Ir para conteúdo

A coisa tá feia na Patagônia :/


Jost

Postagens Recomendadas

  • Moderador

Hoje o Pablo Saracco postou isso no Facebook:

 

ROBOS EN LOS RÍOS (y en cabañas y hoteles)
El problema ya es incontrolable (si es que alguna vez se intentó controlarlo). Mucha gente me pregunta por mensaje privado, dónde puede ir que sea mas seguro. Antes yo respondía que no se hagan problema, que no era para tanto. Ahora directamente respondo. NO VENGAN MÁS. VAYAN MAS AL SUR O A PESCAR DORADOS. Imagino la que se viene. Me van condenar por invitar a la gente a que no venga. Que lo que yo digo, perjudica a mucha gente. Y lo que sucede... no perjudica a mucha gente?. Queridos pescadores y funcionarios públicos, tal como sucedió con el tristemente célebre caño de mierda del Chimehuín, el problema no se resuelve escondiéndolo, sino reconociendo que lo tenemos. EL ÉXODO YA HA COMENZADO. Me consta que desde hace unos años, de manera progresiva, tanto extranjeros como locales, han descartado JUNIN DE LOS ANDES y SAN MARTIN DE LOS ANDES como su destino de vacaciones. Y comenzará a ser exponencial en breve. No se vuelve tan fácil después de esto. Pero como casi todo en nuestro país, tenemos que llegar al extremo para comenzar a trabajar en el problema. NUEVAMENTE: NO VENGAN MAS. LA VAN A PASAR MAL AQUÍ. Ni yo pesco ya en estas aguas prácticamente. Con toda sinceridad y tristeza lo digo. Y un último pensamiento....cuánto falta para que nos aborden directamente a mano armada en un río?? Estamos a muy poco de eso yo creo. No falta nada. POR FAVOR COMPARTAN. DIFUNDAN LO QUE PASA.

 

Não sei a que ponto de feiura a coisa está, mas não parece nada bom. Aí o cara sai do Brasil (que já não está lá essas coisas em termos de segurança) e se depara com roubo de varas e/ou outros bens deixados nos carros e hosterías.

 

Para aqueles que estão indo agora em abril, fiquem de orelha em pé. Eu e o Neumann vamos em março e já teremos um panorama de como está a coisa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Li hoje a tarde e compartilhei no Facebook. É um sinal de alerta devemos carregar todo o dinheiro e valores conosco durante a pescaria. Estou em busca de mais informações com amigos que moram na região sobre roubos em Cabañas e Hotéis da região de Junín de Los Andes, onde ficaremos. Aos patagônicos que vão esse ano é bom comprar um cinturão desses que fica sobre a roupa para manter consigo documentos, cartões de créditos e dinheiro. 

 

 

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono
59 minutos atrás, Fausto disse:

Li hoje a tarde e compartilhei no Facebook. É um sinal de alerta devemos carregar todo o dinheiro e valores conosco durante a pescaria. Estou em busca de mais informações com amigos que moram na região sobre roubos em Cabañas e Hotéis da região de Junín de Los Andes, onde ficaremos. Aos patagônicos que vão esse ano é bom comprar um cinturão desses que fica sobre a roupa para manter consigo documentos, cartões de créditos e dinheiro. 

 

 

O Cinturão da castidade, mas com bolsinho.:whistle::pipe:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono
2 horas atrás, Fausto disse:

É um sinal de alerta devemos carregar todo o dinheiro e valores conosco durante a pescaria.

Boss honestamente não sei se esta é uma boa opção. Talvez algum tipo de cofre bem escondido na cabana seja mais prudente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Bom, afinal são roubos violentos ou "meros" furtos?

 

Caso seja o segundo ainda fico mais tranquilo, neste casos acho que deveriamos colocar os docs. e dinheiro naquelas sacolas estanque.

 

Mas é qual dos dois? Não entendi direito

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Guilherme, seguindo o post do Saracco entendemos que ainda são furtos, arrombam cabanas/carros enquanto estamos pescando. Não vi nenhum relato de roubo "presencial" com o sujeito te apontando alguma arma.

Olho vivo e faro fino, carro com vidro aberto e nada dentro, só o isopor com gelo/cerveja...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Pimpollo algumas Cabañas oferecem cofre e assim podemos fazer uso. :ok:

 

Guilherme desde o ano passado aumentou as informações de furtos próximo de Junín de Los Andes e não li em momento algum nada sobre assalto. Todos os furtos que tomei conhecimento aconteceram as margens de alguns rios como, por exemplo, o Chimehuin, Curruhe e o Malleo. Isso é um fato real e os próprios guias tem se preocupado ao ponto de colocar alguém vigiando suas VANS quando param para vadeio. 

 

Por isso não devemos manter em nossos carros nada de valor, pois existe a possibilidade de um gatuno romper o vidro do carro só para ver se o tubo da vara está mesmo vazio. 

 

Desde 2010 a informação de aumento de furtos tem aumentado, principalmente no Facebook em relatos de vítimas, por isso temos que ter mais atenção. Já essa questão de furtos em Cabañas e Hotéis é novidade para mim e não sei informar, mas estou aguardando informação. Em Junín de Los Andes não vamos ficar hospedados em Cabañas e sim num complexo de hospedagem que oferece mais dificuldade para possíveis furtos, pois a administração fica no local.  

 

Quando formos pescar no Malleo vou priorizar estacionar os carros dentro da reserva Mapuche. Isso não quer dizer que estaremos livres de um gatuno, mas dificulta a ação deles. Ano passado colocaram um Guarda Fauna no rio Chimehuin próximo da ponte do Manzano e assim deixamos nossos carros lá com segurança. Esse ano ainda não sei se colocaram um Guarda Fauna no local. O importante é sabermos do problema, continuarmos a nos informar e nos prevenir da melhor forma possível. :ok:

 

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Ano passado o Pablo Saracco levantou essa questão e deu resultado, colocaram um Guarda Fauna na ponte do Manzano e os pescadores ficaram mais tranqüilos em deixar o carro lá. O assunto também ajudou muito como alerta dos locais mais procurados pelos gatunos. Já cientes desses problemas, evitamos deixar objetos a vista no carro e minimizamos muito nossa tralha de pesca e ao longo dos 16 dias que ficamos na região, não tomamos conhecimento de furtos. Espero que esse ano também não.  

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

É, tomara que esteja tudo tranquilo.

 

Eu e o Neumann já pegaremos final de alta estação e vocês baixa estação. Esperemos que nada mude.

 

Pelo sim, pelo não, nós decidimos fazer um seguro extra que cobre vidros quebrados e coisa do estilo, por mais 90 dólares pelo período, o que não é coberto pelo seguro normal. Casualmente, isso foi decidido um dia antes da publicação do Saracco no FB.

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono
3 horas atrás, Jost disse:

O seguro morreu de guarda-chuva, como diz o outro :D

Vocês serão o termômetro para o nosso grupo, capricha no caderninho de anotações, assim poderemos ter informações de primeira mão.:okok:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Como previa e um pouco de informações locais que acabei de receber de um amigo que mora em SMAndes e pesca nos rios de Junín de Los Andes regularmente, o Mauro Baldone.

 

Hola Fausto. 
Mire los robos no sin mas ni menos que los de siempre. El tema es que Ahora los hacen públicos. Se hizo viral por el tema de las redes sociales.
Hay cuidador en el manzano de 8 a 20 HS. Yo he ido un par de veces a diferentes lugares y no he tenido ningún problema.
Lo importante no dejar nada de valor y nada a la vista, para no tentar vio

 

Sempre aconteceu, pois em 2006 já havia informações assim. Algumas informações dessa época eram até um pouco exageradas e passadas para mim aqui no Brasil com a finalidade de me assustar, algo que não considerei na época, pois se considerasse não iria. O básico é não deixar nada que chame atenção dentro do carro e assim um curioso não tentará abrir. Fora isso devemos evitar deixar o carro em locais onde estes problemas são comentados anualmente quando o Pablo Saracco levanta o assunto, que é parar o carro as margens do rio Chimehuin próximo do Manzano rodovia 40, rio Currhué próximo da rodovia 40, rio Quilquihue também próximo da rodovia 40 e o trecho do rio Malleo entre a segunda ponte e a ponte Amarela sentido Vulcão Lanin, trechos esses que estão próximos da rodovia 61. Vou com meu grupo tranquilo e não deixarei de pescar nos locais que sempre estive e onde nunca passei por problemas assim. :ok:

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
  • Administrador
Em 05/02/2017 at 22:11, Fausto disse:

Vou com meu grupo tranquilo e não deixarei de pescar nos locais que sempre estive e onde nunca passei por problemas assim.

E assim foi feito. :yes: 

 

Tive a oportunidade de conversar com vários guias da região e não houve relatos em relação a vidros rompidos desde começo de março. Também parei para observar vários pontos de pesca que costumo ir no rio Malleo e não vi sinal algum de vidros rompidos. Mas uma coisa é certa, é fato que no verão tem ocorrido tais casos e não devemos arriscar parar o carro em qualquer lugar, obviamente na região de Junín de Los Andes, pois é lá que tem ocorrido tais furtos. 

 

No rio Chimehuin, na ponte do Manzano, não encontrei guarda fauna, mas vi vários moradores estacionar o carro das 17:00 horas em diante para uma pescaria muito pontual em busca das grandes marrons. Para não correr o risco de ter o vidro do carro compido, organizava o grupo e deixava de manhã cedo para então no final do dia voltar e buscar os amigos. Sem guarda fauna não deixo o carro abandonado por nada no Manzano.

 

Outra observação é que notei a presença constante de carros de Polícia fazendo ronda em Junín de Los Andes, algo que não observei em anos anteriores. Todas as vezes que passava pela cidade, seja de manhã, de tarde ou de noite, a presença dessa ronda era constante. Não sei se outros amigos observaram isso, mas não posso deixar de comentar, inclusive o Capitão JP e o Guilherme Benevenutti foram parados por um carro patrulha.  

 

Tolice abandonar o carro no rio Curruhe ou Quilquihue, pois esses também são bastante visados pelos gatunos. Já no Malleo observei vários carros parados fora da Reserva Mapuche. Seja como for, todo cuidado é pouco e não devemos deixar nos carros várias de pesca e itens de valor. Patagônia com menos pressão de pesca é bom demais e creio que muitos pescadores estão pensando assim.....   :pipe:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça seu login agora mesmo para postar com sua conta

Visitante
Responder a este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoji são permitidos.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação importante

Ao usar este site, você concorda com nossos {termos}.