Ir para conteúdo

Streamers - Rio São Francisco


Postagens Recomendadas

Atei alguns streamers com materiais simples, para pescar no São Francisco, assim que a água limpar. 

Estou optando por materiais sintéticos para esta pescaria, devido maior durabilidade.

Seguem fotos:

 

2017051419224100-800x800.jpg

2017051419210800-800x800.jpg

2017051419213000-800x800.jpg

2017051419214800-800x800.jpg

2017051419220300-800x800.jpg

2017051419403300.jpg

2017051419205400-800x800.jpg

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

:):):)

Ola Tilio seja bem vindo ao MDR !
As imitações de fruta e ração ficaram com o gap do anzól obstruído, o que deve ser evitado atando de outra maneira.
Os streamers ficaram muito bons,parabéns, embora pelas fotos os anzóis me pareçam pequenos para pescar no Velho Chico.
Que números de anzóis usou ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Olá @Tilio seja bem vindo com sua primeira participação.   :ok:

 

Pelo que tive de experiência no Velho Chico os dourados não pequenos, mas algumas surpresas aparecem, por isso também acho que alguns de seus streamers estão com o anzol subdimensionado. gostei muito desses abaixo.

 

2017051419213000-800x800.jpg

 

2017051419403300.jpg

 

Usou material na medida certa, ao menos gosto assim.  

 

Vários amigos estão usamos moscas terrestres e com grande quantidade de capturas, pode ser uma boa você focar nesse tipo de atado.

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

Boa tarde Tilio 

conforme a turma já comentou, o anzol ficou um pouco pequeno, sou guia de pesca aqui em Tres marias e vou pescar muito os dourados, esse tamanho de anzol são para os douradinhos, o problema que a qualquer momento pode aparecer um dourado monstro e voce perder o trofeu por causa do anzol...

 

gostei muito dos streamers porem achei o anzol pequeno.

 

boa sorte na pescaria .

IMG_7106.JPG

IMG_6853.JPG

Editado por Rodrigo Guia de pesca
Adicionar imagens
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador
1 hora atrás, Rodrigo Guia de pesca disse:

Foram pegos de bait mas postei só para mostrar os peixes capturado no São ,,Francisco 

:):):)

 

Ola Rodrigo.

Bons dourados !

Não importa com tenham sido capturados, mas sim como tenham sido manuseados para soltura.

Sugiro usar passaguá ao invés de boga grip, assim com outros guias do São Francisco tem feito.

Abração

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 05/08/2017 at 15:03, Odimir disse:

:):):)

 

Ola Rodrigo.

Bons dourados !

Não importa com tenham sido capturados, mas sim como tenham sido manuseados para soltura.

Sugiro usar passaguá ao invés de boga grip, assim com outros guias do São Francisco tem feito.

Abração

Boa noite Sr Odimir 

entao eu uso o passaguá para retirar os peixes da agua, porem utilizo o boga para manusear no momento da foto, pois nao gosto que meu cliente segure o peixe pelo opérculo pois um pequeno descuido pode tirar a vida do peixe, já que um leve ferimento na geurra é o suficiente para matar um dourado.

Mas obrigado pelo comentário.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador
21 minutos atrás, Rodrigo Guia de pesca disse:

Boa noite Sr Odimir 

entao eu uso o passaguá para retirar os peixes da agua, porem utilizo o boga para manusear no momento da foto, pois nao gosto que meu cliente segure o peixe pelo opérculo pois um pequeno descuido pode tirar a vida do peixe, já que um leve ferimento na geurra é o suficiente para matar um dourado.

Mas obrigado pelo comentário.

 

:):):)

:cool2:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

:):):)

Apenas como ilustração, dourados podem muito bem ser manuseados sem qualquer risco e uso de boga grip, alicates e outros instrumentos de contenção.

DSC01377.JPG

Imagem 255.jpg

Imagem 256.jpg

Embora eu já tenha usado estes instrumentos no passado, atualmente prefiro liberar os peixes diretamente no passaguá, sem sessão de fotos, respeitando é claro os companheiros que queiram fazê-lo.

dbloop 008.jpg

dbloop 048.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Tilio, gostei do streamers, com certeza eles fariam sucesso com os tucunarés aqui em Ilha Solteira-SP.

A observação relacionada ao tamanho do anzol deve ser observada com carinho.

Em relação ao uso do alicate de contenção, na minha humilde opinião, creio que utilizado da maneira correta não traz danos ao peixe.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador
18 horas atrás, Fernando Dias Paes disse:

 

Em relação ao uso do alicate de contenção, na minha humilde opinião, creio que utilizado da maneira correta não traz danos ao peixe.

 



:):):)

No último Simpósio da ABPM acontecido em Três Marias - MG, o pescador e biólogo Lawrence Ykeda, teve como tema de sua palestra os inconvenientes provocados pelo uso do boga grip e outros tipos de alicates e instrumentos de contenção.
Durante a palestra que foi amplamente discutida pelos demais participantes, foram relatados estudos feitos no lago de Serra da Mesa, constatando-se perfurações nas mandíbulas dos peixes provocadas principalmente pelo uso do boga grip pós soltura.
Além disso também se fizeram observações sobre o rompimento da musculatura bucal dos peixes.
Nas diversas discussões que tenho visto em diversos ambientes a respeito deste tema sempre deparo com as narrativas de que "sabendo usar não tem problema", ou "usando corretamente não vejo problemas"...
Quando se trata da pesca com uso de artificiais o argumento se baseia na possibilidade de enrosco das garatéias no passaguá, o que não ocorre quando se pesca com mosca.
Contudo, não tenho visto explicações de como estes instrumentos  devem ser utilizados corretamente, razão pela qual peço a gentileza de explicar como proceder, já que não tenho a minima ideia.

Abração

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono
23 horas atrás, Odimir disse:



:):):)

No último Simpósio da ABPM acontecido em Três Marias - MG, o pescador e biólogo Lawrence Ykeda, teve como tema de sua palestra os inconvenientes provocados pelo uso do boga grip e outros tipos de alicates e instrumentos de contenção.
Durante a palestra que foi amplamente discutida pelos demais participantes, foram relatados estudos feitos no lago de Serra da Mesa, constatando-se perfurações nas mandíbulas dos peixes provocadas principalmente pelo uso do boga grip pós soltura.
Além disso também se fizeram observações sobre o rompimento da musculatura bucal dos peixes.
Nas diversas discussões que tenho visto em diversos ambientes a respeito deste tema sempre deparo com as narrativas de que "sabendo usar não tem problema", ou "usando corretamente não vejo problemas"...
Quando se trata da pesca com uso de artificiais o argumento se baseia na possibilidade de enrosco das garatéias no passaguá, o que não ocorre quando se pesca com mosca.
Contudo, não tenho visto explicações de como estes instrumentos  devem ser utilizados corretamente, razão pela qual peço a gentileza de explicar como proceder, já que não tenho a minima ideia.

Abração

Grande Odimir,

Também tenho visto as explicações do biólogo sobre esse assunto; o que me deixou bastante preocupado. O Dourado é um peixe valente e os grandes principalmente são fortes e musculosos o suficiente para se bater quando o pegamos nas mãos para fotos sem o boga e  cair no fundo do barco, causando ferimentos graves no peixe - principalmente nos olhos.

 

Tenho pensado muito sobre tudo isso, pois não queremos machucar os peixes. A meu ver, nunca iremos encontrar um método ótimo para retirar um dourado da água sem correr riscos de molesta-lo.

 

.....Se você pegar ou encostar o peixe em suas roupas corre riscos do desenvolvimento de fungos no local onde saiu o muco....

.....Se você usar um alicate de contenção do tipo boga gripe, perfura a membrana da boca do peixe como foi dito, atrapalhando a sucção que ele precisa fazer para arrastar uma presa pra dentro da sua boca...

....Se usar um passaguá inadequado, pode ocorrer a remoção do muco protetor contra infecções...

 

O ideal seria não retirar o peixe da água imagino. Porque assim não corremos  riscos, ou pouquíssimos riscos de molestarão dos peixes. O ideal seria não incomodar os pobres peixes que atacam uma mosca com um anzol pontiagudo pensando que é um peixinho. Então teríamos que nem pesca-los.

 

Tenho procurado conter o peixe ainda na água pra que ele se recupere. Pega-lo sem levantar o corpo, ficando sempre agachado. 

Em 05/08/2017 at 12:36, Rodrigo Guia de pesca disse:

Boa tarde Tilio 

conforme a turma já comentou, o anzol ficou um pouco pequeno, sou guia de pesca aqui em Tres marias e vou pescar muito os dourados, esse tamanho de anzol são para os douradinhos, o problema que a qualquer momento pode aparecer um dourado monstro e voce perder o trofeu por causa do anzol...

 

gostei muito dos streamers porem achei o anzol pequeno.

 

boa sorte na pescaria .

IMG_7106.JPG

 

IMG_6853.JPG

 

O Alicate de contenção vermelho causa menos ferimentos (Não perfura a membrama da boca). Jamais segurar o peixe pelo maxilar (dependurado pela boca), pois se ele se sacudir pode quebrar a sua mandíbula óssea.

 

 

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

:):):)

Sim Marião, o uso de anzóis é inevitável, mas podemos minimizar o problema usando anzóis sem farpa, e no caso dos anzóis maiores amassá-las.
É assim que procedo e não me importo em que algum peixe raramente escape.
Quanto a remoção do muco protetor também é quase inevitável se a opção for de manusear o peixe fora d´água.
Além do boga grip alguns alicates de contenção não tem "gap" suficiente nas mandíbulas, causando um dano maior à dentição de várias espécies.
Como poucas pousadas e guias oferecem o uso de passaguá, levo o meu pessoal que tem haste extensível e facilita o transporte.
Substituí a rede por outra que fiz com Dacron de 50 libras, mas procuro por um passaguá de tamanho grande com rede emborrachada.
Peixes pequenos manuseio apenas com as mãos úmidas e libero na borda do barco ou na margem se estiver vadeando.
Já os maiores são os mais problemáticos para manusear, por isto libero no próprio passaguá, usando apenas uma pinça ou alicate de bico para remover o anzol.
Confesso que raramente tenho posado para fotografar peixes.
Isto traz várias vantagens e evita inconvenientes, como interromper a sequência da pescaria, paralisando a pesca do companheiro para a sessão de fotos e estressamento dos peixes.
Tanto quanto possível eu mesmo libero  peixe sem interromper a pescaria.
Isto tem tornado nossas pescarias muito mais concentradas e produtivas.
Essa história de mostrar fotos com peixes se esgotou em si mesmo e saturou pelo excesso...
O procedimento de pescar e soltar foi o primeiro grande passo no sentido de conservação das espécies, mas esta prática precisa e deve ser aperfeiçoada no sentido de tornar a pesca mais ética se a opção for pescar e soltar.

Grande abraço

Odimir
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro
Em 09/08/2017 at 09:41, Odimir disse:



:):):)

No último Simpósio da ABPM acontecido em Três Marias - MG, o pescador e biólogo Lawrence Ykeda, teve como tema de sua palestra os inconvenientes provocados pelo uso do boga grip e outros tipos de alicates e instrumentos de contenção.
Durante a palestra que foi amplamente discutida pelos demais participantes, foram relatados estudos feitos no lago de Serra da Mesa, constatando-se perfurações nas mandíbulas dos peixes provocadas principalmente pelo uso do boga grip pós soltura.
Além disso também se fizeram observações sobre o rompimento da musculatura bucal dos peixes.
Nas diversas discussões que tenho visto em diversos ambientes a respeito deste tema sempre deparo com as narrativas de que "sabendo usar não tem problema", ou "usando corretamente não vejo problemas"...
Quando se trata da pesca com uso de artificiais o argumento se baseia na possibilidade de enrosco das garatéias no passaguá, o que não ocorre quando se pesca com mosca.
Contudo, não tenho visto explicações de como estes instrumentos  devem ser utilizados corretamente, razão pela qual peço a gentileza de explicar como proceder, já que não tenho a minima ideia.

Abração

Boa noite

O próprio Ikeda no programa Biopesca exibido na FishTv fala sobre o uso correto dos alicates, e deixa claro que usando corretamente não machuca os peixes.

O procedimento seria da seguinte maneira: Após a briga com o peixe, quando o peixe já está próximo do barco, pega na linha com a mão e com a outra mão introduz o alicate boga grip na boca do peixe. Sem retirar o peixe da água, retira o anzol da boca do peixe com um alicate de bico, segundo Ikeda o peixe estando na água diminui sua força ao se debater devido a resistência da água. Apoiando com a mão por baixo do peixe, pode levantá-lo, tirar a foto ou fazer o vídeo, o mais rápido possível. Depois coloca o peixe na água novamente, deixa ele descansar e solta. O importante é nunca deixar o peixe pendurado pelo alicate.

Não sei se consegui explicar de maneira clara.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador
Em 12/08/2017 at 21:43, Fernando Dias Paes disse:

Boa noite

O próprio Ikeda no programa Biopesca exibido na FishTv fala sobre o uso correto dos alicates, e deixa claro que usando corretamente não machuca os peixes.

O procedimento seria da seguinte maneira: Após a briga com o peixe, quando o peixe já está próximo do barco, pega na linha com a mão e com a outra mão introduz o alicate boga grip na boca do peixe. Sem retirar o peixe da água, retira o anzol da boca do peixe com um alicate de bico, segundo Ikeda o peixe estando na água diminui sua força ao se debater devido a resistência da água. Apoiando com a mão por baixo do peixe, pode levantá-lo, tirar a foto ou fazer o vídeo, o mais rápido possível. Depois coloca o peixe na água novamente, deixa ele descansar e solta. O importante é nunca deixar o peixe pendurado pelo alicate.

Não sei se consegui explicar de maneira clara.



:):):)

Antes de qualquer consideração gostaria de frisar a diferença de uma demonstração feita através de um de um meio de comunicação condicionado a interesses comerciais de seus clientes e patrocinadores, sejam lojistas ou fabricantes de equipamentos.
Nestes meios jamais serão feitas criticas a equipamentos, especialmente se forem largamente difundidos e utilizados.
Diferente de quando o tema é tratado em um Simpósio sem estes interesses e feito na presença de uma platéia conhecedora, na qual contamos com a presença de outros biólogos e o assunto pode ser questionado e discutido presencialmente.
Diferente também quando o tema é tratado em um fórum totalmente independente como o MDR.
Embora eu não tenha assistido ao programa, não fica claro que o procedimento não machuca os peixes, porque na verdade não é diferente do que já se pratica.
A preensão do peixe se faz mediante pressão das garras do instrumento na mandíbula dos peixes, com o agravante de que este possa se debater contra o costado do barco durante a aproximação.
Na verdade o que se faz é uma demonstração politicamente correta sobre o uso de um instrumento incorreto.
Apenas para ilustrar, enviei para a revista italiana Confluenze uma matéria sobre a pesca de dourados e estou trabalhando em outra matéria sobre a pesca de tucunarés.
Recebi recomendações fortíssimas para não incluir nas matérias fotos de peixes capturados com outros instrumentos que não sejam passaguá ou net, além das próprias mãos.
A quase totalidade da comunidade mosqueira internacional já não aceita o uso desses contentores.
Vejo com satisfação que embora a passos lentos, esta mentalidade vem mudando no Brasil, e muitas pousadas e guias já fazem uso do passaguá, deixando o boga grip e outros instrumentos similares para uso em situações emergenciais.
Tenho visto também que muitos pesqueiros e pescadores de P&P vem usando um tapete de pesagem para manuseio de grandes exemplares.
Peço desculpas ao Tilio, autor do tópico, pelo desvio do tema que era tão somente mostrar seus atados.
 

Estou de partida para uma pescaria de dourados e matrinxãs na região de Pirapora, rio Paracatu e rio do Sono, e levarei comigo meu passágua...

Abraços

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

      Acredito que para um bom profissional não exista diferença entre a responsabilidade em ensinar para um público geral em um meio de comunicação, e para um público específico em um simpósio. É necessário usar uma linguagem diferente em algumas situações conforme o tipo de público, transmitir superficialmente ou de maneira aprofundada a informação conforme o público, mas a essência da informação é a mesma.

      Eu, assim como o Rodrigo na resposta anterior, uso o passaguá para retirar o peixe da água, e o alicate de contenção para manusear na hora da foto, ou seja uso os dois equipamentos.

      Na minha opinião ambas ferramentas, alicate e passaguá, utilizadas da maneira correta garantem a saúde do peixe e do pescador, e ambas ferramentas utilizadas da maneira errada podem prejudicar principalmente o peixe. O alicate pode perfurar cartilagens, quebrar a mandíbula, entre outros perigos. O passaguá também oferece perigo ao peixe, já presenciei pescador utilizar o passaguá em peixes pequenos, e o peixe "malhar" no passaguá como se fosse rede. Já vi pescador passar o passaguá para retirar uma piranha, o peixe cortou o passaguá e caiu próximo ao pé do parceiro de pesca, felizmente não ocorreu acidente.

      A discussão em relação a esse assunto vai longe, mas acredito que ambas as ferramentas são boas quando bem utilizadas.

      Na minha próxima pescaria de tucunarés levarei meu passaguá e meu alicate de contenção.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 anos depois...
  • Mosqueiro

Seus streamers estão show de bola @Tilio, realmente os anzóis utilizados foram pequenos, mas a gente nem sempre acerta de primeira não é verdade? De toda forma quero te parabenizar pelos atados e dizer que continue aprimorando sempre, nosso esporte é de um eterno aprendizado. Forte abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça seu login agora mesmo para postar com sua conta

Visitante
Responder a este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoji são permitidos.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação importante

Ao usar este site, você concorda com nossos {termos}.