Ir para conteúdo

Para os lambaris


Postagens Recomendadas

  • Administrador

Uma coleção de moscas que atamos hoje para os pequenos e valentes lambaris.   :ok:

Não é nada fácil atar moscas em anzol pequeno, não pela dificuldade por ser o anzol pequeno, mas sim pela dificuldade em encontrar material adequado de modo que a mosca não fique uma versão anã da mesma mosca atada em anzol maior. Já basta a grossura do arame do anzol que atesta a falta de capacidade dos fabricantes e resolver essa questão e sendo assim, temos que nos sujeitar a essa questão.

Anzol #16:
20160702_01.png

Anzol equivalente ao número #20:20160702_02.png

Anzol #22:
20160702_03.png

Anzol #24:
20160702_04.png

Anzol #18:
20160702_05.png

Anzol #24:
20160702_06.png

Anzol #20:
20160702_07.png

Coleção de moscas atadas pelo Claudio Brandileone:
20160702_08.png

Agora é colocar n'água e meter ferro nos lambaris! :cool2:

  • Like 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Esse buzzer em anzol #20 ficou ridiculamente bonito.

Para mim é diploma de mestre atador... não que você ainda precisasse de um diploma desses :p

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

:D

Veja como o tufo de Poly Yarn, mesmo usando apenas 1/10 do tufo original, mostra as fibras absurdamente grossas. Nesse caso o material mais adequado deve ser mesmo usar um tufo de Antron ou material natural, tipo CDC, mas deve ter outras opções além dessas que comento.

Coloca foto de teus atados de hoje para os lambaris.   :ok:

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Tem corda de polipropileno que vende no mercado. Nessas cordas a fibra é muito mais fina e sedosa que nesses poly yarn de mosca seca. Talvez seja uma alternativa mais adequada para manter a proporcionalidade.

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Por falar em atados de hoje, fazia tempo que eu não tinha um dia de atado tão produtivo, divertido e tranquilo.

Obrigado a vocês, Fausto, Cláudio e Beto. :happy:

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

@Rian Guandalini as moscas ficariam muito melhores se os anzóis fossem fabricado com um arame mais fino, mas como não tenho como mudar isso, aceito do jeito que ficaram.  :D

Brincadeiras a parte, é fato que existem limites para a fabricação de anzóis e imagino como vão ficar horrorosas as moscas que pretendo atar em anzol menor (:ph34r:), isso sem contar na dificuldade do material. Essas estão atadas com linha SHEER 14/0 e não tenho mais fina do que isso, em suma, vai parecer cabo de aço enrolado no arame do anzol.  :(

 

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro
2 horas atrás, Fausto disse:

@Rian Guandalini as moscas ficariam muito melhores se os anzóis fossem fabricado com um arame mais fino, mas como não tenho como mudar isso, aceito do jeito que ficaram.  :D

Brincadeiras a parte, é fato que existem limites para a fabricação de anzóis e imagino como vão ficar horrorosas as moscas que pretendo atar em anzol menor (:ph34r:), isso sem contar na dificuldade do material. Essas estão atadas com linha SHEER 14/0 e não tenho mais fina do que isso, em suma, vai parecer cabo de aço enrolado no arame do anzol.  :(

 

Rsrsrs... Essa questão da grossura do anzol é um pouco complicada mesmo, mas se estiver pegando peixe está bom ! :okok:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Está melhorando Cazes e mesmo sem ter tudo quanto é opção de material de pesca, está se saindo bem.  :ok:

A MDR está com as asas longas demais e a cauda deve encurtar, mas tu sabe muito bem que quem vê isso somos nós e os lambaris não usam régua para medir esses detalhes (:D). Leve essa MDR e também as demais, assim podemos testar na prática.

Por falar em demais moscas, a "Claudia Ohana" está peluda demais e isso atrapalha muito na bocada dos lambaris.  :p
20160703_150543.jpg
Dá uma "depilada" nessa mosca e ela vai pegar muito mais.  :ok:

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Legal Fausto, gosto bastante das pequenas moscas... 

Ficaram bonitonas as suas e certamente vão render belas fotos.

 

Parabéns pelos atados.

Aquele abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Fausto e amigos eu posso passar uma mosca?

Que os lambaris ficarão macucos comendo direto sem parar e a formiga que coloquei o nome de formiga atômica.

Um de vocês ata para ver a grande loura.

É uma mosca fácil para os lambaris morder. 

O melhor anzol é para mosca seca #22 quem de você arisca a atar uma quem, quem, quem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador
4 minutos atrás, Marcelo R. S. disse:

Fausto e amigos eu posso passar uma mosca? O nome é formiga atômica.

Fotos seriam ótimas para que todos os demais participantes do fórum possam entender que mosca é essa. :ok:

Se não tem foto, talvez haja um link de onde se baseou para atar tal mosca.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

@André Vergara

Essas tuas moscas estão boas de montão para as trutas também. :ok:

Vou fotografar nossos lambaris e assim vai ver que não são vitaminados, mas as vezes aparece uns grandinhos. Como são em sua maioria diminutos, as moscas não podem ter cauda ou hackles muito grandes. Eles batem firme nas moscas assim, mas como não conseguem abocanhar, fica parecendo uma pipoca encima d'água. :D

 

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Fausto é esta mosca que um dia os pequenininhos vorazes lambaris, gostarão muito desta formiga.

O que você achou deste monstrinho?

DSC02304_zps6ile3a1n.jpg

Editado por Marcelo R. S.
  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Acho que deve existir algum limite para o afinamento do arame dos anzóis, pois mesmo que sejam anzóis para moscas secas (que normalmente são mais finos) à medida em que se diminui o tamanho, a bitola do arame não decresce linearmente. :mellow: 

DSCN1719.JPG

Na sequência: TMC 100 #24, TMC 2487BL #24, TMC 112Y #23, TMC 100 #28 e TMC 518 #32

 

Mesmo assim, não acho que a bitola para esses anzóis interfira tanto assim na flutuabilidade afundamento da mosca, talvez esteticamente (pra quem conseguir enxergar) ainda faça diferença. :D 

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro
1 hora atrás, Fausto disse:gara

Essas tuas moscas estão boas de montão para as trutas também. :ok:

Vou fotografar nossos lambaris e assim vai ver que não são vitaminados, mas as vezes aparece uns grandinhos. Como são em sua maioria diminutos, as moscas não podem ter cauda ou hackles muito grandes. Eles batem firme nas moscas assim, mas como não conseguem abocanhar, fica parecendo uma pipoca encima d'água. :D

 

Pois é Fausto, os lambaris daqui já são meio "brutinhos"...
 

IMG_20160319_151804.jpgIMG_20160319_160242.jpgIMG_20160319_160247.jpgIMG_20160319_162731.jpgIMG_20160319_162753.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Vergara seus lambaris são enormes comparados com os pequeninos daqui que mal chegam aos 6 cm.  :D
Quando muito consigo capturar um muito que raramente com pouco mais de 12 cm.  :ok:

Esse ficou arrochado no tanquinho.
MDB20140802-04.jpg

André a questão é que esses anzóis não são fabricados para peixes pequeninos e sim para brutas trutas que precisam mesmo de um anzol resistente. Para resolver essa questão comprei anzóis da Owner modelo Tanago que são apropriados para micro fishing e seu arame é bem mais fino. Tudo uma questão de estética e nem tanto de real necessidade, mas acho uma coisa horrorosa atar uma mosca nesses "deformados" anzóis #24 com arame tão grosso.

Se não desaparecer nas "nuvens"......  :dry:
owner-new-moon-tanago-hooks.jpg

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Mas esses são anzóis de pata, como é que amarra a mosca no tippet? :huh:

Ou tem que pré-amarrar o tippet antes de atar a mosca, ou vais ter que fazer um "olho" de fio de seda (igual a um anzol de salmão). :wacko:

E aí não vai ficar "encalombado" na região do tórax/cabeça da mosca? :mellow:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Primeiro vou fazer o que fazia na pesca de praia, vou montar uma parada com os tippets já atados no anzol, depois prendo o anzol empatado na morsa e faço o atado, essa é a primeira ideia. A segunda ideia é empatar uma alça da mesma forma que os anzóis para Tenkara (Kebari), afinal das contas vou pescar de Tenkara, e sendo assim, vou ter a alça para atar o tippet.

Vou partir para a primeira ideia usando linha 0,08 mm (TRIANA AXIOS) que encontrei e ver o resultado.  :ok: 
triana_axios.png

A linha é monofilamento, a mais fina que encontrei até hoje, e para os lambaris vai dar conta numa boa.  :yes:

Isso é micro fishing.  :D

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Foram as alternativas que imaginei. :) 

Mas... aí não estará "engrossando" o anzol? Se bobear, a "bitola do arame" (original + empate) ficará tão ou mais grossa que o arame original. :mellow:

Ou não? :unsure2:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

André amarra um anzol de patinha é fácil de mais, se você quiser eu amaro alguns para você depois atar algumas moscas, e também é fácil emedar a linha do anzol de patilha com o  tippet.

você quer aprender dar o nó nos anzol de patinha eu ensino, a sim são os mais seguros e é a melhor ficada.

Editado por Marcelo R. S.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador
4 minutos atrás, André Ribeiro disse:

Foram as alternativas que imaginei. :) 

Mas... aí não estará "engrossando" o anzol? Se bobear, a "bitola do arame" (original + empate) ficará tão ou mais grossa que o arame original. :mellow:

Ou não? :unsure2:

Creio que não André, pois vou montar como tórax e cabeça, deixando livre a maior parte do anzol, que será usado para atar o abdômen.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Este assunto de anzol de patinha para ser colocado na pratica atando moscas.

É que o amigo Fausto provavelmente não lembra mais eu já tinha falado com ele, fazer  moscas com os anzóis de patinhas. 

Editado por Marcelo R. S.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador
11 minutos atrás, Marcelo R. S. disse:

André amarra um anzol de patinha é fácil de mais, se você quiser eu amaro alguns para você depois atar algumas moscas, e também é fácil emedar a linha do anzol de patilha com o  tippet.

você quer aprender dar o nó nos anzol de patinha eu ensino, a sim são os mais seguros e é a melhor ficada.

Apesar de ser chato, principalmente em anzóis pequenos e depois de algumas dúzias empatadas, ficar com os dedos todos furados, eu sei que é fácil. :eyebrow:

Durante longos anos pescando em praia, até mesmo em anzóis com olho eu empatava pela haste. :mellow:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador
12 minutos atrás, Fausto disse:

Creio que não André, pois vou montar como tórax e cabeça, deixando livre a maior parte do anzol, que será usado para atar o abdômen.

Sim, imaginei que fosse só a parte da frente. :yes:

Quero ver essas moscas! :ok:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador
23 horas atrás, Papalardo disse:

Bom dia a todos, ótimo tópico.

@Fausto

Quando vai ter um workshop para eu começar a aprender a fazer esses atados? :whistle:

Abraços!

Sábado dia 16 se quiser pode vir aqui em casa para iniciar no atado.   :ok:
Um encontro de atado informal, pois Workshop não tenho planejado.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro
53 minutos atrás, Fausto disse:

Sábado dia 16 se quiser pode vir aqui em casa para iniciar no atado.   :ok:
Um encontro de atado informal, pois Workshop não tenho planejado.

 

Vou confirmar contigo durante a semana. Abs!!

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador
6 horas atrás, Marcelo R. S. disse:

Amigo André.

U é você usa o dedo para espetar o anzol com uma ajudar no empatar dos anzóis? :D brincadeirinha

É, ajuda a fixar. :facepalm:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça seu login agora mesmo para postar com sua conta

Visitante
Responder a este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoji são permitidos.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação importante

Ao usar este site, você concorda com nossos {termos}.