Ir para conteúdo

Minha pequena contribuição ao mundo da pesca esportiva


Postagens Recomendadas

  • Administrador
22 minutos atrás, Anderson Wolupeck disse:

A partir de 1984 fui definitivamente picado pela mosca!!

 

Muito bacana seu relato meu amigo, foi bom demais saber um pouco de sua história, que em muito é semelhante a nós quanto ao início, e no decorrer do que li passei a te conhecer um pouco mais. Tua biografia é fantástica e quero conhecer mais, com muitos livros e apostilas. 👏

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro
16 horas atrás, Anderson Wolupeck disse:

Sou nascido em Curitiba - PR - Brasil em 19/06/1956, e desde os sete anos de idade fui apresentado por meu pai (Antonio) e meu avô materno (também Antonio) ao mundo da pesca. Tudo começou na pequena cidade de Contenda - PR, hoje Região Metropolitana de Curitiba. Naquela época, por volta de 1963, íamos, meu pai, meu avô e eu, pescar pequenos lambaris numa lagoa a algumas quadras de onde meus avós moravam. Usávamos varas de bambu, anzol mosquitinho, chumbinho (peso) dos lacres de garrafa, linhas de material que não lembro mas com certeza não eram de nylon, e a rolha de garrafa (cortiça) que funcionava como boia. E, claro, não podemos esquecer que antes tínhamos que procurar as minhocas no terreno onde existia a casa dos meus avós. Passávamos a manhã ou a tarde pescando e voltávamos com aquelas fieiras de pequenos peixes dependurados, feitas de galhos de árvore. Minha avó (Amabília - mais conhecida por vó Bia) é que limpava os pequenos lambaris e lá iam eles para a frigideira. Depois, à mesa, nos deliciávamos com as pequenas folhas formadas pelos lambaris, por conta do tipo de corte feito para limpar os mesmos. Crocantes e saborosos! Que saudades! Bons tempos!

Depois passei a pescar em locais mais amplos, como outras lagoas, represas, rios, beira-mar, baías, costões e Pantanal, etc. Mais tarde, quando ficávamos na casa de meus tios numa praia (Praia de Leste - PR), a pesca de mar veio com força, e muitas capturas de várias espécies fizemos ao longo desse tempo. Mas tudo ainda muito rústico, ou seja, lata de óleo de cozinha para enrolar a linha, linha agora de nylon de bitola no mínimo 0.60 mm, chumbada tipo pirâmide ou tipo gota, pernada com dois ou três anzóis e camarão morto. Éramos felizes assim, e como dava peixe. Hoje infelizmente é o que vemos por aí.

Depois, com a aquisição de uma casa pelos meus pais na mesma praia, já no começo dos anos 70, e com a compra de meu primeiro molinete Daiwa, linhas, anzóis, chumbadas, vara da marca Grilon com cabo de madeira, caixa de pesca, etc, a coisa foi evoluindo.

Comecei a compra dos meus equipamentos de pesca em função do trabalho que fazia desde os treze anos na oficina mecânica de refrigeração do meu pai, nos finais de semana, pois nos dias de semana tinha que ir para a escola e estudar. Esse trabalho com meu pai começou no ano de 1969. Na sequência, ao final dos anos 70, já formado em Matemática pela PUC-PR, e tendo o senso de pesquisa, pois parecia um rato de biblioteca, comecei a fuçar tudo que era livraria, bancas de jornal e sebos, para encontrar livros e revistas que se relacionassem com a pesca. Vários foram os livros e revistas que encontrei lá, datados do início dos anos 60, e que se encontravam na sua maioria traduzidos do inglês para o espanhol, ou mesmo alguns na língua inglesa. E por ter tido a sorte de encontrá-los e das leituras que fiz, comecei com as famosas iscas artificiais (bait-casting). Claro que no final dos anos 70 ainda usava os molinetes que havia adquirido ao longo dos anos anteriores, e varas extremamente fora do conceito atual, pois eram mais longas e pesadas. Mas era o que tínhamos.  Antes de me formar em Matemática, já dava aulas particulares, e no último ano da universidade já era professor no antigo supletivo. No mesmo ano, também lecionava no ensino de segundo grau como era chamado na época (hoje ensino médio), no antigo Colégio/Cursinho Barddal. Terminada a graduação em Matemática em 1978, qual não foi minha surpresa ao ser chamado a dar aulas no início de 1979 nos cursos de Engenharia do antigo CEFET-PR. Em fevereiro daquele ano tinha eu 22 anos, e sentia um grande constrangimento em ter que ser professor de vários graduandos em engenharia, os quais tinham muito mais idade do que eu. Não foi um começo fácil, mas foi o início das minhas aulas na graduação. Foram milhares de alunos que por mim passaram, e sempre procurei fazer o meu melhor para separar o joio do trigo. Claro que muitos destes alunos não gostaram. Rsrsrsrs. Naquele mesmo ano, final de 1979, lá fui eu pelo projeto CAPES/PICD fazer meus aprimoramentos (Mestrado) na área de Matemática na UNICAMP (Campinas - SP). Morava no centro de Campinas, e, para minha felicidade, descobri uma livraria a poucos metros de onde eu residia. E adivinhem o que tinha de montão além dos livros de Matemática?? Livros e mais livros sobre pesca. E lá tudo se renovou com muito mais informação na área da haliêutica. Até preciso me informar com o Carlos Andreolli para saber se ainda existe tal livraria, apesar de não lembrar do nome. Voltando a Curitiba em 1981, ainda continuei na pesca em beira de praia e campeonatos na categoria, mas já com o pé mais na pesca com iscas artificiais, e já com as famosas carretilhas, muitas iscas, varas, etc. Tudo dentro dos conformes da época. Vários foram os campeonatos com iscas artificiais, mas depois, quando adentrei de corpo e alma na pesca com moscas (flies), a competição deixou de existir dentro dos meus conceitos. A partir de 1984 fui definitivamente picado pela mosca!! Infelizmente, ainda tive que continuar com pesca nas modalidades com iscas naturais e artificiais, entre outras, em função das matérias para as revistas e os programas de TV dos quais participei. Espero que não tenha decepcionado. Também procurei repassar o pouco do conhecimento que adquiri ao longo dos anos para pescadores interessados na pesca com iscas artificiais, tendo sido centenas de alunos. Na pesca com moscas, entre aulas de iniciação ao arremesso com mosca e aulas de atados das moscas, foram mais de 300 alunos pelo Brasil. Claro que o conhecimento que tínhamos na época era pouco comparado ao de hoje, mas era o que podíamos fazer. E esperamos, e temos certeza que contribuímos para alavancar a pesca esportiva (bait-casting e pesca com moscas) lá no final dos anos 80 e início dos anos 90. Mas, felizmente para mim, depois que larguei toda essa mídia de TV e revistas, passei a me dedicar exclusivamente à pesca com moscas., modalidade à qual aderi, com a qual me identifiquei e na qual quero continuar.

Quem quiser ter informações sobre as matérias que escrevi, pode acessar meu Instagram (Anderson Wolupeck) ou também o Facebook como Anderson Wolupeck.

Seguem alguns itens de minha pequena contribuição ao mundo da pesca e outros materiais que produzi ao longo destes anos. Grande abraço e ótimas pescarias!!

 

 

Livros/apostilas publicados/organizados ou edições

1.WOLUPECK, A.. Cálculo Numérico e Aplicações 1987 - 340 páginas.

 

2.WOLUPECK, A.. Curso Básico de Atar Flies - Apostila. 1. ed. Curitiba: Particular, 1997. v. 1. 40p .

 

3.WOLUPECK, A.. Fly Fishing - Apostila. 1. ed. Curitiba: Jem Engenharia, 1996. v. 1. 47p .

 

4. WOLUPECK, A.. Curso Básico de Pesca com Iscas Artificiais - Apostila. 1. ed. Curitiba: Jem Engenharia, 1995. v. 1. 50p .

 

5.WOLUPECK, A.. Top Fishing - Curso de Formação em Pesca com Iscas Artificiais - Apostila. 1. ed. Curitiba: Jem Engenharia, 1993. v. 1. 208p .

 

 

Textos em jornais de notícias/revistas

1.WOLUPECK, A.. Rubinéia e seus tucunarés.Jornal Folha de Santa Fé, Rubinéia, p. 8 - 8, 05 nov. 1995.

 

2. WOLUPECK, A.. Antonina - Robalos. Revista Troféu Pesca, São Paulo, , v. 176, p. 62 - 64, 10 set. 1993.

 

3. WOLUPECK, A.. Mepps Fishing Guide. Mepps Fishing, Estados Unidos, p. 9 - 9, 17 maio 1988.

 

4. WOLUPECK, A.. Fabulous Fishing in Brazil. MirrOlure, Estados Unidos, 13 maio 1985.

 

 

Outras produções bibliográficas

1.WOLUPECK, A.. Apostila de Xadrez - livro de Leonard Barden. Curitiba: Particular, (Xadrez).

 

2.WOLUPECK, A.. Para quem quer começar. São Paulo: Editora Zillig - Revista Troféu Pesca - Bíblia do Pescador, (Pesca Esportiva).

 

3. WOLUPECK, A.. Tucunarés no Inverno. São Paulo: Editora Zillig - Revista Troféu Pesca - 202, (Pesca Esportiva).

 

4.WOLUPECK, A.. Tainhas só com anzol nu. São Paulo: Editora Zillig - Revista Troféu Pesca - 203, (Pesca Esportiva).

 

5.WOLUPECK, A.. Truta X Dry - O Purismo na Pesca com Fly. São Paulo: Editora Zillig - Revista Troféu Pesca - 204, (Pesca Esportiva - Fly).

 

6. WOLUPECK, A.. Pesca de Praia. São Paulo: Editora Zillig - Revista Troféu Pesca - 205, (Pesca Esportiva).

 

7. WOLUPECK, A.. Tilápias e seu comportamento com Iscas Artificiais. São Paulo: Editora Zillig - Revista Troféu Pesca - 206, (Pesca Esportiva - Iscas Artificiais).

 

8. WOLUPECK, A.. Segredos da Pesca do Lambari. São Paulo: Editora Zillig - Revista Troféu Pesca - 207, (Pesca Esportiva).

 

9. WOLUPECK, A.. Carpas, Peixes Esportivos sim !!. São Paulo: Editora Zillig - Revista Troféu Pesca - 209, (Pesca Esportiva).

 

10. WOLUPECK, A.. Tabaranas no Outono. São Paulo: Editora Zillig - Revista Troféu Pesca - 210, (Pesca Esportiva - Fly).

 

11. WOLUPECK, A.. Emoções na superfície. São Paulo: Editora Zillig - Revista Troféu Pesca - 212, (Pesca Esportiva - Iscas Artificiais).

 

12. WOLUPECK, A.. Pantanal, mais que roteiro de pesca, um Santuário Ecológico. São Paulo: Editora Zillig - Revista Troféu Pesca - 212,  (Pesca Esportiva).

 

13. WOLUPECK, A.. Piraputangas no Hair-Bug. São Paulo: Editora Zillig - Revista Troféu Pesca - 213, (Pesca Esportiva - Fly).

 

14. WOLUPECK, A.. Marmelos e sua decadência. São Paulo: Editora Zillig - Revista Troféu Pesca - 214, (Denúncia).

 

15. WOLUPECK, A.. Trutas, Salmões e Cenários Chilenos, uma Viagem Inesquecível. São Paulo: Editora Zillig - Revista Troféu Pesca - Bíblia do Pescador, (Pesca Esportiva).

 

16. WOLUPECK, A.. Pesca Deportiva en la Patagonia - Turismo Viento Sur. Punta Arenas: Catálogo de turismo - Viento Sur,  (Pesca Esportiva).

 

17. WOLUPECK, A.. Iscas Artificiais - técnicas e prazeres. Rio de Janeiro: Revista Ele & Ela , número 327, (Pesca Esportiva - Iscas Artificiais).

 

18. WOLUPECK, A.. Manuais dos Ecobatímetros da Humminbird ( Tradução )-Wide One - Wide One Hundred - Wide Eye - Wide Vision. Curitiba: Jem Engenharia, (Pesca Esportiva).

 

19. WOLUPECK, A.. No Extremo Sul um Mundo Encantado. São Paulo: Editora Zillig - Revista Troféu Pesca - 194, (Pesca Esportiva - Fly).

 

20. WOLUPECK, A.. As Moscas Prediletas do Bass. São Paulo: Editora Zillig - Revista Troféu Pesca - 195, (Pesca Esportiva - Fly).

 

21. WOLUPECK, A.. Minhocas Artificiais, uma opção para diversos peixes. São Paulo: Editora Zillig - Revista Troféu Pesca - 197, (Pesca Esportiva - Iscas Artificiais).

 

22. WOLUPECK, A.. Pesquisando Trutas!. São Paulo: Editora Zillig - Revista Troféu Pesca - 198, (Pesca Esportiva - Fly).

 

23. WOLUPECK, A.. Os segredos do Spinnnerbait. São Paulo: Editora Zillig - Revista Troféu Pesca - 199, (Pesca Esportiva - Iscas Artificiais).

 

24. WOLUPECK, A.. Crankbaits - as infalíveis. São Paulo: Editora Zillig - Revista Troféu Pesca - 200, (Pesca Esportiva - Iscas Artificiais).

 

25. WOLUPECK, A.. Robalo x Fly uma disputa cativante. São Paulo: Editora Zillig - Revista Troféu Pesca - 201, (Pesca Esportiva - Fly).

 

26. WOLUPECK, A.. 500 Anos de História. São Paulo: Editora Zillig - Revista Troféu Pesca - 201, (Pesca Esportiva).

 

27. WOLUPECK, A.. O Prazer do Conhecimento. São Paulo: Editora Zillig - Revista Troféu Pesca - Bíblia do Pescador, (Pesca Esportiva).

 

28. WOLUPECK, A.. Trutas Chilenas. São Paulo: Revista Pharmacia, (Pesca Esportiva - Iscas Artificiais).

 

29. WOLUPECK, A.. Chile - Os Encantos e as Trutas da Patagônia. São Paulo: Revista Pesca Brasil, (Pesca Esportiva - Iscas Artificiais).

 

30. WOLUPECK, A.. Pesca, Esporte, Paixão ou Obsessão. São Paulo: Editora Zillig - Revista Troféu Pesca - 188, (Pesca Esportiva).

 

31. WOLUPECK, A.. Uma Febre Incurável, Existe um Antídoto. São Paulo: Editora Zillig - Revista Troféu Pesca - 189, (Pesca Esportiva - Iscas Artificiais).

 

32. WOLUPECK, A.. Em Busca dos Monstros de Roraíma. São Paulo: Editora Zillig - Revista Troféu Pesca - 190, (Pesca Esportiva).

 

33. WOLUPECK, A.. A Amazônia rende-se ao toque feminino. São Paulo: Editora Zillig - Revista Troféu Pesca - 193, (Pesca Esportiva).

 

34. WOLUPECK, A.. Pesca com Iscas Artificiais - o máximo em esportividade. São Paulo: Editora Zillig - Revista Troféu Pesca - Bíblia do Pescador, (Pesca Esportiva).

 

35. WOLUPECK, A.. Fly, Pesque Tilápias com Moscas Artificiais feitas por você. São Paulo: Editora Zillig - Revista Troféu Pesca - 180,  (Pesca Esportiva - Fly).

 

36. WOLUPECK, A.. Pantanal clama por socorro. São Paulo: Editora Zillig - Revista Troféu Pesca - 182, (Denúncia).

 

37. WOLUPECK, A.. Catch & Release, Praticado Conscientemente e Corretamente. São Paulo: Editora Zillig - Revista Troféu Pesca - 183,  (Pesca Esportiva - Iscas Artificiais).

 

38. WOLUPECK, A.. A Evolução das Linhas de Pesca. São Paulo: Editora Zillig - Revista Troféu Pesca - 184, (Pesca Esportiva).

 

39. WOLUPECK, A.. Tucunarés, Aventura e uma lição de vida. São Paulo: Editora Zillig - Revista Troféu Pesca - 185, (Pesca Esportiva).

 

40. WOLUPECK, A.. Pequenos lambaris, Grandes Pescarias. São Paulo: Editora Zillig - Revista Troféu Pesca - 186, (Pesca Esportiva).

 

41. WOLUPECK, A.. Que Isca Usar ?. São Paulo: Editora Zillig - Revista Troféu Pesca - 181, (Pesca Esportiva - Iscas Artificiais).

 

42. WOLUPECK, A.. Modifique e corrija suas Iscas Artificiais. São Paulo: Editora Zillig - Revista Troféu Pesca - 179, (Pesca Esportiva - Iscas Artificiais).

 

 

Produção artística/cultural

Outras produções artísticas/culturais

1.WOLUPECK, A.. Pesca com isca artificiais/ Pesca com Fly / Atado de Moscas(flies). 1993. .

 

2. WOLUPECK, A.. Pescando e Viajando - Soft-Video. 1998.

 

3. WOLUPECK, A.; PESCA, R. T. . Troféu Pesca na TV. 1995.

 

4. WOLUPECK, A.. Pescadores do Brasil. 1993.

Um grande legado a pesca com moscas nacional... que agora fica aberto a quem gosta de relembrar as boas aventuras  do Mestre Anderson Wolupeck...  Um grande 2021...forte abraço e sempre boas pescarias !!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Muito obrigado Marcelo! E que todos tenhamos um ótimo 2021, com pescarias memoráveis e muitas histórias para contar. E que a saúde de todos esteja sempre em plena forma. Grande abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Achei ótima essa iniciativa de compartilhar Anderson, mas não sei como acessar. Clico nos links que me levam para essa mesma relação.

Gostaria de ler alguns desses ligados ao Fly. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Olá Cazes!

Na verdade estou colocando aos poucos as matérias que escrevi sobre pesca com moscas no início dos anos 90. A relação que você se refere aparece apenas para enumerar os fatos descritos como se fosse um C.V.. Mas já existem duas matérias sobre tilápias que já estão disponíveis no Fórum. Hora que tiver um tempo tente acessá-las para eu saber se de fato todos estão vendo as mesmas. Estas duas que já postei estão em "Matérias" mas não sei ao certo se o Boss (Fausto) já disponibilizou para todos. Obrigado pelo interesse e grande abraço.

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Sim, sim, revista Troféu Pesca. Vou postar aqui para que outros possam acessá-la. Ficará na seção chamada "MATÉRIAS".

 

Link de acesso:

https://www.mosqueirosdorio.com.br/forum/index.php?/forum/103-matérias/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça seu login agora mesmo para postar com sua conta

Visitante
Responder a este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoji são permitidos.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação importante

Ao usar este site, você concorda com nossos {termos}.