Ir para conteúdo

Melhorando a ergonomia do bobbin


Postagens Recomendadas

  • Mosqueiro

Belo resultado Mestre Odimir!

A madeira enobrece ainda mais a ferramente, seja ela qual for :okok:

Parabéns, ficaram muito bonitas.

Aquele abraço!

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador
13 horas atrás, Alexandro Leco disse:

Parabéns,Mestre,trabalho de artesão!

So uma dúvida,está Madeira e leve mesmo?

Até.

Leco

 


Esta madeira é considerada pesada e muito densa e em Minas Gerais é conhecida como óleo bálsamo.
Fiz algumas peças a mais e se você comprou um bobbin da Rite, posso te presentear uma.

Abração

Odimir
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador
Em 19/01/2016 at 08:30, Papalardo disse:

Muito bom Sr. Odimir.

Como o tempo continua chuvoso, podemos esperar mas novidades!?

Abraços!

 

Certamente, 

Nos mantemos em permanente atividade ! :ok:

Abração

Odimir

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
  • Mosqueiro

Muito show seu trabalho mestre!

Não é a toa que recebeu esse título mesmo!

:D

Uma dúvida: como é a fixação da peça de madeira na furadeira?

A peça de madeira é somente pressionada no eixo de metal e torneada?

Eu me interessei pois quero mudar a manopla de uma carretilha que tenho, quero justamente fazer de madeira e no torno que tenho, fazer peças pequenas é complicado (o torno tem capacidade de fazer peças de 1,20m, mas peças pequenas é bem complicado...).

Grande abraço!!

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

:):):)

 André,

As peças foram torneadas na furadadeira a partir de cilindros de madeira  pré torneados e furados.
A fixação foi assegurada pela montagem com ligeira pressão sobre um eixo polido e torneado com precisão para se ajustar ao furo.

Grande abraço

Odimir

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Deixa eu ver se entendi. Os cilindros de madeira que você usou eram pré-torneados e furados.

Depois, com a medida desse furo, as peças foram fixadas na furadeira com um pino de aço (??) polido com pressão.

Depois as peças recebem o "torneado" final, para terem a forma desejada. Seria mais ou menos isso?!

:hum:

Grande abraço mestre!

Editado por André Vergara
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Sim, o procedimento que você descreveu parece correto :) 

Não precisa de muito atrito entre o pino e a madeira para se tornear delicadamente essas peças. Daí o motivo de já terem sido torneadas para um diâmetro externo conveniente. Além disso, o pino pode ser levemente cônico, fornecendo a pressão necessária simplesmente por um encaixe de pressão.

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Beleza!

Vou ver se consigo fazer uns knobs pras minhas carretilhas. Acho que fica muito bacana os knobs de carretilhas em madeira.

Vamos ver se consigo fazer algo bacana! hehehe

Abração mestres (Jost e Odimir)!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

André,

É exatamente como o Jost confirmou.
No caso, os furos na madeira podem ser feitos com uma broca de 3/16" (3,76 mm) que corresponde ao diâmetro da haste do bobbin, e depois repassado manualmente com uma broca de 3,8 mm.
Uns poucos centésimos são suficientes para assegurar o "fit", tanto na haste do mandril, como na haste do bobbin.
A haste do mandril também pode ser torneada em madeira diretamente na furadeira, e ajustada com lixa bem fina.

Eu tinha um excelente torno para madeira de procedência austríaca, mas fiz presente para meu companheiro de pescarias que é mais apaixonado por este tipo de trabalho que eu.
Como tenho facilidades na oficina da empresa, vou improvisando alguns recursos para minha furadeira que atendem  minhas poucas necessidades.
O trabalho que fiz  para os bobbins, também pode ser feito de outras maneiras, inclusive entre pontas a partir de um bloco de madeira furado.

Aí está outra adaptação com contra ponto rolamentado 

56c4938b79422_dbloop039.thumb.jpg.437846

 

Torneando os cabos de cortiça para minhas varas de bambu.

56c4945903960_vs045.thumb.jpg.8e985b29fb

DSC02618.JPG.0882f45d1df626fd027c778b585

DSC02634.JPG.01d5057f81076ca8a3fa9f02630

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Esse torno seria bom para você, Odimir.

548199_450983761602352_1236112370_n.thum

Construí ele uns onze anos atrás justamente para poder tornear coisas delicadas como essas que você fez. Funciona com motor de máquina de costura e controle de velocidade no pedal. Funciona que é uma beleza. É possível tornear coisas que até, talvez, 1"1/2. :)

  • Like 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro
3 horas atrás, Odimir disse:

André,

É exatamente como o Jost confirmou.
No caso, os furos na madeira podem ser feitos com uma broca de 3/16" (3,76 mm) que corresponde ao diâmetro da haste do bobbin, e depois repassado manualmente com uma broca de 3,8 mm.
Uns poucos centésimos são suficientes para assegurar o "fit", tanto na haste do mandril, como na haste do bobbin.
A haste do mandril também pode ser torneada em madeira diretamente na furadeira, e ajustada com lixa bem fina.

Eu tinha um excelente torno para madeira de procedência austríaca, mas fiz presente para meu companheiro de pescarias que é mais apaixonado por este tipo de trabalho que eu.
Como tenho facilidades na oficina da empresa, vou improvisando alguns recursos para minha furadeira que atendem  minhas poucas necessidades.
O trabalho que fiz  para os bobbins, também pode ser feito de outras maneiras, inclusive entre pontas a partir de um bloco de madeira furado.

Aí está outra adaptação com contra ponto rolamentado 

56c4938b79422_dbloop039.thumb.jpg.437846

 

Torneando os cabos de cortiça para minhas varas de bambu.

56c4945903960_vs045.thumb.jpg.8e985b29fb

DSC02618.JPG.0882f45d1df626fd027c778b585

DSC02634.JPG.01d5057f81076ca8a3fa9f02630

Perfeita a explicação complementando a do mestre Jost!

Vou ter que voltar a construir algumas peças e ferramentas mesmo, não vai ter jeito...

Espero que a patroa não fique muito brava...:ph34r:

 

Com relação as varas de bambu, são um objetivo e um sonho meu ter uma de suas obras-primas mestre!

Guarde as palavras que lhe digo: ainda vai receber uma encomenda de uma varinha de bambu para mim! Pode ter certeza!!

Grande abraço!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro
3 horas atrás, Jost disse:

Esse torno seria bom para você, Odimir.

548199_450983761602352_1236112370_n.thum

Construí ele uns onze anos atrás justamente para poder tornear coisas delicadas como essas que você fez. Funciona com motor de máquina de costura e controle de velocidade no pedal. Funciona que é uma beleza. É possível tornear coisas que até, talvez, 1"1/2. :)

Oloco!!

A gente aqui falando de torno com furadeira e o Mestre ai vem com ignorância...não sabe brincar?!

Show o torno!!

Eu teria um desses pra mim, seria perfeito no sobrado (pequeno) onde moro. Carrego ele para a parte dos fundos (no máximo uns 10 m²) e faço toda minhas "bagunças e sujeiras" lá! :D

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador
7 horas atrás, Jost disse:

Esse torno seria bom para você, Odimir.

548199_450983761602352_1236112370_n.thum

Construí ele uns onze anos atrás justamente para poder tornear coisas delicadas como essas que você fez. Funciona com motor de máquina de costura e controle de velocidade no pedal. Funciona que é uma beleza. É possível tornear coisas que até, talvez, 1"1/2. :)



Jost, esse torno realmente é bem bacana e tem a vantagem  de ser facilmente guardado , e usado com minha bancada existente como estrutura.
Como sobra de projetos na minha empresa, disponho de um inversor de frequência e um motor Siemens de 1/3, e isto ainda me evitaria fazer a variação de velocidades por polias escalonadas.
Talvez me anime a construir um, obrigado pela dica !

Abração

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador
11 horas atrás, Odimir disse:



Jost, esse torno realmente é bem bacana e tem a vantagem  de ser facilmente guardado , e usado com minha bancada existente como estrutura.
Como sobra de projetos na minha empresa, disponho de um inversor de frequência e um motor Siemens de 1/3, e isto ainda me evitaria fazer a variação de velocidades por polias escalonadas.
Talvez me anime a construir um, obrigado pela dica !

Abração

A polia foi a parte mais divertida de tornear, especialmente pelo fato de que o maior diâmetro era o limite de torneamento de meu torno, numa época que que eu ainda não havia adquirido um headstock riser para o Sherline.

Mas, de fato, a única utilidade da polia é aumentar ou diminuir o torque (e consequentemente a velocidade final máxima de giro), visto que o controle de velocidade é feito mesmo no pedal.

531218_450983784935683_1726392658_n.thum

 

Esse chocalho é inteiriço... as argolas foram torneadas do próprio material original e não existe colagem:

293818_450983818269013_2110830374_n.thum

179519_450983808269014_910441470_n.thumb

:)

  • Like 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça seu login agora mesmo para postar com sua conta

Visitante
Responder a este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoji são permitidos.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação importante

Ao usar este site, você concorda com nossos {termos}.