Ir para conteúdo

Robalos no Fly


Postagens Recomendadas

  • Patrono

Olá Gente!

No decorrer do ano de 2007 conheci um mosqueiro muito gente boa durante as minhas navegações nos fóruns da pesca com mosca.

Foi aí então que o Rafael lá de Joinville passou a ser um conhecido meu. Gente boa prá caramba, já foi me fazendo um irrecusável convite: O de ter o meu primeiro encontro com os robalos lá no Canal do Linguado - complexo que faz parte da grande Baía de Babitonga.

Viagem de férias no mes de janeiro, tudo combinado lá fui junto com esse novo amigo mosqueiro para a minha primeira pescaria de robalos no fly!

Mal eu poderia imaginar como iria ser agradável poder passar um dia inteirinho num lugar tão bonito como é o Canal do Linguado.

E mais ainda, em compania de meu novo amigo mosqueiro Rafael, he he he he.

Bem, saímos às 06:00 horas da matina de Joinville (SC) e quando eram 07:00 horas já estavamos às margens do canal. Barco na água, e linhas esticadas!

Já logo de cara, o Rafael me apresentou na categoria o tão por mim procurado Robalo:

user posted image

O Rafael é um grande conhecedor daquele local, que envolve inúmeros rios que desaguam no canal.

No decorrer do dia, ocorreram alterações na pressão barométrica prá variar, mas mesmo assim, eu tive a felicidade de fisgar o meu primeiro robalo no fly.

O Rafael não mediu esforços para isso viesse a acontecer, mesmo diante dessa alteração climática e assim seguiamos de local em local. Cada um mais bonito que o outro

user posted image

Foi quando chegamos a um lindissimo dropp-off. Aí o Rafael me disse: Nesse local não vai ter erro. E foi tiro certo.

Veja só a cara de alegria. E olha que devo isso ao meu amigo Rafael!

user posted image

Ele me explicou uma particularidade inédita que ocorre por lá: A convivência de robalos pevas e flexas em um mesmo local.

Olhem!

user posted image

Durante o decorrer do dia de pescaria foram um total de 15 peixes, mesmo com tempo impróprio e tudo (vento frio em janeiro, pasmem!!!)

Agradeço aqui de público à voce Rafael pela sua amizade, grande presente que ganhei no final do ano. Não poderia ganhar um melhor!

Pude ver como esses peixes são rápidos e ligeiros. Fico imaginando como deve ser o ataque de um belo exemplar com uma mosca. Diferentemente dos tucunarés que dão alguns puxões e já vão de rendendo, os robalos tomam linha mesmo. É uma encrenca quando se pega um grande.

Tudo bem Rafael, da próxima vez nós certamente nos encontraremos com os pais dos que nós pegamos, he he he he. E então poderemos mostrar muito mais fotos. Valeu!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Parabens....

a pescaria de robalos é uma das mais interessantes.... sou fã de um robalinho na ponta da linha.....

quanto à convivencia de peva e flecha acho que no mangue é normal... aqui no Rio mesmo tem....

Abraço...

Rusllon

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Beleza de pescaria Mario, Parabens... pesco a quase dois anos de fly, mais ainda não fiz umas boa pescaria de robalo no fly, este ano que estou programando ir a Bahia, mais precisamente no Mucurí e no Jequitinhonha...

Espero ter a mesma sorte sua bom.gif

Forte abraço...

Gama

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Em Novembro estive pescando bem proximo de Joenvile,num local chamado Palmital,seguindo a dica de um relato aqui do forum do Betinho e cia.O lugar é muito promissor.Não pegamos muitos peixes,pois a maré não estava adequada,mas pescamos o dia todo sem repetir pontos d pesca e ainda tinha,segundo o piloteiro,muito a se explorar.Em nova investida nesta região,vale conferir.As pousadas locais alugam barco com motor,gasolina e piloteiro(R$ 170-190,00).A melhor pousada é o Rancho Oliveira(47-9984-0233),inclusive com acomodações de boa qualidade,para quem vai com família,e ótima comida.Lembrando aos que para lá forem;a pescaria deve ser de blusa de manga comprida e calça,protegendo também os pés,pois tem muita mutuca e mosquito pólvora(maruí),que não respeitam repelente.A melhor época,pelos locais,vai de abril a julho,quando surgem os maiores peixes.

Parabéns pela pescaria.Começou muito bem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Eu falei do drop off. A gente arremessava uns dois metros lá no rasinho, um pouquinho antes da mosca entrar na área de risco (he he he) muitas vezes já vinha um "torpedinho prateado" e innnnnnnnhac! quando não ficavam brigando para roubar a isca uns dos outros....

Esse dropp off tinha uma queda brusca raso/fundo. Lugar dos biterões, que naquele dia não bateu!

Confirme aí Rafael...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É isso aí Marião, foi um prazer pescar com vc, vc é uma pessoa muito legal, espero que esta seja a primeira de muitas pescarias...

infelizmente neste dia as condições climáticas nos derrumaram mesmo assim conseguimos pegar vários peixes.. as fotos ficaram mto legais!!

o lance da convivência é logico que robalos pevas e flexas convivem no mesmo complexo, mas a presença deles em estruturas definidas, num raio de um metro mais ou menos não é tão comum, geralmente no lugarzinho que tem flexa, eles espantam os pevas, principalmente qdo são grandes... neste dia achamos os peixes caçando juntos "cooperando" rsrsrs

e a respeito das épocas, a melhor época é agora no verão, quando os flexas estão mais ativos, de novembro a março, de maio a agosto é a época de pegar os pevas no mangue e nas ilhas...

Um Abração a todos! Mario, quando quiser vir a casa é sua ok??

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Bem, como retribuir uma amizade? com mais amizade não é?

Veja só o lugar que ficará esperando por voce Rafael

Rancho Recanto das Borboletas

user posted image

user posted image

Barco estacionado no Rancho

user posted image

Estruturas que ficam descobertas durante o inverno, e onde os tucunarés ficam "brincando e comendo ao mesmo tempo", he he he

user posted image

Barco

user posted image

user posted image

Não quer vir conhecer já?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem, como retribuir uma amizade? com mais amizade não é?

Veja só o lugar que ficará esperando por voce Rafael

Rancho Recanto das Borboletas

user posted image

user posted image

Barco estacionado no Rancho

user posted image

Estruturas que ficam descobertas durante o inverno, e onde os tucunarés ficam "brincando e comendo ao mesmo tempo", he he he

user posted image

Barco

user posted image

user posted image

Não quer vir conhecer já?

eee beleza, pode ter certeza que assim que estiver com um tempinho ou estiver de passagem por aí quero ir conhecer o teu canto de descanso...

belas fotos Marião.. grande abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Fala aí Rusllon, tudo ok?

Olá Mauricio, meu filho também se chama Maurício.....

Bem, roçar esse pasto aí é meio complicado rsrsrsrs, mas separar os bixos dali do meio é mais gostoso.

Faço streamers com derenroscador de fluorcarbono 0,60 mm e jogo bem lá no maio daquilo. Quem vê fica boiando, achando que sou doido!

Uma ajeitadinha aqui na linha, outra ali, e pronto, a linha caiu toda nágua. Aí começo a dar umas puxadinhas básicas. De repente vejo deslocamentos no meio dos gravetos (rsrsrs), marola atrás do streamer....PLOC! Êta bixo brabo sô! Dá aquelas corridas no meio daqueles troncos secos de cana braba. Com jeito trazemos-o para o colinho do titio aqui (o peixe). Fotos, Fotos, soltamos de novo.....

Bem, já teve algumas vezes que tive que ir à pé desenroscar moscas, mas isso não tem importância...faz parte do show. Na maioria das vezes não enrosca mesmo.

Esse tucuna aí foi pego no maio da roça, só que a roça não apareceu na foto.

user posted image

Tucunarézinho "colhido" na roça que o Rusllon falou. Nesse caso a roça apareceu na foto

user posted image

Bem Rafael de robalos no fly passamos para "colheitas" feitas na roça. Foi o Rusllon que falou...

Valeu gente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Mario e Rafael, parabéns pela bela pescaria de robalos, se os quinze robalos estavam já quase beirando um quilo como o flecha do Mario é uma pescaria e tanto se feita com material leve, tipo vara #4.

Rafael se você considerou esta uma pescaria ruim, imagino como deve ser quando é boa !!!

Por exemplo neste sábado eu e mais um amigo, pescando de bait devido ao forte vento, pegamos pouco mais de uma meia dúzia de robalos e já fiquei todo contente, pois depois de tanta chuva, com a água completamente docê e ainda meia turva, imaginava que não acharia nada e apareceram uns robalinhos.

Mario parabéns pelo seu recanto e seu bass-boat, deve ser difícil de ir pescar em outro local !!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Pois é,

Não sei se gosto mais de pescar ou de pisar he he. É prazeroso tombar o manche até o éfi - 75 km/hora

Bem o meu primeiro robalinho no fly foi de um bom tamanho pelo que estou vendo! Calma aí gente, depois foram só outros pequenininhos. É que a gente só mostra as fotos dos melhorzinhos rsrsrsrs.

cool.gifbiggrin.gif

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça seu login agora mesmo para postar com sua conta

Visitante
Responder a este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoji são permitidos.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação importante

Ao usar este site, você concorda com nossos {termos}.