Ir para conteúdo

Robalo no FLY


Postagens Recomendadas

  • Mosqueiro

Boa tarde pessoal, 

 

Gostaria da ajuda os mais experientes. Estou querendo começar a pescar robalos no Fly. Ja pesco de fly ha alguns anos porem somente trutas. Ha mais de 10 anos pesquei a ultima vez robalos com camarão vivo e bait.

Minha intenção é pesca em rio e estou programando pescar no final desse mês no rio Palmital em São Francisco do Sul (SC). Entrei em contato com a pousada do nereu e eles fornecem barco e piloteiro para pesca no rio. Ele me informou que essa é a melhor época para pesca de robalos em rios, porém segundo ele o fly não pega pois os peixes estão no fundo.

Se puderem me ajudar com informações sobre iscas, técnicas, linhas, leader (shock tippet) e mares...

Tenho equipamento #6 e #8, ambos com linhas floating e sinking tip.

 

Obrigado ao amigo Jamanta que me deu a dica de entra em contato com o forum por ter muitos com grande experiência nessa pescaria!!

 

Cristiano

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

De equipamento está bem servido e não precisa investir com isso. A linha Sink Tip pode ser sua melhor opção aliado ao uso de iscas lastradas, mas cuidado para não exagerar no peso, pois essa linha já arremessa meio "quadrado" e com isca pesada fica ainda mais "quadrado". Facilite o trabalho da ponta da linha Sink Tip usando um líder de fluorocarbono e assim afundará mais facilmente do que se fosse de Nylon. Nunca me preocupei com shock tippet porque usava direto linha 0,42 mm atada em um pedaço de linha 0,57 mm ou seja, meu tippet montado dessa forma dava conta do recado. Na prática usava um líder simples e curto, mas nada impede que compre um líder cônico e nele coloque um shock tippet na espessura que me refiro. Já pesquei algumas vezes no rio São João aqui no RJ e das vezes que fui as iscas que melhor deram resultado foram os streamers claros e hoje voltaria a fazer o mesmo. Quanto a maré sempre estávamos atento ao seu reponto, no momento que que mudava de cheia para vazante ou vice e versa, o que parece ser o momento que o robalo se manifesta melhor para comer. Aprendi a atar as iscas de EP Fiber chamadas Peanut Butter e certamente usaria com as Clouser Deep Minnow e Crazy Charlie.

Logo outros amigos que estão mais em dia a pesca do robalo poderão ajudar com mais dicas.  :ok:

 

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Obrigado pelas excelentes dicas Fausto. Nunca usei linhas sinking  ou sinking tip (tenho mais nunca usei) e não sabia que eram difíceis de serem usadas... Até tava disposto a comprar um sinking mais pelo que entendi não seria necessário.

abc 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

A linha Sink Tip, como o próprio nome, afunda somente a ponta e sendo assim, é mais fácil de se arremessar do que uma linha Full Sinking. Algumas dessas linhas Sink Tip tem a ponta que afunda em tamanhos diferentes e se for curta, é mais fácil de se arremessar, mas também por ser curta afunda menos e sendo assim apresenta menos ao fundo a isca. As linhas com ponta transparente chamadas de Ghost Tip são mais fáceis de arremessar do que as linha com ponta escura.

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Obrigado Fausto. A minha linha é J. Teeny mini tip com 5 pés de ponta escura (fast sinking tip). Vou providenciar leader de fluorcarbono conforme você indicou!!

Editado por Crigalindo
  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Essa linha é mais fácil de arremessar, já que a ponta é curta e causa menos arrasto ao fazer o Pick-up para o próximo arremesso, a coisa complica quando a ponta é longa. Um metro e meio não é nada, é praticamente um líder que afunda. Quando colocar o líder de fluorocarbono vai facilitar apresentar a isca mais ao fundo.

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Não sei dizer ao certo @Crigalindo, mas vários amigos falam muito bem da linha SHARKWAVE.  :ok:

Não invisto em linhas faz muito tempo e todas que comprei foram de numeração menor para pescar em agua doce e fria, no caso para trutas. Por isso minha dica não tem e não terá o mesmo valor dos amigos que praticam sempre a pesca com conjuntos desse calibre. Logo alguns amigos poderão te ajudar, mas essa tal de SHARKWARE tem sido usada por vários amigos. :yes:

http://lojafsb.com.br/linha-sharkwave-agua-salgada.~1552~142~3~linhas.~scientific-anglers.

 

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Mosqueiro

Boa Tarde pessoal....material todo pronto para proximo sábado...  só restou uma duvida. Com relação ao trabalho das iscas de fundo ou superficiais, como sugerem? Pelo que li e vi alguns videos com camarão vivo e artificial com bait, nas iscas de fundo (streamers ou camarão lastreado) deixar tocar o fundo e dando uns toques para faze-lo subir e descer freneticamente... ja superfície trabalhar como um popper. No fly faço semelhante?

 

Esse video é interessante onde ele orienta o trabalho com camarão artificial no bait

 

Abraço 

 

Editado por Crigalindo
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Comece com um streamer e puxe em velocidades diferentes. O robalo às vezes ataca com a isca quase parada e outras na corrida. O caminho é experimentar e testar. :ok:

Quanto ao uso de iscas de superfície deve fazer o mesmo. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
  • Mosqueiro

Use linha Intermediate com moscas lastreadas. Não se limite à clouser Minnow. Pode atar padrões baitfish com fio de cobre na haste do anzol, ou chapas de chumbo como as que dentistas usam para radiografia. Faça a base de linha de atado, enrole o fio, outra cobertura de linha de atado. Deixe secar e arme sua mosca nessa montagem. Qualquer padrão pode usar isso. Algumas moscas perderão sua naturalidade (ex: um seaducer não ficará suspenso - e é exatamente isso que vc precisa -, que a mosca afunde). Espero que acerte. Abraços. Caio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro
Em 11 de junho de 2016 at 06:45, Crigalindo disse:

Descobri ontem que sumiu minha linha floating #8. Pensando em pesca de robalos em rio e mar, qual a melhor opção que temos hoje? Gostaria de investir em uma boa linha...

Será difícil uma que funcione perfeitamente em todos ambientes, principalmente porque o peixe é um mané. São inúmeros fatores para atacar a mosca. Muitas vezes ele está lá...mas não pega. Se fosse sugerir uma linha para todas situações, seria uma Intermediate. Porém tem dias que o robalo somente ataca na superfície...especialmente no Fly...dai já fudeo. Pode usar linha floating com isca que afunde e ele não vai pegar. Vai "sofrer" até acertar a mão onde você pesca. É isso não servirá para outro lugar, mas será uma referencia sua. Só indo pescar para descobrir. Abraços. Caio. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

Fala cara!

Te aconselho usar Clouser Minnow (com halteres) para que a isca trabalhe mais no fundo, Streamers também são ótimos, e principalmente cores claras. Leader do tamanho da vara e um tippet de fluor carbono de 0.50 a 0.70, dependendo do tamanho do robalo que irás pescar, porque a boca do robalo é tipo uma lixa, quando pegar um irá ver que o fluor carbono fica meio desgastado, pode ser linha floating (se usar iscas pesadas, pois afundam melhor), e trabalhando a isca um pouco devagar.

 

Espero que goste, e boas capturas!

:mestre:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro
1 hora atrás, Pedro Laurentino disse:

Fala cara!

Te aconselho usar Clouser Minnow (com halteres) para que a isca trabalhe mais no fundo, Streamers também são ótimos, e principalmente cores claras. Leader do tamanho da vara e um tippet de fluor carbono de 0.50 a 0.70, dependendo do tamanho do robalo que irás pescar, porque a boca do robalo é tipo uma lixa, quando pegar um irá ver que o fluor carbono fica meio desgastado, pode ser linha floating (se usar iscas pesadas, pois afundam melhor), e trabalhando a isca um pouco devagar.

 

Espero que goste, e boas capturas!

:mestre:

Legal Pedro, obrigado pelas dicas

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...
  • Mosqueiro

É @Fausto, tomei pra mim  também os teus conselhos daqui. Estarei pescando em Guapimirim em breve, vou me ligar mais nessas dicas.

Editado por Nilson Miranda
  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça seu login agora mesmo para postar com sua conta

Visitante
Responder a este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoji são permitidos.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação importante

Ao usar este site, você concorda com nossos {termos}.