Ir para conteúdo

Relato Steelhead (4 nov 2008)


Postagens Recomendadas

  • Mosqueiro

Uma Breve História do Tempo.

Essa é uma história que começou na minha infância, na fazenda que meu pai tinha "pra cima da serra de Friburgo", como falávamos na época. Lembro-me até hoje, nitidamente, quando vi surgir do meio das pedras do raseiro, uma espécie de silhueta escura que aos poucos foi se transformando na forma de um peixe de corpo colorido, de um verde oliva suave e uma linda faixa rosa. Eu e meu irmão fomos buscar informações no escasso material sobre esse peixe nas revistas de pesca nacionais, e descobrimos se tratar de uma Truta Arco-Íris. Reconhecemos também o mesmo peixe na capa da revista norte americana Fly Fisherman. Esta imagem se tornou uma fixação para mim, quando vi aquele pescador de roupas esquisitas e com um linha que flutuava na água, e uma enorme "Rainbow" nas mãos. Aquela truta, embora geneticamente igual às trutas que conhecíamos, se tratava de um Steelhead, uma truta arco-íris que nasce nos rios, migra para as águas abertas e volta para seu habitat natal.

A primeira vez que vim para o Canadá, me estabeleci em Toronto e passei quase 3 meses fazendo um curso de inglês intensivo. Frustrou-me o fato de saber que estive perto de famosos rios como o Grand River e o Credit River, e não peguei nenhum Steelhead. Além de se tratar de um inverno rigoroso e faltar-me tempo para investir mais vezes nesta pescaria, deparei-me com um tipo de ambiente de pesca totalmente diferente do que estava acostumado, com rios bem rasos e largos, forte correnteza e um frio que me doía nas mãos. Nas poucas vezes que estive nos rios que ainda tinham águas descongeladas, insisti em técnicas que dificilmente funcionariam. E de fato não funcionaram. Queria pescar com material de Baitcasting, com minha vara Rapala 12lbs, carretilha e linha multi, arremessando spinners e pequenos plugs num rio como o Credit River... Lição 1 da pesca do Steelhead: não insista em técnicas que não funcionam.

Voltei ao Brasil com a sensação de que deixei uma oportunidade passar. Mas pescaria é assim mesmo, por isso é o melhor dos esportes. Procurei me informar melhor e descobri que o método mais utilizado pelos canadenses é o Float Fishing, seja com material de spinning, composto por molinete e longas varas de 9 até 12 pés ultra-light, ou com carretilhas Center Pin e varas float ultra-light (ambas bem caras). Mas nenhuma dessas técnicas tinha o charme da Pesca com Mosca, que eu sabia também ser eficiente para o nosso troféu prateado em questão.

Por sorte do destino, tive a oportunidade de junto com a minha esposa voltar ao Canadá. Dessa vez não deixaria escapar. Mas ainda tinha, e tenho, muito que aprender. Aqui é preciso saber exatamente as estações de pesca. O sul de Ontário não possui uma população muito grande de trutas residentes, "Resident Trout" como eles chamam aqui, ou seja, de trutas que vivem nos rios e por lá ficam. A grande maioria são peixes de migração. A parte superior de alguns rios, como o Grand River e o Credit River, ambos bem perto de Toronto, possui uma boa população de trutas residentes, porém o Ministério dos Recursos Naturais de Ontário fecha a estação de pesca da truta em rios no final de setembro. Após isso resta apenas a parte baixa de alguns rios, onde se pode pescar geralmente um pequeno trecho que vai da boca do rio até a primeira highway, ponte, estrada de ferro ou barreiras feitas pelo homem, chamadas de "dan".

O primeiro rio que pesquei com mosca em Ontário foi o Duffins Creek. Escolhi este rio devido à facilidade de transporte do ponto que eu estava, em Thornhill, perto de Toronto. Mas esse rio, fui saber melhor depois, não possuía trutas residentes na parte baixa, onde eu pescava. Essa parte do rio é basicamente somente corridas de Salmão e Steelhead, mas as águas ainda estavam quentes e sujas para tal. Porém, consegui pegar numa mosquinha seca, alguns pequenos juvenis, chamados aqui de "Parr" de Steelhead. Um sinal de que realmente valia a pena voltar lá depois e ver se o papai ou mamãe já estavam de volta aos rios.

Filhote de Steelhead no Duffins Creek

Canada197.jpg

Canada198.jpg

O segundo rio que pesquei, foi o Credit River, também na parte baixa, devido à facilidade de acesso. E como em qualquer lugar no mundo, com a facilidade de acesso vem a facilidade de encontrar outros pescadores na área. Por essa época já se ouvia dizer que alguns salmões estavam subindo os rios. Mas eu particularmente "não levei fé". Lá fui eu, com meu material # 4, vendo se encontrava alguma pequena truta, pois ainda não tinha muito bem a noção de que ali não era área de trutinhas. Estava arremessando um pequeno wet fly, quando vi aparecendo bem debaixo dos meus pés, um poderoso salmão do Atlântico que imagino tinha seus 5kgs no mínimo. Ele chegou a olhar a mosca, eu sei que ele o fez, mas refugou. Hoje acredito ser bem difícil tirar um peixe desse no material # 4...

Pescadores de Float Fishing no Credit River, inverno de 2005

CreditRiverFloatFishermans.jpg

Após esse episódio, decidi comprar um material de mosca mais adequado para arremessar os streamers tipo Spey, e alguns Wooly Boogers pesados, que os vendedores me indicaram para a pesca do salmão. Comprei um conjunto Redington Red Fly #8. Porém, logo depois de adquirir o conjunto, tomei um grande susto ao saber que minha permissão para trabalhar aqui no Canadá havia sido negada. Fiquei sem gastar um tostão qualquer até que o problema fosse resolvido. De fato, tudo não passou de um tremendo engano deles, e consegui obter meu "Open Work Permit". Estávamos nos mudando para Barrie, que dista 1h15 ao norte de Toronto, e fiquei distante de pescarias até arrumar um emprego. Nesse meio tempo, perdi uma importante corrida dos salmões no rios, que ocorre mais no final de setembro e início de outubro. Porém, eu sabia, que o final de outubro era a estação que o Steelhead começava a entrar nos rios. "Assim que o tempo começasse a esfriar e após as chuvas do outono. Nos vemos nos rios..", me disse um senhor que conheci no Grand River, na minha terceira tentativa em vão atrás de trutas residentes...

Eu e o senhor que me deu umas dicas no Grand River

Canada643.jpg

O Steelhead

Ontário não possuía truta arco-íris e truta marrom no século passado. A truta nativa daqui, na verdade, não é truta, é um “Char”, um salmonídio do gênero Salvelinus, sendo eles a Lake Trout e a Brook Trout. Para pescar esses peixes é preciso ir mais ao norte de Ontario, em pequenos riachos e lagos de águas bem frias. Ainda irei dedicar algumas expedições atrás da Brook Trout, um peixe adorável para a pesca com mosca ultra-light. A truta arco-íris Steelhead foi introduzida no Ausable River de Michigan, um tributário do Lake Huron, em 1876, por William Fitzhug e a U.S Fish Comission´s Northville Hatchery, trazido inicialmente da Califórnia. O peixe se aclimatou perfeitamente e oferecia maior resistência que a Brook Trout à poluição e às agressões que os tributários dos Grandes Lagos sofriam. Diversos gêneros de Steelhead foram trazidos de diferentes áreas do Pacífico, formando duas linhagens principais, garantindo corridas de verão e inverno. Porém, hoje em dia o Steelhead do Lake Huron e seus tributários é considerado selvagem por se reproduzir naturalmente nesses rios (sem restocagem). É incrível a quantidade de material que se acha aqui nas bibliotecas para a pesca de trutas, alguns possuindo bastante detalhes sobre manejo e técnicas de pesca nos rios da Província de Ontário e Estado de Nova Iorque. Tenho lido cada frase com um imenso prazer.

Canada1122.jpg

********************************************************************************

****

O Encontro com A Fera

Após uma pequena nevada que ocorreu aqui em Barrie, a temperatura começou a cair de um dia para o outro. A sensação do frio chegando me lembrou o trauma que havia passado nas minhas primeiras tentativas no inverno de Toronto. Já havia contatado um guia para realizar pelo menos uma última boa tentativa antes do inverno chegar. Iríamos pescar no Nottawasaga River, numa área só acessível de Drift Boat. Eu iria gastar uma nota para realizar essa pescaria, mas no "Notty" as chuvas não são bem vindas. A água suja rápido e o rio fica sem condição de navegação. O guia me informou, que seria melhor tentarmos mais tarde, mais umas 2 ou 3 semanas para frente. Mas no meu íntimo sentia que isso poderia não ocorrer. O tempo aqui está sempre mudando e você nunca sabe quando será o último dia com uma temperatura aceitável de se pescar. Lição 2 da pesca do Steelhead: quando sentir que todas as condições estão boas, tanto para você, quanto para o peixe, não deixe a oportunidade passar. E foi exatamente o que fiz. Sai da minha aula e aluguei um carro. Iria passar no "Notty" para conferir a cor da água. Já tinha um roteiro planejado. Quando você está com pressa o tempo parece correr contra você. Cheguei no "Notty" e deparei-me com uma placa dizendo que eu precisava pagar mais $ 40,00 para obter uma licença específica para pescar aquela área (além da licença de Ontário que eu possuo!). E o pior é que não poderia obtê-la ali. Há males que vem para o bem. Resolvi tentar a boca de alguns rios que deságuam no Lake Huron...

O Niagara Escarpment, no caminho para a Georgian Bay - Lake Huron, memorável!

Canada1076.jpg

Aqui escurece cedo agora. Cheguei na boca do Beaver River já com o Sol se pondo. A calma é um dom necessário quando se pesca de Fly. Quanto mais nervoso você fica, mais você se atola. Vi alguns pescadores batendo algumas corredeiras com seus equipos de floats. Mais para a boca do rio, havia uma pequena ilhota onde eu podia acessar alguns pontos. Um pescador de mosca pescava acima da poça. A noite chegou rápido, todos saíram. Pensei comigo mesmo “Não vim até aqui para pescar alguns poucos minutos”, vou insistir na noite. A temperatura estava boa, em torno dos 10 graus Celsius, havia uma iluminação vinda de um farol mais adiante, além da Lua Cheia que clareava a poça onde iria tentar trabalhar o Wooly Booger. A corrente ali era forte e minha mosca estava flutuando muito rápido, não afundava com seu peso. Lição 3 – Os Steelheads de Ontario comem próximo ao fundo. Não se acha muita coisa aqui sobre Dry Fly para Steelhead. Na Columbia Britânica talvez. Aqui não. Eles são bem ariscos.

Para conseguir pescar na correnteza que se formava logo abaixo de um "pedregulho", resolvi utilizar uma espécie de rig que havia visto num livro aqui. Eu sei que puristas não irão gostar muito disso, mas eu tinha que dar meu jeito de botar o Fly para o fundo, tentando manter a naturalidade de seus movimentos. Para isso montei um rig no escuro, composto de um split shot, seguido de um Wooly Booger marrom, e atado à ele, por um tippet, um Egg Fly glow. Montei isso no escuro e utilizei um tippet de monofilamento da Orvis, de 2X (0,23mm). Não sabia no que ia dar e não estava seguro dos meus nós atados na baixa luminosidade que havia.

Desci o rig na corrente algumas vezes e já estava pensando em desistir. Frio, escuro, sozinho, senti uma intercepção na linha, pensei se tratar de uma pedra, mas fisguei para conferir. A vara hesitou e curvou-se, era peixe! Uma força brutal começou a tomar toda a Fly Line de minha carretilha aproveitando a força da correnteza. Não sei se é porque ainda não estou acostumado ao equipo de mosca, mas falando sério, achei que tinha pegado um esturjão pelo rabo ou algo do tipo. O bicho não parava de descer a correnteza e tive que ir uns 10mts abaixo atrás dele, meu backline da carretilha de perfil largo estava acabando. E eu com medo de pressionar mais e estourar o nó do tippet, feito no escuro. A emoção tomou conta de mim como nunca senti em uma pescaria, meu corpo tremia, minha mão direita se transformou numa pedra presa ao cabo de cortiça da vara. Comecei a falar sozinho. A briga parecia não terminar. Mais de 15 min pelo menos, assim acredito eu. As vozes de alguns amigos de pesca no Brasil vinham na minha cabeça: Serginho, Marcelo Professor, Zaidan e Kensuke. Serginho falava "Deixa brigar, não força não", Zaidan "Reboca, vai deixar o peixe levar tudo embora", Marcelo "Calma, calma, segura, segura", Kensuke "Wooly Booger é isca coringa, quer pegar peixe vai de Wooly Booger"...

Eu ria e falava sozinho, não tinha ninguém olhando mesmo! Era eu e o peixe. Esse encontro sempre decisivo. Pensei "vou tentar botar ele nessas pedrinhas aqui". O peixe não se deixava dominar até o último momento. Quando eu via seu corpo prateado surgindo na escuridão, ele investia de volta na corrente. Tentei alcançá-lo com a minha redinha para trutinhas residentes, não consegui colocar nem a cabeça dele. Lembrei do Zaidan "Segura pelo rabo, firme!", foi o que fiz! O Wooly Booger estava no "canivete" do bicho! Tá dominado! ÉÉÉHHH!

Última lição desse relato sobre a pescaria do Steelhead:

Ele de fato existe!

Steelheadrelato.jpg

Steelheadrelato2.jpg

Steelheadrelato3.jpg

Steelheadrelato4.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Puxa amigão, tou aqui super feliz contigo, é como se eu tb tivesse participado dessa sua pega do famoso steelie, que vc sabe, já busquei tb nas águas canadenses, só que do outro lado, no Pacífico, onde tdizem que tem os maiores do mundo, e nheca, saí dedón como é do costume nessa pesca. É um peixe nobre, arisco, muito brigador, um verdadeiro troféu pro pescador, qto mais no fly. E não interessa se vc teve que meter chumbão, atrator glow, se foi de noite, que alguns dizem ser pouco ético... o que interessa é que com sua criatividade e persistência vc venceu, ganhou o troféu!! Parabéns mesmo!! E que este seja apenas o primeiro de muitos que ainda virão durante a sua temporada aí. E olha que isso vicia hein kkkkk. Melhor vc arrumar trabalho de guia rsrs, vai ser ruim de vc sossegar num escritório depois dessa hein kkkkkk :rolleyes:

PS: excelente narrativa, completíssimo, nota 10000!!!!

PS2: WB pega!!! Pega qualquer coisa!! Tem que fazer parte de qq kit de sobrevivência rsrsrs!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Parabéns Brunão :yahoo:

Foi demais, uma bela briga...que corrida!!! :yahoo:

Você agora está fisgado de vez...Espetacular!!!!

Vc agora é o nosso correspondetente das terras geladas do norte!

Mande mais :bye:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro
Puxa amigão, tou aqui super feliz contigo, é como se eu tb tivesse participado dessa sua pega do famoso steelie, que vc sabe, já busquei tb nas águas canadenses, só que do outro lado, no Pacífico, onde tdizem que tem os maiores do mundo, e nheca, saí dedón como é do costume nessa pesca. É um peixe nobre, arisco, muito brigador, um verdadeiro troféu pro pescador, qto mais no fly. E não interessa se vc teve que meter chumbão, atrator glow, se foi de noite, que alguns dizem ser pouco ético... o que interessa é que com sua criatividade e persistência vc venceu, ganhou o troféu!! Parabéns mesmo!! E que este seja apenas o primeiro de muitos que ainda virão durante a sua temporada aí. E olha que isso vicia hein kkkkk. Melhor vc arrumar trabalho de guia rsrs, vai ser ruim de vc sossegar num escritório depois dessa hein kkkkkk :rolleyes:

PS: excelente narrativa, completíssimo, nota 10000!!!!

PS2: WB pega!!! Pega qualquer coisa!! Tem que fazer parte de qq kit de sobrevivência rsrsrs!!!

Você não sabe como é bom ouvir isso aqui de você meu amigo! Valeu mesmo! Deixa só eu parar quieto num canto próprio e vai programando umas férias para a Primavera ou Outono no Canadá, que tenho certeza que a gente vai achar o bicho de novo. Abs!

PS1 – Esse Woolie estou até com medo de botar na água de novo, acho que vou guardá-lo como troféu.

Beleza, Bruno!!!

Pesquei junto cada instante de seu primoroso relato! Muito bacana mesmo!! Informativo e emocionante, com lindas fotos!

Grato por partilhar.

Luiz

Valeu Luiz! Que bom saber que consegui passar essa emoção! No pouco que nos conhecemos deu pra ver que és um pescador experiente e sabe não há nada melhor do que estar num rio atrás de uma truta. Foi um prazer compartilhar!

Bárbaro, Bruno. Excelente relato de um experiência única.

Keep walking!

Claudio

I will, my friend, I will keep walking for sure!

Obrigado pelo comentário! De fato foi uma experiência única!

Parabéns Brunão :yahoo:

Foi demais, uma bela briga...que corrida!!! :yahoo:

Você agora está fisgado de vez...Espetacular!!!!

Vc agora é o nosso correspondetente das terras geladas do norte!

Mande mais :bye:

Valeu JR! Essa truta da sua foto também não é de brincadeira heim rssrsrs! Pode deixar que vos informarei assim que tiver novidades!

Abs!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Grande Brunão, relato MAGAVILHOSO, Quanto mais lia mais a adrenalinha ia subindo, parecia que estava ai junto acompanhando a tua briga com a danadinha... Valeu garoto.. :yahoo: Parabéns que muitas outras sigam o mesmo caminho . Abraço. :bye:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo Bruno,

Você é merecedor dessa belíssima captura!!!!!! ok:

Não poderia deixar de vir aqui manifestar a minha felicidade!!!! Caramba, estou muito feliz por você!!!!!

Você foi muito consciente e teve muito sangue frio para conseguir trabalhar o peixe até o final e ainda conseguir uma bela seqüência de fotos e isso tudo SOZINHO, sem nenhuma ajuda!!!!!!!!!!!

Ainda bem que você não ouviu a minha voz ("Reboca, vai deixar o peixe levar tudo embora")...kakakaka!!!!!!!!! Imagina se você tivesse rebocado, ia arrebentar tudooo!!! Mesmo assim fiquei muito sensibilizado em saber que fui lembrado por você!!! ok:

Valeu meu camaradinha, espero que esse peixe seja o primeiro dos mulhares que vêm pela frente!!!!!

Abração,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Parabéns Bruno!!!

Belíssimo peixe e excelente relato.

Essa sensação de pescar sozinho e conseguir pegar o que voce procura é realmente indescritível. É só voce, suas habilidades, a natureza e o peixe.

Abraços e sempre que possível poste relatos de suas aventuras.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Grande Bruno. :yahoo::D

Em primeiro lugar vocês dois estão bem de saúde?

Parabéns eu sabia que você um dia conseguiria enganar o bicho.

Espero que consiga bater o seu próprio Record, como você sabe cada dia ganha mais experiência, valeu vai enfrente outros bichos.

A sua historia não acaba vai ter muito mais.

Agora a sorte o salmão fisgado fora da boca eu imagino como foi à briga e a sua força da mente,

é por isto que nos pescadores não podemos esquecer a nossa vida de pescadores esportivos flyseiros.

Grande abraço amigo continua assim. :ok :ok :ok :bye:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro
Grande Brunão, relato MAGAVILHOSO, Quanto mais lia mais a adrenalinha ia subindo, parecia que estava ai junto acompanhando a tua briga com a danadinha... Valeu garoto.. :yahoo: Parabéns que muitas outras sigam o mesmo caminho . Abraço. :bye:

Valeu Sérgio Augusto! Um peixe desses requer um relato detalhado, eu não poderia realmente só postar as fotos, tinha que escrever toda emoção que senti. Que seus pedidos sejam ouvidos rsrsrs!

Belíssimo relato, Bruno... parabéns! E que truta linda...

Grande abraço!

Valeu Leo! Pelo visto você também virou vampiro srsrsrsrsrsrs. Vai arrebentar nos Tucas, tenho certeza!

Amigo Bruno,

Você é merecedor dessa belíssima captura!!!!!! ok:

Não poderia deixar de vir aqui manifestar a minha felicidade!!!! Caramba, estou muito feliz por você!!!!!

Você foi muito consciente e teve muito sangue frio para conseguir trabalhar o peixe até o final e ainda conseguir uma bela seqüência de fotos e isso tudo SOZINHO, sem nenhuma ajuda!!!!!!!!!!!

Ainda bem que você não ouviu a minha voz ("Reboca, vai deixar o peixe levar tudo embora")...kakakaka!!!!!!!!! Imagina se você tivesse rebocado, ia arrebentar tudooo!!! Mesmo assim fiquei muito sensibilizado em saber que fui lembrado por você!!! ok:

Valeu meu camaradinha, espero que esse peixe seja o primeiro dos mulhares que vêm pela frente!!!!!

Abração,

Valeu Zazá! Você foi o primeiro a saber justamente porque participou desta captura de alguma forma, considerando a troca de informações que tínhamos quando eu trabalhava na Mr. Beni. Falávamos sobre leaders, iscas, pesca ultra-light...Tá certo que era mais Bait, mas todo conhecimento em pesca que a gente adquire ao longo dos anos será de alguma forma útil em algum lugar, em alguma situação. Pensei também em você quando decidi ficar tentando mesmo já tendo caído a noite, sua persistência atrás dos grandes Robalos é sempre um bom exemplo a ser seguido por qualquer pescador esportivo!

Parabéns Bruno!!!

Belíssimo peixe e excelente relato.

Essa sensação de pescar sozinho e conseguir pegar o que voce procura é realmente indescritível. É só voce, suas habilidades, a natureza e o peixe.

Abraços e sempre que possível poste relatos de suas aventuras.

Beleza Maurício! Pode deixar que posto sim! Obrigado pelos elogios ao relato e ao peixe!

Grande Bruno. :yahoo::D

Em primeiro lugar vocês dois estão bem de saúde?

Parabéns eu sabia que você um dia conseguiria enganar o bicho.

Espero que consiga bater o seu próprio Record, como você sabe cada dia ganha mais experiência, valeu vai enfrente outros bichos.

A sua historia não acaba vai ter muito mais.

Agora a sorte o salmão fisgado fora da boca eu imagino como foi à briga e a sua força da mente,

é por isto que nos pescadores não podemos esquecer a nossa vida de pescadores esportivos flyseiros.

Grande abraço amigo continua assim.

:ok :ok :ok :bye:

Valeu Prof! Tudo bem com a gente sim, obrigado por preocupar-se. Pelo jeito já andou estreando o equipo de mosca, não é mesmo? Essa captura da foto já foi no equipo novo?

OBS; O Steelhead não é Salmão, é uma truta arco-íris, OK? Apenas para esclarecer rssrsrsrsrs .

Abs e tudo de bom para ti!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Parabens pelo relato,que está transmitindo a emoção de cada momento de se pegar um peixe desses.Realmente sair com a determinação de se pegar um peixe e pegá-lo,é algo indescritível.Mais uma vez,parabens.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro
Parabens pelo relato,que está transmitindo a emoção de cada momento de se pegar um peixe desses.Realmente sair com a determinação de se pegar um peixe e pegá-lo,é algo indescritível.Mais uma vez,parabens.

Valeu Luciano!

Dissestes tudo! É indescritível...

Abs!

Parabéns Bruno! :ok

E muito obrigado pela participação com esse belo relato! ok:

Está aí um feliz pescador e com um lindo troféu! :D

Um abração! :bye:

Obrigado Fausto! É exatamente isso o que sou agora, um feliz pescador com seu troféu!

Abs!

Parabéns !!

Muito legal o relato ! Muito legal o peixe !!

E viva a Wolly bugger !!

Valeu JGZR, realmente oWooly Booger é um coringão! Feliz em saber que o relato foi de fato lido!

Abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Grande Bruno

Li tempos atrás um livro do Steve Raimond que traz muitas narrativas sobre pesca de steelhead na costa do pacífico e um ou dois em um lago secreto...

Teu relato é tão ou mais emocionante do que o dele pois se trata de um patrício nosso descobrindo este belo peixe...

Belo relato.

Valeu mesmo

sds, Neumann

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Bruno estou super feliz com esta sua conquista, acompanhei a sua vontade de passar a pescar de fly quando confirmou a viagem de retorno ao reino dos Stellheads, você tinha um objetivo e apesar de todas as dificuldades e necessidades prioritárias ao se fixar em um novo país, soube ter paciência, estudar as possibilidades e procurar o seu troféu.

Obrigado por dizer se lembrar de mim durante a briga !!!

Tenho certeza que este foi apenas o primeiro de muitos que você irá fisgar, como também em breve você nos relatará a captura do primeiro salmão !!!

Um abração !!!

E quanto ao Profi, ele já andou sim esticando uma linha de fly em BSJ no mês de setembro e fisgou o primeiro robalo no fly:

DSCN5423.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro
Grande Bruno

Li tempos atrás um livro do Steve Raimond que traz muitas narrativas sobre pesca de steelhead na costa do pacífico e um ou dois em um lago secreto...

Teu relato é tão ou mais emocionante do que o dele pois se trata de um patrício nosso descobrindo este belo peixe...

Belo relato.

Valeu mesmo

sds, Neumann

Valeu mesmo Neumann! O Steelhead é realmente um desafio ainda maior para os brasileiros, pois pescar aqui, sozinho, é como ir surfar em Pipeline, Hawaii, sem conhecer ninguém rsrsrsrsr!

OBS: Se você gosta do Steve Raymond, você ia gostar da quantidade de material dele que se acha por aqui. Mas, se quiseres se aprofundar mais especificamente sobre os Steelheads dos Grandes Lagos, procure por um livro chamado “Best Streams for Great Lakes Steelhead”, do autor bob Linsenman. Esse livro me ajudou bastante a entender o Steelhead desta região e é peça vital para se um dia quiseres vir aqui em Ontario tentar a sorte!

Abs!

Maravilha!! Relato super inspirado, muito bom mesmo!

Parabéns!

Pois é Vasconcellos, esse peixe inspira mesmo qualquer um rsrsrsr! Obrigado pelos elogios!

Bruno estou super feliz com esta sua conquista, acompanhei a sua vontade de passar a pescar de fly quando confirmou a viagem de retorno ao reino dos Stellheads, você tinha um objetivo e apesar de todas as dificuldades e necessidades prioritárias ao se fixar em um novo país, soube ter paciência, estudar as possibilidades e procurar o seu troféu.

Obrigado por dizer se lembrar de mim durante a briga !!!

Tenho certeza que este foi apenas o primeiro de muitos que você irá fisgar, como também em breve você nos relatará a captura do primeiro salmão !!!

Um abração !!

Valeu Serginho! Devo a você o “pulo do gato” da Pesca com Mosca e muito do que sei sobre pescaria em termos gerais também. Espero realmente ainda pegar mais alguns destes por aqui, embora há relatos de Steelhead de “10 Kgs plus” imagina rssrsrs! Sabes que é meu convidado, nem preciso dizer, né?! Mas quando eu achar um ponto onde 10 desses por dia for comum, ligo pra você e lhe dou o telefone do meu agente de viagem para lhe vender uma passagem no dia seguinte rssrsrsrsr! Vai tirando o visto...

OBS: Bom ver a foto do Robalo do Marcelo! Creio que tenha sido um ótimo momento como cada peixe no Fly o é!

Abs!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça seu login agora mesmo para postar com sua conta

Visitante
Responder a este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoji são permitidos.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação importante

Ao usar este site, você concorda com nossos {termos}.