Ir para conteúdo

Cunhaú dez-08


Postagens Recomendadas

  • Patrono

Estive pescando no Cunhaú ano passado em abril e fiz uma pescaria bastante interessante com o Bruno, mas sem encontrar peixes grandes. Este ano retornei em maio e me decepcionei, as chuvas já tinham começado e os peixes sumiram. Por uma coincidência, em maio conheci o Marcelo que havia marcado uns dias de pesca com o Auricélio dentro do período que eu também queria pescar e acabamos formando uma dupla de pescadores super entrosados. O Auricélio nos exigiu que voltassemos na época do verão, época em que os peixes maiores aparecem. O Marcelo marcou alguns meses depois a data de retorno para o início de dezembro e me intimou a lhe acompanhar nesta aventura. Devido a diferença de custo em torno de 50 % entre a passagem Rio-Natal ou Rio-João Pessoa para Rio-Recife, optamos por ir para Recife e percorrer 160 Kms a mais de carro, uma vez que iríamos alugar um.

Na vigem de ida uma imensa nuvem cobria quase o pais inteiro,

DSCN5610.jpg

Mas chegando em Recife o tempo começou a mostrar que no nordeste o sol brilha mais !!!

DSCN5637.jpg

Na viagem entramos em João Pessoa para almoçar e depois passeamos um pouco pelo litoral da Paraíba:

DSCN5670.jpg

Praia Formosa, próximo de Cabedelo.

DSCN5671.jpg

Local de embarque na balsa que atravessa o rio Paraíba.

Mais um pouco de estrada e no cair da noite chegamos a Barra do Cunhaú. Nos hospedamos na pousada Chalés do Cunhau, tocada pelo seu simpático e sempre prestativo dono, o seu Zilson.

DEZEMBRO2008120.jpg

Pousada Chalés do Cunhaú.

No dia seguinte iniciou nossa aventura. O objetivo era pescar os peixes seja de fly ou de bait nas estruturas do mangue e com iscas de superfície, mas os peixes estavam mais no fundo e tivemos de pelejar muito para ter ações na superfície.

DSCN5712.jpg

Já no final da tarde o Auricélio nos provou que o peixe estava mesmo no fundo, pegou uma de nossas varas e mau desceu um metal e olha lá o robalo:

DEZEMBRO2008008.jpg

Nos dia seguinte pescamos durante a enchente na superfície, mas nos repontos descemos os Jigs e desta vez o Marcelo acertou outro belo robalo.

DSCN5677.jpg

Uns xareus pequenos também apareceram

DSCN5680.jpg

DSCN5681.jpg

Chegou então a hora de começarmos a buscar os baby tarpons nos riozinhos que afunilam e terminam dentro do mangue. Desta vez o Auricélio resolveu pescá-los em horário completamente diferente do que fizemos nas outras vezes. Anteriormente entrávamos nestes locais com a maré cheia e ao iniciar a vazante começavam os rebojos, mas muitas vezes dentro das estruturas onde não conseguíamos lançar nossas iscas. Desta vez pescamos no final da vazante e início da enchente e os bichos estavam muito mais ativos. Preparei uns streamers e pequenos popers com anzóis super afiados e de haste fina da Owner, mas mesmo assim não estava fácil de ferrar os bichinhos, mas finalmente consegui capturar alguns que pousaram para as fotos.

DSCN5702.jpg

E no meio dos babys os robalinhos também apareceram

DSCN5700.jpg

O Auricélio têm uns pontos de fé e que não acreditava que não tinha bons robalos por lá, um destes pontos rendeu bastante ações de peixes menores, entre eles este diferente robalo, apelidado de trick-tarpon

DSCN5689.jpg

Por insistência do Auricélio descemos camarões artificiais neste ponto e fizemos este belo dublê

DSCN5692.jpg

Um destes robalos levamos para jantar !!!

Neste mesmo ponto em outro dia, as ações próximo da superfície cessaram, mas ao colocar um camarão e deixar afundar um bitelo pegou o camarão e correu na transversal direto para um galho, enroscando a linha. Nos aproximamos e ao travar alinha com a mão senti o peso do bruto que deu uma estancada e abriu o anzol do camarão.

O Auricélio não perdeu tempo: - Não falei que aqui têm robalo grande !!!, mas ninguém consegue tirar, ele sempre faz isso !!!

Passamos então a aproveitar a maré baixa nos babys, os repontos de cheia no metal e durante a cheia e inicio da vazante pinchando nas estruturas.

Mais peixes foram aparecendo, mostrando a diversidade do Cunhaú.

DEZEMBRO2008080.jpg

Barracuda

DEZEMBRO2008137.jpg

Caranha

DSCN5706.jpg

Dublê de xareus

Muitos robalos:

DSCN5742.jpg

DSCN5743.jpg

FSCN5745.jpg

DEZEMBRO2008153.jpg

Mais babys:

DSCN5729.jpg

DSCN5705.jpg

Bagre comedor de sputnick:

DSCN5713.jpg

DEZEMBRO2008059.jpg

No penúltimo dia de pesca, vínhamos pinchando num trecho do rio lá para cima, com poucas ações e quando subia algo, geralmente era um robalo pequeno. Resolvi então trocar a sputnick com garatéia reforçada que estava lenta por uma laranja e com garatéia original. De repente o Auricélio ficou branco e falou, você não viu o xaréu embaixo da sua isca ?

Eu não vi, mas o rebojo na água em seguida me confirmou que o Auricélio não estava doido. Continuei arremessando a mesma isca até chegarmos numa galhada onde havíamos tido ações de robalos e de um baby tarpon, de repente vejo umas barbatanas grandes embaixo do barco enquanto venho trabalhando minha isca. Simplesmente era um cardume de xaréus grandes, com mais de cinco quilos cada e que partem para cima da minha isca. Eu com a vara de 14 lbs e a sputnick com garatéia original. O primeiro pega a isca e a leva para o fundo, mas ao descer uns três metros e solta, a isca começa a subir e vêm outro e dá mais um toque na isca mais não fisga, mais outro dá outro toque e novamente não fisga. Tudo ali, a poucos metros do barco e eu, Marcelo e Auricélio enbasbacados, assistindo de camarote. Dou outro toque na isca e finalmente um bitelo desce novamente carregando a isca. Já nervoso com a dificuldade de ferrar, aumento a pressão no carretetel e dou uma confirmada, mas havia algum ponto fraco na linha que estoura na hora para a nossa frustração. Eram mais de dez xaréus grandes na nossa frente, disputando minha isca. Esta cena ficará guardada para sempre em minha mente.

Poucos minutos depois surge na superfície a minha isca boiando e com a garatéia aberta.

Em seguida trocamos de material, arremessamos iscas grandes para tudo quanto era lado e mais nem sinal do cardume. Voltamos no dia seguinte e encontramos um cardume de sardinhas sendo atacado próximo do local. A esperança de novamente se defontrar com o cardume de bitelos se renovou, mas as nossas iscas cansaram de passar pelo cardume e nenhum ataque.

O Cunhaú é isso, os peixes grandes moram lá, mas nem sempre aparecem para dar as caras. Quando aparecem já estamos cansados de arremessar iscas grandes e estamos com o material leve demais.

Os babys tarpons estavam muito menores que nas outras vezes que estive por lá. Ao definir uma pescaria por lá deve-se definir se o objetivo forem os babys na faixa dos 3 a 5 kilos, lá por volta de abril é a melhor época, mas se o objetivo forem os robalões e xareuzões, de outubro a janeiro é a melhor época.

Mas nem só de peixes se faz uma pescaria, lindas imagens fazem parte do nosso dia-dia:

DSCN5726.jpg

DSCN5750.jpg

DSCN5687.jpg

A arma:

DEZEMBRO2008124.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

:natal_thumbup: :natal_thumbup: :natal_thumbup:

Serginho, antes de mais nada feliz 2009!

Realmente o Cunhaú é isso, um lugar cheio de muitas surpresas.

Prabéns pelos babys no fly, um desafio a parte!

Auricelio me disse q vcs fizeram uma filmagens...acredito q vc deva posta-las

mais adiante.

Forte abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Blatt fizemos sim umas filmagens bem legais dos atques dos babys, mas a minha placa firewire está com conflito e comprei um novo cabo para baixar no notebook de um amigo, assim que editar coloco no You-Tube e posto aqui.

Um abraço e um 2009 espetacular para vc também !!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

VALEUUUU Serginho!!!! Caramba cara, que emoção deve ter sido esse Tarpon no Fly! Eu bem sei o quanto você o procurava! Imagino que tenha ficado muito feliz ao reencontrar-se com esse peixe que só lhe agraciou uma vez lá no BSJ. Mas dessa vez no Fly! Emocionante também a parte dos Xaréus, peixes desse porte devem ser muito estúpidos e desconhecem regras de etiqueta quando metem a cara pro fundo rsrsrs. Os Robalos também estavam mais crescidinhos! Muito boas as fotos, a viagem, tudo! Fico muito feliz por você! Por aqui o frio continua castigando e não tenho pescado, mas assim que houver condições vou atrás do bicho de novo!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
  • Mosqueiro

Grande pescaria Serginho,

Mandou bem!!!! Que beleza de Babys Tarpons, e ainda mais no popper na superficie que D+.

Parabéns pelas belas fótos e pelos lindos peixes.

Valeu por dividir com nós essa bela experiência.

Daniel

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 6 anos depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça seu login agora mesmo para postar com sua conta

Visitante
Responder a este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoji são permitidos.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação importante

Ao usar este site, você concorda com nossos {termos}.