Ir para conteúdo

Megan Boyd: A fabricante de moscas de pesca escocesa que atou magia.


Postagens Recomendadas

  • Mosqueiro

Megan Boyd: A fabricante de moscas de pesca escocesa que atou magia.

A curiosa que celebrou o noivado do príncipe de Gales com uma mosca de pesca é tema de um novo filme, The Water

Por Anna Tyzack04 de fevereiro de 2014 • 07h00

 Link: https://www.telegraph.co.uk/lifestyle/wellbeing/outdoors/10607030/Megan-Boyd-the-Scottish-fishing-fly-maker-who-wove-magic.html

 

charlesfishing_2807122b.jpg.57f7ab6b3ebd274a09900f9dc458669a.jpg

Príncipe de Gales - Flyfishing

 

Sem moscas nela: Megan Boyd fez iscas para pescadores, incluindo o Príncipe de Gales, na foto CRÉDITO - Foto: Rex Features

Ao longo dos anos, Megan Boyd recebeu os visitantes mais improváveis pela porta de sua pequena casa de campo em Kintradwell, perto de Brora, na Escócia. 

O príncipe de Gales e a atriz Valerie Hobson estavam entre seus muitos admiradores; eles ficavam ao lado de sua penteadeira em forma de rim que dava para o mar e observavam com admiração enquanto ela criava intrincadas moscas de pesca de salmão com penas e enfeites. O filho de Hobson, David Profumo, até manteve uma foto de Boyd em sua parede no colégio interno. “Ela tinha uma aparência extraordinariamente masculina: ela sempre usava botas hobnail de amarrar e saia de tweed e gravata para que todos pensassem que ela era um sujeito”, diz Profumo, editor de pesca da revista Country Life. “Mas ela era minha pin-up, e com razão, porque ela era uma artesã inspiradora.”

 

Boyd morreu em 2001 aos 86 anos, mas sua história continua viva em um novo documentário, Kiss the Water, do cineasta Eric Steel. Foi uma tarefa curiosa para um homem que nunca havia pescado e não suporta o sabor do salmão, mas depois de ler seu obituário no The New York Times, Steel desejou visitar a Escócia e aprender mais sobre esta misteriosa mulher que viveu, por escolha própria. , sem eletricidade ou água corrente, e recebeu uma medalha do Império Britânico em reconhecimento por suas moscas de pesca em estilo vitoriano. 

“Eu apenas pensei que parecia um conto de fadas; uma mulher que olha para o mar todos os dias, enquanto tece essas criações incríveis que primeiro impressionaram os locais, depois os ghillies e depois o príncipe”, diz ele.

Passou-se uma década, entretanto, antes que Steel conseguisse chegar a Brora; ele foi pego produzindo seu primeiro documentário aclamado, The Bridge, sobre suicídios na ponte Golden Gate em San Francisco, e depois o filme Julie & Julia, estrelado por Meryl Streep. “Eu estava convencido de que tinha deixado para tarde; que todos os detalhes de sua vida seriam perdidos”, diz ele. 

Em Brora, no entanto, os habitantes locais ficaram muito satisfeitos em compartilhar suas memórias de Boyd, um nome familiar nesta parte remota de Sutherland. Momentos depois de chegar, Steel estava sendo conduzida a sua casa, que está desabitada desde sua morte. “Fiquei surpreso ao descobrir que ainda havia vestígios dela: o papel de parede estava descascando e as cortinas estavam rasgadas, mas é a mesma casa”, diz Steel. “Eu poderia imaginá-la espiando pela janela para ver o príncipe Charles subindo o caminho.”

 

 boyd_2807123e.jpg.546107498f244eba8f01d8b90e4ef0d3.jpg

Megan Boyd (1915–2001); no trabalho

 

Boyd - assim como Steel - não tinha interesse em pescar; ela disse que não conseguia matar um peixe.     Sua paixão era amarrar moscas, um ofício que ela vinha aperfeiçoando desde a adolescência, dando vida aos elaborados padrões vitorianos, como o Jock Scott e o Silver Doctor, as joias da pesca do salmão, além de seu próprio design “Megan Boyd”, famosa por atrair salmões no verão, quando a água está baixa. Por meio de proprietários de terras e gillies locais, pescadores visitantes ouviram falar das moscas de Boyd e foram até sua casa de campo, ansiosos para vê-la trabalhar e possuir um pedaço de seu artesanato.

“Ela tinha as mãos femininas mais delicadas; suas criações eram os Fabergés do mundo da pesca”, diz Profumo, que participa do documentário. "Você poderia dizer que ela teceu um certo tipo de magia."

Aos 14 anos, louco por pesca, Profumo passou um verão como aprendiz de Boyd, aprendendo a arte de amarrar moscas enquanto permanecia no alojamento de pesca de seu tio em Helmsdale. Este foi um privilégio que ele acredita ter sido mais um favor para sua mãe, que estrelou a adaptação de David Lean de Great Expectations em 1946, do que porque ela viu algum talento real nele.

“Megan adorava balé e dança e ficou encantada com minha mãe, que havia sido atriz”, diz ele. “Ela percebeu que eu estava perdido e me pediu para trazer uma caixa com minhas moscas caseiras.” Boyd foi extremamente crítico com eles, mas nas semanas seguintes ela o encorajou a observá-la no trabalho e o treinou, marcando o início de uma amizade que continuou até cada morte. “Mais tarde, ela me deu um conjunto completo de moscas nas cores de uma bailarina que ela tinha visto na televisão”, diz ele.

 

fishingfly_2807124c.jpg.e6b08356c1f15791e72e9b31fd97a23d.jpg

Megan Boyd fez moscas como o Jock Scott.

 

Nunca se saberá exatamente por que alguém sem interesse em matar um salmão passou a vida adornando anzóis exatamente para esse fim. “É irrespondível, como o enigma da própria pesca: por que um salmão pega a mosca quando na verdade não se alimenta em água doce?” aço disse. “Mas Boyd estava lá para pegar os pescadores, não os peixes.”

De acordo com Profumo, Boyd tinha pouco respeito pelas superstições dos pescadores ou “mumbo jumbo”, e achava hilário quando certos clientes lhe pediam para incorporar seus pelos de sobrancelha ou penas de um papagaio de estimação em suas moscas de pesca - embora ela sempre atendesse a seus caprichos . “Ela me disse uma vez que não há ninguém mais bobo do que um pescador”, diz Profumo. “Um homem pediu a ela para fazer uma mosca com uma embalagem de Kit Kat porque ele deixou cair uma na água e um salmão a agarrou.”

Boyd era muito discreto para divulgar quantas vezes o príncipe Charles foi à casa dela, embora os moradores soubessem de sua amizade e do fato de ela se referir a ele como "Charlie". “Ouvimos falar sobre isso na videira, mas respeitamos sua privacidade”, diz sua amiga Angela Macbeath.

Quando o noivado foi anunciado entre o príncipe Charles e Lady Diana Spencer - a quem ele ensinou a pescar no rio Helmsdale - Boyd, um romântico de coração, enviou-lhe algumas de suas moscas mais elaboradas "para a melhor captura de todas".

 

NovaImagem(1).png.e07514d95830785d51cce6fd7e8187e5.png

Megan Boyd fez moscas como a Durham Ranger.

 

Geralmente, porém, Boyd não favorecia seus clientes mais ricos, dando prioridade aos locais. Quando ela saía em seu velho carro verde, deixava um lápis e papel embaixo do capacho para eles anotarem os pedidos. “Enquanto eu estava amarrando moscas para os pescadores, o que comecei fazendo para ganhar o pão de cada dia, continuei fazendo. Todos os outros pedidos tiveram que ir para o fundo da pilha ”, disse ela em entrevista ao The Atlantic Salmon Fly.

Enquanto fazia o filme, Steel descobriu que Boyd não era o recluso que seus fãs de pesca imaginavam que ela fosse. Além de ser uma grande jogadora de bridge, ela era um membro dedicado do clube de dança country local, participando de comícios por todo o norte da Escócia. “Ela tinha um conhecimento excepcional de todas as danças e sempre recebia novos membros”, diz Macbeath, que lecionava no clube. Quando um ajudante do Príncipe de Gales apareceu em sua porta e pediu que ela trouxesse algumas obras-primas, ela recusou educadamente, alegando que estava assistindo a um baile na aldeia.

Caixas de moscas de Boyd agora são vendidas por milhares e são exibidas em museus e coleções em todo o mundo, mas, de acordo com Macbeath, ela preferiria que fossem usadas para pesca. “Ela nunca entendeu o motivo da confusão”, diz ela. Em 1971, quando a rainha a convidou ao Palácio de Buckingham para receber sua medalha do Império Britânico, Boyd surpreendeu a família real pela segunda vez: ela estava jogando bridge naquela noite e, além disso, não havia ninguém para cuidar de seu cachorro. A Rainha respondeu com um PS perguntando “Como foi sua noite?” Boyd mais tarde aceitou a honra do príncipe Charles em seu alojamento de pesca perto de Helmsdale.

Como sua visão diminuiu na casa dos setenta, Boyd foi forçada a desistir de amarrar moscas e de sua amada casa de campo, passando os últimos 15 anos de sua vida em acomodações protegidas na vila.

Segundo Profumo, sua aposentadoria marcou o fim de uma era na amarração de moscas. “Os vitorianos competiam entre si para ver quem conseguia colocar as penas mais exóticas em uma caixa de moscas”, diz ele. “Agora as moscas são berrantes, baratas e muito mais úteis, mas na verdade são mais eficazes para atrair peixes, pois são mais duráveis, sinuosas e maiores.”

 

NovaImagem.png.5786a1878db284ef306adc2bf87f0c96.png

Megan Boyd fez moscas como o Blue Doctor .

 

Como pesquisa para o filme, Steel foi levado até Helmsdale por um gillie para um dia de pesca de salmão no vento e na chuva, uma experiência que ele provavelmente não repetirá. “Assim como as moscas de Megan, é uma paixão na qual você não pode simplesmente mergulhar, você tem que ser seriamente devotado”, diz ele. “Kiss the Water é sobre a pureza de fazer bem uma coisa.”

A arte de Boyd não morreu completamente. Profumo ainda tenta fazer “versões de passarela” como a dela na sala de equipamento de seu alojamento de pesca perto de Helmsdale. “Tenho algumas de Megan Boyd expostas na parede, para me lembrar de como elas devem ser”, diz ele. “Ela fecharia os olhos horrorizada se visse o que eu estava fazendo.”

Ou talvez não. Kiss the Water faz você se perguntar o que estava acontecendo na cabeça de Boyd enquanto ela se sentava em sua mesa de amarração, tecendo penas e fios, mas você nunca descobre.

Kiss the Water já está nos cinemas. Para mais informações, visite: kiss-the-water.com

Consulte Mais informação:

Beije a Água, resenha

Consulte Mais informação:

Pesca com mosca: uma nova geração ficou viciada

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Editado por MLOC Fly
Correção no título !
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Que história impressionante, @MLOC Fly, inclusive fiz uma busca no YouTube para entender um pouco mais, assistindo ao Trailer. Obrigado por mais essa postagem preciosa. 

 

https://www.youtube.com/watch?v=VlHjhtSl52Y

 

  • Like 1
  • Thanks 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro
1 hora atrás, Nilson Miranda disse:

Que história impressionante, @MLOC Fly, inclusive fiz uma busca no YouTube para entender um pouco mais, assistindo ao Trailer. Obrigado por mais essa postagem preciosa. 

 

https://www.youtube.com/watch?v=VlHjhtSl52Y

 

Shooow... sem dúvida uma lição de vida no Fly !!!! 

Creio ser ela atando neste filme de Fly Fishing (1955)

 

 

 

 

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro
1 hora atrás, Nilson Miranda disse:

Que história impressionante, @MLOC Fly, inclusive fiz uma busca no YouTube para entender um pouco mais, assistindo ao Trailer. Obrigado por mais essa postagem preciosa. 

 

https://www.youtube.com/watch?v=VlHjhtSl52Y

 

Segundo me diseram, amigos dos EUA, leram que o lugar onde ela amarrou não tinha energia, então ela amarrou moscas à luz de velas e nos seus últimos anos ela ficou cega de amarrar.
Incrível camada de mosca, mulher maravilhosa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça seu login agora mesmo para postar com sua conta

Visitante
Responder a este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoji são permitidos.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação importante

Ao usar este site, você concorda com nossos {termos}.