Ir para conteúdo

Arctic No Hackle - Dry Fly


Odimir

Postagens Recomendadas

  • Moderador

:):):)

Video mostrando o atado de uma mosca seca, usando pelos de pé de coelho da neve (rabbit snow shoe) para composição das asas.
Mosca de atado simples, bem como os materiais empregados.(lamentavelmente os pés de coelho da neve raramente estão disponíveis em nossas fly shops)
Contudo de grande eficácia como pode ser atestado pelas antigas moscas de Franz Better atadas neste estilo, como a célebre "Usual".
 

 

  • Like 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro
2 horas atrás, Alexandro Leco disse:

Bela mosca Mestre,este rabbit da neve deve dar muita flutuabilidade.

Sera que pode usar Calf Tail como material alternativo.

Abracos,

 

Leco.

 

Creio que não, os pelos do pé do coelho durante o inverno repelem a água, essa é uma característica importante pois o animal passa mais de seis meses sobre água congelada. Devido a essa característica estes pelos são excelentes para serem usados em uma mosca seca.

O Calf tail afunda que é uma beleza.

 

Editado por Beto
  • Like 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Gosto  muito de moscas a la Usual. No final do outono do ano  passado até atei algumas secas em tamanhos bem pequenos com Snowshoe. São quase tão delicadas quanto CDC e duram mais.

 

Outro tipo de pelo que repele a água e tem uma granularidade apropriada para usar como dubing em secas pequenas vem do castor (beaver). Consegui algum dubbing de castor recentemente, mas ainda não atei nem pesquei com este material. Por enquanto, estou atando só ninfas e streamers...

 

Snowshoe aqui   

Dubing de Snowshoe aqui

Dubing de Castor aqui, a textura é bem fina, quase sem pelos de guarda. 

 

Mink também repele a água, e  "zonker strips" deste pelo  são o pulo do gato em certos padrões de camundongo, que tem que funcionar na superfície.

 

  • Like 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

:):):)

Aqui no Brasil é difícil encontrar pelos de castor.
Ganhei um pedaço de pele de vison de um guia chileno e tenho usado como dubbing especialmente em moscas pequenas.
Este material também é naturalmente repelente, e gosto muito de trabalhar com ele.
Com relação ao rabbit snow foot shoe, ha cerca de duas décadas eu pretendia atar algumas "Usuais" e precisei importá-lo.
Aproveitei e fiz um estoque "for life", e estou bem abastecido.

Editado por Odimir
  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Temos outros mamíferos que ocorrem aqui que também possuem pelos que repelem água: ratão do banhado, lontra, ariranha, mas de nada adianta pois não existe criação comercial para essa finalidade e não existe legislação aqui que permita a caça e o abate desses animais.

 

Existem também algumas raças de ovelha, como por exemplo a Hampshire Down que produzem uma lã com boa quantidade de lanolina, especialmente na região próxima à cauda do animal. Essa me parece uma alternativa que funcione, mas haveria necessidade de testes que comprovassem a flutuabilidade e o poder de refugar água desse material. Caso os resultados sejam bons, aí sim vejo uma possibilidade mais real, pois seria uma fonte mais fácil. :) 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador
1 hora atrás, Carlos Mitidieri disse:

Ratao do banhado esta ameacado? Dificil de acreditar. 

 

De acordo com o ICM-Bio (Instituto Chico Mendes), essa espécie não está ameaçada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador
2 horas atrás, Carlos Mitidieri disse:

Odimir ,  vison eh o mesmo que mink, sera?



Sim Carlos, vison é o mesmo que mink, um mustelídio.
São bastante comuns em algumas regiões da Patagônia chilena e são chamados de vison.
Tive oportunidade de avistar alguns deles e fotografei este em uma região conhecida por Alto Ñirehuao.

18-12-2009 PATAGONIA LUIZ FERNANDO 1123.jpg

  • Like 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • Mosqueiro

 

Acho que esse seria um bom tema a ser desenvolvido por quem gosta de secas e até mesmo pelos fornecedores de material para atado, visto que essa técnica "no hackle" é bem vista por muitos pescadores de algumas regiões, acredito que tenha uma boa produtividade na pescaria.

 

Por um lado temos uma série de materiais de atado específico com muito pouca disponibilidade na natureza e cercados de questões éticas e legais, além de altos valores quando são achados...por outro lado temos uma indústria que desenvolve flotantes específicos para uma determinada região como a patagônica, sem vestígios de derivados de petróleo para cumprir a legislação local...li em algum outro site que colegas que pescam com bambu também gostam de fabricar linhas específicas, geralmente de seda e outros materiais com várias técnicas de impermeabilização para que essas linhas tenham um alto grau de flutuabilidade e daí desenvolvem várias técnicas que eu via quando criança na oficina de marcenaria do meu avô, incluindo sebo de carneiro e fervura em óleo de linhaça, entre outros...

 

Com toda a tecnologia de hoje, acho que seria viável produzir artesanalmente ou até mesmo comercialmente alguns materiais de atado que facilitem o uso das técnicas "no hackle" para o nosso dia a dia....

 

No pior de tudo, a gente pode apelar para usar esses materiais novos como flotantes.....:bleh:

 

 

Editado por Rinaldo
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

:):):)

Rinaldo,

Já existem alguns produtos como Water Shed e Loon Hydrostop que possibilitam impermeabilizar moscas de maneira permanente.
Alguns flotantes como o Shimazaki Dry-Shake, torna a mosca tão hidrofugante que até mesmo a ponta do anzol encontra dificuldade em romper a tensão superficial da água, ficando apoiada sobre ela.
Bem bacana o video de atado dessa "no hackle".
Esse estilo de atado, bem como o emprego dos pelos do pé de coelho da neve vem prosperando ultimamente.

Abaixo um link sobre o projeto de moscas secas, que embora um pouco antigo, apresenta um conteúdo sempre atual.
Nele poderão ser encontradas considerações úteis sobre os diversos estilos de atados e suas aplicações práticas :

http://www.uky.edu/~agrdanny/flyfish/dryfly.htm

Abração
Odimir

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça seu login agora mesmo para postar com sua conta

Visitante
Responder a este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoji são permitidos.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação importante

Ao usar este site, você concorda com nossos {termos}.