Ir para conteúdo

𝑷𝒆𝒔𝒄𝒂 𝑪𝒐𝒎 𝑴𝒐𝒔𝒄𝒂 𝑵𝒐 𝑰𝒏𝒗𝒆𝒓𝒏𝒐 𝑪𝒂𝒓𝒊𝒐𝒄𝒂


Postagens Recomendadas

  • Mosqueiro

Chegou a estação do ano que grande parte do povo carioca não é fã, o INVERNO. Chega o frio e as águas do nosso litoral gelam, dando boas-vindas aos nossos visitantes dessa época: as baleias, focas e os pinguins. Vemos também a fauna marinha mudar de cara, com a chegada das terríveis anchovas e bicuda, porém a friagem torna letárgicos, vagarosos, lentos, apáticos, desanimados e esmorecidos os nossos peixes nativos da Baía de Guanabara, que assim dificulta a pescaria.

Ontem, portanto segunda-feira, 26 de junho de 2023, amanheceu no Rio de Janeiro às 6:33:37 e as alturas das marés foram 0,6 m, 1,1 m, 0,4 m e 1,0 m. O coeficiente de marés foi 46 (baixo). Isso tudo que coloquei foi para dizer que a maré esteve baixa o dia inteiro e a água gelada: foi um daqueles dias que se pesca miudezas comemorando como troféu. 

0(5).jpg.da9c609d2d77f845d6c6a3e4feffa2c0.jpg

Decidi ir a Ilha de Paquetá e lá tentar alguns bons peixes, mas com essa situação acima apresentada, percebi que a pescaria seria aquilo o que a sorte me permitisse e assim foi. Ao desembarcar segui para a praia da Moreninha e lá tentei alguns peixes, foram vários arremessos e nada de peixe, percebi na beira da praia um cardume enorme de alevinos de sardinhas e por vezes os xereletes as atacando, que naquela situação estavam bem ativos. Quando olhei no relógio já eram quase maio dia e a maré não subia, insisti ao longo da praia seguindo por toda praia, foi quando passando perto de uns barcos e me veio um puxão que me empolgou, mas não carregou; por experiência, imediatamente troquei minha isca por uma crazy Charlie rosa, com tippet 0.14 mm flúor carbom e voltei a insistir naquele lugar com puxadas bem lentas, arrastando a isca ao chão, quando em menos de um minuto entrou um peixe que brigava como um robalo: que peixe mal criado! Naquela briga ele veio a superfície e pude notar que era uma corvinotinha esfomeada, foi uma briga boa no meu equipamento #4,

0(1).jpg.b0e6e8466eab0d728829416d9e0d9baf.jpg0(2).jpg.191c43f3bc65b736b9785a55e0895c0d.jpg0(6).jpg.a682fc7398ef9e643868b776f4fa04d9.jpg

aquilo salvou o meu dia, depois de cansá-la, retirei a isca e fiz a foto, liberando depois o peixe. Seguindo por ali, fiz mais alguns arremessos e notei que um peixe a seguia e acabava com o bucktail da isca, passei a insistir só para ver o que seria mais de perto e repentinamente um puxão mais vigoroso do que o anterior levou linha da carretilha (lá vou eu de novo!), o bicho saiu disparado e eu trabalhei para cansá-lo e quando consegui, tive a surpresa de ver que era um grande baiacu pintado (Sphoeroides spp, família Tetraodontidae), que não é bem o que se espera no fly fishing, mas que possibilita uma esportividade tremenda e, após este, vieram muitos outros que fizeram a minha pescaria ser bem divertida. É isso, meus amigos, seja como for o importante é o peixe na linha, enquanto o frio estiver em cena. Forte abraço em todos vocês e até uma próxima postagem

0(3).jpg.32d99f965f0c9da935f86687c3c43b69.jpg0(4).jpg.642f088d689a0313c6ce22a1830d071f.jpg

  • Like 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • Mosqueiro

Grande Nilson, parabéns pela simpática corvinota!

Gostei muito da sua isca.

No inverno pode até ter poucos peixes, mas os dias são lindos e as praias estão vazias.

Nesses pontos mais para o fundo da BG eu gostava de pescar nas marés superbaixas, na casa de 0.0, -0.1. Na época, eu pescava de bait ultralight e pegava de tudo na superfície, tive várias ações de badejo na superfície e nunca consegui fisgar nenhum, mas já peguei michole na zara pooch rsrsrs. na meia água pegava muito badejo. Também tive a isca seguida por voador (coió) e corvina. O voador ataca muito bem as iscas artificiais e na ilha do governador é comum ver alguns deles perseguindo camarões na flor dágua. Como sua boca é pequena são necessárias muitas investidas até conseguir acertar o bote, daí a perseguição vira uma baixaria, com o camarão pulando para fora dágua e com o peixe de "asa" aberta perseguindo a presa muito agitado. Numa ocasião dessas deve ser fácil pegar ele com o fly. Eu costumava pegar os voadores com certa regularidade usando micro grubs, na rosa dos ventos na urca, do lado esquerdo onde existe um monte de casca de marisco. Bastava dar uma ressaca, o mar ficar mexido e turvar a água para pegar um voador atrás do outro, só bitelo. A briga dele lembra a da tilápia, uma corrida e uma pausa, fazendo resistência com as nadadeiras abertas.

Obrigado por dividir suas experiências, fiquei muito feliz de rever a BG.

Abraço 

  • Like 1
  • Thanks 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • Patrono

Boa Nilson, 

 

é isso aí, pescador não escolhe maré, nem temperatura da água, ainda que não saísse nada, ter a praia praticamente só para vc em um dia lindo como esse já valeria o passeio, parabéns pela pescaria!

  • Thanks 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Que barato, @Beto, é uma pena que demorei muito a pescar de fly por aqui, não há época certa para os peixes aparecerem nestas águas, hoje, com a habilidade que adquiri, as pescarias de fly na BG são as mais produtivas e diversificadas. Um forte abraço!

 

Obrigado meu bom amigo @Samuel Antero, realmente, pescador não deve ter essas crendices com essa vantagem descrita acima por ti, naquele local onde me viste pescando, pego de tudo, o ano todo, ainda não pesquei as pescadinhas, mas estou no encalço delas, vai sair. Um grande abraço!

  • Thanks 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça seu login agora mesmo para postar com sua conta

Visitante
Responder a este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoji são permitidos.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação importante

Ao usar este site, você concorda com nossos {termos}.