Ir para conteúdo

Patagônia 2006 - Relato


Postagens Recomendadas

  • Administrador

Consegui editar algumas fotografias e vou contar um pouco do que aconteceu durante os seis dias de pesca na Patagônia Argentina.

A expectativa era realmente enorme, imaginava um pouco de tudo que ouvira de nosso amigo Beto Saldanha, ele foi o maior incentivador p/ que eu fizesse essa aventura, ele estava certo em todos os sentidos e inclusive quanto aos valores realmente gastos. Logo terei um roteiro completo com todos os reais custos p/ que no futuro outros amigos tenham como referência.

Chegada

Esse é o aeroporto de Chapelco. Uma beleza, todo em madeira, dava gosto ficar adimirando os detalhes de sua construção.

user posted image

Hotel Colonos Del Sur

Esse foi o hotel que nos acolheu rurante os dias que ficamos em San Martin de Los Andes. É um hotel bastante simples comparado com os demais da região.

user posted image

Cidade

Várias foram as fotografias da cidade e aqui podemos ver parte da rua principal.

user posted image

Ônibus

Um ônibus histórico dá um passeio turistico pela cidade.

user posted image

Primeiro dia

Aqui podemos ver o nosso guia Franco e o carro que fizemos uso diariamente. A Pireco Turismo está de parabéns em todos os sentidos, a equipe é de primeira e sempre atentos as necessidades dos clientes. Parabéns Alejandro!

user posted image

Meliquina

Essa foi a primeira fotografia do rio Meliquina. É um rio com muitas trutas e pode nos mostrar como seriam os próximos dias de nossas pescarias, como muitos peixes.

user posted image

As belezas do rio Meliquina

Esse foi o primeiro rio visitado por nós. Nosso guia Franco queria ver como pescávamos e esse rio foi o que abriu com chava de ouro nossas pescarias.

user posted image

Maravilha de rio

Outro detalhe do rio Meliquina. Aconselho a todos que façam seu primeiro dia de pesca nesse rio. Além de sua beleza natural, é repelto de trutas que farão a alegria de todos que por lá forem pescar.

user posted image

Trutas do Meliquina

Outra vez em detalhe o rio Meliquina, um rio verdadeiramente maravilhoso e repleto de trutas. Durante a nossa primeira manhã de pescarias, capturamos juntos certamente mais de trinta trutas nesse rio.

user posted image

Irmãos

Depois de muitos anos um pouco distantes em nossas pescarias eu e o mano Fábio estamos cada vez mais próximos. Depois de mais velhos é que resolvemos pescar mais tempo juntos, também pudéra, nossos filhos hoje já são bem grandinhos e assim podemos estar mais vezes juntos.

user posted image

Primeira truta na mosca seca

Essa foi minha primeira truta grandinha capturada na mosca seca. O guia Franco gentilmente me cedeu uma mosca chamada "tarântula" e a truta não perdeu tempo em abocanhá-la. Já estávamos pescando em outro rio e chama-se Caleufú.

user posted image

Presente

O mano também foi presenteado no primeiro dia com uma linda truta arco-íris capturada no Caleufú. Essa deu trabalho e ele havia perdido uma muito maior pouco antes, o tippet não resistiu a força da truta na correnteza.

user posted image

Close

Está em close a truta capturada com outra mosca seca no rio Caleufú em nosso primeiro dia de pesca, essa é a minha segunda truta capturada com mosca seca. É uma mosca "terrestrial" que o guia Franco me cedeu no momento certo.

user posted image

Arco-íris

Durante o nosso primeiro dia de pesca uma leve chuva aparecia vez ou outra, muito fraca por sinal e no final do dia fomos presenteados com esse lindo arco-íris.

user posted image

Por hoje é só, mas tem muitas outras fotografias pela frente, esse foi apenas o nosso primeiro dia de pesca.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Tá certo Partão, ta vindo tudo em dose homeopática, para não infartar a rapaziada, realmente´o lugar é lindo e pelo relato do Fabito, os rios são repletos de trutas....Agora os ermanos que se cuidem vamos inverter esse fluxo, eles vem para cá curtir nossas praias e nós vamos para lá pegar as trutinhas deles....vai ser a nossa nova "Meca".... biggrin.gifbiggrin.gifbiggrin.gif

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Aos amigos que estão ou já leram este tópico,algumas recomendações:

- Não há nenhuma necessidade de usarem waders caros.O bom e velho shing-Ling,

com botinha de plastico resolve perfeitamente.Inclusive é mais rápido de vestir,o que ajuda muito aos fominhas.Levem bastão, pois os rios tem correnteza forte em alguns pontos e onde não tem ,cria-se nas pedras dos fundos um limo mortal.Bobeou caiu.Não há necessidade de conjuntos maiores que #5.Minha maior truta peguei com #3.Aliás tenho que reverenciar ao TAI, que mandou uma intergreen #3, IGF 833 - 2 , com 8,3 pés e duas partes para testar e a vara saiu-se marvilhosamente bem.É rapida,resistente,com a truta grande não dobrou na mão,e,com vento moderado,não tomou conhecimento nos arremessos.

- Iscas na ordem de pegadeiras:

Montana,inclusive melhores as grandonas atadas em anzol n 10 pelo Alvaro Scott,Montana lastreada com cabeça dourada,com barriga amarela ou laranja feitas pelo mago Daniel,suas wooly woorm com anzois de dry sendo melhor na cor marron e as mortais Miss Carnival Mensalão Woorm do querido amigo Sergio Krieguer.Na superficie Stymuleitor (acho que é assim que se escreve),em tamanho pequeno, anzol n12, e as boas e velhas Elke Hair.

- Levem um NET.É importantissimo nas trutas médias e grandes.

Depois, quando lembrar de mais coisas,volto a escrever.

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Se o mestre Fabio me permite.... Não deixem de levar um equipamento 7. Se estavam conseguindo arremessar com linha 3 era porque o tempo estava alem do camarada. Ja aconteceu comigo , usando linha st 5 , de arremessar e a linha ser devolvida antes de pousar na agua.

Se duvidam , é só perguntar ao Nelson , que arremessa melhor do todos nos juntos, o que aconteceu quando ele esteve por lá.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Beto,

Levei um conjunto #7,mas nos 6 dias de pesca não saiu do tubo.Pegamos todas as condições de tempo,inclusive chuva nos dois primeiros dias.Quando mais ventou,inclusive com lufadas ocasionais que nos desequilibravam,usamos no maximo conjunto #5.Na flotada do Chimehuim, usamos vara #5 sem qualquer problema.Pode ser que no Rio Limay(acho que é assim que se escreve)seja necessario por ser mais fundo.Quem não for flotar nele,acho que não precisa levar.

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Insisto que voce não viu nada - vou procurar , e se achar posto as fotos. Ou pergunte ao Nelson Borges. Experimente pescar na Boca do Chimehuin quando esta ventando ou mesmo na La Champa. Ou no médio Caleufu. Sem contar que se voce estiver no Filo Hua Hum ( foi pena voces não terem ido lá ) é melhor nem sair do carro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Pescador

Rapaziada,

Gostei de ver as fotos, pelo que vejo foram dias maravilhosos!

Ai Fausto, vê se não vai fazer aquele calendário invertido agora na hora de mostar as fotos, ha,ha...

Ô Fabio, já me falaram que tem truta aí "engordando" hem...Saca a bichona logo, vamos ver a cria!

Parabens pelo sucesso da viagem.

Forte abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Beleza de fotos, o Fábio já me contou a aventura com a trutona, me disse até onde ela está, curva número tal...embaixo do arbusto....É uma pena que o meu monitor está faltando cor, por hora estou vendo tudo verde hahahaha, mas já estou providenciando a troca. O lugar é bem bonito. Vamos lá conta mais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Êta que lugar maneiro!!!!!!!!!

Cidadezinha linda mesmo e muito bem cuidada.

O rio é simplesmente uma maravilha. Lindas trutas amigos. Posso fazer umas perguntas pra matar minha curiosidade?

Fábio, vc aplicou solado de feltro no wader xing-ling?

Fausto, qual a temperatura média na água e a profundidade que as trutchas estavam caçando?

Usaram somente linhas floating nesse primeiro dia?

Qual o tamanho dos líderes e qual o tippet?

Era preciso arremessos muito longos ou deu pra pescar basicamente no visual, caçando as trutinhas?

Além das trutas, quais outros peixinhos que podem ser encontrados por lá?

A tal da perca é mais de rio ou de lago?

Quantos km vcs percorreram neste primeiro dia no Meliquina?

E no Caleufú?

Pescaram descendo ou subindo?

Além de indicar as moscas, equipamentos e levá-los ao local, o que o guia faz enquando vcs pescam? Pesca também?

Ou acompanha de perto mesmo, fungando no cangote e dizendo pra mandar naquela pedrinha lá?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Aí Fausto e Fábio não tenho vergonha de dizer que estou até com inveja pois isto é inerente ao ser humano mas pode ter certeza que é um sentimento saudável desejando de coração que vcs tenham dias maravilhosos e bastante historia para contar a seus filhos e amigos, que Deus os abençoe. Abração

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Fausto a cidadezinha parece pelas fotos ser muito acolhedora, os rios nas fotos possuem água bem cristalina e no primeiro no ponto em que pescaram a profundidade pareceu ser de poucos centímetros. As trutas são muito mais claras e bonitas que as únicas que conheço aqui que são as da Bocaina. Fiquei muito feliz ao conversar com você e saber que a gripe não atrapalhou a viagem e que as condições do tempo e a piscosidade dos rios foi show.

As fotos estão muito boas !

Vê se não estica demais esta novela, queremos mais fotos !!!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Parabéns à dupla pela belíssima pescaria, as fotos estão maravilha. Mas Fausto, me perdoe se estiver enganado mas vc passou PS nelas, é que tão parecendo meio "forçadas", meio artificiais a nitidez, o brilho e as cores...

E afinal, mostre logo o restante das 300 fotos !!!!!!! laugh.giflaugh.gif

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Vou te responder uma a uma Ádamo, agora vou fazer meu horário de coordenação, mas amanhã estarei em casa direto.

Serginho, amanhã terei mais fotografias editadas p/ mostrar p/ galera.

Kensuke, "photoshopei" todas as fotografias com máscara de nitidez (100/0,5), 10 pontos de saturação e 5 ou 10 pontos de contraste, isso sem dizer que esquentei algumas com correção de cor (+5, -5, -5). Amanhã tem mais! biggrin.gif

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faussstim,

É impressão minha ou não tem nem "poluição visual" os estabelecimentos e os veículos são bem "cleans", não tem sobrecarga de anuncios, adesivos ou coisa parecida. Os rios são limpos sem lixo e bem preservados, dá uma putz vontade de pescar num lugar assim. happy.gif

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Sobre as condições de tempo . O tempo lá varia muito .As vezes o tempo esta assim

user posted image

As vezes esta um pouco mais frio.

user posted image

Estas fotos foram feitas no mes de março.

Outra coisa que discordo em parte da Fabio é sobre o uso de waders não breathable e com sola de borracha.

Se a grana não estiver muito curta, não faça este tipo de economia. Uma boa sola de feltro é a maior ajuda para andar dentro dágua e mesmo pescando com uma agua perto dos 10 ºC voce fica todo suado e é muito desconfortavel.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Fala Ádamo, arrumei um tempinho entre uma aula e outra.

Fábio, vc aplicou solado de feltro no wader xing-ling?

Não o mano fez uso da bota com solado de borracha mesmo e quem mais o ajudou em alguns momentos foi o bastão de caminhadas da Kailash.

Fausto, qual a temperatura média na água e a profundidade que as trutchas estavam caçando?

A temperatura não era tão fria quanto em Ausentes, água fria, mas não gelada, lavava minhas mãos o tempo todo e não era tão ruim como possa parecer. As trutas estavam comendo sempre no fundo, usamos ninfas durante muitas de nossas pescarias. Usáva moscas secas em alguns momentos, p/ falar a verdade elas estavam sempre fixadas em meu boné, era só trocar e pronto, uma trucha metia a cara.

Usaram somente linhas floating nesse primeiro dia?

Usamos somente linhas floating em todos os dias de pesca, não temos linhas sinkink nem tão pouco sinking tippet.

Qual o tamanho dos líderes e qual o tippet?

Usei leader de 2,7 mts e 3 mts sem problema algum e como tippet usei 3X nas ninfas com cerca de 60 cm de comprimento e 4X nas secas e uns 90 cm de comprimento.

Era preciso arremessos muito longos ou deu pra pescar basicamente no visual, caçando as trutinhas?

Não há como ver as trutas, elas ficam invisíveis de verdade. Os arremessos eram muitas vezes curtos, p/ falar a verdade sempre curtos nos primeiros arremessos e depois alongávamos em caça das trutas. No último dia capturei um bela truta com um arremesso de cerca de 12 metros.

Além das trutas, quais outros peixinhos que podem ser encontrados por lá?

Pelo que pude sondar, apenas trutas.

A tal da perca é mais de rio ou de lago?

Perca somente nos lagos, pelo que pude saber de nosso guia.

Quantos km vcs percorreram neste primeiro dia no Meliquina?

Cerca de 1 KM.

E no Caleufú?

Cerca de 1,5 KM.

Pescaram descendo ou subindo?

Sempre rio abaixo, poucas vezes rio acima ou melhor, pouquíssimas vezes.

Além de indicar as moscas, equipamentos e levá-los ao local, o que o guia faz enquando vcs pescam?

Ficava ao lado de cada um de nós observando e dando as dicas no início de cada dia de pesca. Muitas vezes ele se afastava p/ um pouco mais abaixo do rio e ficava nos observando, se necessário, intervia.

Pesca também?

Ele pescou dois dias, mas apenas durante um pequeno espaço de tempo. Um dos dias pescou mais próximo ao meu irmão e outro dia mais próximo a mim. Capturou duas boas trutas, uma em cada dia.

Ou acompanha de perto mesmo, fungando no cangote e dizendo pra mandar naquela pedrinha lá?

Ele não indicava aonde estavam os peixes, apenas dava as orientações iniciais e de resto era por nossa conta. Cada bela truta capturada por um de nós dois ele vibrava. biggrin.gif

Mais perguntas serão bem-vindas. Pode mandar!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Pequenos acrescimos as respostas do Fausto.

De fato 90 - 95% do tempo a linha usada é uma floating - mas certas horas uma sinking é mais do que necessária.

Na boca do Chimehuim ( onde a pescaria só vale a pena tentar quando esta ventando muito e/ou chovendo) os arremessos são muito longos e o local muito fundo.

Na boca do Correntoso linhas floating são quase sempre inuteis.

Nos rios grandes ( Colon Cura, Chimehuim , Aluminé e Limay ) se voce quer pegar as marrons grandes do final da tarde use linha sinking. Até mesmo em rios pequenos como o Malleo ao escurecer uma linha sinking aumenta bastante a chance de atracar uma bichona.

user posted image

Quanto a arremessos longos - raramente é preciso um arremesso de mais de 50 pés. Mas arremessar longe não prejudica - Os rios citados acima não se parecem nem um pouco com o Meliquina - e arremessar longe é uma grande ajuda. Nos rios pequenos é mais importante precisão - a grande maioria das ferradas são a um palmo da margem e em baixo de alguma vegetação.

Eu tambem raramente vejo uma truta dentro dágua, já o Alejandro...... Acho que nós somos meio ceguetas.

E finalmente as percas - tem bastante nos rios. Os guias não suportam as percas - dizem que elas comem as ovas das trutas - e como ninguem vai a Argentina para pegar perca.... Se pescarem alguma comam - é muito mais gostosa que as trutas.

Olha só esta pescada pelo Thor.

user posted image

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Rio Caleufú

Outra fotografia de nosso primeiro dia de pesca no rio Caleufú. Já estávamos pescados e uma fina chuva se aproximava lentamente, nada que pudesse atrapalhar nossa pescaria, pois já estávamos fechando o primeiro dia de pesca com chave de ouro. Foi a apresentação de um rio que se mostrou o melhor de todos p/ nossas pescarias. Quatro dias depois de pescarmos nesse mesmo rio, voltamos e meu irmão capturou uma linda truta marrom.

user posted image

Com estilo

Esse NET foi a minha salvação durante todos os dias de pesca na Patagônia Argentina, não deixem de levar um, é um acessório fundamental, pois as trutas são muito escorregadias e precisamos retê-las p/ facilitarmos sua soltura.

user posted image

Só alegria

Tive a felicidade de capturar mais uma truta na mosca seca "terrestrial". Foram duas trutas capturadas usando moscas "terrestrials" diferentes.

user posted image

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Fáusto, voce se incomodaria de fotografar e postar para nós as moscas que mais tiveram ataques, inclusive as portenhas que por aventura voces usaram? e também o anzol usado? Cada foto que voce coloca a gente baba, toda as manhãs, eu abro o micro para ver se voce não colocou fotos novas.....continue nos premiando com essas maravilhas.... smile.gifsmile.gifsmile.gifsmile.gifsmile.gif

Abração.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Dessa vez marquei bobeira, não fiz fotografias das moscas usadas, mas prometo fazer uma lista das moscas que fiz uso. Estou editando mais fotografias e já coloquei no ar nosso dia de flotada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Meninos,

Pelo menos as iscas que mais peguei peixes,já coloquei no relato.

Ádamo,o Shing-Ling não permite que se coloque feltro.O solado é de uma bota de tirar leite de gado.Se entretanto tiveres alguma idéia comunique.O feltro realmente ajuda e muito.

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caro Fausto,

Que prazer estou sentindo vendo esta beleza de imagens que o amigo vai aqui postando !

Uma maravilha ! Uma maravilha, na verdabeira acepção da palavra !

Coisa linda !

Obrigado, meu caro, pelo excelente prazer que nos estás proporcionando !

Vou ficar ATENTÍSSIMO mas ver toda a bonita sequência que aí vem !!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Continuando...

Rio Malleo

Pescamos no Malleo na terça-feira e quarta-feira. É um rio extenso e com ótimos pontos de pesca, difícil ser explorado em apenas um dia. Um de seus trechos fica dentro de uma reserva indígena e devemos pagar p/ entrar. Em vários trechos uma boa ventania nos pegava e muitas vezes dava bastante trabalho acertarmos os arremessos.

user posted image

Rio Malleo

Os arremessos bem próximos as salsas. Certamente alguns "macaquinhos" apareceram e algumas vezes saiam com facilidade, mas era preciso fazer os arremessos bem próximos as salsas. Se a truta não pegasse logo na caída da mosca, era só derivar mais um pouco que ela pegava.

user posted image

Sequência 3.1

Trabalhando a truta fisgada. Nesse trecho do rio o mano teve muitas ações.

user posted image

Sequência 3.2

Preparando p/ passar o NET.

user posted image

Sequência 3.3

Exibindo a captura.

user posted image

Sequência 3.4

Liberando a truta.

user posted image

Rio Malleo

Nesse trecho do rio pude capturar trutas em seu centro, usando ninfas e também na margem direita, rente as salsas, usando mosca seca, mais precisamente a elk hair caddis.

user posted image

Guia Franco

Trabalhando a truta fisgada bem rente as salsas.

user posted image

Guia Franco

Exibindo sua bela truta capturada com mosca seca, uma elk hair caddis.

user posted image

Rio Malleo e vulcão Lanin

Fotografia feita dentro da reserva indígina. Pescamos nesse trecho do rio e várias foram as capturas.

user posted image

Vulcão Lanin

Fotografia feita ao aproximarmos da reserva indígena.

user posted image

Vulcão Lanin

Um zoom de minha câmera p/ colocar em close apenas o vulcão. Neve o ano inteiro, mesmo no verão.

user posted image

A cidade de Junín

Uma cidade simples e bonita que era visitada de passagem por nós, todas as vezes que nos dirigíamos p/ as regiões do rio Malleo e Chimehuin.

user posted image

Rio Malleo

Um final de dia com muita aprendizagem no rio Malleo. O rio deve ser explorado tanto nas margens, arremessando a mosca seca bem próximo as salsas, bem como em seu centro, as trutas serão encontradas ao fazermos uso de ninfas. Explorei o centro do rio arremessando ninfas e pude capturar seis boas trutas.

user posted image

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Que coisa linda Fausto !!!

Da vontade de pegar o primeiro avião e ir passar uma semana lá.

Pelos relatos, vocês pegaram as trutas usando as ninfas e as secas.

Chegaram a usar streamers??? ou não houve a necessidade?

Abraços

Cacosa

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Fala Cacosa!!!

Rapaz, os streamers não foram usados pelo meu irmão, ele usou muito mesmo foram as ninfas, principalmente as montanas com bead head e as wolly com rabinho preto.

Galera, eu usei os sushi pretos do Gregório e um streamer latreado preto do Flybiano, ele o chama de "macedo" e o resultado foi ótimo em locais mais fundos, mas o resultado era melhor com uma ninfa lastreada em águas mais lentas e rasas. Por falar em ninfas lastreadas, as suas Cacosa com bead head foram todas usadas e várias do Scotti também com grande sucesso, de prerefência as menores atadas em anzol #14. Como destaque de meu último dia de pesca, posso falar de uma ninfa com bead head do Daniel de Friburgo, é uma ninfa com tom marrom claro, quase amarelo e foi um sucesso total, creio que atada em anzol #16.

Todos os dias fiz uso de moscas secas e tive sucesso mesmo com a elk hair caddis, as trutas não perdoavam um elk hair caddis atada em anzol #16 e #14. As secas grandes foram usadas no primeiro dia no rio Caleufú em águas rápidas e próximos as pedreiras, parece que as trutas ficam de olho em "terrestrials" que viessem a cair n'água nesses trechos do rio, capturei duas belas trutas nesse dia com moscas terrestrials atadas pelo nosso guia Franco que gentilmente me cedeu. Nosso segundo dia foi a flotada e eu usei basicamente 90% da pescaria com moscas secas e as "stimulators" mas precisamente, de preferência atadas em anzol #12 e #10. Fiz uso de moscas secas atadas em anzol maiores, mas as trutas não subiam como deveriam subir, daí o Alejandro me indicou as stimulators menores e aí o resultado foi muito melhor. As moscas secas se mostraram funcionais mesmo quando estávamos pescando margeando os locais com muita salsa, o vento jogava alimentos e as secas eram as mais indicadas nessa hora.

A maior truta que capturei foi na mosca seca e se não for injustiça minha, foi no último dia bem embaixo de uma salsa no rio Chimehuin e com uma elk hair caddis #14. Eu havia pego um "macaquinho" pouco antes e fui bem devagar soltar a mosca do galho, logo em seguida me afastei um pouco da margem e daí fiz o arremesso um poonto pouco abaixo do local que havia ficado presa a mosca e que valeu a trutona, fiquei de perna bamba... hehehe...

Caminhar no Chimehuin nesse dia estava bem difícil e com um vento que também dificultava os arremessos. O nosso guia disse que os níveis dos rios estavam mais altos p/ essa mesma época do ano, comparando com o ano anterior. Um bastão de caminhada é muito importante e levarmos o mínimo de tralha p/ dentro do rio é fundamental. Quando a correnteza chegava na altura da coxa ou pouco acima dela, era bem complicado p/ atravessar o rio. Já os locais mais fundos e sem correnteza já não complicava tanto assim, podíamos com segurança entrar na água acima da cintura, mas com correnteza... nem pensar.

Em alguns trechos dos diversos rios que pescamos, um conjunto #2 poderia ser usado sem maiores problemas, ainda mais no rio Meliquina, pois nele a quantidade de trutas é muito grande e são basicamente pequenas. Usei todos os dias meu conjunto #4 e apenas no dia da flotada usei o conjunto #6. Meu irmão fez uso de um conjunto #3 e gostou muito também, embora sua preferência foi um conjunto #4. Não posso afirmar que devamos levar linha sinking ou sinking tippet p/ uma pescaria dessas, a não ser durante a flotada e fazendo uso de streamers, o Alejandro disse que são capturadas as maiores trutas assim, mas como não tínhamos material desse nível, ele nos fez pescar e com sucesso com moscas secas mesmo. Ele nos disse sobre alguns pontos de posca de vadeo que fazem uso de linhas sinking também, mas não estivemos presentes em nenhum deles. Mesmo nos locais mais fundos, como no dia que o mano capturou sua trutona marrom, as linhas floating foram usadas com grande sucesso. Em um caso desses creio eu, o ideal seria trocar rapidamente de linha em função de um trecho do rio mais fundo e daí buscar as maiores no fundo, mas a curtição era a pesca com moscas secas mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Jota,

Esta eu vou responder por ele.

Viajar pela AEROMERDAS ARGENTINAS, sem estar com todos os trechos da passagem de ida e volta devidamente emitidos !!!!!!!

Pegue e segure bem aqueles belos carnets com papel carbono vermelho demonstrando que Vc pagou a passagem ou ...........

Correr o risco de ficar no chão como ficamos na volta ou quase não embarcar como na ida, pois os Filhos da P..... dos Argentinos vendem muito mais de 50% dos assentos permitidos.

Outra coisa que procuraremos fazer é pescar até as 20:00 hs.Ainda é dia claro ...... laugh.gif

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

laugh.gif

Salsa é tempero, essa é boa!!! biggrin.gif

Questão difícil, mas prometo me corrigir da próxima vez... hehehe... smile.gif

JR... sua pergunta é muito difícil de se responder, o que eu não faria???

Prometo refletir a pergunta e responderei outro dia, mas por hora, jamais confiaria na Aerolineas Argentinas novamente, com certeza absoluta ligarei p/ essa empresa de viagens aéras um dia antes da data de retorno, eles mudaram o horário de partida e nos jogaram p/ um outro vôo mais tarde.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Fausto, confessa pro JR que vc deu uma mijadinha no meio daquela pracinha toda enfeitada e tá arrependido!!!!! KKKKKKKKKKKKKKKKK!!!!

Sem brincadeira, ô lugar arrumado hein!!!! Não precisa nem de peixe. Só de ficar lá naquela beirada de rio eu me renovo uns 200 anos.

O detalhe da foto do guia trabalhando a truta tá bem bacana também!!!!

Parabéns!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

JR... outra observação que deve ser feita aos amigos que pretendem ir no próximo ano, é que a câmera fotográfica que devemos levar conosco seja tão compacta quanto possível. A minha câmera não é nada prática e muitas vezes preferia deixá-la na mochila e perdia boas oportunidades p/ fotografar. Talvez essa fosse uma resposta p/ sua pergunta sobre o que não faria da próxima vez que vier a estar na Patagônia Argentina, não levaria uma câmera nada prática.

Outra observação que deve ser feita é a de não levar muitas roupas nem tão pouco uma mala muito grande, eu levei muita roupa em uma mala gigantesca e de uma forma ou de outra é muito incômodo de se transportar de um lado p/ outro. É bobagem ficar trocando de roupas o tempo todo, vamos pescar e p/ pescar por lá, apenas uma calça é mais do que suficiente. Troxe de volta muita roupa sem uso e poderia ter evitado isso. É muito melhor comprar por lá mesmo caso queira, a cidade tem as melhores poupas p/ quem pratica esportes e é uma tentação estar lá e não comprar nada. É melhor levar uma segunda bolsa vazia e trazê-la cheia de compras... hehehe...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

A minha máquina de fotografar é bem pequena e nem vou levar filmadora, vou comprar um cartão mais potente 1G, logo, além das fotos vou fazer pequenos filmes na própria máquina de fotografar. Não é a mesma coisa, mas o importante é não complicar.

Quanto às roupas, já retirei um bocado de roupa da mala heheheheh.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Jota,

Em matéria de roupas,os preços são bem mais baixos que aqui no Brasil.O dinheiro dos hermanos está bem mais fraco que o real perante o dólar.Aproveite.

Fausto,

vendo todas as fotos que me entregastes,notei que tem uma trutona enorme pega por Vc, acho que no último dia de pesca e fotografada pelo Franco.Parece-me do mesmo tamanho da marron, se não for maior, mesmo sendo arco-iris.Coloque a foto das duas para compararmos.A galera tá espumando de vontade de ver as grandes. laugh.gif

Abração

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Jota, uma roupa que é legal vc levar ou comprar uma vez lá é a calça de material sintético tipo polartec ou fleece. É hiper levinha e compacta e seca rápido porém aquece bem as pernas que tão mergulhadas na água gelada, bem melhor que calças de moleton. Se quiser investir mais, tem tb camisas desse mesmo material, se bem que o fundamental acho que é a calça mesmo. Por aqui vc acha elas na Centauro da vida.

Uma outra coisa boa e barata de se levar são os aquecedores de mão (hand warmer), daqueles químicos que vc esfrega e ele sai aquecendo, e pode ser colocado dentro da meia, na barriga etc, verdadeira mão na roda em lugares frios e custam nadinha.

Wading staff da boa custa um absurdo. Os bastões de caminhar (de alumínio, escamoteável) que vendem em qq casa de esporte quebram o galho na boa e custam bem menos. Em último caso qq vara de bambu ou galho catado no mato tb serve, mas não deixe de arrumar um. Segurança em primeiro lugar!! Se a grana desse, tb era altamente recomendável ter um colete salva vidas inflável a gás, mas isso custa um absurdo.....

E se vc pensa em comprar wader, não faça a besteira de encomendar de fora sem antes poder experimentar. Mesmo que talvez pague um pouco mais, compre lá em San Martin depois de vestir e comprovar que dá em ti, pois corre o risco de jogar fora a grana. Já te falei isso algumas vezes, é complicado esse troço de sizing.

Faustim, belas fotos e relato. Mas vc tá enrolando muito, mostre logo o restante das fotos e mata logo a curiosidade da galera!!!

E Fabito, daonde vc tirou essa de que arco-íris não pode ser maior que uma marrom ? Elas crescem tanto qto ou mais que as marrons, sejam anádromas (variantes que descem pro mar) ou não e tamanho por tamanho são muito mais valentes que suas parentes européias, correm mais, saltam mais, tem mais fôlego, só pecam um pouco talvez na falta de timidez.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Valeu kensuke, estou mesmo precisando da memória, pois a grana tá curta, qt à bateria acho não ser preciso.

Já montou alguma Winston?

Qt às roupas vou dar uma corrida na centauro, o resto eu compro lá.

Eu já comprei um bastão, nacional com amortecedor etc...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Amanhã estarei colocando no ar as trutas de quinta-feira e sexta-feira, palavra de mosqueiro! biggrin.gif

Continuando com as dicas do Kensuke, ao menos o que pode ver por lá...

A dica com relação as roupas de "polartec" ou "flecce" é uma das melhores, pude ver camisas de manga comprida por 65 pesos e calças do mesmo material por 100 pesos, muito mais em conta que as vendidas aqui e distribuidas pela Kailash. É um material que pode ser usado diretamente sobre a pele e com o wader, ele seca o suor absorvido muito rapidamente.

Quanto ao wading staff, realmente é como o Kensuke bem disse, muito caros e os da Kailash estão mais baratos por aqui. Até lá os rios que pescamos estarão com seu nível mais baixo e sendo assim, creio que não terás grandes dificuldades no vadeo. Não deixe de comprar uma dessas presilhas chamadas de "mosquetão" p/ fixar ao cinto do wader, será muito útil p/ poder fixar o bastão de caminhadas enquanto estiver fazendo seus arremessos. Fez bem em ter comprado o bastão da Kailash, ele será muito útil e não deixe de secá-lo antes de embarcar de volta, tive problemas com o meu com relação a ferrugem.

Quanto aos waders, todos que vi estão muito caros e talvez não seja uma boa opção de compra, terás que pesquisar por bom preço de loja em loja. Alguns estavam custando 800 pesos, isso sem falar das botas, que vi por 380 pesos.

As meias secam rapidamente e podes lavar durante o banho, mesmo assim levei seis pares que foram todos usados. Não ficamos imundos como aqui, o suor não será seu inimigo e é bobagem ficar trocando de camisa o tempo todo, mas cada um tem suas manias e muitas vezes não se admite usar uma camisa pela segunda vez, mas todos devem se lembrar do saco que é ficar carregando bagagens de um lado p/ o outro. Use um "uniforme" p/ suas pescarias e mande ver, verás que não estou totalmente errado e não será nada incomodo.

Levei 500 pesos e pude pagar por tudo numa boa, reserve o dindin do taxi que o levará do aeroporto internacional ao centro da cidade, cerca de 60 pesos p/ e mais 60 pesos p/ a volta e separe logo 60 pesos que serão cobrados pela taxa de embarque na volta. No próximo ano pretendo levar 600 pesos, será mais tranquilo. Facilmente pode-se jantar com 60 pesos p/ duas pessoas e tem um "amburgueria" muito gostoso em San Martin, pode-se jantar com 15 pesos e um sanduíche que mal consegue-se ingerir de tão grande que é. Se vc for jantar por nove noites, reserve logo 270 pesos que será a medida, mas não deixe de comer o tal hamburguer que estou lhe dizendo. O restante dos pesos será usado p/ comprinhas locais e a caixinha do guia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Sobre a bengala - é bom ter uma mas não é indispensavel - tenho 65 anos - pesco a uns 25 anos por lá e usei pela 1º vez no ano passado. Nunca cai n´água. De qualquer forma é bom que seja desmontavel , aqueles automáticos- é um saco ficar com uma bengala enrroscando na linha. Uma boa bota é muito mais util.

Uma calça de polartec é ótima idéia. Outra coisa é nunca deixar de usar um cinto - no caso de cair dentro do rio vai evitar que o wader se encha de agua. É claro que se o wader for de neoprene isto é desnecessario.

Meias grossas tambem - uma no pé outra em cima do pé do wader - as pedrinhas que invariavelmente entram na bota as vezes furam o pé de neoprene - com uma meia por cima isto não acontece. Não é preciso levar uma montanha de meias - é só pendurar para secar em cima do radiador da calefação - secam rapidinho.

Botas - as de marca famosa são caras , mas tem uma xing ling muito boa - não me lembro a marca mas custou menos do que 150 pesos - tem na lojinha da rua principal de San Martin.

Tambem não é preciso levar uma montanha de roupa - se voce entregar na lavanderia a noite - no dia seguinte a tarde esta tudo pronto - custa baratissimo.

Aquecedor de mão acho um exagero, mas uma luva de dedo cortado e uma balaclava é boa idéia, principalmente a partir de março quando a temperatura começa a cair e com o vento as vezes faz bastante frio

O que ninguem deve deixar de ter é lipstick - protetor solar, óculos polarizados , capa de chuva curta, e para os carecas um boné ou chapéu. Com os óculos já é dificil ver o peixe, sem eles.....Sem contar que o reflexo da água cansa muito a vista. Lá é seco e o frio e o vento fazem um grande estrago nos labios - não tem graça pescar com os labios rachados. E como as vezes chove - a partir de março chove muito pouco, mas chove - é bom ter um impermeavel curto. Por último o protetor solar - a camada de ozônio anda meio esburacada por la, isto junto com a altitude faz com que voce fique tostado em pouco tempo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Continuando...

Lago Lacar

Detalhe do lago que fica em San Martin de Los Andes. Nos informamos com o guia Franco e com o Alejandro Klap, é possível também fazer pescarias de trutas nele, mas segundo as informações, o ideal é um conjunto de bait cast.

user posted image

Caminho p/ Meliquina

Na estrada à caminho de Meliquina, pude fazer essa fotografia com o carro em movimento.

user posted image

Meliquina

Essa cidade fica rente a um imenso lago chamado Meliquina também e parece ser basicamente uma cidade p/ os moradores de San Martin de Los Andes passarem seus finais de semana. Fica distante de San Martin cerca de uma hora.

user posted image

Meliquina

Também uma cidade muito bonita, mais precisamente uma vila que poderia servir de base p/ outras pescarias, mas parece que não tem rede de hotelaria.

user posted image

Placa de aviso

Assim que chegamos em Meliquina, paramos p/ beber um refrigerante e pude fazer algumas fotografias e entre elas a dessa placa de aviso.

user posted image

Caleufú

Pescaria rio abaixo. Foi nesse ponto que atravessamos o rio Caleufú e começamos a pescar rio abaixo. Logo nos meus cinco primeiros arremessos, pude capturar três trutas, é algo realmente impressionante. Ao longo de sua margem esquerda, capturei 15 trutas entre pequenas é média e perdi vários "picos" como bem dizia nosso guia Franco.

user posted image

Caleufú

Esse é o primeiro ponto que começamos a pescar no rio Caleufú. Nesse trecho do rio enquanto descíamos sua margem esquerda (direita na fotografia), pude capturar 15 trutas usando moscas com bead head. Já na margem direita (esquerda da fotografia) capturei 10 trutas com mosca seca, mais precisamente com uma elk hair atada em anzol #14 e pescando classicamente rio acima. O vento trazia das árvores logo acima a esquerda da fotografia os alimentos que estavam deixando as trutas bem agitadas, foram momentos fantásticos.

user posted image

Caleufú

Ponto de início de nossa pescaria na tarde de quinta-feira no rio Caleufú. Nesse mesmo ponto logo acima, tem uma bela corredeira e nela o mano capturou o seu troféu.

user posted image

A caminho da marrom

Nesse momento pude fotografar o mano caminhando p/ seu encontro com a truta marrom. Ele havia avistado a corredeira logo acima e estava com seu destino marcado a encontrar seu troféu.

user posted image

A briga

Nesse momento eu já me aproximava do mano p/ fazer as primeiras fotografias dessa briga. Eu estava bem mais a baixo e não imaginava que poderia ser uma truta tão grande.

user posted image

A corrida da marrom

Nessa corrida o coração do mano veio à boca... hehehe... mas ele estava fazendo um bom trabalho e pode evitar que o tippet se rompesse.

user posted image

Passando o NET

Momento que o mano consegue vencer a marrom e a coloca no NET.

user posted image

O troféu

Era tudo que o mano esperava e pude escutar a seguinte frase:

Eu merecia esse peixe!

user posted image

As trutas médias

Aí sim a brincadeira era bem melhor!

Trutas desse tamanho oferecem uma boa resistência e a diversão era muito melhor.

user posted image

As trutas pequeninas

Esse era o tamanho das trutinhas que chegavam antes na mosca, foram várias capturas, mas sempre ficava na expectativa de uma truta média chegar primeiro.

user posted image

Detalhe das pequeninas

Certamente eram as primeiras a chegar às moscas e perdi as contas de quantas ações perdidas tive de trutas desse tamanho. Em quase todos os arremessos era possível sentir um "pico" de uma trutinha assim e se a mosca fosse atada em anzol #10, já começava a ficar complicado a sua captura, por isso que as moscas com bead head, aconselho que sejam atadas em anzol #14 e #16.

user posted image

Tamanho ideal

Esse é o tamanho das trutas que mais emoção me davam, a briga é muito boa e a pegada era forte.

user posted image

Caleufú

Um trecho muito bom e que pude capturar uma quantidade muito grande de trutas pequenas e médias usando as moscas com bead head.

user posted image

Caleufú

No final de nosso 5° dia de pesca, chegamos exatamente no início de nosso primeiro dia de pesca a tarde no rio Caleufú. Todas as pescarias eram divididas em dois pontos de pesca, um antes do almoço e outro depois do almoço.

user posted image

Pensei que não caberia no NET

Ainda bem que o NET era fundo e assim a captura dessa truta pode ser feita com mais tranquilidade.

user posted image

Exibindo o meu troféu

Agora era a minha vez de fazer pose.

user posted image

A hora da liberdade

O guia Franco pode capturar o momento que me preparava p/ soltar a arco-íris. Com certeza esse foi o meu troféu durante os seis dias de pesca na Patagônia Argentina e sua captura foi feita com uma mosca seca elk hair atada em anzol #12. Foi captura com um arremesso justo, rente aos arbustos, uma vegetação muito semelhante as aroeiras.

user posted image

Bem... com essas fotografias já é possível que os amigos tenham uma idéia do que passamos durante os seis dias de pesca na Patagônia Argentina, foram momentos inesquecíveis e com uma quantidade de peixes capturados impressionante. O rio Caleufú se mostrou o mais piscoso de todos e deve ser visitado ao menos por dois dias. O rio Meliquina nos mostrou no primeiro dia o que poderíamos esperar dos dias seguintes e nesse rio um conjunto #2 será o mais indicado de todos. O rio Malleo pode mostrar também suas maravilhas e um conunto #4 é o ideal p/ esse rio, mesmo que venha a ventar. É uma grande rio e deve ter suas margens explorada com arremessos precisos próximos aos arbustos. em sua parte central encontraremos também muitas trutas e as ninfas serão as moscas certas e de preferência com bead head. O rio Chimehuin foi explorado em duas pescarias, uma flotada muito bacana que todos devem reservar ao menos um dia p/ fazê-la e com possibilidades de grandes peixes, tanto que pude capturar um linda arco-íris durante a flotada e um segundo dia de vadeo do qual a atenção também deve estar direcionada aos arremessos próximos as vegetações. Pude observar na prática que as grandes trutas arco-íris se encontros por baixo dessa vegetação e o nosso guia Franco também pode nos mostrar com duas belas trutas arco-íris capturadas por ele da mesma maneira.

Não há mais o que falar com relação a fazerem essa aventura, não é possível encontrar local de pesca melhor do que esses em outros países e ainda mais com preços aceitáveis. É claro que exitem pescarias tão boas ou até mesmo melhores do que essa no Chile e América do Norte, mas por preços dentro de nossas possibilidades, creio que não. Meus gastos foram os seguintes:

Passagens aéreas Rio/Buenos Aires, Buenos Aires/San Martin, San Martin/Buenos Aires e Buenos Aires/Rio por R$ 1.300,00.

Serviços de guias por seis dias de pesca, incluindo uma flotada e as diárias no hotel Colonos del Sur por R$ 1.200,00.

Gastos com taxis, jantares, taxas de embarque, comprinhas extras e gorgeta ao nosso guia no valor de R$ 500,00.

Gastos com cartão de crédito com comprinhas nos fly shops e lojas de roupas R$ 400,00.

Valor total dessa aventura, sem contar os gastos com os presentes, R$ 3.000,00.

As passagens aéreas estão parceladas no cartão de crédito, os dinheiro referente aos serviços de guias e diárias podem ser convertido em pesos argentinos, bem como os demias gastos. Agora todos podem ter uma idéia real do que gastamos.

Se precisarem de mais dicas, estamos aqui p/ isso! wink.gif

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Finalmente as fotos dos troféus, a truta marrom do Fábio está muito bonita na foto, é bem fotogênica !!!

As fotos do vulcão estão maravilhosas, foi realmente uma viagem maravilhosa, quem sabe ano que vem eu esteja com vocês sem as trapalhadas deste ano !!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça seu login agora mesmo para postar com sua conta

Visitante
Responder a este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoji são permitidos.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação importante

Ao usar este site, você concorda com nossos {termos}.