Ir para conteúdo

Salmão transgênico, que opinam?


Odimir

Postagens Recomendadas

  • Moderador

:):):)

Nos livros "Salmónidos en Patagonia" volumes I e II, os autores Daniel Wegrzyn e Silvia Ortubay, abordam este tema e criticam as iniciativas neste sentido.
Agora o assunto volta a baila com a aprovação dos EUA liberando sua produção.


http://www.agrolink.com.br/noticias/eua-liberam-1--animal-transgenico-para-consumo-humano--salmao-aquadvantage_344214.html

Que acham ?

Grande abraço

Odimir

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Se realmente não faz mal para a saúde, esse é o caminho para alimentar a população mundial crescente. Muitas dessas modificações genéticas já existem e estão ai para nosso consumo sem mesmos nós sabermos, outras virão com o tempo.O chato disso tudo é quando empresas perniciosas como a Monsanto que dominam tecnologias de transgênicos e te obrigam a plantar suas sementes, não só dominando um mercado, como te tirando o livre arbítrio. :ok: Penso eu. :pipe:

Editado por Sérgio Augusto (Krieger)
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Assunto complexo, mas logo, logo estaremos em 10 bilhões.

Grande parte dos pesquisadores demográficos sugerem que a população mundial vai estacionar em 17 bilhões lá por 2100... é gente pra cacete pra alimentar e só produção em massa com transgênico é que vai dar conta disso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Mestre concordo com vcs,porém temos que levar em conta,que quando mexemos com a parte genética de um animal,este porém no futuro próximo pode acarretar em várias doenças para seres humanos,como Câncer e algumas doenças degenerativas.

Isso infelizmente só iremos descobrir no futuro.

Existe uma pressão muita grande das multinacionais que investe neste setor,pois sua principal finalidade é a lucratividade!.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Não sei... tem muito dinheiro envolvido nisso. Tenho minhas dúvidas sobre a isenção desse tipo de estudo quando o campo de trabalho revolve em torno de trilhões de dólares.

Gostaria de saber a base bioquímica das pessoas dizerem que alimento transgênico causa patologias. Para mim não faz sentido.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Desculpem minha ignorância em algum ponto que colocar, mas gostaria de expor minha opinião.

A grosso modo, eles pegaram o gene de um salmão e inseriram em outro. Espécies diferentes do mesmo gênero.

Isso, na minha opinião, foi apenas uma maneira de "acelerar" o melhoramento genético que já é feito a mais de 200 anos.

Melhoramento genético é quando você seleciona indivíduos com características específicas que você deseja e vai realizando cruzamentos entre eles para evidenciar aquela característica desejada.

A exemplo disso, a tilápia que é cultivada hoje (GIFT) já está na 11º geração de melhoramento (no brasil) e na 13º geração (nos EUA).

O que os pesquisadores da empresa norte americana fizeram com o salmão foi um melhoramento genético "acelerado", na minha opinião, que é beeeeem diferente do soja ou milho transgênico que temos hoje, onde se tem inserção de carga genética de gêneros diferentes.

Como disse, essa é minha opinião. Espero não ter ofendido ninguém e se isso ocorreu, peço desculpas antecipadamente.

:)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

De um ponto de vista evolucionista o salmão só é um salmão porque passou por mudanças genéticas drásticas ao longo da historia, e mesmo assim ninguém diz que um salmão selvagem é impróprio para o consumo.

Este salmão transgênico poderia ser encarado como uma espécie evoluida. Mesmo que a evolução tenha ocorrido de forma artificial.

Claro, isso é só a opinião de um leigo contribuindo para a conversa. :)

Bom tópico Sr. Odimir :yes:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

A absorção de nutrientes pelo trato digestório não supõe a desintegração mecânica e depois química daquilo que se ingere, até ao ponto das molécilas começarem a ser absorvidas pela mucosa intestinal?

Exatamente no quê o transgênico difere a ponto de ser indutor de patogenias?

Pra mim é o mesmo raciocìnio de comer porco e javali... ou angus e zebu... no entiendo :bag:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Só pra clarear, não confundamos evolução com transgenia.

Evolução pressupõe mutação genética e transgenia um copy/paste genético, de forma que é uma falácia dizer que um transgênico é um bicho mais evoluído.

Ademais, a evolução não tem objetivo em si. O processo é completamente aleatório seguido de filtros ambientais e/ou comportamentais que eliminam, ou não, o bicho com a mutação.

Mais "correto" seria dizer que o bicho transgênico "assemelha-se" a um original em processo de especiação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

:):):)

Interessante ver os diversos enfoques que se dá ao assunto, expondo novas facetas.

O tema não é tão novo e em 2001 uma empresa alardeava a produção de salmões transgênicos em cativeiro, colocando várias organizações ambientais em estado de alerta.
Neste mesmo ano, uma empresa Canadense obteve o registro de uma patente junto a Oficina Europea de Patentes (OEP) de um salmão transgênico destinado ao consumo humano.
O livro ao qual me refiro também não é recente, sendo impresso em 2009 e muito do que aqui discorro é baseado em suas páginas, mas por certo muita coisa deve ter acontecido ou se modificado desde então.
A empresa que pretendia produzi-los obteve seus salmões incorporando material genético provenientes de linguados, que permitiam aos salmões transgênicos manter seu ritmo metabólico acima do normal para a espécie com o esfriamento das águas, e continuar crescendo aceleradamente graças a produção de hormônios em seu fígado.

Este crescimento também não era interrompido, mesmo quando alcançada a maturidade sexual.
A principal preocupação era de que estes salmões modificados genéticamente pudessem se incorporar as populações naturais, já que as fugas dos criatórios são inevitáveis até a presente data.
Os rios chilenos e muitos argentinos estão se empestiando com salmões chinooks provenientes de escapes dos criatórios.
O maior crescimento confere maior robustez e lhes daria vantagens sobre os salmões naturais na concorrência por espaço e pelas fêmeas.
Embora as empresas utilizem formas estéreis triplóides, o método de esterilização admite uma margem de erro.
Se incorporados a populações naturais representarão uma parcela estéril dessa população, comprometendo o êxito reprodutivo do conjunto.
No caso de existirem indivíduos modificados férteis entre os naturais, existe o risco de entrecruzamento com peixes silvestres o que seria daninho para estes, já que a natureza tem seus cuidados e se direciona no sentido da evolução.
Além disto estas novas populações com as novas adaptações de resistência ao frio, poderiam buscar outras regiões comportando-se como peixes introduzidos com graves consequências que acarretariam para a biota nativa.

Abração

Odimir

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Desconheço o assunto, mas vi num documentário recente que a produção da ração para criação de salmões em cativeiro que é feita de peixe, precisa matar um número razoável de peixes de mesmo tamanho para alimentar e produzir um salmão até a fase adulta para consumo.

Além disso as fazendas causam um grande impacto ambiental a sua volta. E, por fim, gostaria de saber como ficam os nutrientes encontrados na espécie selvagem como ômega 3, na espécie transgênica alimentada artificialmente.

Abç

Doug

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Desconheço o assunto, mas vi num documentário recente que a produção da ração para criação de salmões em cativeiro que é feita de peixe, precisa matar um número razoável de peixes de mesmo tamanho para alimentar e produzir um salmão até a fase adulta para consumo.

Além disso as fazendas causam um grande impacto ambiental a sua volta. E, por fim, gostaria de saber como ficam os nutrientes encontrados na espécie selvagem como ômega 3, na espécie transgênica alimentada artificialmente.

Abç

Doug

Douglas,

Com relação a alimentação de peixes criados em cativeiro, boa parte utiliza ração.

No caso dos peixes carnívoros ou que demandam grande quantidade de proteína de boa qualidade em sua alimentação, é utilizada a "farinha de peixe", ao qual utilizam peixes que seriam "refugo" de redes de arrasto ou algo similar que passam por um processo de cozimento, prensagem, secagem e moagem até virarem farinha. Essa farinha é incorporada na ração dos peixes que serão criados, junto com outros componentes que irão compor a ração (gorduras, carboidratos, aminoácidos, etc).

Com relação ao impacto que as fazendas de criação de salmão causam no ambiente, isso é controlado pelos órgãos ambientais de cada país (pelo menos no brasil) e seguem um dado chamado "capacidade de suporte", onde é liberado para criação um valor máximo de peixe que pode ser criado de maneira que os dejetos destes criadouros possam ser absorvidos e diluídos pelo ambiente, de maneira que o ambiente não seja prejudicado de maneira que não haja retorno. Caso isso ocorra, o criatório de peixes acaba por "assinar seu próprio atestado de óbito", pois a qualidade da água irá reduzir e, consequentemente, a saúde dos peixes criados.

É um estudo beeeeem complexo e criterioso (avalia inclusive, a taxa de sedimentação de um reservatório, por exemplo) que avalia onde este tipo de empreendimento pode ou não ser instalado.

Com relação ao omega 3, isso existe naturalmente em praticamente todos os peixes de águas geladas, alguns em maior quantidade, outros em menor.

A coloração da carne dos salmonídeos de criatórios é gerada por corantes sintéticos adicionados na ração (o corante se chama astaxantina). Na natureza, esta coloração é gerada pela alimentação a base de crustáceos (camarões, pâncoras, lagostins, etc).

Espero ter esclarecido suas dúvidas!

Qualquer coisa, estou a disposição!

Grande abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Se pegar na mosca, é tudo de bom!!!!! :okok::okok::okok:

:):):)

Caro Luiz,

Também penso assim, mas o problema é que embora a prática possa ser extendida a outras espécies ela é focada principalmente nos salmões chinook que não aparentam ser muito esportivos.

Outras complicações também foram observadas como, graves deformações na cabeça, mortalidades acima do normal, metabolismos mais acelerados e outras que somam argumentos contrários à utilização destas tecnicas.

Grande abraço

Odimir

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Com relação ao impacto que as fazendas de criação de salmão causam no ambiente, isso é controlado pelos órgãos ambientais de cada país (pelo menos no brasil) e seguem um dado chamado "capacidade de suporte", onde é liberado para criação um valor máximo de peixe que pode ser criado de maneira que os dejetos destes criadouros possam ser absorvidos e diluídos pelo ambiente, de maneira que o ambiente não seja prejudicado de maneira que não haja retorno. Caso isso ocorra, o criatório de peixes acaba por "assinar seu próprio atestado de óbito", pois a qualidade da água irá reduzir e, consequentemente, a saúde dos peixes criados.

É um estudo beeeeem complexo e criterioso (avalia inclusive, a taxa de sedimentação de um reservatório, por exemplo) que avalia onde este tipo de empreendimento pode ou não ser instalado.

Ola Andre,

Obrigado por acrescentar mais informações ao tema.

Com relação aos dejetos convém avaliar que estes peixes transgênicos tem uma taxa acelerada de crescimento tres vezes maior que os peixes naturais, o que reduziria o tempo de criação para abate em um terço.

Aparentemente isto pode significar menos dejetos, mas somente conhecendo números relativos as taxas de conversão é que se poderia chegar a cálculos mais precisos.

Grande abraço

Odimir

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Ou seja, um ser vivo não testado pela seleção natural.

Nada mais "natural" que eles tenham todo tipo de anomalia comportamental e metabólica que desemboquem em patologias e vida mais curta.

Daí a isso causar patologias humanas pela ingestão do bicho é que eu fico com a pulga atrás da orelha.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

:):):)

Exatamente Jost,

Talvez nem todos saibam, mas o que talvez foi o maior negócio da Orvis ao longo de sua existencia foi a criação de salmões a nível mundial.
A Orvis abandonou este negócio por conta de doenças encontradas nesta forma de criação, principalmente a "doença de torneio" ou "wirlling desease", que é uma doença gravíssima transmitida a humanos.
Assim como o Didmo vem se dissiminando rapidamente na Patagônia chilena e argentina, não acho dificil que a "wirlling desease" venha a se implantar nos plantéis do Chile.
Não sou fã destes salmões...



Editado por Odimir
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

"doença de torneio" ou "wirlling desease", que é uma doença gravíssima transmitida a humanos.

(grifo meu)

Mas uma rápida consulta ao que se trata a referida doença revela que:

A doença do rodopio não possui efeitos conhecidos em seres humanos. Vide aqui: http://whirlingdisease.montana.edu/

O parasita não é transmissível para seres humanos. - vide aqui: https://en.wikipedia.org/wiki/Myxobolus_cerebralis

Aqui um artigo do Centro de Aquacultura Regional Norte-Centro dos Estados unidos, explicando a doença e corroborando que ela não infecta humanos ou peixes carnívoros que ingiram peixes contaminados: http://www.ncrac.org/NR/rdonlyres/3CBECF1E-2AE0-4661-9C08-29A0A15DE403/26267/Whirling2.pdf (anexei à postagem)

É o que eu digo: no que tange doenças e efeitos toxicológicos, uma frase errada gera uma celeuma desnecessária e pra desdizer um diz-que-me-disse é um trabalhão.

Por isso minha desconfiança às afirmações que transgênicos causam doenças em humanos.

Whirling2.pdf

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Minha esposa é nutricionista e me fala de diversos estudos que mostram que esses transgênicos são mal absorvidos por nosso organismo e com isso causar deficiência nutricionais. O problema não é a seleção, mas sim a incorporação de dna nesses seres, que passam a produzir proteínas (e etc) diferentes e com isso, gerar tais problemas.
Lembremos que diversas substancias boas e ruins, se distinguem por uma simples componente extra.
Vou pedir pra ela algo mais explicativo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Se for levar para o lado mais puro de transgênicos e DNA, vamos fundo mesmo.

Se acha ruim que o salmão geneticamente modificado seja um problema, que usem soja e milho orgânico selvagem nas rações dos mesmos.

TODA soja e milho hoje em dia possui alguma modificação genética.

Se o problema for as moléculas de proteína, etc que podem ter na carne do peixe, o alimento dele deve ser levado mais em consideração do que o genoma dele, a final de contas, o peixe só cresce se for alimentado e o alimento é o que vai fazer sua musculatura crescer.

;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

É André... isso aí.

SE a transgenia produzisse um tipo de músculo quimicamente diferente, aí eu concordaria que comer transgênicos poderia ser um abacaxi... seria a mesma coisa que comer um salmão feito de celulose, ou seja, nosso organismo não teria as enzimas necessárias para digerir o bagulho.

Mas a transgenia simplesmente faz com que o bicho faça MAIS músculo (quimicamente idêntico ao bicho não transgênico), de forma que eu não esperaria ter dificuldade de digestão do salmão bombado...

enfim... continuo curioso com o caso.

  • Like 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Até o momento eu só me manifestei sobre a questão de doenças humanas por ingestão de transgênicos.

Quanto à questão ecológica, eu concordo que a constante carga de alevinos transgênicos em um rio com indivíduos não transgênicos pode ser um desastre, no caso dos transgênicos terem vantagem de tamanho, violência ou qualquer outra que lhes dê vantagem no acasalamento ou alimentação.

Se a carga de peixes fosse única, não haveria tanto impacto assim, pois os bichos seria relativamente poucos frente à população, inférteis e logo a população se veria livre deles pela idade.

Uma carga constante de peixes transgênicos, entretanto, renova de forma artificial a população transgênica e aumenta a competição com os selvagens, o que pode levar a um desequilíbrio e extinção dos selvagens, mesmo sendo os transgênicos geneticamente mais frágeis.

Enfim, pode ser uma bosta, a curto prazo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

(grifo meu)

Mas uma rápida consulta ao que se trata a referida doença revela que:

A doença do rodopio não possui efeitos conhecidos em seres humanos. Vide aqui: http://whirlingdisease.montana.edu/

O parasita não é transmissível para seres humanos. - vide aqui: https://en.wikipedia.org/wiki/Myxobolus_cerebralis

Aqui um artigo do Centro de Aquacultura Regional Norte-Centro dos Estados unidos, explicando a doença e corroborando que ela não infecta humanos ou peixes carnívoros que ingiram peixes contaminados: http://www.ncrac.org/NR/rdonlyres/3CBECF1E-2AE0-4661-9C08-29A0A15DE403/26267/Whirling2.pdf (anexei à postagem)

É o que eu digo: no que tange doenças e efeitos toxicológicos, uma frase errada gera uma celeuma desnecessária e pra desdizer um diz-que-me-disse é um trabalhão.

Por isso minha desconfiança às afirmações que transgênicos causam doenças em humanos.

attachicon.gifWhirling2.pdf

:):):)

Peço desculpas porque confundí a "wirling desease" com a defilobotríase quando redigia, esta sim transmissível e causadora de doenças humanas e em outros animais.

Quanto a possíveis danos e consequências no que tange ao consumo humano, nao tenho opinião formada e nem conhecimento para avaliar pelo que prefiro ouvir opiniões.

Nos EUA o uso de peixes transgênicos é regulamentado pela Lei de Alimentos, Drogas e Cosméticos (FDA - Food, Drug and Cosmetic Act) e o Centro de Medicina veterinária, CVM da FDA, a principal jurisdição sobre animais transgênicos.

Estes animais para produção se encontram sob regulamentação da CVM e são considerados uma nova droga animal para efeito de acompanhamento, monitoramento e controle.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Sem problemas Odimir... eu não entendo nada de doença e teria ficado vendido sobre a que você se referia se você não tivesse voltado a falar no assunto.

Quanto aos peixes e consumo humano, meio que estou como você, sem saber direito o que pensar. Passei um email para minha irmã, que é nutricionista animal, perguntando sobre isso. Quando tiver resposta, volto com as informações :)

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Prezados Amigos

O assunto é vasto, e se torna polêmico porque tem ideologia, interesses e principalmente falta de conhecimento envolvidos.

Primeiramente todos devem ter me mente que existe diferença entre Organismo Geneticamente Modificado e Organismo Transgênico, são duas coisas BEM diferentes. Resumindo muito, OGM é um organismo que teve melhoramento da sua genética, e Transgênico teve acrescido a seu DNA fragmentos de DNA de outros seres. Explicando grosseiramente.

Hoje mesmo, já são 8:53h muitos de nós aqui do fórum ou mesmo todos, comemos algum alimento geneticamente modificado, ou ainda transgênico. (milho, soja, trigo e seus derivados).

A evolução trouxe aos seres melhoramentos genéticos naturais, sem intervenção do ser humano, logo, não podemos afirmar ou cogitar que isso seja "melhoramento genético muito menos transgenia".

Quanto ao Salmão em questão, seria muito Poliana e Sonhador de nossa parte achar que isso traria alguma vantagem na alimentação da população mundial, trará quando muito a uma pequena parcela da população que terá alcance financeiro a este produto. Países pobres continuarão sem ter acesso a qualquer tipo de salmão, seja ele natural, transgênico ou de qualquer outro tipo.

Como profissional da área, (biólogo e anatomista) acredito que a alimentação que é dada a estes peixes, ou mesmo aves (frangos) é muito mais prejudicial à saúde humana do que qualquer melhoramento genético que possa a vir ser feita em qualquer animal de corte utilizado para alimentação humana.

Hormônios, conservantes químicos e um sem fim de aditivos que são utilizados nestes rações acredito ter um potencial efeito prejudicial muito maior que os melhoramentos.

Mas como sabiamente disse o amigo, se pegar na mosca, SEJA BEM VINDO !!! hehehe!

  • Like 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Ainda em tempo, o Sr. Odimir se deixou levar pelo titulo da matéria que está equivocado, o salmão em questão é Geneticamente Melhorado ou Geneticamente Modificado e não Transgênico.

Ainda a titulo de reflexão, para consumo humano, é muito pior um peixe que sofre ação de químicos, metais pesados ou rejeitos industriais que assolam nossas águas que este salmão que só teve uma ajudinha genética para crescer mais rápido.

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Prezados Amigos

O assunto é vasto, e se torna polêmico porque tem ideologia, interesses e principalmente falta de conhecimento envolvidos.

Primeiramente todos devem ter me mente que existe diferença entre Organismo Geneticamente Modificado e Organismo Transgênico, são duas coisas BEM diferentes. Resumindo muito, OGM é um organismo que teve melhoramento da sua genética, e Transgênico teve acrescido a seu DNA fragmentos de DNA de outros seres. Explicando grosseiramente.

Hoje mesmo, já são 8:53h muitos de nós aqui do fórum ou mesmo todos, comemos algum alimento geneticamente modificado, ou ainda transgênico. (milho, soja, trigo e seus derivados).

A evolução trouxe aos seres melhoramentos genéticos naturais, sem intervenção do ser humano, logo, não podemos afirmar ou cogitar que isso seja "melhoramento genético muito menos transgenia".

Quanto ao Salmão em questão, seria muito Poliana e Sonhador de nossa parte achar que isso traria alguma vantagem na alimentação da população mundial, trará quando muito a uma pequena parcela da população que terá alcance financeiro a este produto. Países pobres continuarão sem ter acesso a qualquer tipo de salmão, seja ele natural, transgênico ou de qualquer outro tipo.

Como profissional da área, (biólogo e anatomista) acredito que a alimentação que é dada a estes peixes, ou mesmo aves (frangos) é muito mais prejudicial à saúde humana do que qualquer melhoramento genético que possa a vir ser feita em qualquer animal de corte utilizado para alimentação humana.

Hormônios, conservantes químicos e um sem fim de aditivos que são utilizados nestes rações acredito ter um potencial efeito prejudicial muito maior que os melhoramentos.

Mas como sabiamente disse o amigo, se pegar na mosca, SEJA BEM VINDO !!! hehehe!

Ainda em tempo, o Sr. Odimir se deixou levar pelo titulo da matéria que está equivocado, o salmão em questão é Geneticamente Melhorado ou Geneticamente Modificado e não Transgênico.

Ainda a titulo de reflexão, para consumo humano, é muito pior um peixe que sofre ação de químicos, metais pesados ou rejeitos industriais que assolam nossas águas que este salmão que só teve uma ajudinha genética para crescer mais rápido.

Como parceiro biólogo que sou (e microbiologista), concordo plenamente com você!

E como disse anteriormente, a ração que alimenta estes peixes tem muito mais transgênicos efetivamente do que um salmão que recebeu gene de outro salmão (melhoramento genético com "empurrãozinho do homem").

Se comer mosca e não eliminar espécies nativas, será bem vindo!!

E continuarei comendo salmão de cultivo, sendo OGM ou não!! :D:nham:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

"E continuarei comendo salmão de cultivo, sendo OGM ou não!! :D :nham:"

Cru, assado, grelhado, etc...

Conte comigo !!! hahahaaha!!!

E tem mais, se isso realmente fizer mal à saúde, isto é um problema pro Douglas Lenz do futuro e eu não tenho nada a ver com este cara! hahahahahahahahahaahah !!!!

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Vou continuar fazendo meus sushis e sashimis deles, meus misoshiros de salmão, salmão no molho de mostarda e mel...

E deixe esse problema pros outros!!!

Se for deixar de comer tudo que faz mal, acho que vamos comer pedra!! kkkkkkkkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Parem de falar em comer!!! :laugh:

Estou ficando gordo com tudo isso!!! :nham:

Falar pode...comer também!

Mas com moderação!!

E de moderação você sabe bastante Boss!!

heheheheheh

(piadinha barata... :whistle::ph34r: )

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Ainda em tempo, o Sr. Odimir se deixou levar pelo titulo da matéria que está equivocado, o salmão em questão é Geneticamente Melhorado ou Geneticamente Modificado e não Transgênico.

Ainda a titulo de reflexão, para consumo humano, é muito pior um peixe que sofre ação de químicos, metais pesados ou rejeitos industriais que assolam nossas águas que este salmão que só teve uma ajudinha genética para crescer mais rápido.

:):):)

Ola Douglas,

Na verdade postei a matéria tal qual encontrei e no decorrer do texto existem esclarecimentos informando tratar-se de um peixe genéticamente modificado.

Em outra resposta baseado em literatura a qual citei, me referi a um salmão que se pretendia introduzir em 2001 no qual foram introduzidos material genético de linguado, que neste caso me parece ser transgênia.

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Sem entrar no mérito da segurança alimentar, o salmão do atlântico AquaAdvantage é um animal transgênico. Ele recebeu o gene regulador do hormônio de crescimento de uma outra espécie de salmão, o chinook; e um promotor genético (região do DNA que inicia a transcrição de um gene) do "ocean pout", espécie marinha que não é nem remotamente aparentada com os salmonídeos.

Por definição, toda espécie transgênica é geneticamente modificada, embora a recíproca não seja verdadeira.

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Sr. Odimir

Sim, sim, como citei o titulo da matéria que está equivocado.

Ola Douglas,

Com os acréscimos de informações do amigo Salles, o titulo está certo e o conteúdo do texto incompleto...rárárá...

Abração

Odimir

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Sem entrar no mérito da segurança alimentar, o salmão do atlântico AquaAdvantage é um animal transgênico. Ele recebeu o gene regulador do hormônio de crescimento de uma outra espécie de salmão, o chinook; e um promotor genético (região do DNA que inicia a transcrição de um gene) do "ocean pout", espécie marinha que não é nem remotamente aparentada com os salmonídeos.

Por definição, toda espécie transgênica é geneticamente modificada, embora a recíproca não seja verdadeira.

Ola Salles,

Obrigado pelos acréscimos nas informações !

Apareça mais vezes e conte-nos como vão as pescarias em Los Roques.

Grande abraço

Odimir

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Se for levar para o lado mais puro de transgênicos e DNA, vamos fundo mesmo.

Se acha ruim que o salmão geneticamente modificado seja um problema, que usem soja e milho orgânico selvagem nas rações dos mesmos.

TODA soja e milho hoje em dia possui alguma modificação genética.

Se o problema for as moléculas de proteína, etc que podem ter na carne do peixe, o alimento dele deve ser levado mais em consideração do que o genoma dele, a final de contas, o peixe só cresce se for alimentado e o alimento é o que vai fazer sua musculatura crescer.

Bom, não sei se será ruim, mas quanto à soja, o milho e alguns outros trangênicos de verdade (não simplesmente seleção humana de espécimes) criam problema SIM!

O que ele come faz tanta diferença quanto o resultado da construção das células do mesmo (que dependem das cadeias do DNA do próprio bicho).

Teremos dois problemas:

1- O q ele come se dispersa na carne e isso é sim um problema

2- O que o organismo dele faz com a substancia que entra e a converte em celulas (com as caracteristicas do DNA transgenico).

Se hoje temos diversos estudos que mostram que essa transgenia da soja e etc já nos fazem mal, sendo um tipo de redução na absorção de substancias essenciais, só aumentaremos (OU NAO! Pois ainda não os comemos e não podemos afirmar) a nossa "alimentação antinutritiva".

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

É André... isso aí.

SE a transgenia produzisse um tipo de músculo quimicamente diferente, aí eu concordaria que comer transgênicos poderia ser um abacaxi... seria a mesma coisa que comer um salmão feito de celulose, ou seja, nosso organismo não teria as enzimas necessárias para digerir o bagulho.

Mas a transgenia simplesmente faz com que o bicho faça MAIS músculo (quimicamente idêntico ao bicho não transgênico), de forma que eu não esperaria ter dificuldade de digestão do salmão bombado...

enfim... continuo curioso com o caso.

Bom, Jost, ai temos um problema conceitual!

https://pt.wikipedia.org/wiki/Transg%C3%AAnese

A transgenia é um processo de introdução de DNA de outro ser em um ser. Tipo um DNA de aranha no de uma cabra pra que ela produza o leite que contenha a proteina da teia e é isso q torna o buraco fica mais embaixo.

Pra ter mais musculos, ele precisa apenas de uma alteração hormonal (quantidade apenas), mas ainda será suscetível as doenças como outro salmão qq e nao é esse o objetivo dos cientistas, ne?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Prezados Amigos

O assunto é vasto, e se torna polêmico porque tem ideologia, interesses e principalmente falta de conhecimento envolvidos.

Primeiramente todos devem ter me mente que existe diferença entre Organismo Geneticamente Modificado e Organismo Transgênico, são duas coisas BEM diferentes. Resumindo muito, OGM é um organismo que teve melhoramento da sua genética, e Transgênico teve acrescido a seu DNA fragmentos de DNA de outros seres. Explicando grosseiramente.

Hoje mesmo, já são 8:53h muitos de nós aqui do fórum ou mesmo todos, comemos algum alimento geneticamente modificado, ou ainda transgênico. (milho, soja, trigo e seus derivados).

A evolução trouxe aos seres melhoramentos genéticos naturais, sem intervenção do ser humano, logo, não podemos afirmar ou cogitar que isso seja "melhoramento genético muito menos transgenia".

Quanto ao Salmão em questão, seria muito Poliana e Sonhador de nossa parte achar que isso traria alguma vantagem na alimentação da população mundial, trará quando muito a uma pequena parcela da população que terá alcance financeiro a este produto. Países pobres continuarão sem ter acesso a qualquer tipo de salmão, seja ele natural, transgênico ou de qualquer outro tipo.

Como profissional da área, (biólogo e anatomista) acredito que a alimentação que é dada a estes peixes, ou mesmo aves (frangos) é muito mais prejudicial à saúde humana do que qualquer melhoramento genético que possa a vir ser feita em qualquer animal de corte utilizado para alimentação humana.

Hormônios, conservantes químicos e um sem fim de aditivos que são utilizados nestes rações acredito ter um potencial efeito prejudicial muito maior que os melhoramentos.

Mas como sabiamente disse o amigo, se pegar na mosca, SEJA BEM VINDO !!! hehehe!

Bom, a patroa estuda bastante desse assunto e sempre me diz q transgenia é TÃO RUIM QUANTO essas porcarias todas que o pessoal joga nos bichos, mas que, com a transgenia vc nao tem opção e vai acabar comendo o q te faz mal. No caso dos alimentos e aves, eu tenho opção: vou ali e compro um frango de quintal na tiazinha e minimizo muito esse desastroso sistema de produção.

É mais caro e tem q ser mesmo, mas eu prefiro pagar mais caro e saber q nao estou comento TANTA porcaria. rsrsrs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Bom, Jost, ai temos um problema conceitual!

https://pt.wikipedia.org/wiki/Transg%C3%AAnese

A transgenia é um processo de introdução de DNA de outro ser em um ser. Tipo um DNA de aranha no de uma cabra pra que ela produza o leite que contenha a proteina da teia e é isso q torna o buraco fica mais embaixo.

Pra ter mais musculos, ele precisa apenas de uma alteração hormonal (quantidade apenas), mas ainda será suscetível as doenças como outro salmão qq e nao é esse o objetivo dos cientistas, ne?

Você pode fazer umas transgenia inserindo um gene de outro bicho que produza mais hormônio... ou um gene que faça a ativação de outro gene que tenha como resultado a hipertrofia. Esse tipo de técnica tem muitas respostas possíveis para um mesmo efeito.

De toda sorte, minha irmã nutricionista animal disse não haver nenhum estudo comprobatório de que o consumo de transgênicos cause patogenias ou diminua a absorção de nutrientes.

Até alguém me vir com uma publicação séria sobre isso, continuo achando balela dos ecochatos. :p

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Esse é do bom!

http://www.seattlefishcompany.com/product/copper-river-salmon-fillet/ws01.html

Mas não tive o menor problema em pescar e comer esses que fogem dos viveiros :ok: Huummmmm

post-357-0-97471600-1448598905_thumb.jpg

post-357-0-98347500-1448599299_thumb.jpg

Editado por Luiz Almeida
  • Like 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Você pode fazer umas transgenia inserindo um gene de outro bicho que produza mais hormônio... ou um gene que faça a ativação de outro gene que tenha como resultado a hipertrofia. Esse tipo de técnica tem muitas respostas possíveis para um mesmo efeito.

De toda sorte, minha irmã nutricionista animal disse não haver nenhum estudo comprobatório de que o consumo de transgênicos cause patogenias ou diminua a absorção de nutrientes.

Até alguém me vir com uma publicação séria sobre isso, continuo achando balela dos ecochatos. :p

Eu já pedi a patroa o material mas ainda não achou nos alfarrapos dela e me deixa sem embasamento.

Vou continuar insistindo até ela me arrumar essa joça. :devil2:

Ou eu tbm passarei a acreditar q é ecochatice (mesmo estudando essas coisas no doutorado, não a respeitarei). :bleh:

Mas o problema quanto ao q vc disse na primeira parte é q o gene nao necessariamente atue somente na ativação do hormônio, né?

Bom, vou insistir com a patroa pra achar nas pastas dela.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Efeito colateral ou cascata é impossível de prever com o que sabemos hoje. Então sim, concordo com vc que a manifestação pode ser outra que não só a produção do hormônio.

Vamos imaginar um caso extremo: pego o gene da tetrodotoxina do baiacu e soco num frango, com expressão viável da toxina (pensemos, para simplificar as coisas, que por algum motivo bizarro o frango tornou-se imune ao veneno). Nesse caso, concordo que a transgenia será letal para humanos, mas por outro lado a expressão do gene é a biossíntese específica de veneno.

Será que nas transgenias mais "normais" ocorre a produção de metabólitos tóxicos?

Tipo uma transgenia que aumenta 10000 vezes a quantidade de príons na carne bovina? Se isso ocorre, será que segue adiante nas pesquisas?

Não sei...

Só para aclarar as coisas, tenho mestrado em química orgânica, PhD em atado ninfas e pós-doc em chatice.

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça seu login agora mesmo para postar com sua conta

Visitante
Responder a este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoji são permitidos.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação importante

Ao usar este site, você concorda com nossos {termos}.