Ir para conteúdo

[RELATO] Patagônia 2018 - Grupo 2


Postagens Recomendadas

  • Administrador
9 horas atrás, Cacosa disse:

Lindas paisagens Fausto.

O grupo 2 ficou quantos dias na Patagônia. ?

 

Grande abraço,

Cacosa

Uma semana para não se ausentarem muito tempo do Brasil e ficamos baseados na região de Junín de Los Andes onde foi possível pescar nos rios Malleo, Chimehuin e Meliquina.  :ok: 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Havia reservado um dia de flotada com a Pireco Turismo do guia Alejandro Klap e numa sitiação de muita sorte, tivemos um dia maravilhoso e sereno, com muito sol e pouca ventania, quadro que teria se mostrado oposto no dia seguinte, em suma, a sorte estava conosco e o dia foi perfeito. Essa flotada estava programada de modo que os iniciantes pudessem ter essa experiência. Dois guias foram nos buscar na Cabaña no horário programado, o Pablo e o Max. Seguimos viagem para pescar no Collón Curá, pois já haviam passados 8 dias da nevasca e suas águas estavam limpas. 

 

Ao entrar no bote do Pablo lhe disse, o Henrique saca as trutas e eu saco as fotos.   :okok: 

 

PAT2018G2-026.jpg

Impossível não reconhecer os botes Alovêcs.

 

PAT2018G2-027.jpg

Prontamente uma truta deu o ar da graça logo que o bote começou a se movimentar.

 

PAT2018G2-028.jpg

O outro bote com a dupla de mosqueiros Marcão V8 e LG Padilha.

 

PAT2018G2-029.jpg

Junção das águas do Chimehuin com o Collón Curá.

 

PAT2018G2-030.jpg

Suave na nave.  :D 

 

PAT2018G2-031.jpg

Muitas trutas desse porte e fazendo a alegria do Henrique.

 

PAT2018G2-032.jpg

Soltar sempre num momento de atenção para a truta se recuperar.

 

PAT2018G2-033.jpg

Truta dando trabalho para o Henrique.

 

PAT2018G2-034.jpg

Onde o guia teve seu momento de atenção também.

 

PAT2018G2-035.jpg

Ajudando a passar o puçá.

 

PAT2018G2-036.jpg

Cuidado para não escapulir!!!  :D 

 

PAT2018G2-037.jpg

Paisagem de outono.

 

PAT2018G2-038.jpg

LG atarefado.

 

PAT2018G2-039.jpg

Com o guia Max atento.

 

PAT2018G2-040.jpg

Hora do piquenique.

 

PAT2018G2-041.jpg

Mais ação e sem descanso.

 

PAT2018G2-042.jpg

"Go Pro, gravar!"

 

PAT2018G2-043.jpg

"Go Pro, parar de gravar!"

 

PAT2018G2-044.jpg

Estava danado nesse dia e perdeu as contas de quantas trutas pescou.

 

PAT2018G2-045.jpg

A outra dupla em ação também o tempo todo e sem pausa.

 

PAT2018G2-046.jpg

Água de marrom.....

 

PAT2018G2-047.jpg

Mas só deu arco íris.

 

Pescar de flotada é uma experiência ótima, o problema é que depois de uma, fica a vontade de fazer outra e sem programar fazendo a reserva fica impossível. Daí recomendo que todos os novatos tenham ao menos essa experiência.   :ok: 

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Lindas imagens! Parabéns a todos que encararam a aventura!

 

Como estava a pescaria esse ano (interrogação), os rios altos afetaram a pescaria positiva ou negativamente (interrogação) - não encontro a interrogaçõe no meu teclado.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador
Agora, Guilherme Benevenutti disse:

Como estava a pescaria esse ano (interrogação), os rios altos afetaram a pescaria positiva ou negativamente (interrogação)

 

Rio cheio alastra as trutas e não ficam confinadas em sua caixa. Na prática a dificuldade estava mesmo para chegarmos no local onde as trutas estavam, isso sim não foi bom, pois desafiar um rio com a água nas canelas é uma coisa, mas desafiar com a água na cintura..... é encrenca. No Chimehuin passamos aperto, água alta e bastante gelada, daí a quantidade de trutas capturadas não foi acima de anos anteriores, ao menos para mim não. No Malleo aconteceu o mesmo, não há um ser humano que possa encarar um run no upstream, fica muito desgastante e acaba com o mimimi de pescar assim com sapatilhas nos pés. Ficaria tudo mais fácil com os riso dentro de suas caixas. Atravessei o Meliquina naquele mesmo ponto que atravessamos ano passado com o JP, Oscar e você, porém dessa vez com grande dificuldade, passo a passo e pior, estava com novatos e para eles essa primeira impressão pode parecer que será assim difícil sempre. Seja como for, foram ótimas as três semanas que por lá estive e anos que vem tem mais. :okok:

 

7 minutos atrás, Guilherme Benevenutti disse:

não encontro a interrogaçõe no meu teclado

Samsung = <Alt Gr> + <W>

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Valiosas informações Fausto, obrigado!

 

Isso vai para mostrar que mesmo indo nas mesmas épocas podemos pegar condições radicalmente diferentes.

 

(? - funcionou, obrigado!)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

É importante lembrar que esse fato não aconteceu na Patagônia no últimos 12 anos, por isso, é algo incomum de acontecer consecutivamente. Lembrando também que dentro desses 12 anos que me refiro ocorreram duas grandes secas, nas quais os rios atingiram níveis muito baixos. Essas duas grandes secas foram presenciadas por mim em março de 2013 e março de 2015.

 

Imagens mostram tudo.

 

Março de 2015 o rio Pulmarí mostrando ao fundo a ponte e seu leito expondo bastante pedras.

PAT2015_15.png

 

Abril de 2018 o mesmo trecho, porém a foto feita sobre a ponte, mostrando menos pedras expostas e um tufo de vegetação.

PAT2018G1-031.jpg

 

Nas duas fotos acima não está caracterizado rio cheio demais. Importante citar que esse fenômeno de rios cheios foi evidentemente observado na região de Junín, quanto que os rios na região de Aluminé estavam normais, entre eles, Quillén, Pulmarí e Calfiquitra. Não comparo o rio Aluminé porque não pesquei nele. 

 

Marco de 2015 mostrando o rio Quillén em seu momento mais seco.

jgtzwy.jpg

 

Abril de 2018 mostrando o mesmo trecho com mais água, porém normal, não caracterizando estar cheio.

PAT2018G1-001.jpg

 

 

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Fausto e colegas do Grupo2

Tivemos sorte pois foi um dia magistral com sol e o vento só apareceu quando estávamos  no final da flotada. Agradeço ao Guia Pablo pelas dicas e ensinamentos auferidos. Ao Boss pelo incentivo, dicas e pelas fotos pois minha máquina deu me deixou na mão, descarregando a bateria de forma estranha. Este rio é fantástico e que eu possa um dia voltar a flota-lo de novo. Guardarei as imagens na minha mente e os momentos maravilhosos que passamos. Sou grato por tudo.

  • Thanks 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Noutro dia seguimos para visitar o Vulcão Lanín e a Boca do rio Malleo.

PAT2018G2-054.jpg

 

Uma das entradas do Parque Nacional Lanín. Essa é a entrada para o Lago Tromen e para visitar o Vulcão Lanín.

PAT2018G2-055.jpg

 

O vulcão visto pela entrada do parque.

PAT2018G2-056.jpg

 

Vulcão visto já na entrada de acesso para o Lago Tromen.

PAT2018G2-048.jpg

Tem fotos do Grupo 1 mostrando o Lanín totalmente coberto de neve. 

 

Trilha para o lado norte.

PAT2018G2-049.jpg

 

Chegada no Lago Tromen.

PAT2018G2-052.jpg

 

O arroio mostrado abaixo da placa tem muitas trutas.  

PAT2018G2-053.jpg

 

Nascente do rio Malleo.

PAT2018G2-057.jpg

 

Presença do Tenkara Man.

PAT2018G2-051.jpg

 

Lanín visto da nascente do Malleo.

PAT2018G2-058.jpg

 

LG fazendo o dever de casa na nascente do Malleo.

PAT2018G2-060.jpg

 

PAT2018G2-061.jpg

 

Desse ponto em diante parei de pescar e explorar a nascente.

PAT2018G2-062.jpg

 

De tarde uma parada no Malleo próximo da ponte.

PAT2018G2-063.jpg

 

Marcão V8 pescando no meu ponto secreto.  :D 

PAT2018G2-064.jpg

 

Os dois audazes a caminho do "playground" do BOSS.

PAT2018G2-065.jpg

 

Os dois audazes de tarde ao retornarem da pescaria.

PAT2018G2-066.jpg

 

Nova "casinha" da entrada da Reserva Mapuche.

PAT2018G2-070.jpg

 

O famoso Camping 4 dentro da Reserva Mapuche.

PAT2018G2-067.jpg

 

Raríssimo ver o Malleo cheio assim em abril.

PAT2018G2-068.jpg

Essas duas rochas deveriam estar plenamente expostas.

 

PAT2018G2-069.jpg

Grande run do Camping 4.

 

 

Editado por Fausto
  • Like 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Um show as fotos Fausto.

Em 2012 foi minha última pescaria nessa região, depois se enveredamos mais pro sul.

Dá uma saudade boa de ver lugares conhecidos e relembrar boas capturas e bons momentos.

 

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

É Fausto quando um rio fica baixo numa época provavelmente outra época fica cheio, isto é alei da Natureza.

Pelo menos se divertirão neste paraíso fantástico que é a Patagônia Argentina com seus rios de Trutas e visuais que nos constamos.

Parabéns a todos pescadores. :bs-aplauder:

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Mais algumas fotos.   :ok:

 

Agora by LG Padilha.

 

PAT2018G2-071.jpg

Lago Lácar localizado na cidade de San Martín de Los Andes.

 

PAT2018G2-072.jpg

SMAndes é uma cidade linda, de fato 100% turística.

 

PAT2018G2-073.jpg

Cabañas que ficamos hospedados em Junín de Los Andes.

 

PAT2018G2-074.jpg

Seu jardim e pátio de acesso para o rio Chimehuin.

 

PAT2018G2-075.jpg

Los Chivitos.

 

PAT2018G2-076.jpg

Bife de Chorizo ao alho.

 

PAT2018G2-077.jpg

Rio Meliquina.

 

PAT2018G2-078.jpg

Nascente do rio Meliquina.

 

PAT2018G2-079.jpg

 

PAT2018G2-080.jpg

Rio Malleo no primeiro ponto de parada logo após a entrada da Reserva Mapuche.

 

PAT2018G2-085.jpg

LG Padilha e o guia Max.

 

PAT2018G2-086.jpg

Trucha!!!

 

PAT2018G2-082.jpg

Pasto a caminho do "Playground" do BOSS no rio Chimehuin.

 

PAT2018G2-083.jpg

Malleo corredor do Camping 4.

 

PAT2018G2-084.jpg

Malleo corredor para o Camping 3.

 

PAT2018G2-087.jpg

LG no "Playground" do BOSS.

 

PAT2018G2-088.jpg

 

PAT2018G2-081.jpg

LG no Collón Curá.

 

Vem mais por aí.....

 

PAT2018G2-089.jpg

PAT2018G2-090.jpg

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador
1 hora atrás, Marcelo R. S. disse:

quanto que ficou em pesos depois da nova entrada?

AR$ 100 pesos o que equivale a R$ 15 reais aproximadamente.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Parabéns amigos. Cada vez que vejo um relato da regiao patagônica fico com um sorriso no rosto. Nao me canso de ver essas paisagens e essas trutas. Imagino ser um lugar meio mistico.
Acho dificil pescar por essas paragens algum dia mas quem sabe...

 

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Reitero aqui os parabéns que dei no outro posto (Grupo 2).


Fausto e / ou demais envolvidos na empreitada, tenho uma pergunta que sempre quis saber a resposta.

Na visao de vocês que frequentam à varios anos a regiao, vocês acreditam que a qualidade (quando falo qualidade me refiro à quantidade e tamanho dos peixes) melhorou, piorou ou se mantém estavel?

 

Vejo varios relatos da patagônia mas nunca fui capaz de responder isso vendo so as fotos e lendo os relatos.
 

Um abraçao.

Editado por Carlos Salatti
  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro
1 hora atrás, Carlos Salatti disse:

Reitero aqui os parabéns que dei no outro posto (Grupo 2).


Fausto e / ou demais envolvidos na empreitada, tenho uma pergunta que sempre quis saber a resposta.

Na visao de vocês que frequentam à varios anos a regiao, vocês acreditam que a qualidade (quando falo qualidade me refiro à quantidade e tamanho dos peixes) melhorou, piorou ou se mantém estavel?

 

Vejo varios relatos da patagônia mas nunca fui capaz de responder isso vendo so as fotos e lendo os relatos.
 

Um abraçao.

Como é a minha primeira vez na região, não tenho propriedade para responder se está melhor ou pior. O que notei é que a região é bem preservada, os rios apresentam baixíssima poluição e os peixes estão se reproduzindo pois se pesca trutas de todos os tamanhos, desde juvenis até peixes de bom porte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono
5 horas atrás, Carlos Salatti disse:

Reitero aqui os parabéns que dei no outro posto (Grupo 2).


Fausto e / ou demais envolvidos na empreitada, tenho uma pergunta que sempre quis saber a resposta.

Na visao de vocês que frequentam à varios anos a regiao, vocês acreditam que a qualidade (quando falo qualidade me refiro à quantidade e tamanho dos peixes) melhorou, piorou ou se mantém estavel?

 

Vejo varios relatos da patagônia mas nunca fui capaz de responder isso vendo so as fotos e lendo os relatos.
 

Um abraçao.

Salatti, falando por mim, cada ano que vou melhora a pesca mas o motivo principal disso é que eu estou melhorando como pescador.

No geral quem pesca há tempos sempre fala com saudosismo do passado, de como era farta a pesca, mas pra mim só melhora!

  • Like 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador
20 horas atrás, Carlos Salatti disse:

Na visao de vocês que frequentam à varios anos a regiao, vocês acreditam que a qualidade (quando falo qualidade me refiro à quantidade e tamanho dos peixes) melhorou, piorou ou se mantém estavel?

Os rios tem muitas trutinhas e para encontrar as maiores tem que se dedicar muito. Quanto melhor o mosqueiro, seja pela aprendizagem e qualidade, melhor o resultado. Notei durante as pescarias de vadeio e flotada, bem como nos relatos de amigos que foram desde o começo desta temporada, que de fato as trutas estão bem alimentadas, pois em anos anteriores elas estavam magras e cabeçudas. 

 

 

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro
On ‎5‎/‎11‎/‎2018 at 8:43 PM, Tcheigor said:

Salatti, falando por mim, cada ano que vou melhora a pesca mas o motivo principal disso é que eu estou melhorando como pescador.

No geral quem pesca há tempos sempre fala com saudosismo do passado, de como era farta a pesca, mas pra mim só melhora!

Bom ponto de vista Tcheigor.
Às vezes o ponto de vista é relativo e tem muitas variaveis que afetam nossa percepçao.
Tem um rio ao Sul de Montréal que pescavamos muito. Rio Chateauguay, esse rio se demonstrou super dificil e técnico nas primeiras vezes que pescamos la e achavamos que era questao de tempo até descobrir o jeito dele. Nao foi verdade, quanto mais iamos la, mais percebi que as variaveis era sinérgicas e que realmente era dificil pescar esse rio. Como nos seu caso, às vezes é o contrario, com o passar do tempo pegamos o jeito do local e cada vez se torna mais produtivo.

Hoje em dia nao pesco mais o Chat por estar longe dele e ter outras opçoes melhores por perto mas quem sabe um dia evoluo o suficiente para aprender a pesca nele.

Abraçao cara.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro
On ‎5‎/‎12‎/‎2018 at 12:04 PM, Fausto said:

Os rios tem muitas trutinhas e para encontrar as maiores tem que se dedicar muito. Quanto melhor o mosqueiro, seja pela aprendizagem e qualidade, melhor o resultado. Notei durante as pescarias de vadeio e flotada, bem como nos relatos de amigos que foram desde o começo desta temporada, que de fato as trutas estão bem alimentadas, pois em anos anteriores elas estavam magras e cabeçudas. 

 

 

Grande Fausto.

Realmente as grandes trutas sao um desafio...
Fico feliz em saber que as trutas estao em boa saude essa temporada, de fato vi algumas fotos de trutas magrinhas nos anos anteriores.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Amigo pescador Carlos.

Nos rios e nos locais das regiões na Patagônia Argentina tem um nome chamada consciência e preservação, que muitos locais no Brasil não têm.

A Natureza preservada e é por isto que muitos pescadores do mundo inteiro procura pura Natureza Patagônia.

A Patagônia é mais próxima do Brasil. e os peixes são criados para restaurantes e os peixes dos rios são exclusivamente para a pesca com a consciência que não pode matar, si não pode matar imagina como os rios estão de peixes (Trutas de vários tamanhos).

A inda mais é crime, se o guarda  parque pegar não tem mi mi mi.

É por isto que eu falo Patagônia é um paraíso.

A Natureza sempre mortifica e eu já percebi e os  amigos também.

Amigo vai uma vez para ser feliz na pesca na Patagônia Argentina.

Um grande abraço. :ok:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Complementando a resposta, onde tenho pescado na Patagômia tem alguns trechos de rio, bem delimitados no regulamento, onde é permitido o abate de um exemplar até 35cm por dia. Apesar disso sobram trutas pra crescer além desse tamanho e neste trecho onde tem abate liberado é um lugar onde todos os anos pegamos trutas na casa dos 60cm. A questão de trutas magras é alheia à preservação, ficando mais vinculada à abundância ou escassez de alimento, água (neve), clima etc... Cada ano é uma condição diferente que o El Niño ou La Niña nos proporcionam. Ler o rio também é importante pois com a mudança do nível do rio os peixes mudam de lugar, e até uma isca que funcionou bem no ano anterior pode ser um fracasso no ano seguinte. Não tem receita pronta, é chegar e descobrir! Faz parte e é aí que está boa parte da diversão.

  • Like 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador
7 horas atrás, Tcheigor disse:

Complementando a resposta, onde tenho pescado na Patagômia tem alguns trechos de rio, bem delimitados no regulamento, onde é permitido o abate de um exemplar até 35cm por dia. Apesar disso sobram trutas pra crescer além desse tamanho e neste trecho onde tem abate liberado é um lugar onde todos os anos pegamos trutas na casa dos 60cm. A questão de trutas magras é alheia à preservação, ficando mais vinculada à abundância ou escassez de alimento, água (neve), clima etc... Cada ano é uma condição diferente que o El Niño ou La Niña nos proporcionam. Ler o rio também é importante pois com a mudança do nível do rio os peixes mudam de lugar, e até uma isca que funcionou bem no ano anterior pode ser um fracasso no ano seguinte. Não tem receita pronta, é chegar e descobrir! Faz parte e é aí que está boa parte da diversão.


Sim, perfeito !
Parece que as erupções dos vulcões e a deposição de cinzas nos rios também afetaram o desenvolvimento das trutas por certo período e agora esse efeito se minimizou possibilitando melhor crescimento e condicionamento das trutas.
 

  • Like 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça seu login agora mesmo para postar com sua conta

Visitante
Responder a este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoji são permitidos.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação importante

Ao usar este site, você concorda com nossos {termos}.