Ir para conteúdo

Blog sobre "Wets"


Jost

Postagens Recomendadas

  • Moderador

Ontem estava ciscando pelo Instagram e me deparei com algumas fotos muito boas de Wets. Acabei descobrindo que o cara tem um excelente Blog super bem fundamentado e pesquisado sobre as Wets, com as receitas originais e adequadamente referenciadas a livros e artigos:

http://softhacklepatternbook.blogspot.com.br/?m=1

Vale bastante a pena dar uma olhada, especialmente se considerarmos quão simples e quão efetivas são essas iscas.

O cara é um estudioso de literatura inglesa e professor ... é um prazer ler o que ele escreve e a forma como ele escreve.

Se me fosse perguntado, diria hoje que talvez as Wets sejam o melhor compromisso entre quantidade/custo de material versus efetividade. Você compra basicamente um tipo e tamanho de anzol (TMC 100 #12 ou TMC 9300 #12), três cores diferentes de linha 8/0 (Dk Brown, Fire Orange, Olive... num segundo momento mais algumas cores: Yellow, Red, Dun e Camel ou Rusty Brown), uma pele de Partridge Grade #1 na cor natural, um arame dourado UTC Small, uma caixinha de dubbing da Hare's Ear e pronto: você ata umas 1000 moscas com isso e racha de pegar peixe, especialmente se for truta... serve pra lambaris também, mas aí eu ataria em anzol #16 ou menor.

Bons atados ;)

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Não de forma consciente. Mas curiosamente ontem comprei um livro do George Daniel (ex-integrante da equipe americana de competição e ex-treinador da equipe juvenil americana) sobre streamers e uma das táticas lá descritas é justamente swing longo.

O Alejandro, naquela primeira vez que fui à Patagônia, parou em uma corredeira e disse para eu pescar de Wooly Bugger no swing... peguei umas 3 ou 4 trutas na saída da corredeira dessa forma. Na verdade não sabia o que estava fazendo, de forma que não posso considerar isso como experiência consciente :p

Parando para lembrar, pesquei assim também em uma corredeira do Aluminé, enquanto o Neumann se debatia com seca upstream, e peguei umas 4 ou 5 trutas com wooly bugger preto... peguei duas grandes trutas em outra corredeira do Aluminé (próximo àquele enorme pedregulho isolado do terceiro dia de flotada que tem um nome que não lembro) e foi usando wooly bugger verde oliva.

Aqui a maior delas:

Patagnia2012-32.jpg

Essa foi daquele jeito: up&across bem longo seguido de uns 6 mendings enormes pro streamer afundar um pouco antes de entrar no swing. *BANG* ZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZ *PORRADÃÃÃÃÃOO!!*

Se funciona para trutas, com certeza vai funcionar para outros predadores...

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Já estou estudando as receitas. :ok:

Jost em teus estudos sobre wetflies ou spiders tu leu algo em relação do por que dos atadores não preencherem o abdômen completamente até a base da curva do anzol? Toda receita que vejo fica um vão vazio sem linha de atado.

post-1-0-37877700-1447935611_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Segundo me consta, o atado das wets (estamos falando estritamente de spiders) é sempre curto e geralmente a linha para em cima do início da ponta do anzol... um anzol com desenho específico para essas moscas, cabe dizer: 1XL - 1 extra long, ou seja, abertura de um anzol #12, mas comprimento de um anzol #10 - Vide TMC 9300.

Motivo? Não sei exatamente.

Chute? Provavelmente as spiders acabam imitando insetos que são muito magros (efêmeras bem pequenas e alongadas). Nesses casos, o comprimento total do corpo não é muito grande e faz um certo sentido não avançar em direção à curva do anzol, pois aí as proporções entomológicas do atado (comprimento versus espessura) ficariam incorretas.

Pelo que li, as trutas são relativamente chatas no que se refere a tamanho e proporção, de forma que ter um atado curto joga a favor das probabilidades. A bem da verdade, ninguém sabe pq as wets funcionam ou exatamente o que elas imitam...

Tópico aberto à discussão, evidentemente... mas pra mim faz um certo sentido.

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Faz sentido sim Jost, é uma imitação de inseto imaturo e quanto menor o corpo, menor o bicho é e assim vai atrair melhor a truta quando está comendo só bicho desse tamanho. Seja como for tenho atado bastante dessas receitas desde 2013/2014 e tem dado ótimo resultado, ainda mais em relação ao comentário que fez no primeiro post..... "diria hoje que talvez as Wets sejam o melhor compromisso entre quantidade/custo de material versus efetividade".

Além de ser um atado simples e econômico, é fatal, com resultado muito bom, mas muito bom mesmo. :ok:

Prefiro muito mais pescar com uma Wet do que com uma ninfa. :pipe:

A caixa para março já está cheia delas!!! :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Chara é um ótimo achado.

O mais interessante eu vi e gostei a mesma mosca que o nosso amigo Fausto colocou na foto em baixo a mesma.

E é uma mosca fácil de ser atada, eu já tinha atado algumas muito parecidas do mesmo estilo.

É bom ter na caixa ainda mais vocês agora que vai para Patagônia coloca na água e teste OK.

Editado por Marcelo R. S.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Então da pra usar o tiemco 100 para atar wets?

Dá sim, apesar de ter o arame meio fino e afundar menos rápido que, digamos, algo com arame mais pesado, como um TMC 9300 ou TMC 3761.

Prefiro muito mais pescar com uma Wet do que com uma ninfa. :pipe:

É um páreo duro para mim, mas entre uma seca e uma Wet eu não tenho nem dúvidas :D

Acho que é mais fácil de pescar com Wets pq você precisa se preocupar menos com a forma da mosca e profundidade de apresentação dentro do rio.

Se colocar a dificuldade de atado nessa equação, as Wets ganham de lavada das ninfas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Concordo com vocês dois, realmente as Wets é mas fácil de pescar e de capturas.

Agora o mais engraçado é quando as Trutas atacam todos padrão de moscas. :yes:

O ideal é o anzol 1X a 2X para as Wets.

(OBS, moscas secas anzóis mais finos 1x a 2x, moscas Ninfas anzóis mais grosso, motivo ajuda a aquentar na pressão da água mais a briga do peixe e mais a pressão de baixo para cima é por isto que anzóis para ninfas precisa ser grosso.)

Editado por Marcelo R. S.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

A caixa para março já está cheia delas!!! :D

Eu ainda não comecei as minhas... vou passar primeiro por ninfas pesadas, antes de migrar para wets e depois alguns terrestrials :bag:

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

É, mas a Timberline é um saco de atar... sou muito mais uma spider simples, com linha e Hackle de Partridge :D

Aliás, Partridge é O bicho para se ter e atar :D

post-1089-0-23359500-1447955790_thumb.jp

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Gosto dos primeiros segundos quando finalizo o arremesso da Wet e ela entra na deriva morta, dá uma agonia ver a danada ainda flutuando e totalmente disponível para o rise da truta, é esse rise é que me faz ficar com as pernas bambas. :D

A truta toma a mosca Wet num movimento tão suave que a satisfação de ver é quase igual ao ver a truta tomar uma mosca seca. :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Eu fiquei viciado com as moscas Wet, por isto tenho uma caixa só delas bem selecionadas e ainda tenho três Wet na minha mente para atar para minha próxima viagem que pretendo fazer.

Eu penso de um modo todos tipos de moscas precisa ter na caixa secas pela emoção do ataque, Wet pelo susto e pela pressão do local certo da deriva e a ninfas pela necessidade de o peixe preferir comer mais fundo.

Todas as moscas vai ter o seu momento certo para a Truta seja temperatura ou temporada.

Posso pedir a vocês dois um favor, Fausto e Jost quando tiver usando uma Wet e fazendo elas nadar, dando certo com as trutas não tão imutas, na captura de três a quatro Trutas com a mesma mosca, depois podem passar o nome da mosca e o tamanho do anzol e que estou para tirar uma duvida que depois que vocês fizerem este teste eu passo para vocês, isto se possível.

Editado por Marcelo R. S.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Posso pedir a vocês dois um favor, Fausto e Jost quando tiver usando uma Wet e fazendo elas nadar, dando certo com as trutas não tão imutas de três a quatro com a mesma mosca na capturas depois podem passar o nome da mosca e o tamanho do anzol e que estou para tirar uma duvida que depois que vocês fizerem este teste eu passo para vocês, isto se possível.

Você já sabe Marcelo, estivemos lá esse ano e o fator diferencial foi a moscas MDR e as Cruncher.

Cruncher

cruncher%2314-01.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Sim Fausto a duvida é mais o tamanho dos anzóis.

Fiz uma pesquisa as Wet de vários atadores e eles coloca as Wet com as asas no tamanho do anzol de 8, 12, 14 e 10 só com anzóis grandes.

E as Wet sem asas com anzóis 16 a 12, quero saber o rendimento das fisgadas eficientes com estes tamanhos de anzóis.

Editado por Marcelo R. S.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

Todas as moscas MDR e Cruncher foram atadas em anzol #16 e #14.

Nenhuma delas foi atada em anzol #12 nem #18.

E onde você conseguiu as penas Boss?

Coisas do genero "hen fathers patch" ou "grizly soft hackel" que estão a venda no Marcelozur dariam conta do trabalho?

http://www.marcelozursports.com.br/categoria.php?cod_categoria=626444

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

As penas para fazer as asas da MDR comprei Mallard Flank Duck e tem na Marcelozur pelo que pesquisei.

produto_Foto1_7275299.jpg

Já o Soft Hackle que uso nas Crunhers comprei numa de minhas viagens para a Patagônia e não é igual as vendidas na Marcelozur.

Comprei essa aqui da White River e se chama SOFT HACKLE HEN SADDLE PATCH

tie_fh_saddle_hen_soft_hackle_lg.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Mosqueiro

As penas para fazer as asas da MDR comprei Mallard Flank Duck e tem na Marcelozur pelo que pesquisei.

produto_Foto1_7275299.jpg

Já o Soft Hackle que uso nas Crunhers comprei numa de minhas viagens para a Patagônia e não é igual as vendidas na Marcelozur.

Comprei essa aqui da White River e se chama SOFT HACKLE HEN SADDLE PATCH

tie_fh_saddle_hen_soft_hackle_lg.jpg

Obrigado pelo esclarecimento :yes:

Acho que vou se obrigado a tentar umas wets com as hen backs mesmo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

A morsa tá enferrujando... hora do bombril e do óleo :p

Antes de ir para a Patagônia, lubrifica ela senão, quando você voltar, ela estará com uma crosta de ferrugem.

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

A morsa tá enferrujando... hora do bombril e do óleo :p

Antes de ir para a Patagônia, lubrifica ela senão, quando você voltar, ela estará com uma crosta de ferrugem.

Fiz depois que vi a foto. :D

Mais algumas que o Cazes atou hoje aqui em casa.

post-1-0-23039400-1448134268_thumb.png

post-1-0-41093800-1448134270_thumb.png

post-1-0-49109100-1448134272_thumb.png

Reclamou um pouco do material que não é simples de se controlar..... :happy:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Patrono

Reaaaalmennnte Biot tem que treinar, treinar, treinar e ainda não fica bom, do jeito que gostaríamos, o jeito é deixar da forma que ficou, não esquento, mais curtinho, mais tortinho, haaa a dona truta não vai se fazer de rogada, eu sei bem que poderia ficar todas certinhas, mas a vista já não ajuda, as mãos já não tem mesma firmeza, tá bom lá vai para a caixa de moscas, seja o que Deus quiser e as trutas dizerem amém. ;):pipe:

Editado por Sérgio Augusto (Krieger)
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • Mosqueiro

moscas molhadas!!!!

são extremamente eficientes.... cada vez mais descubro um padrão de trabalho, de tamanho ou outro aspecto....o que resulta em situações que outras moscas deixam a desejar, mas as molhadas pegam....

Tanto para peixes grandes quanto para os pequenos...de modo geral as moscas molhadas estão me fascinando cada vez mais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Logo acima tem três moscas By Cazes, a primeira tirei a receita do Blog indicado pelo Jost e esta mosca está "matando a pau" aqui na Patagônia agora em dezembro, vamos ver em março. No momento (11/12/2015) os rios estão na caixa, não estão cheios e as Wetflies estão dando mais resultado que as ninfas. :ok:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça seu login agora mesmo para postar com sua conta

Visitante
Responder a este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoji são permitidos.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação importante

Ao usar este site, você concorda com nossos {termos}.