Ir para conteúdo

Dubbing loop twister


Postagens Recomendadas

  • Moderador

:):):)

Ola pessoal,

Aproveitando o tempo das chuvas que felizmente tem caído com frequência muito satisfatória em nossa região do Sul de Minas, tenho dedicado parte do meu tempo livre para fazer um up grade nas minhas ferramentas de atado e compartilho o que venho fazendo.

Há bom tempo construí um dubbing loop twister que vem me proporcionando uma ótima ajuda nos atados que requeiram um dubbing loop.
Contudo, eu queria uma melhor funcionalidade de giro, particularmente nos atados nos quais se utilizem CDC, onde o trabalho requer certa precisão para ser bem feito.
Algumas ferramentas comerciais são compostas por uma haste na qual está disposta uma cabeça giratória que cumpre a função de torcer os dois fios da alça ou loop, entre os quais o material vai inserido.
Percebi que pelo menos para mim pela forma como manuseio esta ferramenta, uma cabeça estacionária e uma haste girante cumpriria melhor a função.
E assim construí uma nova ferramenta em número de três para poder presentear os amigos.

Ferramenta original que construi e uso há bom tempo

56a1719ce3d69_dbloop020.thumb.jpg.2f99aa

Nova ferramenta, ou dubbing loop twister em fase final de montagem.
Os rolamentos são sobrantes de outros projetos em minha empresa.

 

dbloop 003.jpg

56a1729f62c43_dbloop014.thumb.jpg.f9112a

Ferramentas finalizadas...

56a17318d59c3_dbloop015.thumb.jpg.72a8ce
 

Editado por Odimir
  • Like 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador
13 horas atrás, Alexandro Leco disse:

Sem comentários!

parabens mais uma vez pela engenhosidade!Deve ficar muito mais macia com este rolamento!

 

 

:):):)
 

Ola Leco,

A maciez de giro foi uma das propostas do projeto .

Abração
Odimir

Editado por Odimir
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Gostei Odimir, mais uma ferramenta feita por brasileiro, isto é muito bom ter amigos que faz projetos de materiais de atados.

A única coisa que posso dizer é Parabéns meu amigo vai em frente.  :bs-aplauder:

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador
Em 22/01/2016 at 23:24, Jost disse:

Esse rolamento é só pra aumentar a inércia rotacional?

Ola Jost,
Fiz a montagem com rolamentos pelo fato de estarem sobrantes de outro projeto na oficina, e também por simplicidade de montagem (adesivo trava-rosca ).
Possivelmente um pequeno disco metálico também cumpriria a função desejada, desde que girasse livre e macio.
Vou descrever a forma como uso esta ferramenta e assim clarifico a intenção do projeto :
- Considerando que sou destro, o dubbing twister é inserido na alça ou loop formada pelo fio e seguro pela mão esquerda para evitar que gire pela própria torção da linha.
Os dois arames introduzidos no loop, foram dimensionados para se manterem abertos mesmo sob o peso do conjunto.
Com a mão direita o material de dubbing é introduzido e posicionado no loop, encerado ou não, dependendo do caso.
Quando trabalho com CDC, este estará previamente preparado e posicionado no "Marc Petitjean Magic Tool".
Feito isto, o rolamento é tracionado com a mão esquerda para baixo, fechando o loop.
Com a mão direita, o eixo é girado iniciando a formação do cordão.(poucas voltas são necessárias para isto)
Caso queira um número maior de voltas, a ferramenta suspensa poderá ser girada como um pião.
Um hackle player poderá prender a extremidade do loop que será cortada.
Segurando o rolamento também é possivel aplicar o cordão girando em torno do anzol.
Abração
Odimir
 

Editado por Odimir
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador
1 hora atrás, Rinaldo disse:

Genial como sempre, não é a toa que é um mestre...

Existe um nome específico para essa peça que faz a função de eixo do rolamento ?

Talvez Spin Axis, não sei ao certo, estou chutando mesmo. :ok:

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador
11 horas atrás, Odimir disse:

Ola Jost,
Fiz a montagem com rolamentos pelo fato de estarem sobrantes de outro projeto na oficina, e também por simplicidade de montagem (adesivo trava-rosca ).
Possivelmente um pequeno disco metálico também cumpriria a função desejada, desde que girasse livre e macio.
Vou descrever a forma como uso esta ferramenta e assim clarifico a intenção do projeto :
- Considerando que sou destro, o dubbing twister é inserido na alça ou loop formada pelo fio e seguro pela mão esquerda para evitar que gire pela própria torção da linha.
Os dois arames introduzidos no loop, foram dimensionados para se manterem abertos mesmo sob o peso do conjunto.
Com a mão direita o material de dubbing é introduzido e posicionado no loop, encerado ou não, dependendo do caso.
Quando trabalho com CDC, este estará previamente preparado e posicionado no "Marc Petitjean Magic Tool".
Feito isto, o rolamento é tracionado com a mão esquerda para baixo, fechando o loop.
Com a mão direita, o eixo é girado iniciando a formação do cordão.(poucas voltas são necessárias para isto)
Caso queira um número maior de voltas, a ferramenta suspensa poderá ser girada como um pião.
Um hackle player poderá prender a extremidade do loop que será cortada.
Segurando o rolamento também é possivel aplicar o cordão girando em torno do anzol.
Abração
Odimir
 

Entendi. :)

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador
2 horas atrás, Rinaldo disse:

Genial como sempre, não é a toa que é um mestre...

Existe um nome específico para essa peça que faz a função de eixo do rolamento ?

Rinaldo,

Realmente não tem um nome específico, mas vamos deixar batizado com a sugestão do Fausto, "Spin Axis".

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Funcional, simples e bela! No  "a.k.a" Padrão Odimir. :mestre:

Bacana a facilidade nos "ajustes finos" no twister,  cf  explicação dada ao Jost.:ok: 

Editado por Ilza
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Mosqueiro

Eu tentei fazer algo parecido, mas como não tinha nem noção do que deveria buscar de resultado, virou só mais um pedaço de arame torto que vou jogar fora...

Vou dar um jeito de fazer algo melhor!

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Se eu entendi direito o que você escreveu, com arame a técnica de fazer esses cheniles é diferente... você necessita de outra ferramenta que se chama Dubbing Brush. Trata-se de uma madeira com pinos nos quais você coloca uma das pernas do arame, depois o dubbing e depois rebate a outra perna por cima, torcendo lentamente e usando essa madeira como apoio para o arame não entortar.

O Dubbing Twister é para ser usado com lãs, linhas e fios.

Se eu não entendi direito o que você escreveu e o que virou uma maçaroca foi o arame do seu dubbing twister, você usou o material errado: tem que isar aqueles arames de aço inox duríssimos usados em empates de pesca.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Não, houve uma confusão ai!

O arame que me referi foi o do dubbing twister, mas eu dobrei ele de forma errada e em dimensões erradas.

O arame de inox já utilizo em várias outras ferramenteas, a questão do DT é confecciona-lo da maneira correta.

Vou tentar novamente, vamos ver o que sai.

Por sinal, qual espessura normalmente se usa nesse DT?

hehehe

Abração!

Editado por André Vergara
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Ola André,

A espessura do arame vai depender da geometria que ele vai assumir no dubbing loop twister, mas em principio penso que um arame de aço inoxidável temperado pode variar entre 0,30 e 0,45 mm.
Este último foi o que usei no dubbing loop twister mostrado no tópico.

Como tratamos deste tema, mostro abaixo um brush twister que construí no passado a pedido de um amigo.
Na verdade construí duas destas maquinetas que foram presenteadas, já que não faço uso deste recurso nos meus atados.

DSC02521.jpg.871ddf2ffbbdfc3eea4abc839cbDSC02522.jpg.8766bd857493764150a0319f328

  • Like 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro
10 horas atrás, Odimir disse:

Ola André,

A espessura do arame vai depender da geometria que ele vai assumir no dubbing loop twister, mas em principio penso que um arame de aço inoxidável temperado pode variar entre 0,30 e 0,45 mm.
Este último foi o que usei no dubbing loop twister mostrado no tópico.

Como tratamos deste tema, mostro abaixo um brush twister que construí no passado a pedido de um amigo.
Na verdade construí duas destas maquinetas que foram presenteadas, já que não faço uso deste recurso nos meus atados.

DSC02521.jpg.871ddf2ffbbdfc3eea4abc839cbDSC02522.jpg.8766bd857493764150a0319f328

Quando vejo os maquinários e equipamentos que o senhor e o Jost postam, vejo o quanto ainda tenho para crescer!!

hehe

Lindo equipamento, simples, compacto e funcional!! Nada melhor do que isso!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça seu login agora mesmo para postar com sua conta

Visitante
Responder a este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoji são permitidos.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação importante

Ao usar este site, você concorda com nossos {termos}.