Ir para conteúdo

Dicas de Pesca na Nova Zelândia


Postagens Recomendadas

  • Mosqueiro

Boa tarde pessoal, tudo bem?

 

Alguém poderia me passar dicas e informações sobre pesca de fly na Nova Zelândia?

 

Estarei por lá por um bom tempo e se tiver oportunidade gostaria de me aventurar naquelas terras (águas).

 

Pelo que já pesquisei Nelson parece ser um bom local, bem como Blenheim, ambos na ilha sul. Estarei na ilha norte, em Wellington.

 

Parece que na imigração ele também são bastante exigentes com entrada de equipamentos de esportes de aventura. Existe uma restrição grande. Alguém já teve problemas para entrar lá com os equipamentos de fly?

 

Bom, todo e qualquer tipo de informação é muito válido. Ficarei muito grato no que puderem ajudar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Salve Camarada!

 

Eu tenho majoritariamente informação de segunda mão, de um amigo meu que conheci este ano no Chile, então tome tudo com um grão de sal, mas achei muito interessante o que ele me contou.

 

A pescaria que geralmente temos em mente (grandes marrons no visual) tem várias peculiaridades. Densidade de peixes muito baixa, trutas grandes (os trechos com as trutas maiores são as partes altas dos rios), pescaria majoritariamente no visual (a pesca cega é pouco produtiva), trutas ariscas. Geralmente se pescam poucas trutas em um dia, mas uma truta de 60cm está no lado das trutas pequenas, nesse tipo de ambiente. Aparentemente o normal é avistar de uma a duas dezenas de trutas por dia, e capturar apenas uma fração destas.

 

De acordo com as minhas próprias pesquisas, existem ambientes onde a pesca é mais tradicional (geralmente a parte baixa dos rios).

 

Esse link leva até um PDF bem interessante, aliás, conversando sobre a Nova Zelândia que aprendi existirem dois tipos diferentes de trutas marinhas, trutas de estuário e trutas marinhas propriamente ditas (tradução livre).

 

 http://www.wildflies.co.nz/articles/Biology and Distribution of Trout - Marc Griffiths.pdf

(Biologia e Distribuição da Truta na Nova Zelândia)

 

O site do Fish and Game deles também tem muita informação.

 

https://fishandgame.org.nz/freshwater-fishing-in-new-zealand/

 

Boas pescarias!

Editado por Guilherme Benevenutti
  • Like 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Oi Gulherme, obrigado pelo retorno!

 

Sim, eu cheguei a acessar sim o site da Fish and Game, mas para ver a licença de pesca (34 dólares por dia).

 

Até achei um site interessante https://www.nzfishing.com/ mas opções lá disponíveis também achei extremamente caras. Mesmo pescando a pé não fica por menos de uns 700 dólares por dia, o que fica totalmente fora pra mim, pois estou buscando apenas uma diversão casual, quando o tempo estiver bom pra pesca, entende?

 

Abs,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Tenho um amigo chamado Nelson Borges que vai sempre para lá e o esquema é bem esse que o Guilherme Benevenutti comentou, talvez pior, pois ele vai sempre guiado e num esquema evidentemente nada, nada, DIY. 

 

Se bem que truta pequena não é o que ele procura, mas deve ter como pescar sem guia em diversos locais com acesso mais amigável. O esquema dele inclui até helicóptero, daí fica difícil pensar em pescar trutas pequenas. 

 

Marcelo manda ver, pesquise e vá em locais mais públicos, que na certa deve ter para te atender. :ok:

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro
1 hora atrás, Fausto disse:

Tenho um amigo chamado Nelson Borges que vai sempre para lá e o esquema é bem esse que o Guilherme Benevenutti comentou, talvez pior, pois ele vai sempre guiado e num esquema evidentemente nada, nada, DIY. 

 

Se bem que truta pequena não é o que ele procura, mas deve ter como pescar sem guia em diversos locais com acesso mais amigável. O esquema dele inclui até helicóptero, daí fica difícil pensar em pescar trutas pequenas. 

 

Marcelo manda ver, pesquise e vá em locais mais públicos, que na certa deve ter para te atender. :ok:

 

 

Oi Fausto. Sim, naquele site que citei tem um de helicóptero, deve ser um show!

 

Achei há pouco esse aqui, veja só. Meio longe, mas eu vou lá sim. Parece ser interessante: https://treatme.co.nz/all/deal/guided-half-day-trout-fishing-raft-adventure-on-the-mohaka-river-for-1-2-or-4-people--0060I00000aiGWjQAM

 

Valeu, Abs

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Ultima pescaria que fiz na NZ foi em 2004

MA (Ministerio da Agricultura) é mais exigente que a nossa Receita Federal aqui kkk Wader e Botas usadas precisavam ser declaradas e submetidas a processo de esterilização na Alfandega.

Se vc ficar na Ilha do Norte, recomendo conhecer a região de Murupara(minha maior truta perdi no Flexy lake) Sugiro tentar tambémagua salgada em Paihia (Bay of Island) os olhetes (kingfish chamado por eles) e um peixe chamado Kahawai (kaha=forte wai=agua imagine kkk)

Na Ilha do sul, eu ficava baseado em Te Anau, pescava baseado na previsão da direção dos ventos(ventos nas costas e pescando sempre subindo o rio, caçando trutas visualmente) Meu rio favorito é o Rio Oreti na parte pesque e solte obrigatório (nas partes trophy zone tb eram boas)

Pesco basicamente de mosca seca (blow fly anzol #12 e #10 farão todo trabalho match the hatch tem apenas no Rio Mataura, na cidade de Gore perto de uma fabrica de couros com spinner #16 tan ou dun) resto do pais qualquer isca bem apresentada pega kkk O rio que liga Te Anau Lake com manapouri lake e desagua no mar é o Waiau e oferece pescaria de double handed bacana (único blind cast que eu fazia)

Meu pesqueiro favorito é o South Mavora Lake que tem 2.5km de flat e a pescaria parece de bonefish...

Recomendo um livro escrito por John Ken (se não estou enganado) North Island Fly Fishing Guide e o South Island Fly Fishing Guide... 

Depende de quanto tempo ficara por la, interessante também, seguir os roteiros do livro que citei e pescar no pais todo de carro kkk...

Se quiser pegar as marrons que ninguém pega, treine pescar com no mínimo 18 pes de leader(ideal 24 pés), compre uma linha japonesa desenvolvida por nos para aquela situação chamada Shooting Spey Fly Line #4 no máximo #5, essas linhas tem peso no rear taper e o tip pesa 2 números a menos (uma linha #4 tem tip de #2 por exemplo) as trutas marrons TROFEU dominam um pool/poço uma vez que voce localizar uma trofeu e ela não pegar sua mosca porque já foi ferrada por outros pescadores e esta arisca, marque o local e seja o primeiro a tentar pesca-la novamente DEPOIS de chuva forte quando suja a agua, devolva a truta no mesmo pool que sabe que ela domina....

Todas cidade possuem um Information Center e use para saber tudo que tiver duvida!! Inclusive fly shops que te darão todas dicas que vc precisa para pescar sem Guia...

Aprenda a usar aqueles "mijões" (underware segunda pele) para não usar wader, dependendo da época que for... Procure comprar 100% merino wool !!! Icebreaker.com é meu favorito!!!

Faz muitos anos que não pesco naquelas aguas e não me sinto a vontade em comentar, pois tudo muda o tempo todo, porém, melhor maneira de me contatar, caso tenha alguma duvida, é pelo WhatsApp +5515996150018.

 

Abração

Gerson

PS: Agradeça o Caio que foi quem me informou sobre sua ida a NZ 

  • Like 2
  • Thanks 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro
Em 05/02/2019 at 20:04, Gerson Kavamoto disse:

Ultima pescaria que fiz na NZ foi em 2004

MA (Ministerio da Agricultura) é mais exigente que a nossa Receita Federal aqui kkk Wader e Botas usadas precisavam ser declaradas e submetidas a processo de esterilização na Alfandega.

Se vc ficar na Ilha do Norte, recomendo conhecer a região de Murupara(minha maior truta perdi no Flexy lake) Sugiro tentar tambémagua salgada em Paihia (Bay of Island) os olhetes (kingfish chamado por eles) e um peixe chamado Kahawai (kaha=forte wai=agua imagine kkk)

Na Ilha do sul, eu ficava baseado em Te Anau, pescava baseado na previsão da direção dos ventos(ventos nas costas e pescando sempre subindo o rio, caçando trutas visualmente) Meu rio favorito é o Rio Oreti na parte pesque e solte obrigatório (nas partes trophy zone tb eram boas)

Pesco basicamente de mosca seca (blow fly anzol #12 e #10 farão todo trabalho match the hatch tem apenas no Rio Mataura, na cidade de Gore perto de uma fabrica de couros com spinner #16 tan ou dun) resto do pais qualquer isca bem apresentada pega kkk O rio que liga Te Anau Lake com manapouri lake e desagua no mar é o Waiau e oferece pescaria de double handed bacana (único blind cast que eu fazia)

Meu pesqueiro favorito é o South Mavora Lake que tem 2.5km de flat e a pescaria parece de bonefish...

Recomendo um livro escrito por John Ken (se não estou enganado) North Island Fly Fishing Guide e o South Island Fly Fishing Guide... 

Depende de quanto tempo ficara por la, interessante também, seguir os roteiros do livro que citei e pescar no pais todo de carro kkk...

Se quiser pegar as marrons que ninguém pega, treine pescar com no mínimo 18 pes de leader(ideal 24 pés), compre uma linha japonesa desenvolvida por nos para aquela situação chamada Shooting Spey Fly Line #4 no máximo #5, essas linhas tem peso no rear taper e o tip pesa 2 números a menos (uma linha #4 tem tip de #2 por exemplo) as trutas marrons TROFEU dominam um pool/poço uma vez que voce localizar uma trofeu e ela não pegar sua mosca porque já foi ferrada por outros pescadores e esta arisca, marque o local e seja o primeiro a tentar pesca-la novamente DEPOIS de chuva forte quando suja a agua, devolva a truta no mesmo pool que sabe que ela domina....

Todas cidade possuem um Information Center e use para saber tudo que tiver duvida!! Inclusive fly shops que te darão todas dicas que vc precisa para pescar sem Guia...

Aprenda a usar aqueles "mijões" (underware segunda pele) para não usar wader, dependendo da época que for... Procure comprar 100% merino wool !!! Icebreaker.com é meu favorito!!!

Faz muitos anos que não pesco naquelas aguas e não me sinto a vontade em comentar, pois tudo muda o tempo todo, porém, melhor maneira de me contatar, caso tenha alguma duvida, é pelo WhatsApp +5515996150018.

 

Abração

Gerson

PS: Agradeça o Caio que foi quem me informou sobre sua ida a NZ 

 

Boa tarde Gerson, tudo bem?

 

Valeu mesmo pelas dicas, muito obrigado! Vou pesquisar aqui cada local que me falou, no detalhe.

Vou ficar na ilha norte, por um bom tempo, então conseguirei sim planejar algo neste formato que me falou. Inclusive já estou com a PID em dia e vou rodar de carro lá sim (olha isso que beleza: https://transfercar.co.nz )

Vou pesquisar também sobre os equipamentos, muito bom!

 

Mais uma obrigado, muito grato pelo seu retorno.

 

Abs,

 

PS: Caio, muito obrigado por ter sinalizado o Gerson! Valeu mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 11 meses depois...

O Gerson manja muito de lá! Pesquei perto de Queenstown. A pesca é um pouco diferente das Américas. Geralmente caminha 500m-1km até achar um peixe, geralmente um troféu. Tem algumas chances e depois segue em frente... algumas considerações para acrescentar:

1. Acredito que agora só se pode pescar com sola de borracha. Feltro proibido. 

2. Independente do lugar, vale pescar guiado poucos dias. Além de sempre aprender algo diferente, vai cortar caminho se for pescar sozinho depois.

3. Tenho um amigo indo pescar em Christchurch em Março. Ele achou um guia mais em conta. Se quiser te ponho em contato com ele (meu tel: 11-98202-4486)

Abraço e mande fotos depois!

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça seu login agora mesmo para postar com sua conta

Visitante
Responder a este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoji são permitidos.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação importante

Ao usar este site, você concorda com nossos {termos}.