Ir para conteúdo

Minha Experiência - Garantia Scott


Postagens Recomendadas

  • Mosqueiro

Camaradas, venho informação a respeito de um tema que considero bastante interessante: as garantias vitalicias oferecidas por muitas marcas que fabricam caniços de pesca.

 

A minha experiência em particular é com a Scott. Comprei dois caniços da marca (novos): uma Radian 5WT e um Tidal 7WT. A Tidal eu já havia quebrado dois anos atrás, mas naquela oportunidade despachei a vara para a Fly Shop Brasil e eles tomaram conta de tudo.

 

Desta vez, estava com ambas as varas quebradas (a Tidal quebrei com o leme do caiaque e a Radian tentando despreender uma mosca, na Serra Catarinense).

 

Primeiro passo: arranjar uma embalagem. Isso parece simples, mas acabou sendo bastante complicado. Uma embalagem nas proporções necessárias foi bastante difícil de encontrar. Liguei para várias vendedoras de embalagem em Joinville, até que uma tinha uma embalagem para espeto rotatório que parecia que ia servir. Serviu. 

 

Segundo passo: preencher os formulários de reparo. Estou anexando para quem tiver curiosidade. São alguns dados como endereço, motivo da quebra, etc. Além disso, cada vara enviada exige uma taxa fixa de 50 dólares, o que atualmente equivale a 192 reais. Essa taxa cobre o frete dos EUA até o Brasil e os reparos. Eu optei por enviar o dinheiro em espécie em envelopes com os formulários de reparo.

 

Terceiro passo: enviar pelos correios. Essa parte também foi mais difícil do que eu esperava. Chegando lá, preencher o endereço para a entrega é um tanto complicado, como eles usam padrões diferentes dos nossos (era difícil saber quais dados do endereço da Scott eram os dados requisitados pelo sistema dos correios). Também é necessário informar o valor do pacote e decidir a respeito da contratação de seguro. Informei 1000 dólares por segurança. Depois de informar os dados para a atendente e ajuda-la a preencher o negócio é necessário assinar uma pilha de papéis, incluindo um com os motivos do envio (no qual é possível informar que o envio é paro reparo), destinados a entidades governamentais e aos próprios correios. Depois disso a atendente fornece uma folha bastante completa com todos os dados e número de rastreamento. O valor do envio ficou por volta de 170 reais, e lembro que o prazo para chegar nos EUA era bem rápido, algo em torno de 13 dias, e realmente chegou nesse período.

 

Quarto passo: enviar documentos para a receita federal. Eis que uma semana após despachar o pacote recebi ligações de um número desconhecido. Quando tiver a oportunidade de retornar, descobri que era a atendente dos correios, me informando que a receita federal estava pedindo as notas fiscais dos caniços. Por sorte a Fly Shop Brasil havia me enviado ambas as notas eletrônicas. Encontrei os documentos no meu e-mail, imprimi, e fui entregar na agência dos correios.

 

Quinto passo: caniços recebidos na Scott. Algum tempo após enviar os documentos, o pacote chegou na Scott. Os camaradas me enviaram um e-mail, dizendo que haviam recebido minhas varas e informando que o tempo para reparo era de 4 a 5 semanas. Isso foi no dia 15 de outubro. Eu já havia avisado os camaradas que eu embarcaria em dezembro para a Patagônia e pedi por imensa gentileza que eles apresassem  os reparos. Abençoados sejam, me ouviram e no dia 31 de outubro as varas já haviam sido despachadas para o Brasil.

 

Sexto passo: tributos! Para a minha desagradável surpresa, as varas foram tributadas na volta. Como a Scott deu ao pacote um valor de 100 dólares, os tributos ficaram em 344 reais (com a taxa dos correios). Trata-se do Imposto de Importação. A cobrança é equivocada, vez que a "Reimportação" não é fato gerador da espécie tributária, como admite a própria Receita Federal (Instrução Normativa SRF nº 611/2006 e Portaria nº 150/1982). Mas, lendo relatos de tributos que levaram meses para serem revistos, decidi pagar os benditos e me preocupar com a restituição depois (afinal, qualquer vara nova para a viagem vai custar mais de 344 reais, e ainda vai ser bastante inferior).

 

Sétimo passo: entrega. O processo inteiro de recebimento (02/11), fiscalização(14/11) e pagamento (21/11 - data em que o pagamento foi disponibilizado) levou um mês, sendo que paguei os impostos com cartão de crédito (o que implica no reconhecimento do pagamento no mesmo dia - não paguem por boleto, pode levar mais tempo). Hoje o sistema acusou que as varas foram enviadas para a Unidade de Tratamento de Palhoça (SC), o que indica que loga estarão aqui - ou assim espero.

 

Todo o processo vai demorar por volta de dois meses e meio a três meses. Despachei as varas em Joinville no dia 17 de setembro. Preço sem os tributos: 554 reais(277 por vara). Preço com os tributos: 898 reais (449 por vara). Se fosse para enviar apenas uma vara por vez, o preço sairia por 362 por vara, sem pensar nos tributos (o valor do frete se manteria alto, já que a cobrança elevada é por conta do tamanho da embalagem, que obviamente é bastante longa).

 

Quanto à qualidade dos reparos: da última vez recebi a Tidal como nova (aliás suspeito que tenham em dado uma vara nova). Havia destruído uma parte inteira do Butt.

 

É isso!

 

 

2018 Scott Repair Form.pdf

Editado por Guilherme Benevenutti
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Cada empresa adota um critério de oferta para suas garantias e surpresas podem ser esperadas.
Os critérios de cobrança e exigências dos Correios também vem se alterando de maneira desfavorável.
Utilizei algumas vezes a assistência da Sage e Redington e sempre fui bem atendido, inclusive com o devido desembaraço de retorno na alfândega feito por eles.
Perdi uma vara Thomas & Thomas modelo Horizon II #6, quando da mudança de direção da empresa, que não assumiram as garantias.
Quebrei uma ponteira e enviei juntamente com os formulários exigidos, sem nunca obter resposta.

Enviei novamente a segunda secção e tudo ocorreu da mesma forma, então decidi que Thomas & Thomas para mim, never more...
Na época o envio pelos Correios era mais confortável.
 

  • Thanks 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador
25 minutos atrás, Carlos Mitidieri disse:

É burocracia demais. 


Penso que seja ganância demais !
Esta sim é a verdadeira ditadura fiscal e tributária.
Afinal precisamos pagar pelos rombos da Petrobrás, dos Correios, aumento em cadeia do STF, e uma infindável série de outras bandalheiras.
Já passou da conta de ser insuportável há muito tempo...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Olá Guilherme, recentemente tive o mesmo problema com a Winston. Enviei 2 varas. 75 dólares cada + 50 dólares de frete e ainda paguei a importação pois enviaram via UPS e está só entrega pegando antecipado. A única diferença do teu caso foi a entrega da volta que levou 3 dias deste o despacho nos eua até chegar na minha casa.

ha 2 anos havia quebrado outra e enviado e foi o mesmo rolo. Como ambas foram compradas nos eua não tenho nota fiscal daqui.

Usei para enviar as varas tubo de PVC. Barato e resistente. Eles me devolveram no mesmo tubo!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono
Em 30/11/2018 at 11:54, Odimir disse:


Penso que seja ganância demais !
Esta sim é a verdadeira ditadura fiscal e tributária.
Afinal precisamos pagar pelos rombos da Petrobrás, dos Correios, aumento em cadeia do STF, e uma infindável série de outras bandalheiras.
Já passou da conta de ser insuportável há muito tempo...

Infelizmente esses são alguns dos grandes problemas do nosso país, espero que antes de me juntar ao pai supremo,  alguns deles estejam resolvidos.

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • Patrono

Infelizmente, na hora de adquirir uma vara a questão da garantia pesa muito. 

Acabei sempre ficando com Echo, TFO e com o Repiso. Recentemente deixei de pegar uma Redington devido a falta de clareza como funcionava na época.

 

Agora estou com um problema com a Nautilus. Segunda vez que a caretilha foi para os EUA. Espero que acertem dessa vez.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador
20 horas atrás, Diego Thomas disse:

 Recentemente deixei de pegar uma Redington devido a falta de clareza como funcionava na época.

Já me utilizei da garantia da Redington que presta o mesmo atendimento da Sage, já que são empresas do mesmo grupo.
O atendimento foi excelente, repondo uma vara nova já que o modelo enviado saiu de linha.
Paguei apenas o frete de envio, e o retorno foi por conta da Redington inclusive com notificação para liberação na alfândega por se tratar de envio em garantia.

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro
Em 24/01/2019 at 11:48, Odimir disse:

Já me utilizei da garantia da Redington que presta o mesmo atendimento da Sage, já que são empresas do mesmo grupo.
O atendimento foi excelente, repondo uma vara nova já que o modelo enviado saiu de linha.
Paguei apenas o frete de envio, e o retorno foi por conta da Redington inclusive com notificação para liberação na alfândega por se tratar de envio em garantia.

 

👍👍👍👏

Editado por Aulo
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Mosqueiro

Tive problemas com três  varas de pesca:

 

1 - Vara Orvis Helios comprada na loja da Orvis. Foi quebrada tentando tirar a mosca da pedra, numa flotada na Argentina.  Em uma viagem aos EUA enviei pelo USPS. Entrei em contato com a unidade de reparos por telefone, cobraram a taxa de US$50,00 que paguei com vale postal (US$1,25). Não lembro quanto paguei pela remessa. Dei endereço americano para devolução, feita em 2 semanas, trocaram dois tramos, um quebrado e outro rachado. (garantia original em meu nome)

 

2 - Vara Sage Xi3 comprada nos EUA em fly shop. Não havia registrado a garantia. Quebrada em vários pedaços, como vidro, após mais de uma hora com um big tarpon em Key Cudjo. Quebrou em momento de pouca pressão, ao fim da batalha. Ao quebrar a linha afrouxou e o tarpon cuspiu o anzol. Guardo a mosca até hoje. Foi a maior frustração de pesca de minha vida e a maior revolta. Chegando em nosso chalé enviei um e-mail para a Sage relatando toda a minha frustração, revolta e decepção e informei que não tinha o certificado de registro, somente cópia da nota de compra. Anexei fotos. O guia, muito conhecido, também enviou mensagem. No dia seguinte recebi e-mail com mil desculpas, solicitando o envio pelo Correio da vara quebrada e indicando para retirar outra, imediatamente, no dealer local, em Key West, para que não ficasse sem pescar. (Olha, only in USA!)

 

3 - Vara Orvis Helios comprada nos EUA, garantia em meu nome. Enviei para o FSB e o Thiago cuidou de tudo. Não lembro quanto paguei de envio e despesas, mas foi bem razoável considerando o valor da vara. Trocaram a parte quebrada e ainda mandaram um case novo. Demorou uns dois meses todo o processo.

 

Muito satisfeito com os serviços.

  • Like 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça seu login agora mesmo para postar com sua conta

Visitante
Responder a este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoji são permitidos.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação importante

Ao usar este site, você concorda com nossos {termos}.