Ir para conteúdo

Snowshoe rabbit foot Caddis


Odimir

Postagens Recomendadas

  • Moderador

Padrão interessante, Odimir. E nesta forma de atado, o pelo de elk poderia ser escuro para melhor imitar a caddis, uma vez que a visibilidade da mosca fica garantida pelo snow shoe.

Pessoalmente, gosto muito de snow shoe, mas só usei até hoje na 'usual' do Fran Betters. Gosto, primeiro, porque é muito resistente, enxaguou tá novo. Segundo, é muito visível, principalmente quando a noite vai caindo.

[]'s

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Perfeitas muito bom grande Odimir.

Para nos que precisamos enxergar as moscas que na aguar parece diminuir de tamanho, assim de longe da para ver muito bem, quem sebe no futuro as moscas ilumine para vemos de longe. :ok:

Gostei muito chamativa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

:):):)

Muito obrigado pelos comentários amigos !


Mestre,excelente dica,cada vez apreendo mais com suas informaçoes!

Entao estes pelos da pata de coelho da neve sao hidro repelentes?

Alexandro,

Especificamente as patas da lebre ou coelho da neve tem pelos repelentes a água, principalmente na sola e na parte traseira que tocam o solo ou a neve.
Algumas moscas secas utilizam este material no seu atado e algumas como a "Usual" de Fran Betters citada pelo Carlos usam unicamente este material e fio de atado vermelho ou laranja.

Grande abraço

Odimir

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Mestre vou atar algumas com essa ideia para melhorar a visibilidade, mas não tenho o material Snowshoe Rabbit Foot e por isso vou improvisar. :ok:

Também notei a fragilidade do Elk Hair alvejado (bleached) e tenho vários em tom mais natural e escuros, daí usá-los no atado da ElK Hair Caddis e Elk Hair Emerger será meu próximo exercício. Volto para mostrar o resultado. :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Bastante interessante a ideia,e já havia feito algo parecido usando CDC branco para ajudar a destacar a isca principalmente em atados #20 e #18,onde o CDC não faz tanto volume e o pelo Elk adiciona um pouco mais de flutuabilidade ao CDC e resistência

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

O Mestre, mais uma x, Fantástico! :mestre:

Perfeitas muito bom grande Odimir.

Para nos que precisamos enxergar as moscas que na aguar parece diminuir de tamanho, assim de longe da para ver muito bem, quem sebe no futuro as moscas ilumine para vemos de longe. :ok:

Gostei muito chamativa.

(grifei)

Marcelo, acho que já existem tintas "Glows" que possas aplicar nalguns pcos pelos do topo de algumas iscas ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Se é pra colocar alguma coisa na mosca para torná-la mais visível, que tal um tufinho de Calf Tail ou o bom e velho Poly Yarn? :huh:

Ou porque não usar um strike indicator (os Milicons do Jost e do mestre Beto) mesmo pra secas? :hum:

post-1089-0-18737400-1440165840_thumb.jp

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

:):):)

Grande André,

Por certo outros materiais podem representar boas alternativas para tornar as moscas mais visíveis, como CDC, Poly Yarn e até mesmo EVA.
Quanto ao Calf Tail seria preciso testar, mas não me parece uma boa alternativa.(quem sabe o Calf body hair, usado nas asas da Royal Wulff e outras versões de Wulffs).
O material utilizado neste atado tem a vantagem de ser naturalmente repelente a água, propiciar bom volume visual com pouco volume de material aplicado e oferecer uma aparência que agrada ao atador.

Quanto aos indicadores de pique mostrados, me parece que são acoplados entre a linha de mosca e o líder, e o que queremos visualizar é especificamente a mosca.

Grande abraço

Odimir

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Sem dúvida mestre Odimir essa escolha, além de ser hidrorepelente, fica mais muito mais natural. :yes:

Mencionei o uso dos indicadores (que acho são mesmo pra uso entre a linha e o líder) porque em condições de águas rápidas (com espuma) ou por conta de líderes mais longos, talvez observar a mosca ou um indicador não faça tanta diferença (para a eficiência da fisgada). :hum:

Na pesca de lambaris, muitas vezes, devido ao tamanho diminuto da mosca, em locais onde não consigo manter contato visual com a mosca, costumo observar o ponto de junção da linha de mosca com o líder pra fisgar. :)

Mas é claro que o prazer de ver o peixe abocanhar a mosca não é o mesmo. :mellow:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

:):):)

O material utilizado neste atado tem a vantagem de ser naturalmente repelente a água, propiciar bom volume visual com pouco volume de material aplicado e oferecer uma aparência que agrada ao atador.

Tens toda razão Odimir. E Snowshoe é um material que agrada muito, qualquer atador. Tanto que depois deste tópico corri prá mesa de atado e atei algumas Usuals modificadas, usando Coq de Leon para fazer a cauda. O resultado me agradou muito. Usei hoje mesmo uuma desta moscas no fim da tarde. E só precisei de uma. Atei ela na linha no começo da pescaria e não precisei trocar, apesar de passar por vários graylings, só enxaguar e secar na manga da camiseta. A foto abaixo de uma deste lote não está muito nítida, mas dá prá se ver o aspecto "fuzzy" característico de moscas atadas com Snowshoe.

DSC_000008.JPG

  • Like 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Sem dúvida mestre Odimir essa escolha, além de ser hidrorepelente, fica mais muito mais natural. :yes:

Mencionei o uso dos indicadores (que acho são mesmo pra uso entre a linha e o líder) porque em condições de águas rápidas (com espuma) ou por conta de líderes mais longos, talvez observar a mosca ou um indicador não faça tanta diferença (para a eficiência da fisgada). :hum:

:):):)

Talvez você tenha razão, mas pelo menos para mim em deriva e principalmente em uma flotada com mosca seca, o foco de atenção sempre será a mosca e com relação à linha e lider a preocupação será em fazer o "mend" e as correções necessárias.

No caso de se pescar com ninfas sem dropper, certamente a atenção estará focada em algum tipo de indicador.

Grande abraço

Odimir

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Tens toda razão Odimir. E Snowshoe é um material que agrada muito, qualquer atador. Tanto que depois deste tópico corri prá mesa de atado e atei algumas Usuals modificadas, usando Coq de Leon para fazer a cauda. O resultado me agradou muito. Usei hoje mesmo uuma desta moscas no fim da tarde. E só precisei de uma. Atei ela na linha no começo da pescaria e não precisei trocar, apesar de passar por vários graylings, só enxaguar e secar na manga da camiseta. A foto abaixo de uma deste lote não está muito nítida, mas dá prá se ver o aspecto "fuzzy" característico de moscas atadas com Snowshoe.

DSC_000008.JPG

:):):)

Bem bacana essa variação ! Parabéns !

Abração

Odimir

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Ou porque não usar um strike indicator (os Milicons do Jost e do mestre Beto) mesmo pra secas? :hum:

post-1089-0-18737400-1440165840_thumb.jp

:):):)

André,

Um pequeno detalhe que sempre usei como referência é de que a resistência à flexão da ponta da linha de mosca seja o mais parecida possível com o "but" do lider para evitar o chamado "efeito dobradiça".
Preciso avaliar se esses loops indicadores que me parecem feitos de Dacron, não venham a criar este efeito.

Abração

Odimir

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça seu login agora mesmo para postar com sua conta

Visitante
Responder a este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoji são permitidos.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação importante

Ao usar este site, você concorda com nossos {termos}.