Ir para conteúdo

Tenkara na Patagônia - março de 2016


Postagens Recomendadas

  • Administrador

Praticar a pesca Tenkara na Patagônia é uma experiência ímpar em função de tantas opções de locais de pesca a região pode oferecer. O pescador pode pescar em rios de montanha onde há muita mata ciliar em duas margens, até grandes e largos rios de planícies, e assim por em prática tudo que pude ler e ver na Internet quanto a prática da pesca Tenkara.

Esse ano mais uma vez estava o boa parte do tempo com minhas varas Tenkara na bainha que carrego em meu cinto e com opções de escolha em função do local que estivesse pescando. Usei a vara TenkaraUSA AMAGO de 4,1 metros em locais amplos e a vara TenkaraBR de 3,3 metros em locais mais fechados os havia mais restrição nos arremessos. Pude também testar a TenkaraBR Heavy Duty.  

Como estava mais tempo pescando de Tenkara, pude também testar várias linhas e assim aprende na prática um pouco mais sobre as características e uso de cada uma. Gostei muito da linha cônica Fujino Soft e agora falta comprar a Fujino Midi para comparar. 

Vamos a algumas fotos.   :ok:

Assim que chegamos na entrada do Parque Nacional o majestoso Vulcão Lanín de apresenta.
PAT2016-03-112_01.png

Merece um cartão feito no Photoshop.
PAT2016-03-112_02.png

Jogos das sombras de manhã bem cedo.
PAT2016-03-114.png

Ponte sobre o rio Malleo dentro do parque.
PAT2016-03-115.png

O passaguá "saca truta".
PAT2016-03-117.png

Foto da ponte.
PAT2016-03-118.png

Rio abaixo.
PAT2016-03-119.png

Uma truta dessas já dá um bom trabalho na Tenkara.
PAT2016-03-120.png

Sobre a ponte rio acima.
PAT2016-03-123.png

Sobre a ponte rio abaixo.
PAT2016-03-122.png

O mesmo rio Malleo em sua parte média.
PAT2016-03-132.png

Jogo das sombras ao anoitecer.
PAT2016-03-134.png

Tenkara no rio Quillén.
PAT-TEN-2016-03-001.png

Sempre lindas trutas.
PAT-TEN-2016-03-002.png

A Parachute do Cazes.
PAT-TEN-2016-03-003.png

A Parachute do Claudio Brandileone.
PAT-TEN-2016-03-004.png

A Parachute do André Ribeiro.
PAT-TEN-2016-03-005.png

Todas participaram do Intercâmbio de atado e testadas na Tenkara.
PAT-TEN-2016-03-006.png

Uma truta Fontinalis do arroio Malalco.
PAT-TEN-2016-03-007.png

Capturada com a Parachute do........
PAT-TEN-2016-03-008.png
Fausto!   :D

E outra com a Parachute do André Ribeiro. :okok:
PAT-TEN-2016-03-009.png

E com minha "assassina" Rendrickson.
PAT-TEN-2016-03-010.png

Mais um pouco do passaguá "saca truta".
PAT-TEN-2016-03-011.png

As vezes a truta não cabia no passaguá. :D
PAT-TEN-2016-03-012.png

Meu recorde na Tenkara uma arco íris com 45 cm.
PAT-TEN-2016-03-013.png

Até a Elk Hair Caddis fez sucesso na Tenkara,
PAT-TEN-2016-03-014.png

Depois vem mais fotos.......

 

PAT-TEN-2016-03-015.png

PAT-TEN-2016-03-016.png

  • Like 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Aquela trutona deve ter dado muito trabalho ein! Muito interessante o uso da tenkara para capturar esses trofeus.

Não é dificíl se aproximar das trutas sem afungentalas com o alcance relativamente pequeno das varas tenkara?

E se me permite mais um pergunta, como é ninfar com a tenkara?

Grande pescaria Fausto! 

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Deu trabalho sim e depois de ter a experiência de alguns tippets rompidos estou aprendendo a controlar a emoção, é como se a truta aceitasse o controle que faço e deixo ela se desgastar nadando rio acima. Várias vezes as trutas fazem isso e toda vez que uma passa por mim e começa a subir, aumenta minha chance de captura, pois ela tem duas forças a vencer, a correnteza e a linha de estou tenteando nas costas dela. Uma truta maior não tem conversa, a tal chamada "Big One", pois é impossível controlar sua corrida e não vou fazer de modo algum o que muitos fazem, correr rio acima ou rio abaixo atrás dela, simplesmente me contento em ver a danada saltar e dar adeus para mim.

Não é muito difícil não Guilherme, mas tem que ter a sorte de ficar num ângulo que ela não te veja, principalmente quando pescando rio abaixo. Em casos assim eu pesco lateralmente e fico fora da visão delas e quando pesco rio acima o que afugenta é arremessar a linha sobre a cabeça delas. O Jamanta gosta de pescar no visual, ele localiza a truta comendo e investe arremessos já sabendo onde o peixe está, ao estilo Trout Bum, eu pesco por leitura do rio e em função de onde as trutas podem estar, foi assim que aprendi com os guias e sigo nessa aprendizagem até hoje. Não existem quem está certo, é uma opção de pesca e quando visualizo uma truta, aí entro na pesca no visual, fora isso é "ferro" nelas sem ver onde estão.

"Ninfar" na Tenkara tem duas opções, rio acima e rio abaicxo. Quando rio acima nada mais é do que fazer um upstream com linha curta, tendo assim mais sensibilidade em função de ter mais contato para perceber o pique da truta, nesse caso a resposta é melhor, mas prefiro fazer a pesca no swing derivando a ninfa rio abaixo em função da ação da correnteza. Nos dois casos prefiro ficar em ângulo com o leito do rio e assim evitar ser visto quando pescando rio abaixo ou arremessar a linha sobre a truta afugentando ela.

Na mosca seca não tem mistério também, inclusive gosto muito assim que entro no rio, pois minha coluna ainda não está me incomodando e pescar rio acima fica fácil. Depois de algum tempo a coluna começa a me incomodar e daí pesco rio abaixo com mosca seca também, a diferença é que arremesso mais curto e derivo a mosca seca oferecendo linha ao baixar a vara que tem 4,1 metros. Nessa técnica tenho que pesca ligeiramente em ângulo e assim a truta não me vê. Se o rio é estrito então é mais fácil ainda, pois fico de um lado da margem e arremesso do outro deixando a mosca derivar. Faço o mesmo com moscas wet.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Olha aí Blatt a "minhoca nó cego", mas não dei resultado, ao menos por enquanto não, mas vou voltar a pescar com ela.   :yes:

PAT2016-03-169.png

As Wetflies estavam arrepiando e era notável o ótimo resultado, pesquei um trecho do Chimehuin que conheço bem por pouco mais de 1 hora e as trutas não se encantaram como a minhoca nó cego, foi só trocar para wet que as danadas aceitaram. Seja como for aí estão as três que usei e pretendo usar em outras pescarias. :ok:

 

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

:okok::okok:

Valew Fausto, o importante é tentar... De certa forma foi até bom as minhocas não funcionarem pois em dando resultado elas deixam o pescador muito preguiçoso

na confecção e escolha de outros atados kkkkkkkkkk :devil2:

... Eu com certeza ia tomar bomba aí na patagônia... sou do tipo teimoso, pesco sempre do meu jeito é só mudo de opinião depois de apanhar bastante :wallbash:

Mas num lugar desses eu não me importaria de voltar zerado, o lugar é fantástico! :wub:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Não vai voltar zerado numa investida na Patagônia, vai pescar com certeza, mesmo que seja somente com a "minhoca nó cego". A questão é a ansiedade em ter uma truta na ponta da linha e nesse dia nem pique elas estavam dando na danada da minhoca, daí o "capetinha" me disse, troca de mosca e ferro nelas!   :devil2:

Tenho muito o que planejar para 2017 e seria uma imensa satisfação formar um grupo de tenkareiros para curtir a pesca nesse paraíso da pesca com mosca. Vamos chamar de grupo T.   :headsetsmiley:

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Belas imagens Fausto!!

Só uma dica, no ano passado tomei uma dura dos Guarda-faunas e quase prenderam os meus equipos e a licença por causa de uma farpa de anzol mal amassada.

E um colega que foi cerca de 2 semanas antes teve os equipamentos e licença apreendidos pelos Guardas.

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Caramba De Bortoli!  :ohmy:

Vou ter que me acostumar e cumpra-se o que está no regulamento.

Esse ano fui fiscalizado três vezes nos rios, Quillén, Calfiquitra e Malleo, e não pegaram no meu pé, nem dos demais amigos. Seja como for essa questão das farpas está no Regulamento Patagônico.

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Este ano não fomos nenhuma vez fiscalizados em Rio Pico, acredito que a causa seja os incêndios que estavam ocorrendo e isso estava ocupando os Guardas-fauna.

Até brincamos que poderíamos pescar sem licença :D!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Puxei assunto com o Guarda Fauna que nos encontrou pelo rastro do arroio Calfiquitra e ele me disse que a quantidade de guardas foi reduzido, mas essa temporada pagamos quase 100 dólares pela licença. 

A Marta, que era Guarda Fauna ativa na região do rio Quillén agora faz serviços administrativos e os guardas ativos em campo foram reduzidos a 1/3.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro
Em 09/04/2016 at 12:36, Fausto disse:

Deu trabalho sim e depois de ter a experiência de alguns tippets rompidos estou aprendendo a controlar a emoção, é como se a truta aceitasse o controle que faço e deixo ela se desgastar nadando rio acima. Várias vezes as trutas fazem isso e toda vez que uma passa por mim e começa a subir, aumenta minha chance de captura, pois ela tem duas forças a vencer, a correnteza e a linha de estou tenteando nas costas dela. Uma truta maior não tem conversa, a tal chamada "Big One", pois é impossível controlar sua corrida e não vou fazer de modo algum o que muitos fazem, correr rio acima ou rio abaixo atrás dela, simplesmente me contento em ver a danada saltar e dar adeus para mim.

Não é muito difícil não Guilherme, mas tem que ter a sorte de ficar num ângulo que ela não te veja, principalmente quando pescando rio abaixo. Em casos assim eu pesco lateralmente e fico fora da visão delas e quando pesco rio acima o que afugenta é arremessar a linha sobre a cabeça delas. O Jamanta gosta de pescar no visual, ele localiza a truta comendo e investe arremessos já sabendo onde o peixe está, ao estilo Trout Bum, eu pesco por leitura do rio e em função de onde as trutas podem estar, foi assim que aprendi com os guias e sigo nessa aprendizagem até hoje. Não existem quem está certo, é uma opção de pesca e quando visualizo uma truta, aí entro na pesca no visual, fora isso é "ferro" nelas sem ver onde estão.

"Ninfar" na Tenkara tem duas opções, rio acima e rio abaicxo. Quando rio acima nada mais é do que fazer um upstream com linha curta, tendo assim mais sensibilidade em função de ter mais contato para perceber o pique da truta, nesse caso a resposta é melhor, mas prefiro fazer a pesca no swing derivando a ninfa rio abaixo em função da ação da correnteza. Nos dois casos prefiro ficar em ângulo com o leito do rio e assim evitar ser visto quando pescando rio abaixo ou arremessar a linha sobre a truta afugentando ela.

Na mosca seca não tem mistério também, inclusive gosto muito assim que entro no rio, pois minha coluna ainda não está me incomodando e pescar rio acima fica fácil. Depois de algum tempo a coluna começa a me incomodar e daí pesco rio abaixo com mosca seca também, a diferença é que arremesso mais curto e derivo a mosca seca oferecendo linha ao baixar a vara que tem 4,1 metros. Nessa técnica tenho que pesca ligeiramente em ângulo e assim a truta não me vê. Se o rio é estrito então é mais fácil ainda, pois fico de um lado da margem e arremesso do outro deixando a mosca derivar. Faço o mesmo com moscas wet.

Obrigado Fausto, muito bem explicado, a pesca com tenkara é bem interessante :ok:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça seu login agora mesmo para postar com sua conta

Visitante
Responder a este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoji são permitidos.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação importante

Ao usar este site, você concorda com nossos {termos}.