Ir para conteúdo

Flotada inesperada em Puerto Varas


Postagens Recomendadas

No começo de 2020, antes mesmo do COVID vir cancelando todos os nossos planos, lá estava eu em viajem de trabalho em uma nova empresa que eu começara a dois meses. Uma pausa para apresentação, sou Romulo, médico veterinário, iniciante no Fly Fishing tive a honra de fazer pós graduação com meu grande amigo mosqueiro Bernardo Marcozzi que me apresento o Mestre Franklin Oliani Salgado, ambos foram inspiração e me ensinaram a essência do Fly. Sei que poucos tem oportunidade de começar com uma amizade de um grande nome do Fly Fishing do Brasil como o Franklin, sou grato todos os dias por te-lo conhecido e poder cultivar essa amizade em muitos churrascos e visitas até os dias de hoje. Inclusive deixo aqui meus parabéns ao meu amigo @Franklin Salgadoque acaba de ser pai pela segunda vez.

 

Sei mais delongas vamos para a história....

 

Estava eu a trabalho, em uma viajem que deveria ter sido de apenas cinco dias, estava eu visitando salmoneiras na região de puerto varas, que é um mundo completamente diferente da bovinocultura que conheço aqui no Brasil. Entre conversas com minha colega de trabalho, fiz comentários sobre pescaria, e ela, apaixonada por salmonídeos prontamente me disse: "Tenho um amigo de infância que é guia de pesca aqui em puerto varas!", vou entrar em contato com ele já que você vai ficar aqui no fim de semana, poderia fazer uma pescaria com ele. Minha primeira reação foi esboçar aquele sorriso largo... afinal ter a oportunidade de pescar uma truta ou salmão não aparece todos os dias., ao mesmo tempo pensei "mas como farei, porque eu não tenho material nenhum de pesca aqui comigo!"

Ao falar por telefone com o guia local fiquei mais trabquilo, porque eles tinham material e seria possível a realizar o sonho de pescar uma truta. Na sexta feira o tempo virou, chuva de verão tempo nublado, e previsão de chuva para o sabado, o guia me disse que domingo seria o melhor dia para a flotada.... A ansiedade tomou conta do meu corpo, não conseguia pensar em mais nada que fosse diferente de segurar a truta nas mãos. No sabado aproveitei pra visitar uma Fly Shoop, comprei alguns materiais de atado para trazer pro Brasil, fui na loja da Patagonia, comprei um boné, porque não havia levado absolutamente nada na viajem, apenas roupas de trabalho. 

Domingo chegou! o sol nasceu e eu já pulei da cama! mesmo sabendo que só sairia as 9:00, às 5:00 eu já estava de pé. A colega de trabalho me buscou no hotel, e seguimos para o lodge do Marcelo (Peque) de Pequetito, muita baixinho o cara, porém um homem extremamente simpático. Marcelo me apresentou ao Claudio, um guia que trabalha com ele. Claudio me olhou meio torto, imagino que tenha pensado "que cara é esse que vem pescar de calça jeans, blusa de malha preta (que uso para dormir) e uma bota de couro? Certeza que é um aventureiro.... enfin, pegamos as tralhas engatamos o barco e seguimos para Llanquihue, na região de Los Lagos na Patagonia Chilena. Saímos exatamente de onde começa o rio Maulin, que escoa agua do lago Llanquihue, avistamos alguns pescadores de barranco que havian fisgado alguns salmões pequenos, foi o suficiente para ficar animado. Quando fui dar meus primeiros casts veio a decepção... logicamente o material era muito ruim, díficil de carregar a vara, descemos o rio por menos de 500 metros quando Claudio me disse: "me deixa testar essa vara?" entreguei a vara na mão dele, e ele disse "eu vi que seu cast é bom, a vara não está ajudando". Claudio ligou para sua esposa, e para um UBER, pediu que o uber Pegasse a vara na casa dele e levasse na beira do rio pra ele. Assim aconteceu, o uber chegou com uma vara Orvis Clearwater #5, uma carretilha Lamson e linha sinking. Fiquei extremamente grato pela atitude do  guia, não se encontram pessoas assim facilmente nos dias de hoje, seguimos então para reiniciar a flotada... 

Menos de 300 metros rio abaixo depois de poucos casts havia uma ilha, coloquei a zonker bem próximo a ilha, na clássica sombra da arvore esperei dois segundos para afundar a mosca e rapidamente senti a mordida! Fiz a fisgada perfeita! começou a briga! Que peixe forte a tal da truta! Consegui embarcar o peixe, era uma marrom de pouco mais de 1kg, tiramos uma linda foto que claramente se vê a cara de felicidade do sonho realizado... Continuamos a flotada, tinha quase 10km de tio pra descer ainda! E assim foi todo dia... a agua cristalina e o contraste com o fundo do rio cheio de vida era maravilhoso de se ver, me lembrei do mergulho no rio sucuri em Bonito-MS, muito pau, pedras, areia clara, plantas no fundo do rio... Não demorou muito para engatar a segunda, terceira.... até que veio a primeira arco íris! Que espetáculo! Pequena, menor do que as marrons que havia fisgado... mas extremamente briguenta! Seguimos rio abaixo, pesquei algumas folhas da margem, mas faz parte, nunca havia feito pescaria similar a esta embarcado... Continuei sempre seguindo as recomendações do guia Claudio, até que em um arremesso no meio do rio fisguei meu primeiro salmão! Lindo e forte, passava de dois quilos, era um filhote ainda.... seguimos descendo até que chegamos em uma região em que o rio simplesmente tinha um curso minúsculo, a maior parte da agua passava por debaixo das  arvores, Claudio me disse que ali era o lugar das grandes! Acertei o arremesso onde deveria, e logo senti a fisgada BEM MAIS PESADA que todas as outras! Menos de um minuto de briga e o lider arrebentou! Triste! Não consegui tirar a que seria o troféu, mas valeu o aprendizado e a experiencia, Quando era 6 horas da tarde eu estava exausto, troquei com Claudio, remei pra ele enquanto ele pescava... 30 minutos depois voltei a ativa, fisguei mais algumas trutas, chegamos no lodge para desembarcar as 21:30 o sol acabara de ir embora. Valeu muito a experiência, mesmo estando completamente despreparado. Foi uma pescaria diferente das clássicas pescarias de truta, mas fiquei instigado para o retorno que aconteceria em Março no início da temporada do Slamão King, que infelizmente foi cancelada pela pandemia... Até hoje sigo trabalhando com meus clientes de lá, mas agora quando voltar a viajar já irei preparado com todo o equipamento para pescaria com dry fly nos pequenos rios da região... Ficou o aprendizado e a experiência incrível. Para que tiver interesse de fazer essa pescaria vou deixar aqui o telefone do Claudio. Claudio é ex usuário de crack, ele me contou sua linda história de vida, o fly fishing salvou a vida dele. Grande conhecedor dos rios e lagos da região, alem do rio Maulin faz pescarias no rio Petrohue, e alguns lagos da região de Los Lagos. 

Muito obrigado pela leitura! Por favor comentem no que posso melhorar. um grande abraço a todos 

Instagram  do Claudio é MONOFISHINGTRIPS

Telefone+5693301925

 

WhatsApp Image 2021-02-11 at 11.23.01.jpeg

WhatsApp Image 2021-02-11 at 11.32.25 (1).jpeg

WhatsApp Image 2021-02-11 at 11.32.25.jpeg

WhatsApp Image 2021-02-11 at 11.32.26 (1).jpeg

WhatsApp Image 2021-02-11 at 11.32.26.jpeg

WhatsApp Image 2021-02-11 at 11.32.27.jpeg

WhatsApp Image 2021-02-11 at 11.32.28 (1).jpeg

WhatsApp Image 2021-02-11 at 11.32.28.jpeg

WhatsApp Image 2021-02-11 at 11.32.29.jpeg

Editado por Romulo Germano de Rezende
Adicionei fotos do rio, peixes e moscas utilizadas.
  • Like 3
  • Thanks 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Excelente leitura!   👏

 

Muito bacana ler relatos assim e esse foi  em motivador. 

 

Mereceu até mesmo um busca no Google Maps para saber a localização do Lago Llanquihue, que por sinal é enorme e está na mesma linha de Cerro Tronador e Bariloche. Essa região ainda não conheço e quem sabe um dia me aventuro por lá com alguns amigos. Oservando o mapa localizei o Río Maullín que aparenta ser relativamente estreito. Também localizei um de seu afluentes chamado Río Negro que parece ser bom de vadeo. Vi muita propriedade privada próximo dos dois rios. Embora não seja novato na Patagônia, sou novato no lado chileno e no momento só conheço um pouco a região de Coyhaique, Villa Maniguales e mais ao norte a região de Lonquimay e Liucura. 

  • Thanks 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito obrigado pelo conselho Samuel, adicionei fotos de alguns peixes, do rio, e as moscas que utilizei nesse grande dia. O rio é pequeno, mas tem um bom volume de água, algumas partes não é possível ver o fundo, em outras tem corredeiras. Eu fui no chamado tramo 1 do rio, teria mais dois para fazer flotada. 

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Fausto, obrigado pelo comentário! Realmente tem muitas propriedades privadas em torno do rio, de certa forma dificulta o acesso, este rio tem poucos pontos de vadeio, tem outros rios bons pra vadeio na região. Conversando com um pescador local que trabalha em uma salmoneira ele comentou sobre o rio El Pescado, Fica mais próximo ao vulcão Calbuco, segundo o o pescador local é um ótimo rio para se divertir com as trutas pequenas. De Bariloche até o lago de carro, contando tempo de imigração são 3 horas, é possível ir nas dois lugares na mesma viajem. Quando acabar a pandemia passerei a ir com certa frequência a esta região, e mantenho vocês informados por aqui. Eu vi muitas cabanas bem próximas ao rio para alugar a bons preços. Mas a cidade de Puerto varas tem um custo de vida alto, uma desvantagem em relação a zonas mais remotas.

Editado por Romulo Germano de Rezende
  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador
Em 10/02/2021 at 09:52, Romulo Germano de Rezende disse:

Adicionei fotos do rio, peixes e moscas utilizadas.

Muito bacana as fotos. :ok:

 

6 horas atrás, Romulo Germano de Rezende disse:

Realmente tem muitas propriedades privadas em torno do rio, de certa forma dificulta o acesso, este rio tem poucos pontos de vadeio

Duas grande cidades próximas e assim acaba concentrando mais população ao longo das margens dos rios. Estive em Coyhaique e também tive que descobrir pontos de acesso. O rio com mais dificuldade de acesso é o Simpson entre Valle Simpson e Coyhaique, com tudo loteado em suas margens, mas tem como pescar nele se for de Coyhaique para baixo, porém é um rio de Flotada e consequentemente poucos pontos para Vadeo.

 

6 horas atrás, Romulo Germano de Rezende disse:

Conversando com um pescador local que trabalha em uma salmoneira ele comentou sobre o rio El Pescado, Fica mais próximo ao vulcão Calbuco, segundo o o pescador local é um ótimo rio para se divertir com as trutas pequenas.

Ideal a meu ver, pois já superei essa questão de tamanho. Localizei o Río Pescado no Google Maps e tem cara de ser fácil Vadeo mesmo, falta só ver na prática a questão de acessos. Ficando hospedado numa Cabaña nas margens fica bem simplificada essa questão. 

 

6 horas atrás, Romulo Germano de Rezende disse:

Eu vi muitas cabanas bem próximas ao rio para alugar a bons preços.

Exatamente isso que fiz em Valle Simpson e Villa Maniguales, foi bem tranquilo acessar diversos pontos de pesca. Outra questão bem interessante que fiz, é pesquisar no Google Maps área de Camping, pois essas área oferecem o uso do espaço durante o dia por uma preço justo e acesso bom em diversos trechos do rio. Certamente ir guiado é muito mais tranquilo quanto a essas questões, mas agora gosto mesmo é de explorar. Se não fosse essa pandemia do vírus chinês estaria já eu na Patagônia com amigos. Seja como for, a vacinação já se iniciou e a tendência mundial é controlar a COVID-19 para que tudo volte ao normal, assim espero.  

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça seu login agora mesmo para postar com sua conta

Visitante
Responder a este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoji são permitidos.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação importante

Ao usar este site, você concorda com nossos {termos}.