Ir para conteúdo

Leader Francês


Postagens Recomendadas

  • Moderador

Vou tentar, Fausto :headsetsmiley: 

 

Originalmente, são líderes cônicos de 4,5 a 5,5 metros desenvolvidos por mosqueiros franceses, para pescar trutas extremamente ariscas (pela pressão da pesca) em rios de águas baixas  e claras. O líder francês é associado com a técnica de nymphe à vue, isto é, à pesca com uma micro-ninfa arremessada à uma truta que está à vista. O pique é detectado pelo movimento da truta com a visão

 

Num parêntesis, e para dar a impressão correta, a pesca com líder francês é a mais próxima ao tenkara que se pode fazer com o equipamento de mosca ocidental moderno. 

 

Num outro parêntesis, cito a Valsesiana, uma técnica antiga e tradicional nos alpes italianos,  como a técnica ocidental  mais semelhante  ao tenkara.

 

Com um caniço leve, comprido e flexível, e um líder bem construído, é possível arremessar belos mini-loops com um líder francês e uma micro-ninfa, na distância do líder. Com uma ninfa lastreada e pesada, não é mais "líder francês", mas "ninfa tcheca".

 

O líder francês pode ser pescado com 2 a  3 metros de tippet e alguns metros da linha de fly normal prá fora da vara, e nesta forma também com secas: tippet neste comprimento nunca se desenrola totalmente, criando folga suficiente para longos drifts nas condições mais difíceis, e até em retornos de correntezas (forçando a linha de fly a ir numa direção e o líder e a mosca noutra). 

 

Parêntesis: na verdade, foi a única técnica  que eu já consegui aplicar com sucesso em retornos de correnteza.

 

Existe um sem número de fórmulas de contrução, com diferentes progressões nas bitola de nylon, resultando em líderes de "rápidos" (que viram a mosca mais abruptamente) a "lentos" (que viram a mosca mais suavemente).  Quando os comprimentos dos segmentos diminuem progressivamente das bitolas mais grossas para as bitolas mais finas, o líder é rápido. E vice-versa, quando os comprimentos dos segmentos diminuem das bitolas mais finas em direção às bitolas mais largas, o líder é mais lento . 

 

Dois exemplos:

 

NS = Nó de Sangue

NC = Nó de Cirurgião

 

Piam clássico (+lento)  /45 cm 0.45/  NS /50 cm 0.40/ NS /55 cm 0.35/ NS /60 cm 0.30/ NS /65 cm 0.25/ NS /70 cm 0.20/ NC / 65 cm 0.16/ NC /65 cm 0.12/ NC /Tippet 0.10 a 0.08

 

Boysson  (+rápido):  /75 cm 0.45/  NS /75 cm 0.40/ NS /75 cm 0.35/ NS /75 cm 0.30/ NS /75 cm 0.25/ NS /60 cm 0.20/ NC /Tippet 0.15 a 0.10

 

O número de segmentos representa um compromisso:

Mais segmentos: mais conicidade (+),  mais nós (-)

Menos segmentos: menos conicidade (-), menos nós (+)

 

E o segredo que se só aprende lendo os fórums franceses de pesca com mosca : os líderes são fervidos em água, para ficarem macios e sem memória . Neste tópico também um sem número de receitas. Algumas prescrevem a adição de vinagre ao banho. No meus experimentos, 5 a 10 minutos em água fervente já faz um efeito notável.

 

O assunto não se esgota nisso, obviamente, mas esta já é uma boa introdução, eu acho.

 

[]'s

         

 

  • Like 1
  • Thanks 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Obrigado pela resposta Mitidieri.  :ok:

 

Vou montar e por em prática para ver o grau de dificuldade nos arremessos. É um leader longo e tango que montar, se bem que uma vez comprei um leader cônico de 15 pés. Tenho no momento de 12 pés. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça seu login agora mesmo para postar com sua conta

Visitante
Responder a este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoji são permitidos.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação importante

Ao usar este site, você concorda com nossos {termos}.