Ir para conteúdo

Colete de pesca!


Mariz

Postagens Recomendadas

  • Mosqueiro

Pessoal!

Talvez essa pergunta devesse estar na seção "área técnica", mas quem decide isso é nosso boss...

Vejam só...acredito que o acessório mais importante que nos acompanha em pescarias é o colete de pesca...afinal, ao nos deslocarmos para um rio em vadeo não é possível ( possível até é, mas é um saco) ficar carregando tralhas na mão enquanto nos deslocamos...e ao mesmo tempo queremos ter conosco os apetrechos necessários para pegar aquele peixe teimoso...tb acredito que o uso de técnicas e acessórios não convencionais ( aqueles que usamos em situações especiais) tipo chumbindo de amassar ( para afundar ninfas), bóia, flotantes ou afundantes, vários tippets de espessuras distintas, e tb toda aquela parafernália já de uso comum( net, caixas de iscas, cortador de linha, pinça hemostática ou equivalente e etc)...

Tudo isso nós gostamos de levar no nosso colete...

Depois da introdução prolixa...aí vem a pergunta, e essa vai ao pessoal mais experiente:

O que vcs consideram realmente fundamental transportar no colete? Pergunto isso pq acho que todos aqui já passaram pela experiência de procurar aquele acessório esquecido ( que a gente desconfia que em algum momento já tenha comprado) que vai ser o que funciona naquele exato momento...

Pode parecer muito preciosismo meu, mas é que fica muito desagradável quando gastamos dinheiro e tempo indo até locais muito legais e ficamos a ver navios justamente pq não trouxemos conosco aquele pequeno detalhe que um dia compramos pensando que seria útil...e logo no dia que precisamos....lembramos que nos esquecemos dele...risos...

Outra coisa é que sempre que saímos para pescar todos nós passamos um tempão arrumando as coisas...e quase sempre esquecemos algo....

Para evitar isso, acredito que o ideal é ter sempre um check list ou deixar tudo organizado dentro do colete...dessa forma, é só meter a mão no colete, caniço e carretilha e ir pescar...sem grandes preocupacões...

Fica mais fácil assim não?

Sem falar que prefiro mil vezes carregar e não precisar do que precisar e na hora não ter ....

Agradeço desde já a colaboração de todos e peço que se for possível, todos dêem sugestões de marcas , modelos e de como organizam esse fundamental acessório...

Como exemplo aí vai...

Comprei um colete baratinho na Argentina...com bolsos internos e externos, com alça de encaixe de net...e nele carrego os seguinte equipamentos:

- Caixas de iscas separadas por tipos ( streamers, ninfas, secas e molhadas etc) somente mudando o bolso ( para facilitar acesso) dependendo do local da pescaria.

-Líderes de reserva e tippets variados

-net

-pinça hemostática ou alicate de bico longo

-Alicate de pressão ( farpas) e de corte

-Líquido afundante e flotante

-Máquina fotográfica

-esticador de líder e um vidrinho de líquido de limpeza de linhas

-uma flanela pequena...

Alguém tem outras sugestões de montagem?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Fala, Mariz!

Não sou nem um pouquinho experiente, portanto não vou opinar sobre modelos e montagens ultra-sofisticadas. Mas penso que a montagem que você sugeriu seja ótima (a que uso é basicamente essa), ficando em dúvida em relação ao limpador de linha. Penso que ele não é necessário no momento da pescaria (principalmente se for pra pescar trutas em rios cristalinos) podendo ser usado antes dela que dá conta do recado, salvo se for pra pescar traíras num lago barrento...

Além do que você mencionou, levo sempre um canivete (vai que é preciso furar o wader caso eu escorregue numa corredeira ou caia em um poção... ph34r.gif ).

Pra você, sugeriria, além do canivete, também um snoorkel! tongue.giflaugh.giflaugh.gif

Penso que um colete que tivesse bolsões na parte traseira seria o ideal. Não teria o conforto dos modelos ventilados, mas poderíamos guardar capa de chuva, ter onde por algum agasalho com o qual saímos de manhã cedinho, antes do tempo esquentar, e algum bagulho mais, tipo spool extra, etc). O Fausto parece que usa um assim, que, pelas fotos, não parece ser inteiriço, mas sim uma mochila traseira que se adapta aos compartimentos localizados na frente do corpo, tipo aquela da marca William Joseph.

Agora, independentemente do modelo sugiro (e a sugestão serve principalmente pra mim!) que tenhamos em mente onde está exatamente cada coisa. Do contrário, morreríamos afogados antes de encontrar o tal canivete. (Olha, nem sei se numa situação dessas um canivete realmente funcionaria ou se alguém teria a frieza e destreza de encontrá-lo e saber usá-lo - será que não vai atrapalhar mais do que ajudar? Alguém tem dicas sobre como se portar numa situação perigosa dessas (afundando rio abaixo)?).

Outra dica (que também serve sobretudo para mim! laugh.gif ) é não esquecer algum bolso aberto depois de pegar coisas nele. Qdo estive no MdC, o JR vivia me dizendo "seu bolso tá aberto" e toda hora eu o esquecia assim novamente laugh.gif . Até que em dado momento perdi uma caixinha da Plano lotada de isquinhas by Daniel Edon e Gregório... unsure.gifangry.gif .

Aproveitando o ótimo tópico feito pelo Mariz, gostaria de saber a opinião do pessoal sobre as caixinhas feitas totalmente de espuma, EVA, etc, como aquelas da Morell ou da LOOP. Penso que, apesar de não haver possibilidade de reposição da espuma que prende as iscas (e por isso não ser tão durável como as demais), são ótimas pois flutuam (bom, mas numa corredeira isso pode até uma desvantagem, não? ph34r.gif Só serve pra outro pescador achar a caixinha e pegá-la para si! laugh.gif ) e - o mais importante - são extremamente leves, diminuindo o peso das tralhas carregadas no colete.

Bom, deixa eu ir treinar arremessos um pouco pq hoje é sábado! Pescar, infelizmente não vai dar.

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Grande Mariz,

No meu colete eu tenho:

- Protetor solar, repelente e analgégico(bolsos internos)

- forceps, cortador de linha presos por um cordão;

- tippets, leaders e 1 agulha(bolsos pequenos frontais superior)

- linhas de fly extra, acondicionadas nos bolsos de dificil acesso

- silicone em pasta para limpeza e flutuação de linhas(junto com lenços num pequeno bolso frontal

- caixas de iscas (nos 2 bolsos grandes frontais

- afiador de anzol, termometro e stomach pump (bolsos frontais internos)

- varios produtos para manter a mosca seca e ou molhada, incluindo indicadores e split shot (bolsos frontais de facil acesso);

- agua, óculos polarizado e net presos nos seus devidos lugares e acondicionados nos bolsos traseiros, juntamente com minha licensa de pesca.

Esqueci de mencionar:

- meu colete tem um bolsão na parte das costas, lá deixo, comida, bebida quando ppreciso levar comigo, além da capa de chuva, LUVAS e uma dedeira(strip finger)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Sérgio!

O colar eu não deixo de usar...

Apesar do Fábio dizer que é coisa de "macho" eu não deixo de usar não...pois nele eu deixo as coisas mais úteis à mão...

Boa dica a do mestre Gérson sobre protetor solar, analgésico, o stomach tube, o silicone em pasta ( para limpar e deixar a linha flutuando), a linha de fly reserva ( e esqueci de dizer que no meu colete eu tb levo uma ferrementinha própria para dar nó de tubo)...

A intenção é essa mesmo pessoal! Comentando o que cada um leva acho mais fácil otimizarmos o equipamento no colete...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Grande Maris!

Todas as dicas do pessoal ai foram dez!!

Acho que com o tempo chegamos no colete ideal. Com o tempo tu saberas o que levar a mais ou o que deixar pra tras!

Eu costumo levar somente o necessário. Leaders extras, tippets, extra spool, split shoots, moscas, afiador de anzol, foltante de mosca em pasta e em pó, termometro, limpador de linha, e um bom leadermann (alicate multi uso) para eventuais necessidades. Pendurado no pin, um cortador de linha e o matié de tirar anzóis. No bolso traseiro, a capa e pendurado o net. No cinto, as costas água, e o bastão. No chapéu, no interior a licença de pesca dentro de um zip loc. Alguns acham arriscado poiss podemos perder o chapéu... eu concordo mas como nunca perdi... ainda uso ali.

Com o tempo começei a diminuir os equipos no colete, para pescar mais leve.

Esta é uma questão bem interessante!

O importante é que com o tempo pescando passamos a ver o que falta e o que esta de sobra... Assim montamos um colete que não terá nem de mais nem de menos, conforme a necessidade de cada um!

espero ter ajudado,

abraços mosqueros,

Scotti wink.gif

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Bom

Eu usei colete por um bom tempo...

Hoje, apartir de uma dica e depois de algumas pescarias junto com o Matos (Fábio), passei a usar um esquema que é um misto de mochila com bolsa canguro na frente... dá pra levar mta coisa, ou senão vc destaca a parte de traz da mochila e leva so o canguro da frente com pouca coisa...

eu acho que esse sistema incomoda menos do que o colete e não prende os movimentos...

Até mais !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Mariz e todos os Mosqueiros

Como todo o equipamento , vamos experimentando e definindo o que

preferimos usar.

Sempre pensamos se estamos levando coisas "de mais" ou "de menos".

Durante estes 10 anos de pesca com mosca eu já tive 4 coletes.

O 1º - Era de pano , muito pesado , bolsos grandes e não era de fly

(não tinhas os suportes necessarios e os bolsos não eram de tamanho adequado).

O 2º - Era de fly mas ainda de pano e tinha muitos bolsos e era muito grande para mim.

0 3º- Era de nylon, bem pequeno , tinha menos bolsos mas eu morria de calor nos dias mais quentes e nos dias frios eu nao conseguia colocar um casaco por baixo.

Resulta que resolvi produzir o colete IDEAL

Fiz em nylon com tela nas costas, com 2 bolsos grandes e 4 pequenos,

Suporte para NET, porta varas; patch de lã para as moscas; argolas para prender outros acessorios como: bolsa com zíper nas costas, 1 garrafa termica, bolsa impermeavel da maquina digital, Wading Staf.

Além disso tem 2 argolas para prender os retráteis com o cortador de linha e forceps.

Ah e o principal regulagem nas alças que permitem a regulagem para pescar de camiseta ou colocar sobre blusao e casaco nos dias frios.

Os itens que eu levo variam de acordo com a pescaria e com a distância a ser caminhada .

Um abraço

Beto Vaucher

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Uma vez, pescando no Aluminé , o nó que prendia o leader na linha arrebentou - o meu companheiro me ofereceu um novo da Orvis - pediu que eu pegasse naqueles bolsos que ficam nas costas - No saquinho dos leaders tinha pelo menos uns 20 - coisa de maluco - o colete pesava uns 5 kilos pelo menos.

Para mim as coisas ficam boas não quando não tenho mais nada para acrescentar, mas sim quando não tenho mais nada para retirar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Mosqueiros do rio e do mundo!!

O Colete que tenho usado é este.

user posted image

Estou tentando subir algumas imagens com detalhes.

Assim que conseguir eu posto aqui novamente.

Aproveitem e visitem www.flysul.com.br

e vejam as novidades

Um abraço todos

Beot Vaucher

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Eu tenho este colete e gostei de usá-lo. Negociar com o BEto é tranquilo, veio até um retrátil de brinde!!! Evidentemente que não tenho parâmetros para julgá-lo frente a outros modelos e nas poucas pescarias que fiz sobrou bolso...

Eu o levei para o curso do Gerson mas não sabia ainda deste tópico e somente o usei no domingo cedinho quando eu e o Serginho fomos atrás dos lambaris.

Vou testá-lo a vera em fevereiro/2008. Caso alguém queira esperar até lá... tongue.gif

sds,

Neumann

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Fabito,

Na verdade meu colete esta ai no Brasil hahaha provavelmente me esqueci de alguma coisa hahhahaha

Acho que vou comprar um colete do Vaucher para formar meu colete brasileiro heheh Na verdade eu preciso de 2 coletes, 1 para pescar com as varas comuns de 9 pés e outro colete para pescar com as varas de mão dupla (15 pés), pois são tralhas bem distintas... A que descrevi na mensagem acima, é o colete que uso para pescar trutas normalmente(quando guiava tinha muito mais bugigangas hahah) quando vou pescar com vara de mão dupla preciso usar materiais diferentes e como só tenho 1 colete, o bicho pega hahaha

Ai no Brasil a pescaria é totalmente diferente e preciso formar um outro colete hehehe

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Ai Pessoal,

O assunto é bem amplo acho que vai do gosto de cada pescador e suas necessidades.

Pessoalmente tem dias que gosto de levar bastante tralha outros eu levo apenas o necessário uma pochete com Lider, cortador, tippet e Caixa com Moscas.

Forte Abraço,

Daniel

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

esta discusao vai dar pano p/ manga pois como o colete e p/ o fly a muchila e p/ as artificiais, sempre vc acaba levando bastante coisa mas nem sempre necessitando, pois qdo se leva pouco de algo vc acaba necessitando ...................o duvida cruel !!!!???............ laugh.gif

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Aboli o uso do colete. Sempre acabava lenvando mais coisas que o necessário.

Agora uso apenas o colar, nele levo pinça, flotante, tippet, carteira com leader, trim, um paninho e uma caixinha com as moscas. Se pesco com Wader levo a maquina fotografica ou alguma outra coisa dentro do wader. Se for sem, levo no bolso da camisa. É muito mais prático. Vai do gosto pessoal.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Olá Pessoal,

Bem a minha primeira pesca de trutas foi em Ausentes em companhia do Gustavo e do Beto Vaucher.

Utilizei o colete fly sul e gostei muito bom e funcional.Recomendo, pois já tive tres coletes anteriores e esse da Fly Sul é o melhor de todos. Até o momento he he he...

Um abraço,

Mário

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça seu login agora mesmo para postar com sua conta

Visitante
Responder a este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoji são permitidos.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação importante

Ao usar este site, você concorda com nossos {termos}.