Ir para conteúdo

Pernil de leitão a pururuca (ceia de Natal)


Postagens Recomendadas

  • Mosqueiro

Achei um pernilzinho de 1,5kg por acaso no supermercado e resolvi tentar fazer um pururuca para o Natal.

Acabei de tirá-lo para descongelar e começar a temperar para pegar gosto, quando ficar pronto (dia 24/12), posto as fotos do resultado.

Até lá....

Feliz Natal para os amigos :natal_thumbup:

 

IMG_0391b.jpg

  • Like 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro
12 minutos atrás, Fausto disse:

Feliz Natal Ricardo!  :natal_noel:

Quero ver o resultado final e as dicas que vai nos passar. :ok:

 

Pode deixar Boss, 

Estou bastante ansioso, espero que fique bom...

Abraços :natal_noel:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Vamos lá, pra segunda parte do trabalho...

Temperar o pernilzinho...

Temperos, tudo mais ou menos no olhômetro...

Ingredientes:

Ervas frescas (alecrim, tomilho e manjericão) em raminhos;

Folhas de louro;

Alho, uns 6-7 dentes grandes, depende do gosto de cada um (eu adoro alho :yes:)

Sal e pimenta do reino moido na hora a gosto;

1 copo Vinho seco (eu prefiro tinto, pois é mais seco, mas pode ser branco)

Misturar tudo e jogar por cima do pernil, depois colocar num saco plástico e deixar marinando na geladeira por umas 12 hs...

Amanhã, a etapa de assar e finalizar com alguns acompanhamentos que eu ainda não me decidi o que vai ser, mas posto aqui os detalhes.

Até amanhã :natal_tongue:

 

 

IMG_0431a.jpg

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

OK, 

Após umas 3 hs no forno a 200 graus, o pernilzinho assou...

Depois foi o desafio de pururucar a pelezinha que já estava douradinha e linda, mas não crocante (errei em alguma coisa, acho que deveria ter aumentado a temperatura do forno em algum momento, mas fiquei com medo de queimar, afinal é um pernil bem pequeno...).

Fiz de 2 formas, primeiro queimei com o maçarico culinário que tenho, bem pequeno e ficou mais ou menos, mas não ficou crocante :natal_sad:

Depois foi a vez de usar o óleo quente, mas também não deu certo :hum:

Bom, desculpas a todos pelo suspense e pelo resultado da "receita"...

Mas a boa notícia é que o pernil ficou delicioso, só não ficou com a casquinha crocante como eu queria...

Vou ter mais uma chance de tentar de novo por que eu comprei outro pernilzinho, um pouco maior, acho que uns 2.5kg para a virada do ano, se der resultado melhor eu aviso aqui...

Feliz Natal pra todos :natal_thumbup::natal_noel::natal_tongue:

IMG_0444a.jpg

  • Like 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Caramba me deu vontade de fazer um para o ano novo!  :natal_thumbup:

Só não vou tentar fazer a pururuca, pois já vi em algumas matérias na TV e a coisa complica com certeza. Mas tu usou um maçarico e a matéria que assisti o apresentador fez o mesmo. Vou pesquisar mais.......    :natal_smile:

 

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Amigos,

O pernilzinho ficou delicioso, e como é bem pequeno, foi metade na ceia ontem, acho que hoje não passa do almoço...

Vou pesquisar mais um pouco sobre o pururuca, por que eu ainda quero que fique crocante...

Obrigado a todos :natal_thumbup:

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

:) :) :)

Pururucagens à parte, ficou bem bonito e apetitoso !
Embora existam tantos acompanhamentos, pelo menos para mim um sanduiche de pãozinho francês com pernil está entre uma das sete maravilhas da culinária !

Parabéns e tenha um excelente final de ano !

Odimir

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Parabéns Ricardo,

Ficou bem bonito! :bs-aplauder:

 

Já vi duas formas eficientes de pururucar, a primeira é a tradicional com óleo bem quente jogado sobre o leilão com uma concha. A outra forma que vi foi com uma assadeira a gás, na verdade era uma adaptação de um aquecedor a gás funcionando como uma daquelas assadeiras de padaria, só que o sujeito que a manejava adaptou uma das "grades" pra usar na mão.

 

 

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

André, 

Eu vi esse video durante minhas pesquisas e acho que qualquer das técnicas resolve, mas o que aconteceu no meu pernilzinho, pelas minhas deduções foi excesso de cuidado para deixar a carne bem macia e assim, ele foi assado com muita humidade, sendo regado com o caldo da forma e sem deixar secar em momento algum.

Eu acredito que faltou o tempo de secar a casquinha para depois pururucar...

A pele ficou pururucada, mas ela ficou meio borrachuda e eu queria sequinha...

Ano novo tem nova tentativa :bs-aplauder:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Uma maneira de ajudar a pururucar a pele é separá-la ainda crua da carne com uma faca, não totalmente, para não cair, mas deixando os quatro cantos presos e o meio separado, isso ajuda a dissolver um pouco a gordura que tem por baixo da pele e deixá-la mais seca, o que ajuda a pururucar mais.  Daí, é só aplicar um calor bem forte (óleo quente, o grill superior do forno, o tal pururucador).  No vídeo, inclusive, me pareceu que a pele está separada da carne, tanto que no pernil ela encolhe.  

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
  • Mosqueiro

Muito gostoso um pernil assado no capricho.... Aqui do lado, em Tiradentes, tem um dos melhores leitões a pururuca de Minas. O irmão da tia de minha esposa é o responsável por temperar e colocar pra assar, ao passo que o Luiz Ney, dono da pousada Villa Paolucci - onde todo ano no festival de gastronomia rolam festins - desenvolveu um pururucador de cerâmica,  que é de fato uma resistência parecida com aqueles secadores de pintura automotiva mas pequeno o suficiente pra ser manuseado com facilidade.   Resistência chega a 400 graus, segundo ele, e basta passar perto da pele que a pururuca vai pipocando sequinha...enlouquecedor...kkkkk...

Na brasa também dá pra fazer mas tem que estar bem quente a brasa e sem fumaça. 

Editado por Fred Mancen
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça seu login agora mesmo para postar com sua conta

Visitante
Responder a este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoji são permitidos.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação importante

Ao usar este site, você concorda com nossos {termos}.