Ir para conteúdo

MDC Julho


Postagens Recomendadas

  • Administrador

Sim sempre há boas dicas! biggrin.gif

Nesse momento as melhores dicas quanto a ida, serão por conta dos amigos de Sampa que já fizeram a viagem p/ Friburgo. A pousada Amantes da Natureza é a segunda dica, pois o Cláudio é muito boa praça e vai lhe atender com grande contezia. Você pode até mesmo marcar com ele de modo que possa lhe buscar na rodoviárioa de Friburgo.

Traga conjuntos leves, nada acima de um bom conjunto #4, pode até ser mais leve. Se tiver opção de escolha de alguma vara, traga a menor, nada acima de 8 pés, pois o rio tem trechos bem fechados e com muitos "macaquinhos". Linha floating é a pedida e leader cônico acima de 2,5 metros. Moscas secas e ninfas, não esqueca as timberline, na hora H serão decisivas. Entre as secas temos várias opções, mas outros amigos lhe darão dicas melhores quanto as moscas.

Traga agasalho, pois as noites e manhãs serão frias. Aproveite as pescarias até o mais tarde possível, aproveite p/ descançar durante após o almoço e pesque até mais tarde, uma pequenina lanterna será uma boa pedida, na hora de voltar p/ a pousada.

Aposte em locais que aparentemente não possa ter uma truta, pois certamente terá uma, até mesmo em locais rasos.

Um abração! smile.gif

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Fala Grande Sam-san (hehehe rimou rsrsrs???) !!!!!!!!

É só vc vir. O resto a gente cuida. Se pretende vir de busun, posso te pegar na rodoviária de NF na madrugada de sábado (ou domingo, como vc preferir - o busão double class executivo/leito 1001 sai de Tietê às 22hrs e chega antes das 6hrs) e já irmos pescando pelo caminho para a Amantes. Na volta, como é uma segundona e não poderei estar na área, aí não tem jeito, vai ter que pedir pro Claudionor da pousada te levar de volta a rodoviária após o jantar (o busun saí de NF às 21:25 e chega aí em Tietê lá pelas 5:00). Uma dica: se vc vier em dupla ou tripla para rachar o quarto e a kombi fica mais econômico.

Julho vai tar beeem frio por aqui. Traga um bom agasalho e um bom wader. Vara curta e até #4 e um pouco de sorte, pq no inverno, além do frio, a água fica mais baixa, daí as trutinhas que ali já são naturalmente ariscas, ficam um pouco mais, mas é bom para testar suas habilidades hehehe laugh.gif

A pousada é bom reservar desde antes pq julho é tempo de alta por aqui.

http://br.geocities.com/rrswebsites/amantesdanatureza/

Os preços variam de uns 130 a 170 por casal, pensão completa. Sozinho paga 100.

Para dupla ou tripla, os mais econômicos são os aptos 2 e 3, que ficam ao lado do restaurante na casa principal. É onde sempre fico. O transfer de kombi tem que ver com o Claudionor, dono da pousada, mas era coisa de uns 70 IVO, a lotação, portanto qto mais gente mais barato per capita. Mas a ida, como te falei antes, posso dar carona se for só uma ou duas pessoas.

O ônibus é da 1001 (www.autoviacao1001.com.br) linha SP-Nova Friburgo(Sul). É daqueles double class de dois andares, com serviço executivo e leito no mesmo carro. São cerca de 8hrs de viagem e custa uns R$ 80.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Olá Sam,

Sou de SP e tive o prazer de conhecer o MdC na Páscoa, contado com a ajuda e dicas dos amigos aí do RJ.

Realmente o lugar é maravilhoso e imperdível! Muito lindo.

A pesca não é tão fácil, principalmente devido às árvores que margeiam o rio e à esperteza das trutas locais. Mas também não é nenhum bicho-de-sete-cabeças. E como tem truta perto da pousada! As vezes a gente casteava (como dizem os gaúchos...) num ponto e nada, nada, nada. Daí, quando íamos avançando as trutinhas simplesmente saíam correndo de nós! Estavam lá, só que eram muito ariscas! Cheguei a ver truta numas raseiras pra cima da Amantes de mais de trinta centímetros. Pegar uma dessas só pra profissas como o Kensuke mesmo, pq pra terem ficado desse tamanho é pq são muito velhacas... No poção que há na frente da Amantes sempre há umas gigantes tão velhacas que nem dão bola pra gente. Pra pegá-las, acho melhor tentar bem cedo ou já com a noite chegando, usando Madam X, Chernobil ou coisas do tipo. Tive a sorte de fisgar uma fora desses horários, por volta das 11:00 da manhã, usando justamente uma grande Madam X, só que tive o azar da linha ter enroscado no pé da vara e daí já viu, tippet 5x... truta livre. Estourou mesmo, não teve jeito.

Agora, na maioria das vezes usei moscas pequeninas com tippet 5 e 6x (os mais experientes alertaram que 6x já era exagero). Dei preferência às secas (pra mim uma pescaria mais legal): usei caddis, humpy (ou se escreve "humphy"?), adams parachute e várias outras. Aliás, um parachute ou algo visível, bem branquinho ou outra cor que você esteja mais acostumado a visualizar acho essencial, pq pescando "rio acima" muitas vezes fica difícil enxergar a mosquinha, especialmente nos pontos com mais correnteza (um bom óculos polarizado também é imprescindível cool.gif ).

Se for com o Kensuke, não precisa se preocupar com mais nada pq ele conhece o rio como poucos e vai te levar nos melhores pontos. Além dele você também poderá contar (claro, depende deles e de suas agendas) com a ajuda do Daniel e do Russlon. Os dois são de Nova Friburgo e também conhecem o rio maravilhosamente bem, além do que também são muito legais. O Russlon só pesca de seca e o Daniel (excelente atador) curte muito as ninfas.

Tive o prazer e a sorte de ter umas aulas sobre o riozinho (e sobre a pesca em si) também com o JR, mas como ele mora no RJ e não vai toda a semana pro MdC, não sei se vai calhar de vocês se encontrarem.

Quando fui na Páscoa, a pesca foi mais fácil nos primeiros dias do feriado. Nos últimos as trutas já reconheciam todas as nossas mosquinhas e se tornou mais difícil pegá-las. Num ponto que tem muita trutinha (pra cima da Amantes, um pouquinho antes da terceira ponte - acho que é a terceira mesmo: RUSSLON, confirma aí amigão - onde tem uma "ilhazinha" estreita que divide o rio) não tava conseguindo pegar nada até que coloquei uma mosquinha que o Daniel me ensinou a atar. Foi a primeira mosca seca que atei, bem simples, mas que se mostrou bem eficaz, pq foi a única que enganou as trutinhas naquele ponto. Dá uma olhada na sessão de Relatos, no tópico MdC de Páscoa (na parte do relato feita pelo Kensuke Panelón) na mosquinha (não sei o nome - diz aí pessoal o nome desse tipo de mosquinha! Tô querendo saber). Pode ser que te ajude.

Dê uma olhada nos relatos anteriores de pescarias lá no MdC que tem bastante informação. A mim foram muito úteis.

Que mais posso dizer? Wader é essencial (ainda mais no frio que você vai); bastão pra caminhar no rio, nem tanto. Basta ter cuidado e um pouquinho de sorte: eu não caí nenhuma vez (pelo menos alguma coisa certa eu tinha de fazer laugh.giflaugh.gif ).

Ah! Não esqueça a máquina fotográfica e a bateria (como eu fiz tongue.gif ) e leve os remédios que precisar pq não tem nenhuma farmácia (nem nenhum tipo de comércio - graças a Deus!) próximo. Colírio não precisa, porque isso o Macaé e região já são!

Por fim, vale ressaltar que a pousada Amantes é realmente excelente. Como provavelmente estará bem frio, se puder pegue um quarto com lareira (não sei se todos eles têm).

Bom, estas foram as pobres informações que um novato como eu poderia repassar.

Um grande abraço e boa pescaria!

PS: Acho que é mais barato e menos cansativo ir de ônibus, conforme o Kensuke mencionou. Entretanto, se quiser ir de carro, escreva que lhe darei as dicas, ok?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Opa...

Blz...

Desde já Bem Vindo ao nosso Riozinho....

9 de julho tá longe e tem muita agua pra rolar, não posso confirmar presença nesta dura empreitada ainda, mas vamos fazer o possivel pra acompanhar o amigo...

Dicas...

Acho que nem precisa mais...

Como disse o grande Alexandre, veja os relatos do MDC que vão te dar muitas dicas e vão aumentar sua agua na boca!!!

Quantos às moscas, se não tem ainda, peça ao Daniel San... ele tah aprendendo a pescar mas já ata muito bem happy.gif .... e tah com um estoque só de moscas fatais....

Se ainda tiver dúvidas... grite!!

Abraço...

Rusllon

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado pessoal.

Valeu pelas dicas. Ainda não arranjei nenhum parceiro pra dividir as despesas. Mas até julho ainda tem muita agua pra rolar. Ainda tenho de arranjar wader e botas. Mas tudo vem a contento.

Vou ver se ainda essa semana arranjo alguem pra ir junto.

Um abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça seu login agora mesmo para postar com sua conta

Visitante
Responder a este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoji são permitidos.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação importante

Ao usar este site, você concorda com nossos {termos}.