que filei do Dr. Andriolli. Colar o lombo e os olhos antes de descolar o "corpo interno" do sheet. Consegue-se muito mais linearidade na colocação da tirinha do lombo.

IMG_3796.jpg

Depois pego o "molde" que sobrou desse "corpo interno" do passo anterior e recorto um "corpo externo", ligeiramente maior.

IMG_3813.jpg

E aí esta la seca, lista pras camiguanitas-senior rsrs

IMG_3815.jpg

Algumas variações de cores. Size 12cm (foi o meu guru quem me passou o size G). Anzol Gamakatsu O´Shaunnessy 3/0, que não deve ser o ideal, mas é o que eu dispunha de anzol prateado e não preto (conforme de novo o meu guru Andriolli).

IMG_3821.jpg

Vamu ver se essas "lamentáveis" vão parar no bucho de alguma coisa que preste... :unsure::rolleyes:

Saludos amigos! Y buena suerte pra yo (acho que vou precisar de um bocado...) :wacko:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Grande Salim Kensuke

A Umpqua vai sentir inveja desse Gummies, ficaram muitissimo melhores que os primeiros franks. Vai matar a pau com esses bichos. Quando fotografamos com lente macro os minimos defeitos aparecem, mas na agua ficam perfeitos, podes crer. E a medida que vamos produzindo em serie os últimos ficam quase iguais os originais.

Salim Kensuke acho que as tirinhas sobrantes das fitas, poderia ser guardadas para fazer alevinos AHAHAHAHAHAHAAHAHAHAHAHAHAAHAHAHAH.

Em tempo como se faz´para aparecer as fotos na postagem ao invés de aparecer os links ?

No próximo passo a passo Gummy Minnow Floating.

Abraço

Carlos Andriolli

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

AH Salim Kensuke em tempo

Agora como médico te faço a seguinte sugestão:

Tenha rapidamente um filho homem por 2 motivos reelevantes:

1. O jogo em casa fica empatado 2 x 2

2. Daqui 20 anos tem alguem para empurar a cadeira de rodas até o Rio AhAhAHAHAHAHAHAHAHAHA

OBS - Não precisas pagar a consulta. É Free

Carlos Andriolli

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Ficou ótimo Carlos! :ok

Obrigado mesmo pela colaboração! ok:

Editei seu post de modo que as imagens possam ser exibidas e quando você mesmo desejar exibir uma imagem, basta colar o endereço da imagem (sua url) entre a seguintes tags:

[img=http://www.mosqueirosdorio.com.br/album/albums/userpics/10053/DSC01156.JPG]

O truque está na tag img:

[img][/img]

T+ :bye:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Grande Salim Kensuke

A Umpqua vai sentir inveja desse Gummies, ficaram muitissimo melhores que os primeiros franks. Vai matar a pau com esses bichos. Quando fotografamos com lente macro os minimos defeitos aparecem, mas na agua ficam perfeitos, podes crer. E a medida que vamos produzindo em serie os últimos ficam quase iguais os originais.

Salim Kensuke acho que as tirinhas sobrantes das fitas, poderia ser guardadas para fazer alevinos AHAHAHAHAHAHAAHAHAHAHAHAHAAHAHAHAH.

Em tempo como se faz´para aparecer as fotos na postagem ao invés de aparecer os links ?

No próximo passo a passo Gummy Minnow Floating.

Abraço

Carlos Andriolli

Vai nessa não, Kensuke!!

Quando a filha da gente casa, a gente ganha mais um filho;

Quando um filho casa, normalmente você "perde" o filho para outra família, hehehe...

Experiência própria...

Agora na beira da água, lançando uma linha, nada como estar acompanhado do Zero-Um e do Zero-Dois (as meninas só querem ficar em casa...)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Andriolli,

Obrigado pelo passo a passo. Muito bom! E parabéns pela excelente matéria da Bíblia do Pescador 2009!

Tô sonhando em ir pra LR. Por isso, se você puder tirar umas dúvidas serei eternamente grato:

1) Qual é a quantidade de siliskin que se gasta para, por exemplo, fazer 24 gummies médias? Pergunto isso pra saber exatamente quanto de sili devo comprar.

2) Você tem idéia do custo unitário aproximado de cada uma dessas gummies atadas por você? Pergunto isso pra saber se vale a pena fazê-las ou se é melhor comprá-las prontas.

3) Nas fotos, as cameiguanas pareceram ter dorso azul, e não verde. Tô daltônico :blink: . Tá certo que os bones enxergam melhor do que eu, mas o uso de uma ou outra dessas cores realmente faz diferença significativa para a pesca deles?

4) Que modelo de anzol você recomendaria usar no lugar dos Gamakatsu? Talvez os O'Shau****? (nunca sei como se escreve esse nome...)

5) Para as demais iscas (Gotchas, Crazies, etc, etc), você também vê diferença no uso dos anzóis prateados ou pretos? Pergunto isso pois tenho vários SL45 e tava pensando em atar com eles.

6) Onde você achou líderes cônicos de 14 pés? Só tenho encontrado, no máximo, os de 12.

7) Os SL 12 S têm tamanho similar aos O'Shau de mesma numeração? (SL12S #6 é siminar a um O'Shau #6?) Também pergunto isso pois os que eu tenho (SL 45), apesar de o formato ser parecido com o O'Shau, têm proporções bastante diferentes quando comparados aos O'Shau de mesma numeração (são bem menores. Um SL45 # 8 equivale a um O'Shau #6).

8) Essas gummies, que têm a ponta do anzol virada pra baixo, não vivem enroscando nos corais ou turtle grass do fundo dos flats?

Desculpe-me pelo rosário de perguntas!

Um grande abraço! :cool2:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Alkexandre

1. Levando em conta que a fita de Silli Skin tem 30 cm de comprimento, tendo um aproveitamento extra terrestre como o nosso amigo Kensuke Salim dá para fazer a parte externa de 15 gummies + 1 fita prateada para a interna + 1 fita para o dorso o qual sobraria muito. Pensando assim as Silli Skin custam por volta de 7 a 8 dolares, ficaria de custo uns 25 dolares. Para comprar pronto 1 gummy pronto custa por volta de 6 dolares = 90 dolares. Então acho que vale a pena ter calma e confeccioná-los, alem do fato de ser mais emocionante pescar com os nossos.

2. A primeira gummy colocada no mercado tem como dorso a cor green splash, que simplesmente acrescenta uma diferença de cor ao dorso do peixinho. Essa cor de dorso esta mais que testada em LR, porisso pode fazer essa cor tranquila que vai funcionar. Parece que as de dorso azul funcionam mais para as sardas (carites) e para os bonitos, sempre gummies dos medios. Mas o meu tarpon de +- 30Kg que peguei lá foi com um gummy de dorso azul de 12 cm. Os guias falam de melhor resultado para tarpons grandes os de dorso de cor prismatic scale silver, que imita a sardina.

3. Na minha opinião os anzóis melhores são aqueles fortes wide gap e short shank, mas como o Kensuke pode fazer nos O´Shaugnessy que acho que não tem erro.

4. A minha experiencia com a cor do anzol foi em relação a pesca de bonies nas praias, a gente arremessava os de anzois de cor preta, atraia o bicho que chegava na isca e voltava. Como tinhamos alguns com anzóis de aço inox , arremessavamos e o bicho pegava como cachorro louco.

5. Depois dessa experiencia começei a ver as moscas compradas em relação a cor dos anzóis, me parece que a maioria são atadas em anzóis não pretos. Mas não fiz essa experiencia nos flats. O que tenho certeza absoluta é que eles são muito mais ariscos nos flats porisso todos os detalhes que possa usar para não espantá-lo faça. Por exemplo : Lideres : Nas praias 9 pés - 14 lbs ; Nos flats 14 pés 12 a 10 lbs ( Compre lider normal de 12 pés e 12 lbs e compre um tippet de fluorocarnono de 10 lbs), porque a queda da linha espanta o bicho , mas a queda do lider não. Em relação aos nós : Nas Praias use o non slip knot ; Nos flats nó encostado no olho do anzol.

Anexo a foto do tarpon pego no Gummy dorso azul de 12 cm

http://www.mosqueirosdorio.com.br/album/di...cat=0&pos=0

http://www.mosqueirosdorio.com.br/album/di...cat=0&pos=1

Um grande abraço

Se precisar de mais algo me fale

Carlos Andriolli

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Alexandre

O Pessoal não costuma pescar Bonies nos flats com os Gummies. Nos flats os bonies comem coisas pequenas, tipo anzóis 6, 8 e 10. Moscas leves com pouco ou nenhum lastro.

A profundidade ideal dos flats é em torno de 20 a 30 cm.

Pequenos crabs com pequenos bead chain (mandei modelo para o kensuke), pequenas gotchas, crazie charlies, bonefish bitters, pink puff # 8 e # 10.

Abraço

Carlos Andriolli

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça seu login agora mesmo para postar com sua conta

Visitante
Responder a este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoji são permitidos.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação importante

Ao usar este site, você concorda com nossos {termos}.