Ir para conteúdo

Patagônia em janeiro?


Postagens Recomendadas

  • Mosqueiro

Prezados camaradas.

Tenho uma boa noção de o que significa pescar no começo, meio ou fim da temporada, mas gostaria que os senhores compartilhassem suas experiências pessoais pescando nesta data (janeiro).

 

1) O calor atrapalha muito a pescaria?

2) Tem muitos turistas? Eles atrapalham?

3) Costumam capturar menos trutas grandes (40cm +) nesta época em comparação com dezembro/março-abril?

4) Gostam desta data ou preferem outra?

 

Desde já agradeço!

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador
10 horas atrás, Guilherme Benevenutti disse:

Prezados camaradas.

Tenho uma boa noção de o que significa pescar no começo, meio ou fim da temporada, mas gostaria que os senhores compartilhassem suas experiências pessoais pescando nesta data (janeiro).

 

1) O calor atrapalha muito a pescaria?

2) Tem muitos turistas? Eles atrapalham?

3) Costumam capturar menos trutas grandes (40cm +) nesta época em comparação com dezembro/março-abril?

4) Gostam desta data ou preferem outra?

 

Desde já agradeço!


:):):)

O clima na Patagônia nas diversas épocas é bastante imprevisível e pode mudar de ano para ano em função principalmente das condições meteorológicas e climáticas acontecidas no decorrer do período anterior.
Índice pluviométrico e precipitação/acumulo de neve e velocidade de descongelamento afetam de maneira significativa o nível dos rios e lagos e consequentemente a forma como se pratica e os resultados da pesca.
Em janeiro de maneira geral, o nível dos rios estarão mais baixos e permitirão a pesca de vadeio de forma confortável.
Em contrapartida alguns rios estarão baixos e deixam de ser navegáveis como o Caleufu.
Já pesquei na Argentina em meados de janeiro com clima frio e com ventos fortes e em abril na Patagônia chilena com frio maior que outubro no inicio de temporada.
Pelo menos para mim turistas não atrapalham, concorrendo apenas no acesso a restaurantes.
Já aconteceu de encontrar muitos restaurantes inativos em janeiro, por conta de um tipo de férias coletivas.
Alguns restaurantes chegam a oferecer descontos nos preços para quem se apresentar até as 20:00 h.
Sim existe a possibilidade de capturas de trutas grandes.
Apesar do frio mais intenso, gosto de pescar no inicio da temporada onde encontro trutas mais descansadas com menor pressão de pesca, mas é uma escolha inteiramente pessoal.

  • Like 2
  • Thanks 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

1) Em nada atrapalha. Quem sente um pouco é o pescador. Águas quentes acima de 18 graus faz as trutas ficarem um pouco inativas, bem como o pescador pelo cansaço. Por isso prefiro dezembro ou março. 

 

2) Tem mais turistas sim, afinal das contas é período de férias, mas isso se resolve fácil, acorde antes e tome o rio pra ti. Em geral são preguiçosos e chegam depois das 10:00 horas. 

 

3) Em geral são grandes trutas, mas tem que “caçar” elas. As flotadas são ótimas nessa época e as eclosões de Caddis são bem frequentes. 

 

4) Já respondi, prefiro dezembro e março. 

 

Não sei se ajudei, mas como bem disse o mestre Odimir, é uma escolha muito pessoal. Sempre, repito para ter isso em mente, sempre pesquei durante o carnaval, era a única data possível para mim até 2011 e sendo assim, sempre pesquei muito bem. Mudei para março por passar a ser possível. Em suma, pesco em qualquer data que seja possível e se posso escolher, melhor ainda. 

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Guilherme eu tenho estudado muito também sobre Dezembro e Janeiro, pois devido ao meu novo local de serviço, acho muito difícil eu conseguir férias ou liberação nas datas de minha preferencia. E só relembrando que trata-se de uma escolha pessoal, tenho visto com melhores olhos o mês de Dezembro. 

Escolha baseada unicamente em 2 fatores. 1- Clima mais ameno, 2-´água mais fria. O que refletiria em uma pesca melhor.

Abraços  

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Mosqueiro

Desculpem a demora, só vi as respostas agora.

 

Bom, concordo com tudo que foi dito até agora.

 

@Fausto, é bom ouvir sobre o calor, minha primeira patagônia pesquei o Malleo na primeira semana de fevereiro, depois de uma certa hora do dia não se capturava mais nada e dava para sentir que a água estava bastante quente.

 

@Gustavo Mello, acho que vocês está correto, de acordo com o que eu li (acredito que no aguas patagônicas), a última quinze de dezembro é um momento fenomenal, pelo visto há um bom equilíbrio entre o nível dos rios (que estão baixos o bastante para vadear mas altos o bastante para conter bons peixes) e a temperatura, que como você ainda está amena. Espero pegar um pouco disso ainda, se bem que estou tentando me preparar psicologicamente para variações, que como @Odimir disse, podem acontecer.

 

Um fator grande nesta escolha e que ainda não compartilhei é que a ideia é fazer um misto trilha/pesca com mosca, então o clima mais quente de janeiro ajuda bastante (temperaturas noturnas mais agradáveis).

 

A ideia é fazer alguns tramos da Huella Andina, como a parte Villa Pehuenia - Quillen, que passa por praticamente todos os rios da região, e outros tramos no parque nacional Los Alerces (rio rivadavia), embora o acesso seja um desafio.

 

Acho que depois disso vou estar totalmente esgotado, mas queria dar uma olhada no Corcovado ainda. Perto da nascente no Lago Whinter (?) há ao menos um camping e boas oportunidades de pesca (a pena é que não pegarei as migrações repodutivas).

 

 

Pois bem, mais uma pergunta:

 

- Já que levaria tudo nas costas, será que eu consigo deixar em casa alguns itens? Especialmente:

 

WADER - talvez substituir por calças e meias de neopreme?

 

BOTA DE VADEIO  - estava pensando em substituir por sandalha ou tenis específicos (https://www.simmsfishing.com/shop/mens/footwear/riprap-shoe-felt-s17).

 

 

Agradeço a todos pelas valiosas dicas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador
19 horas atrás, Guilherme Benevenutti disse:

 

 


Pois bem, mais uma pergunta:

 

- Já que levaria tudo nas costas, será que eu consigo deixar em casa alguns itens? Especialmente:

 

WADER - talvez substituir por calças e meias de neopreme?

 

BOTA DE VADEIO  - estava pensando em substituir por sandalha ou tenis específicos (https://www.simmsfishing.com/shop/mens/footwear/riprap-shoe-felt-s17).

 

 

Agradeço a todos pelas valiosas dicas.



Sobre a imprevisibilidade do clima a longo prazo, basta ler o último relato patagônico para se ter uma ideia bem concreta.

Sobre as tuas perguntas :
Em determinadas épocas e condições climáticas é possível pescar usando bermuda e sapatilhas "crocs" se a pesca for embarcada, ou usando botas de vadeio se for vadear (redundância).
Contudo, se a água estiver fria, será difícil trocar o conforto das meias de neoprene acopladas ao wader.
Existe o recurso de se usar wader tipo calça que veste até a cintura em conjunto com um par de botas de vadeio leve com solado de feltro como as que uso e pesam apenas 1,5 kg/par.
Quanto ao tênis e sandálias da Simms, tenho os dois com solado de Vibram, e com solado de feltro é novidade para mim.
De qualquer forma, penso que o tênis não oferece a mesma segurança contra pedras e torções como as botas de vadeio.

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador
Em 10/05/2018 at 23:17, Guilherme Benevenutti disse:

WADER - talvez substituir por calças e meias de neopreme?

Vai depender de vários fatores, mas estando em janeiro e fevereiro, sim é possível pescar de bermudas, mas não precisa ser roupa de neoprene. O fator que pode complicar é a temperatura da água e se por ventura por pescar próximo da boca de algum rio como, por exemplo, a boca do Malleo ou alguns quilômetros próximo dela, na certa vai encarar água com menos de 10 graus e será bem desconfortável. No mesmo dia em que medi a temperatura do Malleo com 9 graus 5 Km próximo de sua boca, medi dentro da Reserva Mapuche 1 Km antes de sua barra com o rio Aluminé a temperatura de 22 graus. Tudo vai depender de onde pretende se aventurar.

 

Em 10/05/2018 at 23:17, Guilherme Benevenutti disse:

BOTA DE VADEIO  - estava pensando em substituir por sandalha ou tenis específicos (https://www.simmsfishing.com/shop/mens/footwear/riprap-shoe-felt-s17).

Em dezembro de 2011 pesquei com o guia Andrés Hermosilla no rio Aluminé (flotada de três dias) e ele estava o tempo todo calçado com essa sandália, inclusive quando parávamos para pescar de vadeio.

 

11450-216-riprap-sandal-hickory_s17.jpg

22 horas atrás, Odimir disse:

De qualquer forma, penso que o tênis não oferece a mesma segurança contra pedras e torções como as botas de vadeio.

Estou com seu Odimir, as botas trazem conforto e segurança, mas se teus dias de pesca forem bastante informais e em pleno verão, creio que vai bem com as sandálias acima. No meu caso, quando vou para a Patagônia no verão, vou com calça impermeável ao invés do wader longo. 

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Tenho sandálias e tênis como esse mostrado pelo Fausto, um pouco diferente na configuração mas com o mesmo tipo de solado.
Uso nas pescarias embarcadas no Brasil e nunca usei na Patagônia porque quase sempre pesco por lá em épocas de frio intenso.
Estes calçados da Simms apresentam o inconveniente de ter a ponteira bastante rígida e reforçada e após algum tempo de uso, pelo menos para mim deixam as pontas dos dedos doloridas.
Passei a usar Crocs e tênis apropriados com sistema de drenagem da Columbia, que são extremamente confortáveis.

11450-216-riprap-sandal-hickory_s17.jpg

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...
  • Administrador

@Gustavo Mello - Pimpollo já estou comprometido ($$$) com o grupo que vai comigo no carnaval 2019, mas se der ($$$) quero formar contigo um grupo pré Natal 2019, tipo uns 12 dias antes do Natal, daí podemos ficar pouco mais de uma semana em dois destinos. Como estou indo para a Patagônia Argentina pela primeira vez via Patagônia Chilena, então poderíamos elaborar um roteiro que permita pescarmos nos dois países. 

 

Sempre no meu esquema solo (DIY) e Classe Econômica (tipo primo pobre).  :D 

 

@Guilherme Benevenutti e @Rafael Rocha o convite se estende a vocês também é claro. Não prefiro sequer falar não é @Claudio Brandileone?  :cool2:

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Boss realmente o mais determinante é o $$$$$, 🤣.

Bom meus planos iniciais eram de voltar a patagonia só em 2020. 

Iria aproveitar 2019 pra fazer uma pescaria pelo Brasil mesmo. E bem mais em conta.

Contudo uma exigência profissional está me empurrando a fazer um curso de 18 meses e o impacto desse curso no meu já apertado orçamento será considerável.

Mediante a isso qualquer plano ou desejo de pesca nesse momento é puro devaneio de um viciado em pesca.

Mais a esperança é a última a ser abandonada. Mais conversando e vendo como as coisas se concretizam.

Observando sempre os prazos já sabidos para compra de passagem e tudo mais.

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Então my friend vá pesquisando voos LATAM para Temuco (aeroporto de Araucanía) e verá que no momento mais oportuno poderá encontrar voos bastante mais em conta que para a Argentina. 

 

Uma vez em Temuco seguimos direto para Aluminé, já que sabemos encarar a pesca lá por cima, e depois voltamos pescando no Chile. Vou saber melhor em fevereiro, já que estarei fazendo um bom trecho de viagem em roteiro semelhante, mas não igual a essa proposta.  :ok: 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça seu login agora mesmo para postar com sua conta

Visitante
Responder a este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoji são permitidos.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação importante

Ao usar este site, você concorda com nossos {termos}.