Ir para conteúdo

Iça de Molongó


Postagens Recomendadas

  • Mosqueiro

O içá normalmente é atado com dubbing, Deer Belly Hair ou EVA (ao gosto do atador).

Nesta mosca usei o molongó, uma madeira que tem na Amazônia, e é muito leve e fácil de esculpir (neste caso só com lixa).

Pode ser feita também com madeira Balsa, mas prefiro o molongó por ser mais macio e raramente quebra com a mordida do peixe – (só fica amassada).

user posted image

É só cortar a madeira com um estilete e ir esculpindo com uma lixa até formar o corpo (Cabeça, tronco e Nádegas - pra não dizer bunda), e, depois com uma lixa mais fina pra dar o acabamento.

Depois, fazer um chanfro em baixo da isca pra fixar no anzol. Mas antes de colar, cubra a haste do anzol com linha de atar que é pra firmar bem.

Pinte de preto, ate um par de penas de galo marrom em “V” pra formar as asas e enrole mais uma pena marrom pra formar o hackle.

user posted image

Muito fácil de fazer e funciona muito com peixes que se alimentam de insetos na superfície. Deve funcionar até com as "marditas" pirapitingas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro
Maravilha de atado!!!

imagina se flutua.... hehehehehe

Parabéns, muito legal!!!

abraços mosqueros,

Scotti

Scott,

Isso na verdade, não é lá bem um atado. Recortar um pedaço de madeira e colar no anzol.... sei lá.

Atado é o que você, o Daniel, o 100 o JR e muitos outros por ai fazem.

Um dia eu aprendo.

Mesmo assim, obrigado pelo elogio.

Abração procê.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

TU TA MALUCO?!?

é ATADO SIM!

Pode não ser algo considerado um atado "purista".

Uma vez escutei um instrutor de fly americano falar após conhecer aqui nosso país, que aqui, pela diversidade de pesca, peixes e situações, se formariam mosqueros mais completos que pescadores de outros lugares que possuem só um tipo de pesca ou de peixe.

Esta é uma das provas. Aqui se faz necessário atar com penas pelos... EVA molongó...

De tudo!!!!

Imaginem, eles ( do exterior) não conseguem imaginar que temos tantos peixes diferentes no mesmo local de pesca...

Maravilha de atado!

Eu como guia, e atador, aconselharia esta tua mosca pra pescar em Montana, em Yellowstone, as grandes trutas.

Lá eles têm uma formigona, e por isso criaram a Chernobil Ant.... Imaginem usar a

EMILIO'S MOLONGO ANT lá.... SUCESSO NA CERTA!

ABRAÇOS MOSQUEROS,

SCOTTI

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro
Excelente João

Agora já sei o que fazer com uns pedaços de molongó que tenho lá em casa.

Abraços

Maurício meu Velho,

Troco 3 DVDs de Fly por uns pedacinhos de molongó (os meus já eram). he he he

Abração...

Tranquilo, pode ficar com uns pedaços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Você (João) me amostrou essa isca em Rio Claro e achei perfeita. Tenho guardado alguns pedaços de molongó aqui em casa e farei algumas para as pirapitingas do Piraí.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro
Você (João) me amostrou essa isca em Rio Claro e achei perfeita. Tenho guardado alguns pedaços de molongó aqui em casa e farei algumas para as pirapitingas do Piraí.

Pois é JR,

Levei algumas mas nem usei.

Na próxima vou testar. Quem sabe em setembro.

Espero te encontrar lá.

Abração.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Scotti,

Vc tem total razão quanto os mosqueiros brasileiros serem mais completos pela diversidade de peixes. Sempre pensei assim também. Afinal, temos que nos virar e descobrir as mais diversas moscas para nossos peixes. Não é mole não.

Se a gente tivesse um peixe só, seria muito mais fácil e não teria tanta graça, não é mesmo? biggrin.gif

Quanto ao "Emilio's Molongó Ant" achei bastante engraçado. KKKK

Na verdade essa mosca não passa de uma Tanajura metida à besta. KKKK

Mais uma vez, obrigado pelo elogio.

Abração.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

João,já tentou atar esta mosca com as patas daquela ninfa que você postou há algum tempo aqui,feita com a base da pena de faisão.Acho que vai ficar bom.Na falta do molongó tente o talo da embaúba,pode ser que funcione e pode ser encontrado em quase todo sul e sudeste

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro
João,já tentou atar esta mosca com as patas daquela ninfa que você postou há algum tempo aqui,feita com a base da pena de faisão.Acho que vai ficar bom.Na falta do molongó tente o talo da embaúba,pode ser que funcione e pode ser encontrado em quase todo sul e sudeste

Como vai Dr. Luciano ?

Acredito que essas patas que você se refere devem ficar boas sim, mas é um pouco mais complicado de atá-las.

Quanto à embaúba, eu já ouvi falar que é boa pra atado, mas sinceramente eu nunca a vi de perto.

Abração.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro
Grande João Emilio,

Essa mosca promete para a primavera nas revoadas das Tanajuras vai ser pirapitingao do Sul na certa.

Forte Abraço,

Daniel

Fala aí Mestre...

Quer dizer que lá tem revoada de tanajura é ? Vixi Maria.... Não vai prestar.

Aqui em São Paulo, na represa de Bragança, local onde a gente pesca Bass, normalmente na primavera, final de tarde, eclodem as tanajuras. Aí é só mudar a tralha pra uma varinha #3, e curtir o festival de tilápias na superfície. É muito legal.

Abração e vamos ver se combinamos um PDI com o pessoal todo lá em Rio Claro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Mosqueiro

Emílio, muito legal sua tanajura!

Acho bem legal trabalho em madeira (no caso, micro-escultura hehe).

Alguém tem dicas de madeiras alternativas ao molongó? Sei lá onde vocês arrumaram isso... se tiver onde encontrar aqui, por favor, deêm um toque.

O "talo" da embaúba mencionado pelo Luciano é do tronco ou serve do galho? Desculpem, mas é que sou meio chato com a derrubada dessa árvore, pq ela é importante fonte de alimento pra fauna silvestre (preguiças, bugios, jacus, etc). E onde moro ainda tem desses bichos. Então, quero preservá-los.

Que outras alternativas restam? Talvez uma rolha? Ou uma balsa é melhor?

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono
João, valeu pela dica. wink.gif

Daniel, comprei uns cilindros de EVA no Betinho pra tentar fazer algumas. Você recomenda "esculpir" como? Com lixa ou estilete?

Abraços!

Alexandre, já pedindo desculpa por meter a colher na panela de arroz...

Olha, eu coloco o E.V.A. numa mini-retífica (ou furadeira, tb dá), fica muito bom. E uso uma lixa fina.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Carlos,

Valeu! E a sua pescaria de pirapitingas? Tudo pronto?

João,

Com certeza madeira é um elemento muito mais "charmoso" e gostoso de se trabalhar. Até fiz um básico de marcenaria, de tanto que eu acho legal isso. Preciso é botar essa vontade em prática!

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

uma outra alternativa e uma madeira chamada "mamica de porca" que e mais resistente que a balsa e fica excelente p/ iscas esculpidas e tbem da p/ usar o espinho dela que depois de seco e bem leve e muito resistente, p/ ter uma ideia e mais duro que o espinho de paina

eu particularmente faço os poper, diver, e terrestriais so com ele pois aguenta em muito as mordidas.......... cool.gif

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • Mosqueiro
O "talo" da embaúba mencionado pelo Luciano é do tronco ou serve do galho? Desculpem, mas é que sou meio chato com a derrubada dessa árvore, pq ela é importante fonte de alimento pra fauna silvestre (preguiças, bugios, jacus, etc). E onde moro ainda tem desses bichos. Então, quero preservá-los.

O talo é da folha - nem do tronco, nem do galho, mas da folha.

Cada folha (é uma folha composta) da embaúba tem um pecíolo ("talo") de comprimento entre 2 a 3 palmos. Quando a folha seca e cai da árvore, você recolhe, retira a folha propriamente dita e sobra o talo. A extremidade mais grossa dele (onde a folha se liga à árvore ou ao galho) é ótima para poppers.

Um abraço

João Nicácio

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça seu login agora mesmo para postar com sua conta

Visitante
Responder a este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoji são permitidos.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação importante

Ao usar este site, você concorda com nossos {termos}.