Ir para conteúdo

Pergunta sobre filmadora ou câmera fotográfica para filmar


Jost

Postagens Recomendadas

  • Moderador

Nesse momento estou efetuando as filmagens de meus vídeos com uma Sony NEX 5R (da minha esposa) e uma gambiarra de lente para fazer um macro mais distante (entenda-se que a lente acoplada permite fazer macro com uma distância de uns 20-30cm da morsa, desimpedindo a área de atado).

Vamos supor, apenas por um instante, que eu queira comprar algo para melhorar a qualidade de captação de imagem e som... alguém poderia dar umas dicas do quê comprar? Tipo corpo + lente macro + microfone + iluminação ou coisas do estilo...

Quanto se gasta num conjunto semi-profissional desse tipo? Vale a pena comprar na Europa ou Freeshop? Vale a pena investir em algo novo, na verdade?

Agradeço de antemão pq sou leigo no assunto e não saberia nem por onde começar uma busca desse tipo... :bag:

Valeu :mestre:

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Jost,

Imagino que uma DSLR básica e uma objetiva macro 100 mm 2.8 já resolveriam.

A lente é bem cara aqui no Brasil (coisa de R$ 2.500 pra mais no ML).

Eu tenho uma Canon T5i que filma em FullHD e acho a qualidade de vídeo ótima.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Olá Jost.

Na minha modesta opinião de amador curioso em fotografia, o melhor custo benefício hoje em cameras DSLR é a Canon 70 D que além de uma baita máquina fotográfica tem impressionado filmmakers profissionais com o seu desempenho em filmagem, com tecnologia superior á muitas máquinas profissionais, se não me engano o Zanetti tem ou pelo menos tinha uma dessas e pode passar a experiencia dele, lembrando que esta camera chama mais atenção no modo vídeo do que no modo fotografia, mas dentre as semi profissionais é uma das melhores em relação a preço e resultados oferecidos...

Tem muita coisa na internet sobre ela, inclusive youtube:

Editado por Rinaldo
  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Jost.

Na minha modesta opinião de amador curioso em fotografia, o melhor custo benefício hoje em cameras DSLR é a Canon 70 D que além de uma baita máquina fotográfica tem impressionado filmmakers profissionais com o seu desempenho em filmagem, com tecnologia superior á muitas máquinas profissionais, se não me engano o Zanetti tem ou pelo menos tinha uma dessas e pode passar a experiencia dele, lembrando que esta camera chama mais atenção no modo vídeo do que no modo fotografia, mas dentre as semi profissionais é uma das melhores em relação a preço e resultados oferecidos...

Tem muita coisa na internet sobre ela, inclusive youtube:

Assino embaixo Rinaldo!

Quando olhei para comprar a minha, a 70D estava se destacando muito para a gravação de vídeos devido ao seu sistema de foco diferenciado! :yes:

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Isso mesmo Belage.

Tenho alguns amigos que trabalham como filmmakers que possuem câmeras profissionais como a EOS 5 D que ficaram impressionados com tudo que essa câmera entrega por pouco mais de 4 mil reais, incluindo no kit a nova classe de lentes do tipo STM (melhor a 18-135mm) que foi criada pensando nos filmmakers por ter autofoco extremamente silencioso, acabando com aqueles barulhinhos chatos da câmera no auto foco procurando o objeto filmado.

Alguns deles compraram a 70 D como câmera reserva da EOS 5 D e hoje já fazem muitos trabalhos prioritariamente com a 70 D...a verdadeira reserva que entra em campo nas mãos dos profissionais e dá conta do recado...e por menos da metade do preço de uma profi...

Editado por Rinaldo
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Jost,

O kit básico inclui uma lente específica para filmagens de 18-55 mm ou 18-135 mm; 3.5 - 5,6 de uma nova classe de lentes com motor extremamente silenciosa chamada STM... suficientes para as filmagens com iluminação acessória como conversamos tempos atrás, além de microfone estéreo embutido.

Com o tempo pode-se adquirir uma lente fixa de 50, 85 ou 100 mm mais luminosa, 1.4, 1.8 ou 2.8...quanto mais luminosa mais cara... bem como um microfone externo, mas acho que o kit básico já será um ótimo upgrade nos vídeos.

Editado por Rinaldo
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Pô... postei a mesma pergunta no fórum Videobr.pro.br, junto com um link pra um dos meus vídeos do youtube...

... os caras me chamaram de chato e me mandaram ficar quieto pq ñ tem nada de errado com os vídeos... :p

:happy:

  • Like 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK...

É que os caras não conhecem o Jost, simples assim.

Na verdade não tem nada de errado com os vídeos mesmo e isso pq provavelmente vc nem falou da gambiarra, o que deixaria muito videomaker babando com o resultado da improvisação.

Estamos apenas discutindo um hipotético upgrade no material, como vc usa a Sony Nex, que é uma das melhores máquinas amadoras(sensor pequeno), acho que qq outra amadora seria trocar 6 por meia dúzia, então considero upgrade uma máquina DSLR de sensor próximo do padrão 35 mm que seriam as APS-C , mais baratas em relação ás Full Frame(35 mm ou quadro cheio) que são encontradas na faixa de 10 mil reais á 10 mil dólares.

Hoje com o avanço da tecnologia digital, mesmo os profissionais consideram o padrão das novas máquinas APS-C tão próximo das Full Frame digitais, que por menos da metade do preço, muitas vezes é melhor investir numa APS-C mais avançada tecnologicamente do que numa máquina profissional propriamente.

Dentre as APS-C temos uma variedade grande de opções na fotografia até melhor que a 70 D na faixa das mil doletas, mas na filmagem a 70 D tem impressionado pelos resultados e facilidade de uso, praticamente uma semi profissional com facilidade de uso como as amadoras ou point and shoot como dizem.

Em relação a Canon SX50, Saulo, tenho uma SX30 e são máquinas point and shoot de ultra zoom ótimas para foto de natureza e razoáveis na filmagem, mas com poucas opções de acessórios, além de um flash mais potente ou coisa assim, é para um público mais específico que gosta de fotografar de longe, aproveitando o ultra zoom, mas tem um sensor muito pequeno para trabalhos profissionais, sendo o sensor da SX menor que o sensor da Sony Nex do Jost.

Segue o link de um artigo sobre sensores de máquinas amadoras, semi e profissionais para notar a diferença tecnicamente falando, entre esses 3 tipos de máquinas...

http://canaltech.com.br/materia/fotografia/Full-Frame-e-Sensor-cropado-qual-e-a-diferenca/

Editado por Rinaldo
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Do que estou entendendo é que, se o caso de fazer filmes realmente crescer e ficar sério, juntar mais umas patacas de grana e comprar uma Canon 60D no futuro... procede? Ou seja, saltar a 70D e cair numa 60D (ou uma boa APS-C).

Eu acho a NEX R5 incrivelmente luminosa... se eu entendi, de novo, no caso de migrar para uma APS-C vou sentir novo salto de qualidade em luminosidade (considerando lentes com luminosidades similares para cada máquina) e com diminuição de ruído, certo?

Aprendendo...

Essa coisa de visor articulado pra mim é importante, pois com a câmera virada na minha direção, preciso dessa articulação para visualizar o enquadramento.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Realmente é muita letra e muito número... a 70 D sucedeu a 60 D e foi um avanço astronomico na época, tanto que balançou a venda de máquinas Canon num patamar superior como a EOS 7 D e a superior a essa que é a EOS 5D que precisaram de um upgrade e se transformaram na EOS 7 D MARK II e a EOS 5 D MARK III respectivamente...Dentre as Canons de visor articulado é certamente a melhor de todas, um detalhe que não interfere na vida dos fotógrafos mas é muito desejado pelos videomakers...

Se não me engano no mundo Nikon, a mais avançada com visor articulado seria a D 5300, de novo muito número e muita letra..., mas de configuração bem inferior a essa Canon 70 D, que parece ter se firmado como preferida dos videomakers por sua qualidade técnica e configurações...muitas opções no mercado, mas esta me parece o melhor custo benefício para o fim que se destina...

De qq modo, este é um universo muito dinamico e a cada semestre surgem novidades...

Por falar em novidades....

http://pixelonfire.com/canon-eos-760d-vs-eos-70d-vs-nikon-d5500-feature-comparison/

Editado por Rinaldo
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Jost,

Tenho uma solução que gostei muito! Foca rápido, não fica caro e mantem a versatilidade da sua maquina.

Eu usei aqui uma Nikon D5200 (pode ser a D3200 tbm):
http://www.zamax.com.br/camera-digital/nikon-d5200-24-1-mp-lente-vr-18-55-memoria-32gb-classe-10-bolsa

Com um kit fuleirinho desses de close up:
http://www.ebay.com/itm/Andoer-52mm-Macro-Close-Up-Filter-Set-1-2-4-10-Pouch-for-Nikon-Canon-DSLR-/301451137492?hash=item462fe351d4:g:Z1QAAOSwQJhUl44f

O resultado:
10689658_10153022508970180_8906361440409

Como comprei uma lente 50-300mm, só q 58mm de boca, tive q comprar outro kit desses para ela pq achei q na 55mm ficou fraco ainda :devil2:
Mas extraviou e comprei mais um essa semana pra ver se consigo chegar mais no detalhe. :whistle:

Editado por Alberto
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Jost,

Tenho uma Nikon D610 full frame. É uma máquina espetacular. A Nikon possui um microfone externo de acoplar bem interessante.

Uma das lentes que tenho acho que se aplica bem ao que vc procura é 50 mm 2,8. Fixa, mas extremamente versátil.

Agora, se sua intenção for só filmar, não fotografar, uma go pro é muito mais barata e faz o serviço muito bem.

Quanto maior o tamanho do sensor da máquina, menor a profundidade de campo. Isso quer dizer que uma go pro, por exemplo, que tem um sensor põem pequeno, tem muito mais profundidade de campo que uma profissional full frame com a mesma lente. Claro que a full frame tem lentes que compensam isso. A profundidade de campo na filmagem é muito mais importante do que na fotografia onde muitas vezes fica muito mais bonito desfocar algumas áreas. Na filmagem tudo precisa estar no foco. Por isso, se a prioridade for filmagem acho que o melhor custo benefício é uma go pro. A mais básica delas custa 115 dólares. Meu filho de 13 anos tem uma e faz verdadeiras obras de arte. Agora, se a prioridade for fotografar, acho que não há nada como uma full frame é uma lente grande angular. Independente da sua decisão, se vc aprecia mesmo a arte e quer aprender mais, recomendo uma série de livros que tem no amazon chamada "from snap spots to great shots" acho que é isso. Tem vários temas. Um em cada livro. Foto noturna, foto de paisagem, filmagens, foto macro, lentes, etc.

Espero ter sido útil

Abç

Doug

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Douglas, eu tentei usar minha GoPro pra filmar os vídeos de atado, só que ela não faz filmagem macro. Aí não dava para fazer os vídeos com detalhes, o que inviabilizava o projeto todo. para as filmagens de pescarias e de coisas que não exijam macro, sem dúvida ela é incrível.

Por acaso vende alguma lente macro pra acoplar nelas?

Enfim, devido a isso é que desisti delas e passei para a Sony NEX 5R com essa lente acoplada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça seu login agora mesmo para postar com sua conta

Visitante
Responder a este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoji são permitidos.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação importante

Ao usar este site, você concorda com nossos {termos}.