Ir para conteúdo

Enquete - Quais são os três peixes brasileiros, preferidos dos mosqueiros?


Postagens Recomendadas

  • Mosqueiro

Buenas amigos mosqueiros

 

 

Vamos através dessa enquete fazer a escolha de três peixes brasileiro da preferencia de cada mosqueiro e o porque da escolha.

 

os meus três preferidos são: 1 matrinxã, 2 piraputanga 3 piracanjumba, pelo fato de voce pescar esses tres peixes na deriva, tornando a pescaria mais prazerosa e menos cansativa

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador
  1. Lambari porque são encontrados nos rios daqui.
  2. Piabanha porque a briga é fantástica.
  3. Pirapitinga-do-sul onde a pesca como moscas terrestres faz minha alegria.

Todos os três peixes podem ser encontrados em alguns rios do Rio de Janeiro.

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Já vou avisando que a minha lista de peixes favoritos é totalmente enviesada, já que ela consiste dos peixes que a mim são mais acessíveis, são dois, em nenhum ordem especifica.

 

Traíra.

 

Ela é um peixe bastante voraz, que raramente te deixa na mão, ou seja, se você passar uns streamer na cara dela as chances são de que ela vai tentar abocanhar. Ela tem hábitos de alimentação bem peculiares e definidos, me refiro ao fato de ela gostar de emboscar as suas presas, dificilmente vejo elas perseguindo uma isca. Adora ficar perto de estruturar e locais com bastante vegetação, bem como gosta de pontos pouco profundos ao redor de açudes. Sua boca é bastante dura e ela tem o habito de prensar vigorosamente as iscas que abocanha, o que dificulta bastante a fisgada, já tive ocasiões em que capturei traíras sem de fato fisga-las, só as arrastando enquanto mantinham a isca firmemente presa em sua mandíbula.

 

Estes fatores tornam a pesca da Traíra bastante divertida. Se aproximar cuidadosamente das margens para não assustar os peixes na beirada (e elas se assustam bem fácil, ocasião em que só se vê a trilha de barro deixada para traíra enquanto ela procura águas mais profundas), utilizar a mosca correta para o momento (uma weedless quando tem muita vegetação, uma bem leve quando se pesca nas margens), usar um recolhimento específico para que a dita cuja não erre o bote, bolar moscas resistentes.. materiais como buck tail e marabou são fortemente desaconselhados, dar uma boa ferrada para penetrar sua boca óssea..

 

Fora isso também gosto do visual de poucos amigos das Traíras :D

 

Robalo

 

O Robalo é um caso de amor platônico, minhas únicas pescarias verdadeiramente produtivas foram em água doce. Só a quantidade enorme de formas diferentes nas quais podemos capturar este peixe o torna incrível, corredeiras e poços profundos em rios, debaixo das galhadas nos manguezais (embora aqui ainda não tenha tido sucesso), em canais profundos com pesadas linhas sinking, próximo a estruturas...

 

Dito isto ainda permanece para mim um tanto de um mistério. A variação das marés, a imensa pressão pesqueira, exercida sem o mínimo de conciência, que sofre em todos os ambientes que frequento, a poluição e destruição de seu habitat, a falta de estudos acerca das suas populações (ou talvez seja pesquisa falha da minha parte, qualquer indicação é muito bem vinda), todos este fatores dificultam mais ainda esta empreitada de pesca-los.

 

Também tenho uma conexão especial com este peixe, era a espécie que meus avós e meu pai costumavam pescar frequentemente no Rio Pirai, um rio aqui da região, cujo nome, aliás, significa rio do peixe. Poucos anos atrás, mesmo nos tramos mais altos do rio se capturava Robalos em abundância, inclusive espécimes de bom porte. Não preciso nem dizer que já não é mais assim..

 

Vou ficar devendo um terceiro.

 

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Brycon(s), principalmente piracanjuba nas terrestrials, pacu(s), no Plockmartim e dourado, nos streamers......... ahhhh,  lambaris tbem.

      Abcs, ADAUTO.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Brasileiros?

Qualquer peixe pequeno... mas:

1) Xaréu-olhudo - bicho forte que só a pleura e tem de caçambada na praia para fazer vadeio e passar umas duas ou três horas feliz na maré enchente :)

2) lambari - pesca pequena e divertida. Razoavelmente técnica, especialmente no quesito durabilidade da isca, pq quando você acha um cardume, geralmente sua isca dura uns 10 peixes, se tanto. Aí tem que bolar algo mais resistente que pegue peixe... não muito fácil

3) se for de pequeno porte (<500g), tucunarés - pq são bichos sem noção e é divertido ver a tricaiada se pegando por um streamer.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

é até difícil eleger apenas 3...

cada local tem uma infinidade de especies... qualquer um vai ser muita diversão 

 

lambari - não tem diversão maior que acertar um cardume ou ver eles estourando na superfície.

 

tucunaré - seja os pequenos como disse o Jost

Em 09/01/2017 at 10:05, Jost disse:

é divertido ver a tricaiada se pegando por um streamer.

  ou os grandes, cara... eles tem uma porrada fenomenal nos primeiros instantes. (E sempre corre o risco de entrar um apaiari nas pescarias de tucunas, ai sim a porrada é forte... você pensa que é um tucuna de 5kg, dai vai ver é um oscar de 1 a 2kg).

 

por ultimo mas não menos importante, o pacu, peixe muito forte e vai correr loucamente com a sua isca, precisará de um bom backing (ainda mais se pegar na natureza).

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

1. Tucunaré pela simplicidade
2. Piracamjuba pelo complexidade (pelo menos por aqui é complexo)
3. Sardinha-de-água-doce pela diversão plena. Apesar de estar muito difícil de encontra-las por aqui. :hum:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Robalos - Flecha e Peva

Xareus

Trutas – Arco-Iris e Truta Marrom

Lambaris porque no Brasil é farto e se tora um treinamento de sensibilidade para a pesca da Truta.    

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça seu login agora mesmo para postar com sua conta

Visitante
Responder a este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoji são permitidos.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação importante

Ao usar este site, você concorda com nossos {termos}.