Ir para conteúdo

Postagens Recomendadas

  • Patrono

Fomos passear em família junto com sogro e sogrinha para a região sul de Minas. Começamos pelas estâncias de São Lourenço e Caxambu, cidades conhecidas pela qualidade de suas águas minerais, cujas fontes (muitas!!!) situam-se em parques de águas muito bem cuidados, onde tb se encontram balneários para banharmos em águas minerais com poderes relaxantes e medicinais. Programinha ótimo nesses tempos de frio e tirar todo o estress do corpo!!!

Parque das Águas em São Lourenço e Caxambu:

IMG_7890_1.jpg

IMG_7949_1.jpg

IMG_7957_1.jpg

IMG_7937_1.jpg

IMG_7938_1.jpg

IMG_7966_1.jpg

IMG_7968_1.jpg

IMG_7969_1.jpg

IMG_7971_1.jpg

IMG_7978_1.jpg

IMG_7977_1.jpg

IMG_7984_1.jpg

IMG_7995_1.jpg

IMG_7996_1.jpg

IMG_7934_1.jpg

IMG_7935_1.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

A próxima parada foi na cidade próxima de Aiuruoca, distante apenas uns ~20km das duas cidades acima. A cidade é conhecida por eco-turismo de trilhas na mata, monte de cachoeiras, montanhismos rumo aos picos de montanha que circudam a cidade, etc, mas pra nós pescadores, o que interessa é que ali passa o rio Aiuruoca e suas tabaranas, pirapitingas e eventualmente dourados. O tempo restrito, já que estávamos apenas passando ali a caminho do nosso destino principal, Fragária, no alto rio Aiuruoca, (distante uns 80km dali / ~2h30m de carro), nos fez optar apenas por dar uma paradinha estratégica no ponto que eu já conhecia da vez passada, um restaurante à beira do rio, a coisa de 3km depois da cidade. Ali almoçamos uma deliciosa comida mineira feita à lenha, e aproveitamos para pescarmos umas tabaranas e algumas pirapitingas, no trecho entre o restaurante e uma cachoeira situada logo acima (tem um trilha pela mata até lá). Ali dá pra se pescar tranquilamente de fly, mas como era só pra brincar por meia horinha enqto aguardávamos o almoço ficar pronto, optamos somente pelo molinetinho UL. E logo de cara a Mari estreou com uma linda tabarana, seguido pelo pai dela. A surpresa foi aí, qdo a pequena Emi deu grito e pediu pra pescar tb. E não é que ela pesca mesmo ???? Segura sozinha a vara e trabalha a isca balançando direitinho kkkk. E qdo o avô pedia a vara pra dar novo arremesso, ela chorava, queria continuar com a vara na mão kkkk. Assim acabou tirando seus primeiros peixinhos da vida, umas tabaraninhas bonitinhas, que ela puxou na maior categoria, sem perdê-las. Essa vai dar trabalho!!!!! Eu fiquei de cameramen, correndo pra lá e pra cá, ora wife, ora filhota, êta trabalheira danada de bom kkkk. Mas ainda consegui roubar a tralha da Mari por um arremesso e garanti sair do dedón kkk. Ali pegamos umas 10 tabaranas, apesar da água muito gelada, a 15ºC. Rio acima, a caminho da tal da cachoeira, ainda peguei 2 belas pirapitingas no spinner. Pena que não quiseram posar legal pra foto (tava sozinho ali). Faltou aparecer só o dourado, que da outra vez a Mari fisgou unzinho de seus 2 kilinhos ali mesmo no restaurante. Pulou pulou e cortou a fino nylon 4lbs sem empate de aço, mas deu pra brincar legal nos poucos minutos que ali permanecemos. O legal seria se tivéssemos mais tempo pra fazer um pdi mais caprichado, invadindo uns cercados, andar ao longo do rio encarando mato, capim e possíveis carrapatos (pois tudo ali é pasto de gado, deve ter com certeza uns bichinhos chatos...), etc, mas com família junto fica complicado...

IMG_8049_1.jpg

IMG_8050_1.jpg

IMG_8051_1.jpg

IMG_8047_1.jpg

IMG_8053_1.jpg

IMG_8062_1.jpg

IMG_8078_1.jpg

IMG_8081_1.jpg

IMG_8085_1.jpg

IMG_8090_1.jpg

IMG_8095_1.jpg

IMG_8067_1.jpg

IMG_8071_1.jpg

IMG_8102_1.jpg

IMG_8106_1.jpg

IMG_8110_1.jpg

IMG_8115_1.jpg

IMG_8123_1.jpg

IMG_8124_1.jpg

Tar da cachoeira

IMG_8125_1.jpg

Pirapitinga

IMG_8127_1.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Chegamos em Fragária no fim do dia. Nos acomodamos nas cabanas do alto da colina, que tem melhor estrutura e melhor vista, sem falar em melhor assistência, pois os donos moram ali junto e o refeitório tb é ali em cima. A outra opção seria nas cabanas de baixo, junto ao rio, mas com a baby, ficar subindo o morro cada vez que ela tiver fome ficava complicado.

IMG_8152_1.jpg

A noite foi de muito frio e levantar da caminha quentinha com temperatura de 2,5ºC foi flórida!!!! O teto do carro tava gelo puro!!! Entrar na água então!!! Com duas meias e duas calças moleton por baixo do wader e os meus pés ainda literalmente congelaram. Temperatura da água: 8ºC!!!! Desse jeito, nem as trutas queriam sair da cama!!! Só algumas miudinhas mais afoitas se atreveram a morder as iscas. Com muito sacrifício consegui catar umas meia dúzia de filhotes apelando pra moscas lastreadas, em trabalho bem lento. Não se via nenhuma atividade das trutas. Vez ou outra, caminhando pelo rio, via-se uma ou outra truta maior, mas quietinhas por debaixo das pedras, quase que hibernando!!! Nem no poção da apelação, ali junto à pousada, e no poção da cachoeira, onde é comum fartarmos de trutinhas, não deu ação nenhuma. As poucas que conseguimos pegar foram em trechos rasos de água rápida, mais oxigenada. No fim do dia, o meu sogro, com seu velho e infalível spinner, tinha conseguido colher a duras penas umas 20 trutinhas e eu acabei me sucumbindo tb ao spinner no final e garanti mais umas meia dúzia além daquelas outras meia dúzia que consegui colher com mosca. As maiores não passaram de 30cm, o grosso menos de palmo. Mas o piquenique em família junto à cachoeira, onde a filhota fartou-se de brincar de jogar pedrinhas na água, fez valer e muito o dia!!!

Congelou o teto todo do carro!!

IMG_8196_1.jpg

Saía até fumaça do rio de tão fria tava a água!!

IMG_8134_1.jpg

Mas nada que um bom spinner não resolva kkkk

IMG_8132_1.jpg

Alguns babies que consegui colher a duras penas com ninfas

IMG_8140_1.jpg

IMG_8142_1.jpg

IMG_8144_1.jpg

IMG_8181_1.jpg

Filhota quer que quer brincar de pescar kkkk

IMG_8155_1.jpg

IMG_8156_1.jpg

Na cachoeira, prato cheio pra Emi brincar de jogar pedrinhas rsrs

IMG_8160_1.jpg

IMG_8165_1.jpg

A mamãe bem que tentou muito mas....

IMG_8169_1.jpg

IMG_8170_1.jpg

Aquário de trutinha pra Emi brincar rsrs

IMG_8173_1.jpg

Dia seguinte pegamos estrada rumo a Mauá, distante uns 70km (~3h30) dali, em estradinha bem razoável. No caminho cruzamos por vários côrregos com baita cara de truta. Qdo passávamos por uma ponte sobre um desses côrregos, a Emi que tava ali mamando no peito da mãe, levanta de repente ao escutar o barulho das águas e grita "quer pescar !!!" kkkkkkkkkk. Essa já pegou o espírito da coisa kkkkk!!!! :lol: :lol:

Na estradinha ainda cruzamos com dois molequinhos portando varinha de bambu verde. Paramos e perguntamos onde e o que íam pescar, ao que respondem prontamente, "mamãe pediu pra buscar umas trutinhas pro almoço num côrrego ali perto". Que inveja deles!!!! Deu vontade de dar meia vorta no carro e seguir eles kkkkkk. :lol:

Em Mauá (Maringá), novamente tivemos confirmação pelos ribeirinhos que ali sempre sai trutas, algumas muito boas. Faltou novamente tempo pra lançarmos uns spinners só pra tirar a prova, pq ainda tínhamos muita estrada até Friburgo. Fica pra próxima. ok:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Belissimas Tabaranas, devia ter tentado no fly...., voce perde cada oportunidade que eu simplesmente não acredito, deve faltar pelo menos uma dúzia de parafusos na sua cabeça. Não sairia daquel rio enquanto não pegasse uma daquelas no fly.

Já a pescaria de trutas, apesar da beleza do local, ficou parecendo um anti-climax.

De qualquer forma, parabéns pela pescaria.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono
Belissimas Tabaranas, devia ter tentado no fly...., voce perde cada oportunidade que eu simplesmente não acredito, deve faltar pelo menos uma dúzia de parafusos na sua cabeça. Não sairia daquel rio enquanto não pegasse uma daquelas no fly.

Já a pescaria de trutas, apesar da beleza do local, ficou parecendo um anti-climax.

De qualquer forma, parabéns pela pescaria.

Amigão, NO STRESS!!!! :lol: Até tava com o fly montado mas nem joguei para não atrapalhar a filhota que que tava curtindo à beça sua primeira pescaria. Fiquei o tempo inteiro de câmera em mãos só no clic. Acompanhar a filhota curtindo a pescaria foi muiiiito melhor que eu ter pego unzinho na mosca. E se o lance era pegar uma tabarana no fly, qto a isso, da vez passada já tinha pego várias tabaranas no fly ali mesmo nesse exato lugar, até fisguei umas grandinhas como a da Mari agora. E as ações nesse pontinho cessam muito rapidinho, as tabaranas são bichos ariscos e rapidinho param de bater. O ideal, como disse no relato, seria estar com mais tempo para poder bater com mais calma outros pontos do rio, mas não era o caso qdo se está viajando a passeio com a família e criança. Em menos de meia hora já não tínhamos mais nenhuma ação de peixe e fomos caminhar até a cachoeira. Aí levei os dois equipos (fly + spinning) mas acabei jogando somente o spinner pq era macaco puro por cima, sem espaço nenhum atrás, e o tempo era muito curto, só uns 10minutinhos que durou o passeio (eu tinha que sair correndo na frente só pra poder dar dois arremessinhos enqto a turma ainda caminhava kkk), na ânsia de saber se tinha ou não alguma pirapitinga escondida entre as corredeiras. E tinha!! Agora já sabendo disso, da próxima vez, já posso tentar um fly com mais calma. E tb, o que muda de uma modalidade pra outra qto à emoção ? Acho que quase nada. E Tá certo que o fly é mais técnico e dá mais emoção, mas cada equipo com sua aplicação. No caso em questão, de fazer a filhota brincar de pescar, e depois de desbravar um novo point, acho que fiz a escolha apropriada. O fly, apesar de mais técnico e dar mais emoção, convenhamos que não é uma modalidade muito "sociável". Ou vc queria que a Emi desse seu primeiro passo trabalhando na mão a mosquinha ?? Recolher um spinner corretamente sem afrouxar a linha nem baixar o caniço acho que já foi um passo e tanto pra ela!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro
Até tava com o fly montado mas nem joguei para não atrapalhar a filhota que que tava curtindo à beça sua primeira pescaria.

Esse é um verdadeiro "Papai coruja" ok:

Grande Ken... parabéns pela pescaria, pela filhota e o passeio em familia!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Fala Kensuke

Lindo passeio...e fiquei até meio comovido, pois fiz muito esse roteiro quando Clarissa tinha dos 2 aos 9 anos de idade...Naquela época não tinha máquina digital, então está tudo nos álbuns convencionais...E ali, em São Lourenço mesmo, pescávamos muuuitass tabaranas no Rio Verde, logo no fim da rua que dá acesso ao rio...Da mesma forma que a Emi, o primeiro peixe que Clarissa pescou, com 3 anos, foi uma tabarana no Rio Verde - só que de bóia com um lambari vivo, pois era assim que eu pescava ali naquela época...e foi emocionante do mesmo modo.

As suas fotos estão uma beleza e parabéns pelo seu bem maior: sua família!

Agora, que frio fez em Fragária, heim? Caramba!!! Acho que nem eu que sou um fominha interplanetário iria ter muita coragem de encarar o rio antes do sol aquecer um pouco...rrr...

Uma coisa: você não menciona ter ido no Francês, rio acima. Como vc sabe, estive lá recentemente e as melhores ações ( com muita truta crescida ) foi justamente do poção do Francês para cima...e foi muito, mas muito bom mesmo. Tô doido prá voltar lá!!!

Outra coisa: nunca fui à cidadezinha de Aiuruóca. É fácil de chegar? As condições de hospedagem são legais? ( tipo: pousada decente prá ficar com a família com mesmo preço de Fragária ) Puxa: as suas fotos e relatos das tabaranas já fizeram minha cabeça. Só estou com "problemas" de cunhada e sobrinho, que chegam agora do sul para passar três semanas de férias aqui em casa...E não tem modo de levá-la junto, pois ao contrário de minha mulher que adora interior, rio, pescar, minha cunhada é urbana pacas, têm faniquitos com lagartixas e o máximo de natureza que conhece viu no Discovery.

Ainda vou jogar o papo de levar meu sobrinho à São Lourenço...Acho que pode colar...rrrr

Abraços e mais uma vez PARABÉNS prá vocês e es pecialmente para a EMI

Luiz

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Luiz, só fiquei ali em frente das cabanas mesmo, pq carregar a Emi no colo morro acima seria complicado. E só pesquei mesmo pra valer antes do café, encarando o freezer. Depois só assistência às patroas kkkk. Era pra ter ficado mais dias lá, mas a turma resolveu esticar antes pras estâncias minerais e aí já viu né kkkkk.

Aiuruoca é um vilarejo bem pequeno. Uma pracinha com igrejinha, uma rua principal e mais nada. Conta com algumas pousadas simples, mas que atendem razoável. Ficamos na Pousada Ajuru, logo na entrada da cidade. Como era na beira da estrada era meio barulhento e o quarto pequeno, porém limpo, e com bom café, a um custo modesto de R$ 60 o casal (www.ajuru.com.br). Mas o lugar onde pescamos as tabaranas, a rigor é proibido pq é próximo de cachoeira. A dona do restaurante mesmo nos avisou que se o Florestal pegar, fufú kkkkk. Mas a estradinha que vai de Aiuruoca a Alagoa vai sempre acompanhando o rio, então se vc tiver um pouco de disposição pra adentrar terrenos alheiros (quase tudo por ali é cercado de arame, pq é pasto...), acho que opções não lhe devam faltar. Mas é meio pdi encarar o capim e possíveis carrapatos...sem falar em possíveis espingardas kkkk. Vida de pdizeiro é mole não!!! Se correr o bicho pega, se ficar tb kkkk :angry: Pra cehgar lá, vc pode ir via Itamonte/São Lourenço, ou via Juiz de Fora. Fomos pelo último já que saímos de Friburgo. Asfalto tudo bom até lá.

Não conheci o rio Verde. Ele passa pelo São Lourenço ? Será que ainda tem peixe lá ??? Foi tão rápido a nossa passada por lá que mal conhecemos a cidade. Foi no esquema vapt vupt.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro
Luiz, só fiquei ali em frente das cabanas mesmo, pq carregar a Emi no colo morro acima seria complicado. E só pesquei mesmo pra valer antes do café, encarando o freezer. Depois só assistência às patroas kkkk. Era pra ter ficado mais dias lá, mas a turma resolveu esticar antes pras estâncias minerais e aí já viu né kkkkk.

Aiuruoca é um vilarejo bem pequeno. Uma pracinha com igrejinha, uma rua principal e mais nada. Conta com algumas pousadas simples, mas que atendem razoável. Ficamos na Pousada Ajuru, logo na entrada da cidade. Como era na beira da estrada era meio barulhento e o quarto pequeno, porém limpo, e com bom café, a um custo modesto de R$ 60 o casal (www.ajuru.com.br). Mas o lugar onde pescamos as tabaranas, a rigor é proibido pq é próximo de cachoeira. A dona do restaurante mesmo nos avisou que se o Florestal pegar, fufú kkkkk. Mas a estradinha que vai de Aiuruoca a Alagoa vai sempre acompanhando o rio, então se vc tiver um pouco de disposição pra adentrar terrenos alheiros (quase tudo por ali é cercado de arame, pq é pasto...), acho que opções não lhe devam faltar. Mas é meio pdi encarar o capim e possíveis carrapatos...sem falar em possíveis espingardas kkkk. Vida de pdizeiro é mole não!!! Se correr o bicho pega, se ficar tb kkkk :angry: Pra cehgar lá, vc pode ir via Itamonte/São Lourenço, ou via Juiz de Fora. Fomos pelo último já que saímos de Friburgo. Asfalto tudo bom até lá.

Não conheci o rio Verde. Ele passa pelo São Lourenço ? Será que ainda tem peixe lá ??? Foi tão rápido a nossa passada por lá que mal conhecemos a cidade. Foi no esquema vapt vupt.

Oi Kensuke

Grato pelas informações. Desconhecia que não podia pescar e soltar próximo à cachoeiras nem o poder da Polícia Florestal ( é isso? Polícia Florestal? Não sabia que existia...) Bom eu ficar esperto...rrrr...Nunca cruzei a estrada de terra que vai de Alagoa a Aiuruoca...Qualquer dia vou fazer isso, mas antes vou no asfalto até Aiuruóca, pichar com spinning baratex xingling...Se o Florestal apreender o material, sem problemas...Agora, se ele quiser me apreender também....rrrr

Agora, quanto à São Lourenço, o rio passa pela cidade, por trás do Parque e, no passado, tinha muito peixe. São uns 800 metros da entrada do Parque. Nunca mais voltei lá, não tenho a menor idéia como está. Tinha lambaris em quantidades industriais, que agente pescava para isca e muitas tabaranas e até douradinhos...E o melhor: no inverno, as águas faziam justiça ao nome, pois eram verdinhas. Mas, como tudo muda prá pior, não tenho muitas esperanças de que seja a mesma coisa.

Abraços

Luiz

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Não sei o q a mulher quis dizer qdo se referiu a florestal, se algum agente específico ou se do Ibama. Mas a rigor, existe sim norma acho q do Ibama ou coisa parecida q proibe pesca acho q até a 500m de cachoeiras. Foi o q um fiscal q nos pegou em Três Marias alegou qdo a gente tava pescando junto a uma série de corredeiras que os locais apelidam de cachoeira (pra mim eram simples corredeiras rápidas, não tinha nenhum desnível de rio...). Mas naquela ocasião os fiscais foram muito educados e só nos alertou e não nos multou em nada. Ainda bem. Eram fiscais da polícia estadual ou municipal se não me engano. Lá o Ibama não atua, foi o q todo mundo me disse em TM. Seja como fôr, é bom tar com sua licença em dia e com o recibo junto. Ali em TM o q mais me pegou foi eu estar sem o tar do recibo, somente com a licença impressa, o q parece que não é o suficiente. A licença só tem validade se apresentada junto com o recibo do seu pgto. E procurar fugir de onde há cachoeiras. O problema é que os peixes gostam de cachoeiras e de locais com placa de proibido pescar e caçar, ou onde há arames farpados.... kkkk :lol:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

O Dr. Flyfisherman...

Depois me passa o nome desta mosca da foto... é ninfa ou seca?? :huh:

IMG_8102_1.jpg

Quero ver se encomendo umas no Daniel....

Ou se vc tiver o passo a passo, manda pra eu tentar atar!

que material usou? bucktail? <_<

:p :P :p

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Beleza kensuke,

Grande passeio e beleza relato e que pescaria tabaranas de bom tamanho e Emi mandando muito bem puxou a mãe com certeza. :lol:

Beleza de trutinhas bem gorginhas!!! ok:

Forte Abraço,

Daniel

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Rusllon,

Você é um pouco "gozadô" héin? Bem, deve ter muita amizade com o japa prá falar assim com ele. Mas Kensuke, aceito as desculpas da filhinha. Mesmo assim, porque não deu uns castzinhos? só unzinhos?

E postasse uma fotinha dumazinha só no fly?

De qqer forma, concedemos-lhe o perdão, he he he

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Ao Moderador: tá autorizado a dar CTRL ALT DEL no tópico por que acho que o povo não gostou que misturei as bolas com spinner. É por essas e outras que tinha dito ao Fausto qdo da época da criação deste espaço exclusivo ao fly que eu achava meio complicado separar o fly do resto pq no meu pensamento, além de ser um ato meio elitista, pq afinal tudo é pesca, seja latonete, molinete, fly e nem somente aqueles que pescam de fly são mais ou menos esportistas. E a meu ver, até existem algumas pessoas que acham o fly o máximo e pescam só e exclusivamente de fly mas a maioria dos pescadores creio que gosta mesmo é de pescar, seja com que equipo for, o fly só vindo a dar mais uma opção a ele de entretenimento, e estes usam um ou outro equipto conforme a situação mais lhe convém, ou como tá seu entusiasmo para o que usar no dia ou hora em particular. Nem ía postar este relato aqui pq de fato houve pouco uso do fly, mas se me limitasse a mostrar somente os resultados do fly, nem mereceria tecer relato pq só saiu meia dúzia de truta que mal cabe na mão, mas achei por bem fazê-lo pra mostrar aos amigos que ali onde se fez o uso de spinning, um mosqueiro que tivesse a fim de ter lançado sua mosca tb teria se dado bem, então o relato serviria como um roteiro a ser aproveitado pelos demais colegas mosqueiros. Eu infelizmente ou felizmente não tenho essa obsessão ou tara toda somente pelo fly e ali, qdo o meu foco principal era o passeio agradável em família com eventual pinchada onde desse, só o fato da esposa, filhota e sogro e sogra terem se divertido à beça (seja com que modalidade ou isca) já me valeu o dia e me dei satisfeitíssimo somente com a câmera em punhos. Mas acho que tem gente aqui muito xiita que acha que só é peixe se saiu no fly. Mas continuo achando que tudo é peixe... Se saiu no fly, ótimo, se não, ótimo tb. Desculpe-me se ofendi a esse povo. Prometo que agora em diante só postarei o que cair na mosca. Amén.

PS: se o objetivo com o forum era promover o fly e entusiasmar mais pescador de outras modalidades a praticarem tb o fly, acho que essa posição nossa aqui de achar que quem usa fly só pode usar fly ou não deve misturar as bolas numa mesma pescaria, só afasta os possíveis curiosos que tavam ou poderiam estar pensando em começar a introduzir a modalidade no seu repertório. Apenas minha opinião.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Que que foi Japanela!!

comeu o que no almoço???

ou não almoçou hj??

ou tah de TPM?? vc tem isso tb??

Ihhhh pára!!!

Ninguem tá te crucificando não!! na verdade estamos só te zuando....

Nem preciso dizer pq vc sabe muito bem que sempre carrego fly, bait, natural e às vezes arpão pra tudo que é lugar que vou pescar.... lógico que todo mundo curtiu o seu relato das férias em familia só estamos te zuando com a brecha que vc deu... se vc tivesse pescado com fly talvez a zuação seria que o peixe da Mari foi maior... como sempre...

relax!!!

no stress...

tá nervoso, vai pescar!!

se bem que isso é o que vc mais tem feito....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Muito legal a pescaria, ainda mais com a família, Kensuke! Parabéns! ok:

Espero que a Isadora siga o exemplo da Emi! Tá forte e linda a guria, hein? :ok

Sobre pescar em cachoeira, nunca ouvi isso. Seria interessante se levantássemos essa informação. Alguém conhece alguém no IBAMA? Pq acho difícil achar uma portaria, lei, etc, sobre isso no emaranhado de normas que temos. E o IBAMA, que deveria divulgar muito bem as normas a todos os cidadãos, não o faz. :angry:

Calma, gente! :mellow: Acho que o pessoal só deixou a paixão pelo fly aflorar. Não acho que tenham querido reclamar da inclusão do tópico ou censurar/criticar o que não é fly. É que, como o pessoal gosta mesmo da coisa, sempre vem um comentário nesse sentido. Já dei minha opinião várias vezes: Acho que o problema de fóruns de pesca é que a gente tem de lidar com a palavra escrita e isso pode dar margem à várias interpretações. Não há a expressão facial, o tom de voz, etc, a indicar o humor ou sentido daquilo que a pessoa tá querendo dizer. A letra é fria e pode causar equívocos. Diante disso, às vezes temos de ter paciência, bom humor e engolir alguns sapos pra conseguir conviver num ambiente virtual numa boa. Pode ser que às vezes a pessoa não tenha sabido se expressar direito ou que não tenhamos entendido direito o que se disse, sei lá. O que importa é convivermos na boa! Isto é lazer e diversão. Se a coisa fica sisuda ou crítica demais, danou-se. ok:

Parabéns mais uma vez, Panela-San!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Luiz, fuçando a net descobri que no caso de Minas, é o IEF - Instituto Estadual de Florestas (daí os fiscais serem apelidados de FLORESTAIS) o órgão responsável pelo assunto pesca naquele estado. Dê uma olhada em http://www.ief.mg.gov.br/

E a sua legislação sobre a pesca em terras mineiras encontra-se em: http://www.ief.mg.gov.br/images/stories/ar...as%20Gerais.pdf

A qual estabele, dentre outras coisas, que a pesca é PROIBIDA nos seguintes locais:

... A menos de 200m a montante ou a jusante das CACHOEIRAS e CORREDEIRAS

... A menos de 200m a montante ou a jusante da confluência do rio principal com seus afluentes

OU SEJA:

Só pesquei ilegal nesta minha viagem a MG!!!!!!!!

Tanto as tabaranas como as trutas foram pescadas em CORREDEIRAS (e desconheço pesca dessas duas espécies em lugares que não sejam basicamente em corredeiras e próximo delas, pq em remansões afastados de águas rápidas as duas espécies quase não aparecem....), e ambos próximos a uma cachoeira (acho que dava menos de 200m tanto ali no restaurante como ali em Fragária...), e no caso das trutas dali de frente da pousada Fragária, tem um afluente que desagua no rio principal bem ali mesmo em frente da pousada onde pesquei!!!!!! Ou seja, eu tava pescando somente em áreas proibidas pela Florestal!!!! Acho que só vou pescar em P&P da próxima vez, pq me enquadrar na lei pra pescar os meus peixes favoritos tá meio complicado.... :ph34r: Um rio de trutas e tabaranas sem cachoeiras, corredeiras e afluentes próximo, onde será que vou achar ????

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Kensuke,

Como disse o Nelson Borges, que aqui também aproveito para parabenizá-lo sobre sua sempre conciente posição sobre vários assuntos aqui rolados, " ... foi um dos melhores relatos que você já fez aqui no Mosqueiros". Independendemente se foi ou não com fly ou de Fly, o que importa realmente em uma pescaria é ser feliz, pescando ou fotografando, de fly ou na linguiça. Não Importa!

Fly não é o supra-sumo das modalidades de pesca. É sim, apaixonante, lindo, mas é apenas mais uma forma deliciosa de se praticar nosso "Hobby", que muitos ainda teimam em dizer que é "esporte". Mas isso não está em discussão agora, claro.

Parabéns Kensuke!

Continue assim: Reunindo seus entes queridos para essas maravilhosas investidas, porque sempre serão eles os personagens mais importantes da sua vida.

Abração.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Pô Kensuke, não percebeu que o pessoal só pega no pé de quem apela. Seus relato são sempre muito bons, mas o pessoal aproveita pra tirar um sarro, sabendo que voce fica bravo.

Parabéns pela filhota, daqui a pouco ela vai estar pescando mais que você.

Abraços e não esquenta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

:ok :ok :ok

Fantastico Kensuke! Tô babando 3m³ de gosma por segundo aqui KKKKKKKKKKKK!!!

Já mostrei pra muié e tá nos planos...Nesse ano não vai dar, mas no próximo

vou conhecer essas região!

Parbéns por tudo, pela pescaria, pela familia, pelo relato!

Forte abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • Mosqueiro

Legal

Vendo seu relato, me veio a mente a seguinte pergunta ?

Com, ainda, tantos ribeirões e peixes tão maravilhosos que temos aqui com a tabarana, piabanha, saicanga e etc.., porque ainda valorizamos tanto a truta. Não seria a hora de explorar o fly assim aqui no Brasil, não seria a hora de desenvolver o nosso flyfishing ? Porque insistimos em povoamento de alguns rios com trutas ao invés de abrir caminhos para este ribeirões maravilhosos ?

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

É uma boa pergunta. Sei lá, talvez seja o nome, TRUTA kkkkkk. Talvez seja o ambiente que elas escolhem morar, geralmente muito bonito. Talvez seja sua frescura em morder cada hora uma coisa. Talvez seja pq simplesmente é lá fora, o que já agrega algum charme a mais na viagem. Talvez pq todo mundo de fly só fala de truta. Mas se pararmos pra pensar, temos muito peixe tão bom ou até melhor que a truta e pouca gente dá real valor. A pirapitinga, p.ex, tem comportamento e habitat quase idêntico à truta e quase nada se escuta falar delas. Mas que a truta é legal paka isso lá é rsrsrs. :rolleyes:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro
porque ainda valorizamos tanto a truta. Não seria a hora de explorar o fly assim aqui no Brasil, não seria a hora de desenvolver o nosso flyfishing ? Porque insistimos em povoamento de alguns rios com trutas ao invés de abrir caminhos para este ribeirões maravilhosos ?

O bom da pesca com mosca é poder entrar nas águas transparentes, seja em rio ou mar, ver o peixe, arremessar sua mosquinha na flor d'agua e esperar o momento do ataque. Para mim esse é o melhor momento do fly, todos os outros são secundários, nada se compara a isso. Conheço poucos rios no Brasil que tenham essas caracteristicas, eles podem até ter água transparente, mas dificilmente vc consegue entrar e pescar vadeando. E quando os rios são de pedras e é possível caminhar, só dá para colocar as trutas, pois geralmente são rios de montanhas de água fria.

Temos o lambari, é uma ótima opção, mas pena que é pequeno.

Há também a Pirapitinga do Sul, um belo peixe, mas infelizmente é caçado por todos que tem acesso ao rio, sem falar nos carrapatos, muitos, pois sempe há pastos nas margens dos rios e conseqüentemente os carapatos. Talvez se tivessemos nele um peixe bom para comércio, quem sabe não poderiamos ter um número maior de peixes nos rios, pois em vez de trutários teriamos pirapitários hahahaha.

Em fim, a pescaria de truta é perfeita.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 6 meses depois...
  • Mosqueiro

Que beleza!

Em 2006 eu fiz um roteiro por essa área, que se cruzou com o seu em diversos pontos, saí de Itamonte e fui a pé até Aiuruoca, passando pela serra do papagaio, eu estava pensando em pescar as trutas de fragária, ia de Itamonte até Maromba, mas de última hora resolvi seguir o rio aiuruoca em direção à cidade que lhe empresta o nome.

Depois fui a Baependi e por fim fui parar em São Lourenço onde peguei uma carona de volta ao Rio.

p9140070up1.jpg

Rio aiuruoca

p9140074ft2.jpg

Rio aiuruoca

p9130017aa3.jpg

Tabarana do aiuruoca (minha 1° tabarana)

p9160210qy2.jpg

Tabaraninha de Baependi, foram muitas na saida de um esgoto :wacko:

p9160214br2.jpg

Cascudo na artificial

p9170250tr0.jpg

traíra no parque das águas, onde pode-se pescar e é de graça!

p9170253ey9.jpg

traíra no parque das águas

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Faaala Beto, vc por aqui ???? Mas vc é mesmo o MEU ÍDOLO!!!! Que é isso rapaz, ir à pé de Itamonte a São Lourenço, passando por Aiuruoca ???? Cacilda, isso que eu chamo de PDI!!!!!! Que disposição!!!! Putz, eu tive nesse parquinho de águas, vi os lagos todos, fiquei olhando o monte de tilápias nadando, e nem pra perguntar se podia jogar linha na água kkkkk. Se soubesse......... :wacko:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Japa, como sempre a Mari e agora a Emi arrebentando nos PDIs!!!!!!!!!!

Deixa de conversa que eu sei que é a Mari que tá ensinando a Emi, e é acessorada pelo Eitaro...

Por favor , não transmita seu mundialmente reconhecido pé frio para a Emi não viu?

Tá demais a pequena pescando!!!!!!!!!! Vai te dar cada surra...

E pra variar, doutor mestre em PDI... Excelente!!!!!!!!

Essa aí um dia eu vou querer fazer tb!!!!!!!

Parabéns...

Abraços a todos aí!!!!!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Fala JR, tudo tranquilo?

.

Embora eu não pratique (ainda) esta modalidade, estou sempre em fóruns de pesca com mosca. O pessoal do bait só pensa em robalo e tucunaré, já o pessoal do fly, pesca uma série de espécies diferentes e dá grande importância a espécies pequenas. É mais a minha praia.

Calma Matsumoto. Eu fui, a pé, de Itamonte até Alagoa, pela estradinha, depois subi o pico do garrafão, fui até o pico do papagaio, desci pelo Vale do Matutu que fica a 20km da cidade de Aiuruoca e segui até a cidade (5 dias). De Aiuruoca até Baependi eu fui de ônibus e de Baependi até S. Lourenço idem.

Só peguei uma tabarana no rio aiuruoca, eu levei material muito leve e não conseguia fisgá-las, elas batiam o molinete cantava e logo depois a linha afrouxava, não conseguia furar a boca dura da espécie. De qualquer forma foram poucos ataques e os peixes eram bem menores que os que foram capturados por você.

Eu fiz a festa em Baependi e S. Lourenço, nestes lugares a CEMIG está fazendo peixamento e tem muita tabarana, mesmo no centro da cidade, tive ação até na superfície (pop queen 5), mas não cheguei a fisgar.

.

Abraço

Beto

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

Maravilhoso Relato, Kensuke, parabéns, pescarias em família são as melhores!!!!

Amigo, estou me programando para a fragária e achei bem interessante fazer um roteiro e passar pela cidade de aiuruoca e me dedicar um dia para essas tabaranas e dourados, não sabia da existencia deles no aiuroca nesse local. Porém, tens notícia de como está a pesca de tabaranas por alí? E qual o período melhor do ano para se pescar por lá ?

Abração.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Parabéns pelo relato Kensuke, realmente é um relato muito bom! :bs-aplauder:

Passear com a família e ainda pescar é melhor ainda, belas fotos, belos peixes, bela família! :bs-aplauder:

Nossa família é nosso bem mais precioso, temos que amá-la! :yahoo:

Conheço muito bem o sul de Minas, quando criança meus pais sempre me levavam p/ passar férias em Caxambú, São Lourenço, visitávamos as cidades vizinhas como Cambuquira, etc, mas o local preferido de meus pais p/ as férias era e ainda é Lambari, eles vão lá até hoje!

Me lembro bem do grande lago que tem na cidade, meu pai me levava lá p/ pescar lambaris com varinha de bambu e minhoca no anzol, era uma festa, hehehehe.

Achei muito interessante esse seu relato, pois quando ia p/ o sul de Minas era bem pequeno e ainda não pescava, muito bom saber que naquela região, tem vários rios bons com várias opções de rios e de peixes. :yahoo:

Estou me programando para visitar o Rio de Janeiro, pois devo uma visita a minha querida avó que já está bem idosa, e também quero visitar alguns familiares, não sei quando, mas quando tirar férias, provavelmente tire uns 30 dias, vou ao Rio como comentei e agora esse seu relato me inspirou a dar uma esticada ao sul de Minas, relembrar de bons momentos da infância, daqueles maravilhosos doces mineiros e também da delisiosa culinária mineira e também conhecer esses rios muito bonitos!

Beto, valeu pela dica, não sabia que a pesca era permitida na lagoa que fica dentro do parque, parabéns pelos peixes.

Grande Kensuke, pesco na maioria das vezes com fly, mas sempre levo bait junto, hehehe,......esses spinners são práticamente infalíveis, hehehehehe.

Não utilizo molinetes, prefiro carretilhas, mas já faz algum tempo que estou pensando em adquirir um equipo com molinete ultra-light, é uma ótima opção p/ iscas muito leves.

Um grande abraço!

Eduardo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça seu login agora mesmo para postar com sua conta

Visitante
Responder a este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoji são permitidos.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação importante

Ao usar este site, você concorda com nossos {termos}.