Ir para conteúdo

Barquinho Novo


Postagens Recomendadas

  • Mosqueiro

Olá Pessoal

Após quase dois anos a pé, estou de novo motorizado, com um duralunínio em Barra de Guaratiba, felizmente a apenas 15 minutos aqui de casa.

Motor amaciando, ficamos só no canal, cumprindo as primeiras duas horas em velocidade mínima...Mas, já que estávamos lá...Por que não dar uns pinchos, né?

Bem, só que não foi na mosca, porque ainda não tenho essa "catiguria" com os bobalinhos...Mas um dia chego lá.

Umas fotinhas:

Manoel Ribeiro ( amigo de pesca e de família há mais de 40 anos ) e Catarina, uma gaivota esperta que sempre nos acompanhou...e, incrível, nos reconheceu. Veio pro barco e cantou muito!

dscn0194ur3.jpg

UMA VISÃO DO CANAL/MANGUEZAL

dscn0202qn7.jpg

PRÊMIO DE ESTRÉIA :yahoo:

O maior dos 17 robalos que pescamos, um lindo peva ( não foi pesado ) abocanhou a Maria the First ( essa isca é fantástica ) e veio conhecer minha cozinha... :lol: ...Sacrificamos 5 robalos para consumo e os demais foram liberados.

dscn0198dt7.jpg

Abraços

Luiz :bye:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro
Belo barco e belo robalo.

Se pega na maria, com certeza vai pegar no fly, é só tentar.

Qualquer dúvida é só chamar que ministro umas aulas "gratis". KKKKKKKKKKKKK

Abraços

ok: Maurício...O convite continua de pé...Vindo ao RJ agora no verão, será um prazer que vc. fique aqui em casa para darmos uns pinchos numa das poucas regiões ainda razovelmente preservadas do litoral de nossa cidade.

Abç

Luiz

PS: dias 8 e 9 de dezembro estarei em Sampa...Vamos combinar almoço ou jantar...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Bonito peva !! Mas como o MauriçãoOld falou, se pegou na meia água, vai pegar em streamer na boa. Experimenta um clouser minnow ou wooly bugger em côr cítrica, é batata!! Se quiser mais um ajudante além do MOld, tamu aí hehehe. :bye:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro
congratulations!

belo barco e peixe!

vcs ensinaram a garça para mostrar aonde estao os peixes certo?

mas o que é Maria the First?

RÁ-RÁ-RÁ...Catarina é moça sabida...

Bem, quanto à Maria the First, antes de falar sobre ela, deixe lhe dizer: nunca fui pescador com bait ( não que eu tenha alguma coisa contra; apenas não conheço a modalidade e suas inúmeras iscas e diferentes usos ). Mas desde menino pesco robalos ( especialmente nessa área de Guaratiba, desde os 10 anos de idade ) e, na região, usam-se duas iscas: camarão vivo ou jig de penas ( peninha )...E eu sempre gostei de pescar com peninha, que é minha opção favorita até hoje. Depois das peninhas vieram os camarões DOA ( que Fausto usou muito nos tempos do Costa Brava ) e os inúmeros modelos de "grubs" e, mais recentemente, o camarão Maré vem fazendo sucesso...mas eu gosto mesmo é da peninha.

No entanto, vários conhecidos baiteiros me falavam das maravilhas que uma Maria the First seria capaz. Trata-se de uma isca japonesa, desenvolvida especialmente para a pesca de robalos, que possui um "rattling" que nenhuma outra isca tem. Ele imita o estalo que fazem os caranguejos no manguezal. É impressionante a semelhança. Ela vêm em duas versões, floating e sinking, vários tamanhos de 7 a 14,5 centímetros e nas mais variadas cores, com pintura primorosa. Só que tem um problema: não fabrica mais! Só se compra em leilões e sai cara.

Mas o fato é que funciona mesmo! É impressionante ver a quantidade de robalos que ela levanta do fundo ( mesmo quando eles não estão pegando bem, o que foi o caso dessa pescaria ) e, normalmente, não sei porque, os maiores caem nela.

Bem, mas na próxima já vou levar meus super steamers :wacko: , mandar de mosca e ficar longe dos outros barcos ( prá não ficar vendo eles embarcarem um atrás do outro e eu dedón...pois aí não vou resistir e em dois tempos já troco pro spinning e pros meus magic jigs )

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

É junto das raízes ou no meião do canal que vc pesca ? Se for no meião, pescaria de fundo, acho que vai ser mais jogo uma linha sinking. Deixar afundar bem a mosquinha e ficar só dando toquinhos no meio da correnteza igual um jiguinho. Mesma estratégia dos dourados mais criados no meio do rio, láa no fundão. Pescaria mais chatinha, mas bem mais produtiva pros mais criados que gostam mais da segurança das profundezas. Já se for nas raízes, uma floating mesmo ou eventualmente uma intermediate. Além desses pontos, tentaria tb nos drop-offs, aquele ponto perto das raízes, afastado uns 5~10m, onde a profundidade aumenta de repente. Dizem que os maiores circulam nessas áreas à espreita de alguma comida incauta que venha a cair fora da proteção das raízes pra esses pontos mais fundos. Ao menos foi assim, posicionando o barco meio afastado das raízes, mais pro meio do canal, de modo a que o arremesso só alcançasse o início dos drop-off, que o panela do Gerson catou um bobalin bonito qdo pdizamos juntos nos mangues de Cananéia. Antes, qdo távamos com o barco quase colado nas raízes e enfiando as moscas láaa dentro, entraram mais qtd mas só bobalinzitos. Aí mudamos de estratégia e deu no que deu. Foi dica do excelente guia Toninho Sanchez, que opera naquelas águas e conhece tudo de robalo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

è só coincidência, pq eu não sou nem um pouco apegado a nenhuma isca em particular como muitos fanáticos por aí afora (tem nego que só usa isca marca tal côr assado, maré tal, horário tal, pressão tal, lua tal, ihhhh tem gente que acha que pescaria é ciência exata kkkkkkk, sou da opinião que o peixe é que nem a gente, qdo sente fome, e sente várias vezes no dia, sai revirando a geladeira pra ver o que tem e sai engolindo o que achar kkkk até biscoito mofado se não tiver outra coisa vai goela dentro kkkkk), e troco de isca a cada 2 segundos, pq curto experimentar de tudo um pouco, mas o acaso fez com que o meu bobalinzito básico de 13kg no bait, o único decente que já peguei até hj, saiu por um acaso numa The First tb kkkk. Mero acaso.... na minha opinião. Coincidiu de o bicho tar ali passando rente a meus pés (pegou quase na areia), na hora que isca da vez trocada a cada 2 seg ter sido essa Maria. Tenho quase certeza disso :cool2::rolleyes:

O problema é que ainda não fizeram uma mosca com esse nome ...... vai ver por isso que até hj não consegui repetir o feito, desta feita na mosca, e olha que já insisti um tempinho nisso, junto com o panela do ET. Se bem que pode ser o famoso pé frio dele tb... :rolleyes:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro
Parabéns, Luiz, bela pescaria e belo barco! Quando eu for aí pro RJ aceitarei um convite pra pescar! :cool2:

Você sabe que está convidadíssimo...Vamos ver se quando eu for a Sampa agora em dezembro, você dá um tempo nas fraldas, arruma um alvará e vai jantar conosco.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro
É junto das raízes ou no meião do canal que vc pesca ? Se for no meião, pescaria de fundo, acho que vai ser mais jogo uma linha sinking. Deixar afundar bem a mosquinha e ficar só dando toquinhos no meio da correnteza igual um jiguinho. Mesma estratégia dos dourados mais criados no meio do rio, láa no fundão. Pescaria mais chatinha, mas bem mais produtiva pros mais criados que gostam mais da segurança das profundezas. Já se for nas raízes, uma floating mesmo ou eventualmente uma intermediate. Além desses pontos, tentaria tb nos drop-offs, aquele ponto perto das raízes, afastado uns 5~10m, onde a profundidade aumenta de repente. Dizem que os maiores circulam nessas áreas à espreita de alguma comida incauta que venha a cair fora da proteção das raízes pra esses pontos mais fundos. Ao menos foi assim, posicionando o barco meio afastado das raízes, mais pro meio do canal, de modo a que o arremesso só alcançasse o início dos drop-off, que o panela do Gerson catou um bobalin bonito qdo pdizamos juntos nos mangues de Cananéia. Antes, qdo távamos com o barco quase colado nas raízes e enfiando as moscas láaa dentro, entraram mais qtd mas só bobalinzitos. Aí mudamos de estratégia e deu no que deu. Foi dica do excelente guia Toninho Sanchez, que opera naquelas águas e conhece tudo de robalo.

Grande Kensuke

Quando quiser, é só marcarmos...Agora no verão costumo ir bastante, inclusive dias de semana ( tipo de 5:30 as 9:30 da manhã)

Mas vamos aos fatos: prá você e para os amigos que não conhecem o meu quintal, existem 5 ambientes de pesca distintos:

1 - O Canal de Barra de Guaratiba, que separa a Restinga da Marambaia do continente. Tem cerca de 800 metros de extensão, sua margem direita é toda em areia e a esquerda em pedra. Tem muitas pedras no fundo ( para pescar lá com sucesso, se deve conhecer cada pedra ) e poços, principalmente na margem esquerda. As pescarias são mais produtivas com maré enchendo. Com ela iniciando a correr, pesca-se próximo a boca do canal, junto ao mar. Conforme ela corre, vamos mudando de posição (isso numa situação ideal, de estarmos sozinhos no canal, o que é raro. Em condições habituais, dependemos dos outros barcos, pois podem estar posicionados em locais chave, esperando até que a velocidade/cor da água onde estão seja ideal...é sempre um jogo de risco essa escolha) e batendo os seis pesqueiros principais do canal. Quando chegamos ao último, dependendo da amplitude da maré, vamos ter duas situações: em marés de luas vivas, a corrente já vai estar tão forte, que só se consegue pescar com o barco na rola...E aí todo mundo faz isso, um rodízio respeitando mais ou menos 20 metros de um barco para o outro...Então se vai pinchando as margens de pedra ou, a maioria, usa boias com camarão vivo acompanhando o barco. Nas marés mortas ( e lá é interessante, pelo fenômeno de meias marés, causado pela movimentação inversa nas águas da baía ) muitas vezes pesca-se bem durante todo o tempo em que ela corre...Talvez aí seja mais interessante para a pesca com mosca...O problema é que muitas vezes temos 20 barcos no canal, com até 4 pessoas por barco, jogando bóias, camarões na jogadinha, plugs, peninhas...E se um dos pontos está melhor, ficam alguns barcos em torno desse ponto...Será bem complicado pescar com mosca nessas circunstâncias...Isso sem contar as pessoas que pescam das varandas das casas que beiram o canal e, normalmente, embolam com as linhas dos barcos...Muito divertido, eh, eh...Mas nos dias de semana, sempre tem muito menos gente pescando e, muitas vezes, o canal fica vazio, pois outros pesqueiros estão mais produtivos. De qualquer forma, concordo com você, a linha terá que ser uma sinking tip, pois os poços e o meio do canal chegam a ter 8/10 metros de profundidade e, sobre as pedrarias importantes, 3/4 metros. Com a peninha, sempre temos que deixar afundar enquanto deriva, para recolhê-la lenta, dando os toques, em movimento de curva. O importante é que ela passe exatamente no ponto das pedras onde os robalos se escondem para caçar...Com os streamers terá que ser o mesmo.

2 - O manguezal é o segundo ambiente...Só que ele é muito diferente do de Cananéia ou outros tradicionais...O manguezal ( onde na minha infância/juventude pesquei muitos robalos ) é extremamente raso ( inclusive dificultando a navegação ) e a pesca profissional intensiva. São 800 pescadores artesanais registrados na Colônia, com suas redes, espinhéis, tarrafas e puçás, dia e noite, noite e dia, sem parar. Praticamente não existem robalos no manguezal ( só tricks ) e, mesmo em alguns pontos onde até 5 anos atrá ainda saia alguma coisa...Acabou. Então, a pescaria no manguezal, não mais existe.

3 - O terceiro ambiente é nos Rios Piracão e Piraquê, os dois maiores que fluem para o manguezal. É uma pescaria incerta, mas os rios são estreitos e bonitos e plenos de situações topográficas interessantes. Lá encontram-se essas situações que vc. mencionou em Cananéia, Kensuke...E o início do drop off é sempre produtivo. Dentro dos rios a prevalência é de flechas e, as vezes, temos boas surpresas...Creio que será um bom lugar para pinchar com moscas...Geralmente ninguém pesca neles, pois a pescaria é prá lá de incerta...Uma certa, prá 10 furadas.

4 - Cruzando-se o manguezal, chega-se a Baía de Guaratiba, tendo de um lado a parte interna da Restinga da Marambaia e do outro a praia de Pedra de Guaratiba. O forte da pesca profissional na baía é o camarão com rede de espera ( não se faz arrasto há muito tempo, pois foram jogados blocos de concreto, manilhas, alés de ter muitas crecadas afundadas ). A pesca de peixes é feita nas cercadas ou currais...São dezenas espalhadas ao longo de uma linha de 1 hora de navegação com mar calmo...Esse é o pesqueiro principal da região. A profundidade junto às cercadas varia entre 3 e 8 metros, dependendo da região específica e pesca-se arremessando junto a paliçada. Os resultados são muito bons e a pesca é consistente. Também há boa possibilidade de pescar com equipo de fly...Ali os streamers vão trabalhar da mesma forma que os jigs de penas. O difícil é acertar robalos grandes...É muita quantidade...muita mesmo, mas grandes são pouquíssimos.

5 - O quinto ambiente é saindo do canal para o mar aberto. Logo na saída existe uma entrada da pedraria, boa de ser pescada nos repontos da maré...Coisa de 15 minutos. Entrando no oceano, logo se encontra (5 minutos) a ilha do Frade e, em torno dela, boas oportunidades de badejos, robalos e xareletes...Só que aí a profundidade é de 22 metros. É um local que, nessa época, é ótimo para pescar lulas com zagareio...Muito divertido e bom de comer depois...Passando do Frade, se o mar permitir, se pode navegar ao longo da costa, pinchando junto das pedrarias das prais do Perigoso, Meio e Funda ( últimas praias virgens do RJ ) até ao costão do Grumari...Foi o máximo que já fiz...Ou, seguindo depois do Frade, até a ilha do Farol, mais 10 minutos de navegação e profundidade de 30/40 metros...para pescar com lula inteira o jumping jig ( mas isso não é minha onda )...Gosto mesmo é de ficar no canal, prá cima e prá baixo atrás dos robalinhos.

Abç

Luiz

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Kensuke escreveu: ...com que o meu bobalinzito básico de 13kg no bait, o único decente que já peguei até hj, saiu por um acaso numa The First tb kkkk. Mero acaso.... na minha opinião. Coincidiu de o bicho tar ali passando rente a meus pés (pegou quase na areia), na hora que isca da vez trocada a cada 2 seg ter sido essa Maria. Tenho quase certeza disso

Que nada Kensuke...Seus primos lá no Japão desenvolveram essa isca com a finalidade específica de pescar robalos...E conseguiram...E mais que isso, atrai os grandes sim (Pô! Você nem parece Japa! Já era tempo de você ter inventado umas moscas especiais :ok :ok só prá robalo grande)

Prá você ter uma idéia, uma maria 70, com cor holográfica não sai por menos de R$80,00 e quando alguém anuncia vende em 10 minutos. E eu, como já disse, não manjo PN de bait...Gosto é das peninhas...Mas tenho que dar a mão à palmatória.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Que enciclopédia de BG!! Assim os bobalos que se cuidem qdo pinta na área um certo dotô Bobalin.... rsrs tão fritos!!

Bom, valeu pelo convite, mas dia de semana é complicado, ainda mais que aí é longe e contramão pakas, mas se vc quiser me receber (e ao sogrão tb...), num fds, é só marcar. Acho que lá pro último fds ele estará por aqui. Só que pra mim teria que ser só pela manhã, pra dar atenção às polícias um pouco tb, já que estariam descendo junto. E TM, qdo vcs querem ir, como (de carro, de semileito no horário não muito bom, ou de lata velha quentão mesmo, mas num horário conveniente) ? Eu, como já disse no outro tópico, só posso ir 20 de noite no quentão. Já a volta pode ser qq.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro
Que enciclopédia de BG!! Assim os bobalos que se cuidem qdo pinta na área um certo dotô Bobalin.... rsrs tão fritos!!

Bom, valeu pelo convite, mas dia de semana é complicado, ainda mais que aí é longe e contramão pakas, mas se vc quiser me receber (e ao sogrão tb...), num fds, é só marcar. Acho que lá pro último fds ele estará por aqui. Só que pra mim teria que ser só pela manhã, pra dar atenção às polícias um pouco tb, já que estariam descendo junto. E TM, qdo vcs querem ir, como (de carro, de semileito no horário não muito bom, ou de lata velha quentão mesmo, mas num horário conveniente) ? Eu, como já disse no outro tópico, só posso ir 20 de noite no quentão. Já a volta pode ser qq.

Será um prazer, Kensuke...Ah, e eu só pesco pela manhã ou no fim da tarde, mesmo nos finais de semana. Como vc. sabe, não suporto calor e, além disso, gosto muito de cozinhar, receber amigos...Assim, a pescaria vai até as 11 da manhã...Pode estar saindo marlin azul dentro do canal que eu não tomo conhecimento. Gosto de estar em casa antes do meio-dia....E se a maré for favorável, deixo o barco na água, amarrado na bóia e volto 5 da tarde e fico até escurecer. Assim, quando formos pescar aqui em BG podemos fazer assim: vc. vem com a Mari e a Emis, que ficam aqui em casa ( todo mundo aqui acorda muito cedo mesmo...6 da matina a casa está em plena atividade ) e vão a praia com a Jack e Cissa, enquanto nós, homens, vamos prover o alimento para a família :ok ok: Depois almoçamos aqui mesmo....

Quanto à viagem, eu tô flexível ( coisa raríssima ) então o que o Luciano decidir, tá feito.

Abraços

Luiz

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Luiz realmente deve ser complicado pescar no canal em dias de fim de semana no verão, mas em dias de semana e maré quebrada, uns streamers no reponto de início da enchente passando por sobre as predarias mais rasas (até uns quatro metros, com certeza vai lhe trazer resultados). Nesta época de agora até maio os bichos sobem bem e iscas de superfície como pequenos popers também vão fazer diferença. Um conselho, não dispense locais rasos, os flechas adoram espraiados com alguma estrutura no fundo, principalmente com maré bem cheia no início da vazante. Nestes locais ações no poper são frequentes. Leve fé que você vai ter resultados, talvez não capture a mesma quantidade que com o bait, mas se sentirá mais realizado !!!

Gostei da foto da garça, impressionante como ela se sente em casa com vocês, mesmo depois de tanto tempo sem pescar por ali.

Aproveitando, você possui motor elétrico ?

Na sugoi têm uma promoção de motores Phantom marinizados, o de 44 lbs comprei para o Auricélio por 549,00 reais mais o frete.

Um abraço !!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Esse lugar deve dar muitos Robalos, quando eu for ai no Rio vou de fazer um convite, ou melhor me oferecer para uma pescaria (kkkkkkkkkkkkkkkk), minha família mora em Campo Grande-RJ, fica pertinho daí, esse lugar parece que é bom para pescar, parabens pelo Barco novo..

Um abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono
Será um prazer, Kensuke...Ah, e eu só pesco pela manhã ou no fim da tarde, mesmo nos finais de semana. Como vc. sabe, não suporto calor e, além disso, gosto muito de cozinhar, receber amigos...Assim, a pescaria vai até as 11 da manhã...Pode estar saindo marlin azul dentro do canal que eu não tomo conhecimento. Gosto de estar em casa antes do meio-dia....E se a maré for favorável, deixo o barco na água, amarrado na bóia e volto 5 da tarde e fico até escurecer. Assim, quando formos pescar aqui em BG podemos fazer assim: vc. vem com a Mari e a Emis, que ficam aqui em casa ( todo mundo aqui acorda muito cedo mesmo...6 da matina a casa está em plena atividade ) e vão a praia com a Jack e Cissa, enquanto nós, homens, vamos prover o alimento para a família :ok ok: Depois almoçamos aqui mesmo....

Quanto à viagem, eu tô flexível ( coisa raríssima ) então o que o Luciano decidir, tá feito.

Abraços

Luiz

Valeu Luiz, acho que no último fds do mês eles estarão descendo, Podiámos tentar combinar algo no sáb 29 ou dom 30.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro
Esse lugar deve dar muitos Robalos, quando eu for ai no Rio vou de fazer um convite, ou melhor me oferecer para uma pescaria (kkkkkkkkkkkkkkkk), minha família mora em Campo Grande-RJ, fica pertinho daí, esse lugar parece que é bom para pescar, parabens pelo Barco novo..

Um abraço

Será um prazer!

Abraços

Luiz

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É o tempo anda curto

Reforma de casa + trabalho = sem tempo! :wacko:

A reforma da casa está na reta final: Acabamentos, a missão! Tem que ficar sempre atento para não sair nada errado, aí haja tempo. O trabalho apertou um pouco também, muitos se aposentando e nada de reposição :blink:

As pescarias estão indo devagar também, tenho praticado mais o bait e acompanhado o fly, apenas lendo um artigo ou outro, a praia se resume a pescarias de encontro, inclusive tem um dias 28 e 29 em Trindade, raríssimas vezes tenho ido ao Recreio e Barra.

Quando li seu anúncio da Saltiga eu tinha acabado de comprar uma cana de praia nova, agora só para o ano! <_<

Pessoal aí tudo bem!?

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...
  • Mosqueiro

Graaaaaande Luiz. Muito bacana o barco novo, parabéns!!!

Parabéns também pelo Robalo, tu já tinha me mandado a foto dele né? Mas fiquei feliz em saber do contexto, muito bom!!!

Grande Abraço amigo!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça seu login agora mesmo para postar com sua conta

Visitante
Responder a este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoji são permitidos.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação importante

Ao usar este site, você concorda com nossos {termos}.