Ir para conteúdo

Porque gostamos tanto de pescar ?


Postagens Recomendadas

  • Mosqueiro

Eu estou convencido de que a pesca, tal como a caça, expressa uma espécie de atavismo cultural. O homem, apesar de ter-se tornado civilizado, cativo do mundo racional e tecnico-científico contemporâneo, não sepultou de todo as suas tendências institinvas, que incluem a busca pelo alimento animal e vegetal que compõe a sua dieta, polífaga e oportunista. Temos dentes caninos para dilacerar a carne animal, dentes molares para triturar matéria vegetal e incisivos para roer as nozes. Caçar e pescar para alimentar a si e aos seus, inclusive para reservar nutrientes para períodos desfavoráveis, como seca ou inverno, fez parte do rol das ações essenciais do animal homem. A diferença é que hoje não saimos mais pelas matas e pelos rios para garantir o nosso filé a pé ou o salmão grelhado. Nos balcões dos MacDonald´s da vida, nos supermercados e em milhares de mesas de restaurantes, temos tudo isto disponível. Por isso o homem se realiza animicamente quando retorna à Natureza para simular o ancestral processo de ir a caça e a pesca, porque alí se sentirá inteiramente realizado no resgate e na reconstrução de sua herança cultural.

Um autor que abordou com competência e sensibilidade a questão do "porque pescar", foi Herbert Hoover. Ele foi o 31º (trigésimo) presidente dos Estados Unidos entre 1929 e 1933 e era um fervoroso adepto da pesca com mosca (flyfishing). Em seu livro "Fishing for fun - And to Wash your Soul", ele diz o seguinte:

Pescar é a oportunidade de se lavar a alma com ar puro, com o marulhar do rio ou com o reflexo do sol na água azulada.

Dá humildade e inspiração pelo cenário da natureza; caridade para com os fabricantes de apetrechos de pesca; paciência para com os peixes; certeza da superficialidade dos lucros e orgulho pessoal; apaziguamento de ódios; satisfação de não se ter uma única coisa a decidir até a semana seguinte.

É a disciplina na igualdade do homem - pois todos os homens são iguais perante os peixes.

Quando estamos saturados de campainhas de telefones, sinos de igrejas, colunistas sociais, da papelada e dos afazeres domésticos, nos vem o ímpeto de liberdade. Pescar ainda é a única explicação neste mundo que até os cépticos aceitarão.

O quebrar das ondas ao sol, a contemplação da eterna corredeira do rio, a continuidade da floresta e da montanha em sua manifestação do criador - tudo suaviza nossos dissabores e nos faz sentir vergonha de nossa mesquinhez, inspirando-nos a amar o próximo, principalmente ... os outros pescadores.

Eu era menino nos dias em que nossa civilização ainda não se tornara tão perfeita, antes de estar ela pavimentada com cimento e construida de tijolos. Os rapazes de então não viviam tão afastados da Mãe-Terra e de todas as suas criações. Isso foi antes de ter a era das máquinas lhes negado o seu natural direito de, como animais primitivos e combativos, medirem-se em astúcia com aves e mamíferos.

Persuadi-me de que não pode haver algo que contribua mais para o aproveitamento da meninice e o fortalecimento da visão, da curiosidade e da paciência de um menino do que precisamente a pesca livre. Ora, todas essas qualidades são muito necessárias quando legiões de rapazas entram na vida nacional, ano após ano.

O pescador tem que ser um homem de natureza contemplativa, pois são frequentemente longos os intervalos entre as fisgadas. Desses intervalos emanam discrição e calma reflexão, pois com raiva ou com maldade ninguém pode apanhar peixe. O pescador é dotado por natureza de muita fé, esperança e otimismo, pois se assim não fosse não iria pescar : nós, pescadores, sempre vamos ter mais sorte, dentro de poucos minutos ou amanhã. Tudo isto cria o espírito de afeição por companheiros de pesca e alta estima pela pescaria.

Durante o ano que passou muita gente cometeu crimes que não teriam cometido se tivesse estado a pescar.

Realizamos, de fato, extraordinário progresso no equipamento para superar os misteriosos desígnios do peixe.

Partimos da varinha de taquara com um barbante tendo na ponta um anzol de tostão e tendo por atrativo máximo um pedacinho de minhoca e a mágica de cuspir na isca. Chegamos hoje ao ponto em que os apetrechos de pescaria são feitos com aço de Damasco, bambu do Sião, seda do Japão, verniz da China, estanho de Bangoc, niquel do Canadá, penas do Brasil e prata do Colorado, e tudo isso fabricado em massa. Além do mágico encantamento de usarmos maravilhas em matéria de roupas especiais com inúmeros bolsos secretos para os mais variados atrativos e linimentos. Mas ...pergunto eu, em face de todo esse esmagador equipamento e tanto progresso: diminuiu o tempo entre as fisgadas ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Parabéns pela sensibilidade do texto.

Sempre tive uma definição dentro de mim do que significa "pescar" mas nunca consegui colocá-la no papel porque não tenho o dom da palavra. Por isso, faço minhas as suas palavras. Muito obrigado.

Respondendo a pergunta, o tempo entre as fisgadas não diminuiu. O que diminuiu foi o tempo das pessoas em buscar novos olhos.

Grande abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

"Por isso o homem se realiza animicamente quando retorna à Natureza para simular o ancestral processo de ir a caça e a pesca."

É isso! ok:

"O pescador tem que ser um homem de natureza contemplativa, pois são frequentemente longos os intervalos entre as fisgadas. Desses intervalos emanam discrição e calma reflexão, pois com raiva ou com maldade ninguém pode apanhar peixe."

Estar em Paz e aprendendo com a Natureza a viver cada momento! ;)

Por isso que eu pesco e pretendo pescar por muitos e muitos anos! :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça seu login agora mesmo para postar com sua conta

Visitante
Responder a este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoji são permitidos.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação importante

Ao usar este site, você concorda com nossos {termos}.