Ir para conteúdo

caldo de Juturnaíba


Postagens Recomendadas

  • Patrono

Pois é amigos, tava lá eu no tel com o amigo Daniel lá pelas 9 da noite contando as minhas desventuras com os centenas de douradinhos de Três Marias e eis que o sogrão vem com papo de que há vaga para mais dois na fugidinha pro Juturnaíba que ele tava armando com seu amigo Augusto. O arqueiro atador de pronto aceita o convite. Já eu tenho que perguntar pra minha nova patroa de 1aninho se tenho alvará e ela não diz nhãaaaaoooo como costuma fazer sempre que lhe é perguntado algo, ou seja, não negou, tá liberado, e aí a patroa velha tem que consentir com a palavra suprema kkkkk. E eis que me vejo correndo aprontar às pressas o kitzinho básico para brincar com os minitucuninhas. Catei as 2 varas #5 uma rápida e outra lenta para brincar normal e 2 #8 para qq emergência (vulgo furação de lestada). Mas 2 de cada ? É, sempre carrego sobressalente pois nunca se sabe... e seguro morreu de velho... wink.gif O amigo Dani que o diga. Levou só uma "6" e chegando lá viu que era uma 4 dentro do pano kkkk isso que dá sair às pressas laugh.gif . Aí a minha 5 mais rápida veio a calhar pra sua linha 6 e não teve que fazer muito malabarismo metendo 6 na 4, curtinha ainda por cima, para jogar poppers e divers meio heavies. E se algum problema surgisse, tínhamos 2 oito de prontidão (lá costuma bater furacão de vento que é uma beleza!!!)

Em 2 horinhas já estávamos na água, junto ao clarear do dia, rumo ao primeiro pesqueiro. Os peixes lá, ainda mais com o calor infernal que anda fazendo, só pega bem no comecinho do dia e depois no finzinho do dia. Portanto, tem que aproveitar bem esse comecinho. E de pronto já entra um tucuninha num belo ataque ao popper vergando bonitinho a minha 5 lenta, que curva desde o cabo, e é isso que é gostoso nas varinhas mais molengas!!!

user posted image

Os tucunas de lá, além de pequenos (o grosso é de meio kilo pra baixo) não são muito chegados a atacar na superfície e logo passa a só rebojar em cima dos poppers. Daí meto uma wooly e de imediato vem outro bocudinho.

user posted image

Logo depois é a vez do parceiro tb com um pequeno streamer estrear o dia dele.

user posted image

As ações estavam boas mas duram menos de uma hora, tempo para cada qual ter 5~6 fisgadas. Depois que o sol esquentou, mais nada. E com o calorzão infernal que fazia, resolvemos, mais cedo que o habitual, às 10hrs, subir o rio São João atrás da sombra no rancho, para já ir adiantando o churrasco que o nosso gaúchoman com maestria prepara. Pois é, além de ótimo arqueiro, atador e de vez em qdo pescador de mosca rss, descobrimos um outro talento oculto do nosso amigo Daniel que tb é um churrasqueiro de mão cheia, para bem fazer jus à sua origem!!! Ficou tudo uma delícia!!!

user posted image

Debaixo da sombra dos barcos, uma montanha de piabas (lambas) veio se esconder do sol e olha o que veio primeiro na minha mosquinha seca, uma micro piabanha hehehe já posso dizer qu já peguei piabanha nativa do São João hehehe

user posted image

user posted image

E olha o size dos lambas dali

user posted image

Atrás do rancho, tinha uma poça de água da sobra do último alagamento do rio, e ali tava repleto tb de lambas. Só que era tanto macaco em volta, que tive que usar do super preciso arremesso ninja-arqueiro-estilingue rsrsrs. Era segurar a mosquinha entre os dedos, arcar a vara e soltar feito esilingue bem na reta dos lambas!! Era a mosquinha cair e ser devorado pelos famintos peixinhos ali confinados!! Só era ruim para tirar o peixe do meio daquela macacada, pois não tinha como levantar o caniço, tinha que ir recolhendo a vara até alcançar o peixinho pendurado na ponta dela rsrs. Mas foi diversão pura depois de encher a pança com aquela delícia de carniça toda que o Dani preparou.

user posted image

user posted image

Daniel vislumbra em meio aos lambas um vulto maior. Os piloteiros identificam o bicho parecido com traíra como sendo Marobá. Nunca vi nem ouvi falar desse peixe. Mas no que estilingo uma sequinha maior (uma elk hair 12) bem na cara, ele não resiste e abocanha hehehe. Ô bichinho feio e barrigudo!!! Devia tar com umas 5 lambas enfiadas na sua enorme barriga kkkk e ainda foi encarar um peixinho de penas diferente para sobremesa!!!

user posted image

O bonito rio São João. Nessa época da cheia, só dá pra subir nele até a ponte do trilho do trem (ao fundo na foto), loco acima do rancho. Para cima dele, é onde habitam os famosos e grandes piabanhas (que ali chegam a 5 kilos), mas só dá para passar debaixo da ponte qdo o rio estiver bem baixo. Ficamos só na vontade. Mas o amigo Daniel ainda garantiu uma micro piabanha igual a minha num pequeno streamer e tb saiu satisfeito com sua primeira piabanha do SJ rsrs.

user posted image

De volta aos trabalhos, a água da represa estava literalmente fervendo!!!! 38 graus!!!! E saía fumaça de vapor de tão quente que estava!!!

user posted image

Com tamanho calor, os peixes estavam meio lerdos mas ainda demos sorte de achar um bom cardume que, para nosso deleite, só queriam saber de iscas de superfície e tome-lhe poppers e divers!!! Era um atrás do outro, e só em cima!!!

user posted image

user posted image

user posted image

user posted image

Esse foi o maiorzinho do dia, com quase 1 kilo

user posted image

E assim fechamos o dia de muita sauna e boas ações que garantiram a diversão. smile.gif

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Fala kensuke,

Beleza de relato Mestre Kensuke, nesta pescaria tive mais ação como fotógrafo do que qualquér outra coisa, foi um dia realmente muito quente a água estava a ponto de sopa foi uma pescaria em caldo de peixe.

Pela primeira vez tive a oportunidade de pescar com poppers e divers e realmente funcionaram bem.

Assim que puder posto minhas fótos.

Tudo de bom,

Daniel

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

biggrin.gifbiggrin.gifbiggrin.gif

Kensuke, to com pena de vc!

Quando voltar pro trabalho vc vai sofrer tanto com a lembraça dessas ferias!!!

KKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Grande Kensuke, não liga para Arthur, os grandes que ele diz, é de 1 a 2 Kilos, não chegar a ser gigante laugh.gif , mais da para brincar, não se brinca muito pq lá uso uma intergreen #8 e uma Cross Wind #7, q para esse tamanho de peixe considero muito forte...

Vamos se encontrar par lá qq dia desses... bom.gif

Abs...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Olá Alex..., os moradores de lá dizem q uma lagoa, o q realmente já foi , mais meu modo de entender é uma represa, pq atualmente existe uma barragem represando a água, e que recebe águas de tres rios, os dois menores que são, Bacaxá e Capivari, e o rio São João q é o maior... e esta localizada no município de Silva Jardim entre Rio Bonito e Casimiro de Abreu, fica uns 90 km do Rio de Jeneiro, tomando a Br 101 sentido ao ES, e da BR a Juturnaíba + 8 a 10 km de estrada de chão...

Espero ter satisfeito sua curiosidade...

Forte abraço,

Gama

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono
Éssa foi show.

Deve ser uma delicia sentir um tucuninha bravo tentando escapar da isca.

Parabens

Não exatamente William..... Nunca vi um tucuna por maior que seja brigar de fato. A graça dele não tá na briga, que é muito pouca (dificilmente um tucuna chega a limpar a linha que tá caída no chão), mas sim em ver sua bela explosão qdo atacam destemidamente as iscas de superfície, e aí é show pra ninguém botar defeito, poucos peixes de água doce são tão ferozes em seus ataques a iscas de superfície. Pena que nem sempre tão a fim de subir, mas a gente tenta hehehe. Demos sorte nesse dia pq tavam entrando muito bem em cima. Aí deu pra divertir legal, apesar do pequeno tamanho dos peixes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça seu login agora mesmo para postar com sua conta

Visitante
Responder a este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoji são permitidos.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação importante

Ao usar este site, você concorda com nossos {termos}.