Ir para conteúdo

Dourados do Rio Manso - o rei do rio


Postagens Recomendadas

  • Mosqueiro

Quando eu estava em pescando Cuba em busca Tarpon  o amigo Mauricio Kaeru comentou sobre os dourados do Rio Manso  

A partir daí iniciei  a busca de informações e leitura de relatos .
Fiz  contato com o Julivan de Andrade - Pousada Rio Manso - www.pousadadomanso.com.br 
 
A data escolhida foi 26,27 e 28 junho ( 03 dias inteiros de pesca) - lua minguante , pois  obtivemos informações que em luas mortas os dourados ficam mais ativos  .
 
Eu e amigo Alfredo Negaça partimos do Rio de Janeiro rumo a Corumbá - MT ..
No aeroporto fomos recepcionados pelo Sr  Jeomario ( sócio do Julivan ) e sua esposa  que gerenciam a pousada .  A pousada fica distante a 90 Km do aeroporto - cerca de  1 h de estrada de asfalto e 30 min de estrada de barro .
A pousada fica á beira do Rio Manso e é aconchegante com boa comida caseira  . Todos foram atenciosos .
Experimentamos  um delicioso petisco de pacu frito da criação própria . .
 
Pescamos no período da manhã e á tarde sendo que almoçamos no pousada ( com um breve descanso) .
 
Encontramos o rio limpo e como disse o Julivan - " na caixa - está perfeito " mas com muita comedoria ( lambaris )  .  Vimos em toda extensão  eles pulando  na flor dágua .
O olhar atento do Alfredo  disse "  Um  local propicio para encontrar os douradões  será quando não vermos  lambaris pulando . E eles são loucos de ficarem ali .  
 
Na semana anterior  á nossa pescaria  um grupo de fly pescaram dourados de bons tamanhos de 10 Kg em andinos de 10 a 15 cm . Engraçado  justamente na lua cheia
 
No 1º dia tivemos poucas ações e foi basicamente a leitura do rio e conhecimento do guia .
Já o segundo e terceiro foram melhores .
Encontramos os dourados menores nas corredeiras junto as pedras e obstáculos mas os dourados maiores próximos as galhadas e em correnteza leve .
 
Conseguimos embarcar  07 dourados e 01 piraputanga que pousaram para fotos sendo um em torno de 5Kg   . Perdemos 03 dourados , sendo 02 douradões de forma idêntica  :   Lançamos  as iscas próximas as galhadas que pareciam que ficavam presas sendo que imediatamente o douradão pulava soltando a isca da boca dando adeus para nós . O outro veio atacar a isca do Alfredo mas desistiu - achamos que viu o barco.
 
Talvez fosse necessário mais um dia de pesca para fotografarmos os douradões 
 
Vimos pintados de bom tamanho e ataques de dourados  ás corimbatás  .. .
 
Material utilizado 
Usamos varas 8 e 9 com linhas intermediat e floating para dourados . O Alfredo usou vara  6 para piraputangas .
 
Iscas : Andinos 10 a 12 cm atadas com anzol pinacle 5/0 ( similar ao Tiemco SP600 2/0) com penas , bucktail  nas cores pretas , amarela , chartrouse e laranjas e mistas  .
A Isca preferida foi corpo preto , com barriga laranja e vermelha  com muito brilho .  
 
Leader : Fluorcarbono 0,60 com de 200 cm + tipet de aço 30 lbs com 15 cm  .
 
Até a próxima Rio Manso  
 
 
 
DSC00402.JPGDSC00378.JPGDSCN7800.JPGDSCN7793.JPGDSC00385.JPGDSC00408.JPG20160628_140443.jpgDSCN7751.JPGDSCN7748.JPGDSCN7749.JPGDSCN7779.JPGDSCN7777.JPGDSCN7783.JPG

 

 

 

 

Editado por Fernando Marra
  • Like 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

A alegria dos dois é contagiante e vai motivar outros amigos em pescar os dourados do Rio Manso.  :ok:

Temos que nos encontrar lá no Hajime para um bom bate papo.  :yes:

 

 

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Show!

Mandaram bem

Acho essa uma das pescarias mais "racionais" em solo brasileiro, com uma logística simples, custo relativamente baixo, conforto e pescaria consistente

 

  • Like 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro
4 horas atrás, Fausto disse:

A alegria dos dois é contagiante e vai motivar outros amigos em pescar os dourados do Rio Manso.  :ok:

Temos que nos encontrar lá no Hajime para um bom bate papo.  :yes:

 

 

Foi muito bom . No proximo encontro vamos contar mais um pouco .

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro
46 minutos atrás, Celio disse:

Show!

Mandaram bem

Acho essa uma das pescarias mais "racionais" em solo brasileiro, com uma logística simples, custo relativamente baixo, conforto e pescaria consistente

 

Obrigado Célio.

Verdade . Estou vontade de tentar uma flotada apesar do custo mais alto

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Parabéns!! Esses relatos sul-matogrossenses só estão me atiçando... Setembro vou ao pantanal, e embora vá em outros rios (miranda e vermelho), fico imaginando uma pescaria como essa (embora já sei que vai ser dificil...)! kkkk 

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro
1 hora atrás, Guimercatelli disse:

Parabéns Fernando, pescaria show de bola, pescaria dos amarelões não tem igual,

as piraputangas vcs pescaram com secas (gafanhotos)?

 

Obrigado Guimercatelli.

Eu concentrei nos dourados .

O Alfredo usou gafanhotos nas piraputangas . O ataque é show.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro
6 horas atrás, Maiky disse:

Parabéns!! Esses relatos sul-matogrossenses só estão me atiçando... Setembro vou ao pantanal, e embora vá em outros rios (miranda e vermelho), fico imaginando uma pescaria como essa (embora já sei que vai ser dificil...)! kkkk 

Obrigado Maiky.

Quando for em setembro poste fotos e relatos.  Boa sorte.

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro
Em 21/07/2016 at 21:36, Samuel Antero disse:

Parabéns aos amigos pela pescaria e belas imagens, pescar dourados no fly é fantástico, o mestre Paulo César sempre diz isso, em setembro vou lá conhecer esse paraíso.

Valeu Samuel 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça seu login agora mesmo para postar com sua conta

Visitante
Responder a este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoji são permitidos.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação importante

Ao usar este site, você concorda com nossos {termos}.